A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Encontro de Catequistas

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Encontro de Catequistas"— Transcrição da apresentação:

1 Encontro de Catequistas
Guimarães, 5 de julho de 2014

2 Sumário: 1. Uma música 2. Síntese da nossa fé 3. Programa Pastoral da Arquidiocese 4. Uma Palavra Estranha e Obtusa 5. Efeitos da Graça Sacramental 6. Olhar a Vida a partir de um lápis 7. Dicas para viveres a tua fé ao ritmo sacramental! 8. Uma palavra final

3 cântico Eu gostava de olhar para ti E dizer-te que és uma luz Que me acende a noite, Me guia de dia e seduz. Eu gostava de ser como tu Não ter asas e poder voar Ter o céu como fundo Ir ao fim do mundo e voltar (refrão) Eu não sei o que me aconteceu Foi feitiço, o que é que me deu? Pra gostar tanto assim de alguém Como tu...

4 Sumário: 1. Uma música 2. Síntese da nossa fé 3. Programa Pastoral da Arquidiocese 4. Uma Palavra Estranha e Obtusa 5. Efeitos da Graça Sacramental 6. Olhar a Vida a partir de um lápis 7. Dicas para viveres a tua fé ao ritmo sacramental! 8. Uma palavra final

5 Catequistas de Guimarães
DEUS Santíssima Trindade (Pai, Filho, Espírito Santo) Síntese do Cristianismo A diferença da nossa fé em relação a outras religiões DIVINDADE AT NT Espirito Santo HUMANIDADE Bíblia Relato da vida de Jesus (gestos, milagres, discursos…) Pelo Baptismo somos incorporados na Igreja. Baptismo Catequistas de Guimarães (ano 2014) Jesus Cristo (ano 0-33) Jesus antes de ir de novo para junto do Pai (ressurreição), funda a Igreja e envia o Espirito Santo, fazendo-se presente na Palavra, sacramentos, comunidade… Deus envia Jesus Cristo aos Homens; Deus faz-se HOMEM: para lhes revelar o seu plano de Salvação. Por isso, o Homem só conhece Cristo através da Igreja, e deste modo pode alcançar a salvação, que só é possível através de Cristo.

6 Mistério da Ascensão Sentido Teológico
“A ascensão não é a partida de Jesus para uma zona distante do universo ou para um planeta longínquo, mas a proximidade permanente.” (Jesus de Nazaré, 229) Jesus já não Se encontra agora num lugar concreto do mundo, mas em toda a parte, podendo assim ser evocado, amado e vivenciado por todos os homens. Modos de Presença de Cristo na Liturgia A liturgia é acção cultual pública e promulgada pela Santa Sé, que torna visível a presença real, santificadora e redentora de Cristo, actualizando o próprio mistério de Cristo progressivamente em cada um dos homens. Modos: na assembleia dos fiéis, na palavra proclamada, na pessoa do sacerdote, no ano litúrgico, nos sacramentos, nomeadamente, a Eucaristia. Eucaristia Na Eucaristia podemos ver a presença de Cristo de um modo mais evidente (não superior) nas espécies sagradas (pão e vinho consagrados), que são o próprio Corpo e Sangue de Jesus (Transubstanciação). “Na Eucaristia, Jesus não dá alguma coisa, mas dá-se a si próprio” (Sacramentum Caritatis, 7)

7 Sumário: 1. Uma música 2. Síntese da nossa fé 3. Programa Pastoral da Arquidiocese 4. Uma Palavra Estranha e Obtusa 5. Efeitos da Graça Sacramental 6. Olhar a Vida a partir de um lápis 7. Dicas para viveres a tua fé ao ritmo sacramental! 8. Uma palavra final

8 Fé Professada (2012-13) Fé Celebrada (2013-14)
A frase bíblica — «Onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, Eu estou no meio deles» — recorda-nos aquilo que somos: uma Igreja reunida em nome e à volta de Jesus. Reunimo-nos, «dois ou três», para fazer memória de Jesus, recordar as suas palavras e os seus gestos, acolhê-los com alegria e celebrá-los com fé. Fé Professada ( ) Fé Celebrada ( )

9 Sumário: 1. Uma música 2. Síntese da nossa fé 3. Programa Pastoral da Arquidiocese 4. Uma Palavra Estranha e Obtusa 5. Efeitos da Graça Sacramental 6. Olhar a Vida a partir de um lápis 7. Dicas para viveres a tua fé ao ritmo sacramental! 8. Uma palavra final

10 O que é um sacramento? Pergunta A: uma obra-prima de Deus
C: sinal visível da graça invisível D: agora não me lembro bem o que é B: instrumento da Igreja

11 4.1. Sentido Etimológico 4.2. Sentido Bíblico 4.3. Sentido Cristológico 4.4. Sentido Eclesiológico A palavra latina «sacramentum» designava, juridicamente, o depósito de um valor como garantia da boa-fé e da promessa do cumprimento (juramento).

