A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sabedoria levando à Síntese Um estudo baseado nos ensinamentos do Mestre Morya sob as energias de Gêmeos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sabedoria levando à Síntese Um estudo baseado nos ensinamentos do Mestre Morya sob as energias de Gêmeos."— Transcrição da apresentação:

1 Sabedoria levando à Síntese Um estudo baseado nos ensinamentos do Mestre Morya sob as energias de Gêmeos

2 Buscar as maçãs de ouro de Hespérides, produzidas pela árvore da sabedoria foi a tarefa de Hércules ao atravessar os portões do signo de Gêmeos. “Mostrai-me o caminho, oh! Mestre de Minha alma – disse Hércules. Eu busco as maçãs e preciso delas urgentemente para meu uso.”

3 “O Ensinamento da Sabedoria não é um compêndio com folhas numeradas. O Ensinamento é a indicação para a vida, aplicável a cada necessidade.” (AI -304) “O Ensinamento da Sabedoria não é um compêndio com folhas numeradas. O Ensinamento é a indicação para a vida, aplicável a cada necessidade.” (AI -304)

4 Sabedoria Sabedoria é o conhecimento que se sedimentou no ser da pessoa a ponto de transformar suas atitudes básicas diante da vida e da morte. É uma compreensão profunda de que a existência humana individual significa muito pouco à parte do grande SER, ou Divino, em que surge por um breve momento só para nele se dissolver outra vez. (Enciclopédia de Yoga).

5 As leis do Universo expressam a Vontade divina e conduzem à manifestação do Propósito divino. Isto é sabedoria.” (Psic Esot II, Tomo I)

6 Os três níveis de transformação Ignorância Conhecimento Sabedoria Escuridão Sombra Luz

7 O intelecto não é sabedoria. O conhecimento-direto é sabedoria. O intelecto é raciocínio. A sabedoria decide, pois esta decisão há muito estava madura. O intelecto é o limiar da sabedoria e, quando aguçado, ele se une à esfera da síntese. A razão e a mente especializada são os ângulos da casa futura. O homem que tem a mente especializada pode preparar para si mesmo um futuro brilhante, mas ele reencarnará até que sua mente perca a estreita especialização. Quando o intelecto perde sua especialidade, ele já possui a sabedoria. Cada especialidade é destinada às condições da terra. A síntese do espírito abre todas as esferas. A tensão espiritual acumula a energia psíquica espacial. A tensão espiritual pode conduzir a todas as esferas do plano astral. AI- 508-

8 O caminho da sabedoria leva à síntese. Mas como alcançar a síntese?

9 Síntese Síntese é um termo que provém do latim synthĕsis e cuja origem mais remota se encontra num vocábulo grego. O conceito faz referência à composição de um todo pela reunião das suas partes. Síntese é a composição de um conjunto a partir dos seus elementos separados num processo prévio.

10 Uma tese é um juízo ou uma afirmação; Tese Síntese Antítese a sua expressão contrária ou oposta denomina-se antítese. A síntese é a proposição que reúne e combina ambos os juízos prévios.

11 Tese Antítese Síntese Tese Antítese Síntese Tese Antítese Síntese Tese Antítese Síntese

12 “O arco-íris é o símbolo da síntese”. (Frat – 63)

13 A síntese deve ser compreendida como o aparelho do laboratório da vida. Lembremo-nos desta definição. A mente que alcançou o estágio de síntese torna-se produtiva, moral, unificadora, não irritável, capaz de revelar cooperação paciente com a Hierarquia. (Hier. 326)

