A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O ser humano responde a Deus (Youcat 20 a 24) O ser humano responde a Deus (Youcat 20 a 24)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O ser humano responde a Deus (Youcat 20 a 24) O ser humano responde a Deus (Youcat 20 a 24)"— Transcrição da apresentação:

1 O ser humano responde a Deus (Youcat 20 a 24) O ser humano responde a Deus (Youcat 20 a 24)

2 IGREJA BÍBLIA JESUS TESTEMUNHO

3 O que é fé?

4 A necessidade de crer em Jesus Cristo ou em qualquer outra divindade não pode ser demonstrada por meio de raciocínios. O amor também não pode ser demonstrado com a razão. Crer de uma maneira irracional, é desumano e dá origem a superstição A FÉ NÃO PODE SER DEMONSTRADA, MAS NÃO É IRRACIONAL.

5 É razoável tudo quanto tem sentido. Admitimo-lo como válido, baseados em indícios ou sinais que nos dão «certeza moral», embora sem chegar à demonstração A FÉ É RAZOÁVEL E APOIA-SE EM SINAIS OU INDÍCIOS

6

7 SINAIS EXTERIORES À PESSOA A pessoa de Jesus; A pessoa de Jesus; A mensagem da Bíblia, que nos dá a conhecer Deus; A mensagem da Bíblia, que nos dá a conhecer Deus; A vida da Igreja que, apesar das suas deficiências, é a transmissora da mensagem de Jesus ao longo da história; A vida da Igreja que, apesar das suas deficiências, é a transmissora da mensagem de Jesus ao longo da história; O testemunho de muitos crentes. O testemunho de muitos crentes. SINAIS EXTERIORES À PESSOA A pessoa de Jesus; A pessoa de Jesus; A mensagem da Bíblia, que nos dá a conhecer Deus; A mensagem da Bíblia, que nos dá a conhecer Deus; A vida da Igreja que, apesar das suas deficiências, é a transmissora da mensagem de Jesus ao longo da história; A vida da Igreja que, apesar das suas deficiências, é a transmissora da mensagem de Jesus ao longo da história; O testemunho de muitos crentes. O testemunho de muitos crentes. Os sinais que fazem que a fé seja razoável, podem dividir- se em dois tipos:

8 SINAIS INTERIORES À PESSOA  Encontrar, na fé, resposta para as interrogações que a vida coloca;  Tomar consciência de que o fato de acreditar nos torna mais pessoas;  Compreender, de uma forma progressiva, a revelação e a fé cristã. SINAIS INTERIORES À PESSOA  Encontrar, na fé, resposta para as interrogações que a vida coloca;  Tomar consciência de que o fato de acreditar nos torna mais pessoas;  Compreender, de uma forma progressiva, a revelação e a fé cristã.

9 A estes sinais podemos chamar SINAIS DE CREDIBILIDADE A estes sinais podemos chamar SINAIS DE CREDIBILIDADE Fazem que a fé seja credível, convertendo-a numa opção razoável. A razão é utilizada de maneiras distintas na ciência e na fé.

10 NA CIÊNCIA: O objetivo é chegar a explicar como se produzem os fenômenos em estudo. O resultado do estudo científico tende a ser uma demonstração que toda a gente pode admitir como válida. O campo onde se move a ciência é o dos dados objetivos e empíricos. NA CIÊNCIA: O objetivo é chegar a explicar como se produzem os fenômenos em estudo. O resultado do estudo científico tende a ser uma demonstração que toda a gente pode admitir como válida. O campo onde se move a ciência é o dos dados objetivos e empíricos.

11 NA FÉ Usa-se a razão com o objetivo de encontrar o sentido da vida, isto é, o caminho da felicidade. O resultado desta busca é uma série de opções razoáveis que orientam a própria existência. O campo em que se move a fé é a experiência humana global, tudo aquilo que configura a vida humana. NA FÉ Usa-se a razão com o objetivo de encontrar o sentido da vida, isto é, o caminho da felicidade. O resultado desta busca é uma série de opções razoáveis que orientam a própria existência. O campo em que se move a fé é a experiência humana global, tudo aquilo que configura a vida humana.

12 Romanos 10, xx Tiago 2, 14-18

13 A fé em Jesus implica Segui-lo Estar com ELE Ser enviado

14 Crer em Jesus Cristo inclui acreditar nas suas ideias, nos valores segundo os quais viveu, nos ideais que pregou. Para que haja fé, é necessário que se estabeleça uma relação de amizade com Ele.

15 A fé tem início quando a pessoa responde livremente ao chamamento de DEUS. Quem tem a iniciativa da relação entre DEUS e as PESSOAS, é sempre DEUS. DEUS não força, porque nos criou livres. Para chegar a ter fé, é preciso desejá-la e procurá-la. A fé tem início quando a pessoa responde livremente ao chamamento de DEUS. Quem tem a iniciativa da relação entre DEUS e as PESSOAS, é sempre DEUS. DEUS não força, porque nos criou livres. Para chegar a ter fé, é preciso desejá-la e procurá-la. “Ora, sem fé é impossível agradar a Deus, pois para se achegar a Ele é necessário que se creia primeiro que Ele existe e que recompensa os que o procuram.” (Hb 11, 6)

16 Leituras bíblicas Mateus 8, Mateus 8, Mateus 9, 31 Mateus 14, Mateus 17, Mateus 21,

17

18 FELICIDADE


Carregar ppt "O ser humano responde a Deus (Youcat 20 a 24) O ser humano responde a Deus (Youcat 20 a 24)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google