12 4.1. Sentido Etimológico 4.2. Sentido Bíblico 4.3. Sentido Cristológico 4.4. Sentido Eclesiológico «Quando se começou a traduzir a Bíblia do grego para latim, esta palavra [sacramento] pareceu a mais adequada para se traduzir o o termo grego ‘mistério’ que, no Novo Testamento (Cartas Paulinas), designava o plano divino de salvação.

13 O que é que se põe na mesa, é cortado e ninguém come?
Intervalo Breve O que é que se põe na mesa, é cortado e ninguém come? Baralho de Cartas

14 4.1. Sentido Etimológico 4.2. Sentido Bíblico 4.3. Sentido Cristológico 4.4. Sentido Eclesiológico Por isso, um sacramento não é um rito mágico nem uma invenção da Igreja, mas só pode ser entendido à luz da fé em Cristo, na medida em que os sacramentos não só pressupõem a fé, como a fortalecem e a exprimem.

15 O que é que, quanto mais se tira,
Intervalo Breve O que é que, quanto mais se tira, mais a gente tem? Fotografias

16 4.4. Sentido Eclesiológico
4.1. Sentido Etimológico 4.2. Sentido Bíblico 4.3. Sentido Cristológico 4.4. Sentido Eclesiológico Sacramentos da Iniciação Cristã: Baptismo, Confirmação, Eucaristia; Sacramentos de Cura: Penitência e Santa Unção; Sacramentos ao serviço da Comunidade: Matrimónio e Ordem.

17 Sumário: 1. Uma música 2. Síntese da nossa fé 3. Programa Pastoral da Arquidiocese 4. Uma Palavra Estranha e Obtusa 5. Efeitos da Graça Sacramental 6. Olhar a Vida a partir de um lápis 7. Dicas para viveres a tua fé ao ritmo sacramental! 8. Uma palavra final

18 No sacramento do passamos de… … a: Baptismo “ameaçados filhos humanos pelo pecado” “protegidos filhos de Deus” e membros da Igreja” Confirmação “pessoas que procuram as razões da fé” “pessoas decididas e comprometidas com a fé” Eucaristia “esfomeados” “alimentados do pão do céu” Penitência “culpados” “reconciliados e perdoados” Santa Unção “desesperados” “pessoas confiantes” (esperança) Ordem e Matrimónio “individualistas” “servidores em prol da comunidade”

19 Música O Senhor é a minha força Ao Senhor o meu canto Ele é o nosso Salvador N’Ele eu confio e nada temo! N’Ele eu confio e nada temo!

20 Sumário: 1. Uma música 2. Síntese da nossa fé 3. Programa Pastoral da Arquidiocese 4. Uma Palavra Estranha e Obtusa 5. Efeitos da Graça Sacramental 6. Olhar a Vida a partir de um lápis 7. Dicas para viveres a tua fé ao ritmo sacramental! 8. Uma palavra final

21 Olhar a vida a partir de um lápis…

22 «Conta-se que era uma vez um menino que estava a olhar para o seu avô
que estava a escrever uma carta, e que a certa altura perguntou-lhe: “Avô, tu o que é que estás a escrever? É, por acaso, uma história sobre mim?” .

23 O avô parou de escrever a carta, sorriu,
e respondeu ao neto dizendo: “É verdade, estou mesmo a escrever sobre ti. Entretanto, mais importante do que as palavras é o lápis que estou a usar. Aliás, o que mais desejo é que tu sejas como este lápis no futuro.”

24 Perante isto, o neto olhou para o lápis,
pegou nele para o analisar em pormenor, mas não viu nada de especial nele, e respondeu: “Mas este lápis é igual a todos os lápis que vi na minha vida!”

25 Ao que o avô respondeu: “Tens razão, mas tudo depende de como olhas as coisas. Quero que saibas que há cinco qualidades no lápis que, se tu conseguires vivê-las, serás certamente uma pessoa feliz e bem-sucedida.”

26 A primeira qualidade delas é que tu até podes fazer grandes coisas, mas não te deves esquecer que existe uma Mão que guia os teus passos. Sem esta Mão o lápis não conseguiria escrever. E a esta mão nós chamamos de “Deus”, pois ela conduz-nos sempre em direcção à Sua vontade. (Baptismo)

27 A segunda qualidade é que, de vez em quando, eu preciso de parar de escrever e usar a aguça para afiar o lápis. Isso faz com que o lápis sofra um pouco, mas depois ele fica mais afiado e a sua escrita torna-se mais perceptível. Da mesma forma, tu também deverás saber enfrentar alguns desafios difíceis na tua vida porque eles te farão crescer e te tornarão ainda mais forte e audaz. (Confirmação e Eucaristia)

28 A terceira qualidade do lápis é que, ao contrário da caneta, ele possibilita que usemos uma borracha para apagar aquilo que estava errado, sem deixar as marcas da correcção. E tu tens de perceber que corrigir uma coisa errada que fizemos no passado não é necessariamente algo de mau, mas um pequeno passo válido para continuarmos o caminho da verdade. (Penitência)

