A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O Que É a Internet e Como Funciona: III. A World Wide Web Aula Renato M.E. Sabbatini, PhD.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O Que É a Internet e Como Funciona: III. A World Wide Web Aula Renato M.E. Sabbatini, PhD."— Transcrição da apresentação:

1 O Que É a Internet e Como Funciona: III. A World Wide Web Aula Renato M.E. Sabbatini, PhD

2 Objetivos da Aula Desenvolver o conhecimento básico sobre como funciona a World Wide Web (WWW) e seus serviços, inclusive o que é a linguagem HTML e o hipertexto

3 O Que É a WWW? é um serviço disponível através da Internet que permite a transmissão e acesso a documentos multimediais através do hipertexto (hipermídia) Usa um protocolo especial chamado HTTP (HyperText Transfer Protocol) e uma linguagem de especificação de documentos, chamada HTML (Hypertext MarkUp Language) Usa uma convenção de endereços eletrônicos para os recursos na rede chamada URL (Uniform Resource Locator)

4 O Que É Multimídia Utilização de vários meios de apresentação de informação em um mesmo produto: –texto –imagens estáticas –imagens dinâmicas (animações, vídeos) –sons Integração através de um software adequado de apresentação (GUI) Inclui um componente de interatividade

5 O Que É Hipermídia É um produto multimídia interligado de forma não linear, como em um hipertexto A navegação é feita através de vínculos, ou “links” Os vínculos provocam o carregamento e exibição de outros documentos ou meios Tem segmentos interativos e não interativos

6 O Que é um Protocolo? é uma convenção ou linguagem que permite a comunicação entre computadores através de uma rede O protocolo principal usado pela Internet é o TCP/IP (Transmission Control Protocol/Internet Protocol) há muitos outros protocolos sob o TCP/IP. exemplos: –SMTP: ou Simple Mail Transfer Protocol –FTP: ou File Transfer Protocol

7 Uniform Resource Locator URL Protocolo Host DiretórioArquivo Um Formato de Endereço para a WWW: O Que É a URL?

8 A Arquitetura Cliente-Servidor Cliente computador que recebe os dados Servidor computador que envia os dados I rede

9 Software Cliente: Netscape, Internet Explorer (browser) Software Servidor: WWW Server Protocolo Cliente Servidor I Internet A Tecnologia “Pull” (Puxar)

10 O Que É o Browser? Um programa (cliente) que permite ler e extrair o conteúdo de páginas na Web, usando ou protocolo HTTP. O programa também permite identificar links dentro de um documento e em outros computadores, e pular para outros sítios na Internet (navegação).

11 O Software Cliente do WWW (Browser) Menu ferramentas Endereço Área de exibição Status

12 Tipos de Browsers Netscape Communicator Microsoft Internet Explorer Mosaic Opera etc. Todos funcionam de maneira similar e hoje estão disponíveis gratuitamente através da Internet

13 O Que É um Link (“Elo”) ? É uma frase ou palavra, usualmente de uma cor diferente ou sublinhado, que permite pular para outros sites ou páginas no mesmo computador ou em outras computadores. Normalmente o que se faz é "clicar" o mouse em cima da frase ou palavra.

14 Cliente Servidor Servidor I Internet Software cliente: Netscape, Internet Explorer Software servidor: WWW Server HTTP Buscar Conectar Pedír A Tecnologia Pull Uma Transação em HTTP (1)

15 Cliente Servidor Servidor I Internet Confirmar Transferir Encerrar sample.htm logo.gif return.gif Software cliente: Netscape, Internet Explorer Software servidor: WWW Server HTTP A Tecnologia Pull Uma Transação em HTTP (2)

16 Cliente Software do browser sample.htm logo.gif return.gif The Visível Human Project National Library of Medicine The Visível Human Project National Library of Medicine Script em HTML Visualização feita pelo browser Como Funciona o HTTP? A B

17 A Essência da Produção na Web Deve produzir-se texto e imagens com qualidade tipográfica e gráficos on-line, e imagens de resolução alta Para reduzir o tempo de transmisão, o protocolo de HTTP transmite desde o servidor um "script" de especificação de página muito menor, em ASCII O browser monta uma página gráfica com base neste “script”

18 O Que é o HTML? É uma linguagem para a especificação de documentos (HyperText MarkUp Language) Especifica para o browser os elementos de uma página (texto, imagens, etc.) e onde e como eles devem ocorrer um arquivo do texto que tem a extensão.HTM contém etiquetas (“tags”) demarcadoras entre os caracteres O browser interpreta estas etiquetas e comandos e monta a página na tela.

