A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Do Grego: ARTTHRON= ARTICULAÇÃO PODOS= PÉS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Do Grego: ARTTHRON= ARTICULAÇÃO PODOS= PÉS"— Transcrição da apresentação:

1 Do Grego: ARTTHRON= ARTICULAÇÃO PODOS= PÉS
PHYLUM ARTHROPODA Do Grego: ARTTHRON= ARTICULAÇÃO PODOS= PÉS

2 1- CARACTERÍSTICAS GERAIS
Possuem patas articuladas; Apêndices: antenas, pedipalpos, quelíceras, etc; Possuem exoesqueleto quitinoso (formado por proteínas e polissacarídeos), que só permite crescimento do animal por ecdises (mudas); É o maior filo em espécies, encontrados nos mais diversos habitats ecológicos.

3 Digestão Vários artrópodes são carnívoros, mas há também os herbívoros, que se alimentam de diferentes partes das plantas. O sistema digestório dos artrópodes é completo, e os resíduos alimentares, isto é, as fezes, são eliminados pelos ânus.

4 Circulação A circulação dos artrópodes é aberta, isto é, o "sangue" não circula apenas dentro dos vasos, mas banha espaços do corpo do animal. Esse "sangue" é incolor ou ligeiramente azulado e não transportam gases, apenas os nutrientes.

5 Respiração Nas diversas classes de artrópodes, o tipo de respiração varia. Muitos artrópodes são terrestres, como os insetos, diplópodes e quilópodes, e respiram retirando oxigênio do ambiente por estruturas denominadas traquéias. A traquéia está ligada a fibras musculares que se contraem e estimulam o ar a entrar pelos espiráculos da traquéia. Os artrópodes aquáticos, como os crustáceos, podem ter respiração branquial. As brânquias são estruturas que retiram oxigênio dissolvido na água para a respiração animal. Estão presentes em grande parte dos invertebrados aquáticos e nos peixes. Os microcrustáceos (crustáceos muito pequenos) fazem respiração cutânea, isto é, respiram pela pele.

6

7 Reprodução Na maioria dos artrópodes, o sexo são separados e com dimorfismo sexual, a fecundação é interna, isto é, o macho lança os gametas masculinos dentro do corpo da fêmea. O desenvolvimento pode ser direto: os filhotes já nascem semelhantes aos pais, como é o caso de muitos aracnídeos, e, portanto esses animais não passam por metamorfose.

8 No desenvolvimento indireto, com metamorfose incompleta ou completa
No desenvolvimento indireto, com metamorfose incompleta ou completa. Como ocorre com grande parte dos insetos, o animal que sai do ovo passa por uma metamorfose antes de atingir a vida adulta.

9 A metamorfose pode ser completa ou incompleta.

10 Na metamorfose completa, o animal passa pelas fases de larva, pupa e adulto - isso ocorre, por exemplo, nas borboletas e moscas. OVO – NINFA (FASE LARVAL) – PUPA (CASULO) – ADULTO. Na metamorfose incompleta, não há a fase de larva ou a de pupa - é o que ocorre, por exemplo, com as baratas e os gafanhotos. OVO- NINFA (FASE LARVAL) – ADULTO.         

11 2- CLASSIFICAÇÃO O Filo dos Artrópodes está dividido em seis Casses:
- INSECTA: REPRESENTADA PELOS INSETOS. Ex.: abelhas, borboletas, besouros, etc. - CRUSTACEA: REPRESENTADA PELOS CRUSTÁCEOS. Ex.: camarões, lagosta, siri, caranguejo, tatuzinho de jardim, etc. - CLASSE ARACHNIDA: REPRESENTADA PELOS ARACNIDEOS. Ex.: aranhas, escorpiões, sarnas, carrapatos, etc. - CLASSE CHILOPODA: REPRESENTADA PELOS QUILÓPODES. Ex. Centopéias ou lacraias. - CLASSE DIPLOPODA: REPRESENTADA PELOS DIPLÓPODES. Ex.: Piolho de cobra.