29 A quarta qualidade diz respeito à forma do lápis: não interessa se ele é de madeira ou de outro material precioso, porque o que importa é o grafite que está dentro dele. E porquê? Porque as pessoas vão-te admirar, não pelo teu aspecto exterior, mas pelo que sai do teu interior. (Santa Unção)

30 E a última qualidade do lápis é que deixa sempre uma marca
E a última qualidade do lápis é que deixa sempre uma marca. Desse modo, fica a saber que tudo aquilo que tu faças, mesmo até as mais pequenitas coisas, vai deixar sempre traços na tua vida e na vida daqueles que te rodeiam. Por isso, não precisas de ser um herói, mas limita-te a fazer a vontade de Deus. (Matrimónio e Ordem)

31 E em que consiste fazer a vontade de Deus, pergunta o neto?
Fazer a vontade de Deus, respondeu o avô, não é nada de especial: é somente fazer tudo aquilo que te apetece, desde que faças o bem!

32 Sumário: 1. Uma música 2. Síntese da nossa fé 3. Programa Pastoral da Arquidiocese 4. Uma Palavra Estranha e Obtusa 5. Efeitos da Graça Sacramental 6. Olhar a Vida a partir de um lápis 7. Dicas para viveres a tua fé ao ritmo sacramental! 8. Uma palavra final

33 Dicas para viveres a tua fé ao ritmo Sacramental!

34 1. Condenar a privatização da fé (“eu cá tenho a minha fé!”):
a fé não é um prémio dado somente a alguns, mas um dom de Deus concedido a toda a gente e mediado pela Igreja; 2. Saber esmiuçar a diferença do monoteísmo cristão na pluralidade das religiões: professamos um Deus Uni-Trino, que se revela na pessoa de Jesus Cristo, o Salvador. Como Baptizado, sou chamado a permanecer unido à Igreja e a dar razões da nossa fé.

35 1. Participar na vida da comunidade, oferecendo os meus dons ao serviço de todos: liturgia, catequese, grupo de jovens, grupo coral… porque vivendo a fé em grupo paroquial (e ao contrário de outros grupos civis), tu és valorizado pelo que és, e não pelo que tens ou aparentas! 2. “Preferir uma Igreja Acidentada em vez de uma Igreja Doentia” (Papa Francisco) Como Crismado, sou chamado a colocar os meus dons ao serviço da Igreja.

36 2. Não ter medo de participar na Eucaristia.
1. Potenciar a qualidade da minha oração pessoal como meio privilegiado de proximidade com Cristo. 2. Não ter medo de participar na Eucaristia. Como Eucarístico, sou chamado a alimentar-me de Jesus na Eucaristia (comungar).

37 1. Como criaturas de Deus, somos chamados a defender a vida humana em todas as suas dimensões;
2. Evitar cometer o pecado da comparação e do passado; 3. Acolher a caridade como uma das principais modalidades de testemunho cristão. Como Reconciliado, sou chamado a testemunhar o perdão, a caridade e a vida.

38 1. Encarar o sofrimento, a doença e a fragilidade da nossa vida, não como um castigo de Deus, mas como consequência natural das nossas limitações físicas, e perceber que missão Deus nos coloca a partir dessa situação. 2. Acreditar na acção providenciadora de Deus que, mediante o Sacramento da Santa Unção, nos fortalece e nos confere esperança. Como Ungido, sou chamado a testemunhar, no sofrimento, na fragilidade e na velhice, a esperança e confiança em Deus.

39 1. Educar para a importância da família como célula da sociedade;
2. Contrariar uma mentalidade de neo-famílias sem filhos; 3. Evitar cometer-se o pecado do hotel. Como Casado, sou chamado a testemunhar em família, pelo amor humano, o amor de Deus.

40 1. Não ter medo de enfrentar aquela pergunta vocacional: “Porque não ser sacerdote, religiosa ou consagrada no futuro?” 2. Rezar pelas vocações sacerdotais e religiosas. Como Religioso, sou chamado a anunciar, com a minha vida, a presença de Deus no meio dos homens.

41 Sumário: 1. Uma música 2. Síntese da nossa fé 3. Programa Pastoral da Arquidiocese 4. Uma Palavra Estranha e Obtusa 5. Efeitos da Graça Sacramental 6. Olhar a Vida a partir de um lápis 7. Dicas para viveres a tua fé ao ritmo sacramental! 8. Uma palavra final

42 «Na vida há sempre dificuldades a vencer e problemas que temos de resolver. Mas resolvem-se quando a nossa vontade é forte. E Deus ajuda sempre!» Eusébio da Silva Ferreira, numa carta escrita à sua mãe, que estava hospitalizada, a 5 de agosto de 1967.

43


Carregar ppt "Encontro de Catequistas"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google