A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A OMS define droga como: “Qualquer substância não produzida pelo organismo que tem a propriedade de atuar sobre um ou mais de seus sistemas produzindo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A OMS define droga como: “Qualquer substância não produzida pelo organismo que tem a propriedade de atuar sobre um ou mais de seus sistemas produzindo."— Transcrição da apresentação:

1

2

3

4 A OMS define droga como: “Qualquer substância não produzida pelo organismo que tem a propriedade de atuar sobre um ou mais de seus sistemas produzindo alterações em seu funcionamento”.

5 O tráfico movimenta cerca de US$ 1 trilhão por ano no mundo.

6 Repressão funciona?

7 Leis cada vez mais brandas, permissivas e mal redigidas; Leis cada vez mais brandas, permissivas e mal redigidas; Impunidade crônica. Impunidade crônica. Quem é o responsável pelo tráfico? SE EXISTE A VENDA, É PORQUE EXISTE O CONSUMIDOR!

8 Testar limites e curiosidade

9 Falsa sensação de poder e autocontrole

10

11

12

13 Busca do prazer: Prazer passivo, imediato; Não necessita de espaço físico ou esforço; Facilidade: Fácil acesso; Baixo custo; Maior aceitação na atualidade.

14 Busca do prazer: Sedutor e traiçoeiro: Marketing: prazer e status; Promete prazer, cria o vício; Leva o usuário a trair os pais, família, amigos, colegas de escola e trabalho, e a si mesmo!

15 Aceitação e reconhecimento

16 Bombardeio da mídia

17

18 Bengala psíquica – pessoas tímidas, inseguras.

19

20   Uso de drogas Lei /06 – pena: advertência, prestação de serviço e curso educativo.   Tráfico de drogas Lei /06 – pena: 5 a 15 anos de reclusão.

21 Em nível moral:  Perda do respeito por si próprio, pelos outros, e do respeito dos outros.  Perda de caráter: mente, magoa, comete crimes.

22 Em nível comportamental:  Abandona tudo: família, trabalho, estudos, esportes, lazer.  Fica “fora da realidade”, não vive a “vida real”.  Só pensa na droga.

23 Em nível emocional:  Tem medo de tudo e de todos: polícia, família, amigos.  Sente-se rejeitado, isola-se.  Sofre de oscilações e distúrbios: euforia/depressão.

24 Em nível físico:  Temos responsabilidade para com o nosso corpo. O USO DE DROGAS É UMA VERDADEIRA ROLETA-RUSSA!

25

26 De cada 100 adictos, apenas 8 a 10 abandonam definitivamente o consumo.

27  Danos fisiológicos: enfisema e câncer pulmonar, câncer na boca, faringe, laringe, esôfago, estômago, rim, bexiga, útero; doenças cardiocirculatórias e respiratórias.  Contém substâncias tóxicas.  Estima-se que o tabaco provoque pelo menos 1/3 de todos os cânceres do mundo.

28

29

30 O cigarro é responsável por: 90% dos casos de câncer no pulmão; 75% dos problemas cardíacos; 25% das bronquites e enfisemas. 33,8% dos adultos brasileiros são fumantes; O cigarro matou 100 milhões de pessoas no séc. XX; 50% das pessoas que fumam a vida inteira morrem de problemas relacionados ao cigarro; Fumar ajuda a causar 6 das 8 doenças que mais matam no mundo.

31  Apresentação: bebidas.  Como é consumido: em função da ação euforizante.  Danos fisiológicos: cirrose e câncer no fígado, problemas cardíacos, coma, morte por parada respiratória.

32 15 milhões na sarjeta (só no Brasil). 8º lugar em afastamentos médicos (INSS). 3ª maior causa de faltas no trabalho. 40% dos leitos em hospitais psiquiátricos. 70% dos acidentes de trânsito. 30% dos acidentes do trabalho. 30% dos suicídios.

33  Apresentação: folhas e flores secas da planta Cannabis Sativa. Haxixe: resina extraída por compressão.  Como é consumido: fumada.  Danos fisiológicos: danos cerebrais, diminuição da fertilidade, paranóia, síndrome amotivacional.

34  Apresentação: sal (cloridrato de cocaína), base (crack).  Como é consumido: via nasal ou injetável (cocaína), fumada (crack)  Danos fisiológicos: psicose, convulsão, derrame cerebral, infarto.

35 A educação começa em casa, com o respeito aos pais. Limites; Regras claras; Responsabilidade: Atos  Consequências! Como evitar?

36 O exemplo é a forma mais eficaz de ensinar e de aprender. Como evitar?

37

38 Dê bons exemplos de vida e da solução de problemas. Aprenda e ensine a lidar com problemas assim que surgirem. Não “empurre com a barriga”, não “jogue para debaixo do tapete”; Problemas  avaliações de crescimento; Problema resolvido  experiência adquirida. Crescimento pessoal  contínua superação de problemas.

39 Aprenda que a fórmula “felicidade a qualquer preço” não é a melhor para se viver. Não tome remédios sem necessidade e orientação médica. Como evitar?

40

41 Obrigado! Alexandre Miguel Palermo


Carregar ppt "A OMS define droga como: “Qualquer substância não produzida pelo organismo que tem a propriedade de atuar sobre um ou mais de seus sistemas produzindo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google