12 CRUSTÁCEOS A maioria dos crustáceos é marinha, ou seja, vive nos mares e oceanos. Algumas espécies, porém, têm seu hábitat na água doce, e outras, ainda, são terrestres, como o tatuzinho-de-jardim. Podemos citar como exemplos de crustáceos mais conhecidos: Camarão, lagosta, siri, caranguejo e craca. O tamanho desses animais varia bastante de uma espécie para outra. O corpo dos crustáceos é dividido em cefalotórax, parte do corpo formada por cabeça e tórax fundidos, e abdome. Esses animais possuem um número variável de patas (geralmente cinco pares) e dois pares de antenas. O exoesqueleto de muitos crustáceos apresenta carbonato de cálcio, uma substância que forma a carapaça dura dos siris e caranguejos.

13

14 ARACNÍDEOS A classe dos aracnídeos inclui aranhas, escorpiões, sarnas e carrapatos. Algumas espécies peçonhentas de aranhas e escorpiões podem causar a morte, principalmente de crianças pequenas. O número de acidentes envolvendo o veneno desses animais é grande no Brasil. O corpo dos aracnídeos é dividido em cefalotórax e abdome. Esses animais têm quatro pares de patas e não possuem antenas. Apresentam um par de pedipalpos (palpos), que são apêndices sensoriais e também um par de quelíceras, apêndices em forma de pinça.

15

16

17 A maioria dos aracnídeos é carnívora
A maioria dos aracnídeos é carnívora. Alguns desses animais são parasitas do sangue de vertebrados, como os carrapatos. A sarna ou escabiose é causada por um aracnídeo, um ácaro. A aranha apresenta no abdome as suas glândulas fiandeiras, que produzem os fios utilizados para construir ninhos ou tecer teias nas árvores e nos cantos onde esses animais vivem.

18

19 QUILÓPODES Quilópode é uma palavra de origem grega que significa "aquela que tem mil patas" (quilo significa "mil", epodos "patas"). Esse grupo é representado pela lacraia ou centopéia. O corpo dos quilópodes é formado por uma cabeça e muitos segmentos. Em cada um desses segmentos, existe um par de pernas. Esses animais têm um par de antenas longas na cabeça. Esses seres terrestres vivem na sombra, em regiões quentes e em locais bastante úmidos. São ovíparos, carnívoros e predadores. Eles possuem veneno, que é inoculo no inimigo ou na presa.

20 O veneno das lacraias não costuma ser mortal para o ser humano, mas causam muita dor.

21  DIPLOPODES Um representante desse grupo é o piolho-de-cobra, conhecido também como embuá ou gongolo. O corpo dos diplópodes possui uma cabeça com um par de antenas curtas e tem também vários segmentos. Em cada segmento do seu corpo, há dois pares de pernas, daí o nome diplópodes - que vem do grego e significa "patas duplas" (di significa "duplo", e podos, "patas"). Os diplópodes gostam de lugares escuros e terra úmida. Vivem embaixo de pedras e folhas mortas ou dentro de troncos de árvores apodrecidos. Assim como os quilópodes, eles procuram sombra e umidade. Quando atacados, enrolam-se e liberam uma secreção que afugenta os inimigos. Os diplópodes são ovíparos, isto é, pões ovos.

22

23   INSETOS Os principais representantes dessa classe são os artrópodes que encontram com mais facilidade no dia-a-dia; por exemplo: formiga, barata, mosquito, borboleta, mosca, besouro, joaninha, abelha, gafanhoto, entre muitos outros. A classe dos artrópodes com maior variedade e número de espécies é a dos insetos. Com grande capacidade reprodutiva, os insetos formam a única classe de invertebrados com representantes dotados de asas, o que contribui para o sucesso na ocupação de todos os ambientes do planeta exceto as águas oceânicas mais profundas. Na cabeça há um par de antenas e um par de olhos, além do aparelho bucal. O tipo de aparelho bucal relaciona-se ao tipo de alimentação do inseto e é utilizado pelos cientistas como um dos principais critérios de classificação.

24

25 As tão doloridas picadas de abelhas não são feitas pelo aparelho bucal, mas sim pelo ferrão localizado na extremidade do abdome, ligado a uma glândula que produz veneno. 


Carregar ppt "Do Grego: ARTTHRON= ARTICULAÇÃO PODOS= PÉS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google