14 Síntese Tese Antítese

15 A síntese, hoje, dita as tendências de todos os processos evolucionários. Tudo trabalha em direção a maiores blocos unificados, amalgamações, relações internacionais, planejamento global, fraternidade, fusões econômicas, livre fluxo de mercadorias em toda a parte, interdependências, confraternização de crenças religiosas, movimentos baseados no bem estar da humanidade como um todo, e ideologias que tratam de totalidades e que lutam contra a divisão, separação, isolacionismo. (Bailey.Os Raios e as Iniciações § 121) A síntese, hoje, dita as tendências de todos os processos evolucionários. Tudo trabalha em direção a maiores blocos unificados, amalgamações, relações internacionais, planejamento global, fraternidade, fusões econômicas, livre fluxo de mercadorias em toda a parte, interdependências, confraternização de crenças religiosas, movimentos baseados no bem estar da humanidade como um todo, e ideologias que tratam de totalidades e que lutam contra a divisão, separação, isolacionismo. (Bailey.Os Raios e as Iniciações § 121)

16 “Uma natureza vulgar não pode lidar com percepções sutis e a ciência do futuro exigirá refinamento verdadeiro, sem o qual é impossível a síntese.” (Supraterrestre II, 326) “Uma natureza vulgar não pode lidar com percepções sutis e a ciência do futuro exigirá refinamento verdadeiro, sem o qual é impossível a síntese.” (Supraterrestre II, 326)

17 (...) A era atual se parece com um certo período da Atlântida em que os atlantes tampouco conseguiam encontrar o equilíbrio necessário. Mas hoje em dia as pessoas sabem desta discórdia e isto nos dá a esperança de que as nações mais importantes encontrarão o equilíbrio necessário. Vemos onde se pode assimilar a ideia de síntese. Não será descoberto onde o pêndulo da vida está morto, mas onde ele oscila plenamente. Aí compreende-se bem o significado do Bem geral... (Supraterrestre 267)

18 A expressão da vida em nosso sistema solar é essencialmente dualista. A tensão entre as duas colunas no signo de Gêmeos revelam a dualidade espírito/matéria. No entanto, as duas colunas são necessárias para que a vida se manifeste.

19 Consideremos a contraposição entre a sabedoria terrestre e a sabedoria dos mundos distantes. Certamente, se o espírito já há muito se esforça para a perfeição dos mundos distantes, a vida terrena será somente um recolher de fragmentos. Todas as experiências na esfera das energias sutilíssimas podem ser efetuadas nas horas de leve afastamento da terra. Isto é, de certo modo, uma irresistível aspiração para a sabedoria dos mundos distantes. Toda sensação terrestre parece insignificante, comparada com este voo no Infinito. Mas, às vezes, nós devemos fortalecer os pilares da sabedoria terrestre. Nós nos regozijamos com a sabedoria dos mundos distantes, porém não devemos esquecer a sabedoria terrestre. (AI – 148)

20 “Por favor, não pensem que a especialização estreita glorifica uma era. Só a síntese benevolente e abrangente pode dar ímpeto ao novo progresso da consciência.” (Supraterrestre I, 96) “Por favor, não pensem que a especialização estreita glorifica uma era. Só a síntese benevolente e abrangente pode dar ímpeto ao novo progresso da consciência.” (Supraterrestre I, 96)

21 A síntese é um atributo da vontade divina. O sentido de síntese será a meta de todos os movimentos na Nova Era.

22 Que em uníssono, o grupo perceba a Tríade emitindo a luz da alma e apagando a luz da forma. O macrocósmico Todo é tudo o que existe. Que o Grupo perceba esse Todo e, então, não mais use o pensamento “Minha alma e a tua” (Bailey. Raios e Iniciações §112)

23 Realizar a síntese, a unificação dos homens de boa vontade é uma das funções do Novo Grupo de Servidores do Mundo. “Sou um com meus irmãos de grupo e tudo que eu tenho é deles.”

24 A sabedoria leva à síntese, como pode ser lida nas palavras do Mestre a Hércules: “Vai e serve, a partir de hoje e para sempre, palmilha o caminho de todos os servidores do mundo”

25 (...) Portanto, no caminho para a Hierarquia, no caminho para o Grande Serviço, no caminho da Comunhão, a síntese é o único caminho luminoso do coração. Cor. 1


Carregar ppt "Sabedoria levando à Síntese Um estudo baseado nos ensinamentos do Mestre Morya sob as energias de Gêmeos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google