A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Exame de Urina - Sedimentoscopia

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Exame de Urina - Sedimentoscopia"— Transcrição da apresentação:

1 Exame de Urina - Sedimentoscopia
Monitoras: Ana maria marton Isabella milan

2 Leucócitos Hemácias Células epiteliais Cilindros Cristais
A sedimentoscopia é o exame microscópico do sedimento urinário, compreendendo a observação, identificação e quantificação de todo o material insolúvel presente na amostra, tais como: Leucócitos Hemácias Células epiteliais Cilindros Cristais Flora bacteriana Muco Leveduras Parasitas Espermatozóides artefatos

3 A sedimentoscopia urinária é de suma importância para o diagnóstico, prognóstico e constatação de cura de diversas patologias renais. Fornece informações sobre a integridade anatômica dos rins.

4 HEMÁCIAS Considera-se como hematúria quando há perda de mais de 5 hemácias por campo no sedimento urinário. Uma das principais causas de hematúria são: Coagulopatias Glomérulonefrites agudas e crônicas Tumores nos rins Cálculo urinários, cistites

5 LEUCÓCITOS considera-se como piúria quando são encontrados no sedimento urinário mais de 5 leucócitos por campo. As principais causas de piúria são: Glomerulonefrite infecções do trato urogenital Cistite Prostatite Inflamações diversas Tumores

6 CÉLULAS EPITELIAIS Vários tipos de células epiteliais são frequentemente encontradas no sedimento. Isso ocorre devido a descamação normal das células velhas que recobrem o epitélio do trato urinário e genital. Algumas células epiteliais eliminadas na urina podem indicar processo inflamatório ou doenças renais.

7 CILÍNDROS Os cilindros são formações cilíndricas moldadas na luz dos túbulos renais (distal e coletor), devido a uma maior acidez urinária nestes locais. O principal componente dos cilindros é uma mucoproteína secretada pelas células tubulares, que se precipita dentro do túbulo renal.

8 CRISTAIS A presença de cristais na urina é muito comum, mas de um modo geral, o significado clínico é limitado. São formados pela precipitação de sais da urina submetidos a variações de pH, temperatura ou concentração. A investigação de cristais é importante para a investigação de doenças hepáticas, alterações metabólicas, etc.

9 FLORA BACTERIANA A urina recém emitida não contem bactérias, devendo ser coletada em condições estéreis para evitar a proliferação bacteriana Presença de bactérias na urina (bacterinúria)  juntamente com leucócitos e testes positivos de nitrito e leucócito esterase é uma indicação de processos infecciosos.

10 REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS
Bioquímica da urina - Exame de urina - Analises laboratoriais -

11


Carregar ppt "Exame de Urina - Sedimentoscopia"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google