19 Os Elementos do HTML Etiquetas para a definição do documento: ou título, cabeçalho, corpo, etc., Etiquetas para a definição do texto: os parágrafos, cores, tamanhos, conjunto de fontes de caracteres, ênfase de texto, etc., Etiquetas para imagens, sons e vídeos Etiquetas para definir links Etiquetas para definir tabelas, formulários, etc.,

20 Interconectando Documentos Como uma publicação deve subdividir-se lógicamente em segmentos separados de informação, deve haver uma maneira de conecta-los entre si, para permitir a navegação Isto é realizado por meio do hipertexto (imagems ou texto que representam "links" a outras imagens ou texto)

21 The Visível Human Project National Library of Medicine Amostras WHO The Visível Human Project National Library of Medicine Amostras WHO amostra.htm Visível Human: Amostras Nesta página você poderá achar algumas amostras de imagens geradas pelo Projeto “Ser Humano Visível” em três dimensões. Visível Human: Amostras Nesta página você poderá achar algumas amostras de imagens geradas pelo Projeto “Ser Humano Visível” em três dimensões. imagem.htm Como Funciona o Hipertexto?

22 Arquivos Visualizáveis Os browsers são capazes de visualizar diretamente apenas alguns tipos de arquivos: –Texto (.TXT ou.HTML) –Imagens (.JPEG,.JPG,.GIF,.PNG) –Sons (.WAV) Os demais tipos de arquivos necessitam de programas auxiliares para serem visualizados ou tocados (são os chamados “plug-ins”) Alguns plug-ins já vem instalados, dependendo do tipo de browser e versão, outros precisam ser instalados pelo usuário.

23 Formatos de Dados Comuns HTML HyperText Markup Language Browser SGML Standard Generalized Markup Language Aplicações Auxiliares PDF Portable Data Format Aplicações Auxiliares FormatoVisualizado por: ASCIIBrowser PostScript Aplicações Auxiliares RTF Rich Text Format Aplicações Auxiliares TXT HTM SGM PSP PDF RTF Tipo

24 Formatos de Imagens na Web FormatoVisualizado por: GIF Graphic Interchange Format Browser GIF Tipo JPEG Journalist’s Photo Experts Group Browser JPG PNG Portable Network Graphics Browser PNG PCX, TIF, BMPAplicativos Auxiliares ---

25 Formatos de Áudio/Vídeo na Web Netscape´s Media Player (LiveAudio) Microsoft Media Player (áudio e vídeo), NetShow MPEG 3 (Moving Pictures Experts Group): áudio e vídeo WAV: Wave File AVI: Audiovisual Interface (Windows) VXTreme, VDONet MIDI (música) Apple QuickTime (.QT) Movie Format (.MOV) RealAudio (.RA), RealVideo/RealMedia (.RM)

26 Formatos de Áudio/Vídeo Formatos que exigem download completo antes de poderem ser visualizados ou tocados Formatos que podem ser visualizados/tocados à medida em que vão sendo transmitidos (“streaming”)

27 Visualização contínua dos pacotes de áudio e/ou video Envia arquivo de audio e/ou video em pacotes pequenos e seriais ClienteServidor Como Funciona o Streaming?

28 Plug-Ins para Videos Apple QuickTime Windows Media Player

29 Software Cliente: PointCast, BackWeb, etc ou plug-in para o browser Software servidor: WWW Push Server (e.g., NetCaster, Castanet) Cliente Servidor I Internet A Tecnologia “Push” (Empurrar)

30 A Tecnologia “Push” O push mais antigo é o comum (SMTP) reforçado: a visualização em HTML Extensões Multimediais do Correio da Internet (MIME) Auxiliares para os browsers: Netscape NetCaster, Webchannel para o Internet Explorer, etc. Clientes especiais: BackWeb, PointCast, etc.,

31 Technologia “Push”: PointCast

32 PointCast: Personalização de Canais

33 Abordagens Híbridas A publicação principal é baseada em HTTP, os resumos e anúncios são enviados a os leitores vía ou webcasting A publicação principal é baseada em FTP, se colocam os resúmos em um website ou se enviam os artigos vía , newsgroups ou webcasting A publicação principal é baseada em , newsgroups ou webcasting, mas um website tem os resumos e apontadores.

34 Exemplo da Abordagem Híbrida: InteliHealth Anúncio por

35 Chamada Direta ao artigo na Web Johns Hopkins InteliHealth


Carregar ppt "O Que É a Internet e Como Funciona: III. A World Wide Web Aula Renato M.E. Sabbatini, PhD."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google