A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DESCANSOU, ABENÇOOU E SANTIFICOU “E havendo Deus acabado no dia sétimo a obra que fizera, descansou no sétimo dia de toda a sua obra, que tinha feito.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DESCANSOU, ABENÇOOU E SANTIFICOU “E havendo Deus acabado no dia sétimo a obra que fizera, descansou no sétimo dia de toda a sua obra, que tinha feito."— Transcrição da apresentação:

1

2 DESCANSOU, ABENÇOOU E SANTIFICOU “E havendo Deus acabado no dia sétimo a obra que fizera, descansou no sétimo dia de toda a sua obra, que tinha feito. E abençoou Deus o dia sétimo, e o santificou; porque nele descansou de toda a sua obra que Deus criara e fizera.” Gênesis 2:2-3. “Porque em seis dias fez o Senhor os céus e a terra, o mar e tudo que neles há, e ao sétimo dia descansou; portanto abençoou o Senhor o dia do sábado, e o santificou.” Êxodo 20:11.

3 O SENHOR NOS SANTIFICA “E também lhes dei os meus sábados, para que servissem de sinal entre mim e eles; para que soubessem que eu sou o Senhor que os santifica.” Ezequiel 20:12. PARA SANTIFICARMOS O SÁBADO “E santificai os meus sábados, e servirão de sinal entre mim e vós, para que saibais que eu sou o Senhor vosso Deus.” Ezequiel 20:20. DIFERENÇA ENTRE O SANTO E O PROFANO “Os seus sacerdotes violentam a minha lei, e profanam as minhas coisas santas; não fazem diferença entre o santo e o profano, nem discernem o impuro do puro; e de meus sábados escondem os seus olhos, e assim sou profanado no meio deles.” Ezequiel 22:26.

4 A REFORMA E O SÁBADO “E os que de ti procederem edificarão as antigas ruínas; e levantarás os fundamentos de geração em geração; e chamar-te- ão reparador das roturas, e restaurados de veredas para morar. Se desviares o teu pé do sábado, de fazeres a tua vontade no meu santo dia, e chamares ao sábado deleitoso, e o santo dia do Senhor, digno de honra, e o honrares não seguindo os teus caminhos, nem pretendendo fazer a tua própria vontade, nem falares as tuas próprias palavras.” Isaías 58:12-13.

5 “Enfrentando o mundo como reformadores, devem mostrar que a Lei de Deus é a base de toda reforma duradoura. Em termos claros e distintos, devem apresentar a necessidade da obediência a todos os Seus mandamentos. Constrangidos pelo amor de Cristo, devem com Ele cooperar na edificação dos lugares antigamente assolados, levantando os fundamentos de muitas gerações. Devem ser reparadores das roturas, restauradores das veredas para morar. Por seu testemunho deve o Sábado do quarto mandamento apresentar-se como uma testemunha: um constante memorial de Deus, para atrair a atenção e despertar perguntas que dirijam o espírito dos homens para o Seu Criador.” “Há maior santidade no Sábado do que lhe atribuem muitos que professam observá-lo. O Senhor tem sido grandemente desonrado por parte dos que não têm observado o Sábado conforme o mandamento, quer na letra, quer no espírito. Ele sugere uma reforma da observância do Sábado.”

6 NOSSO PROCEDIMENTO DURANTE A SEMANA “Lembra-te do dia do sábado, para o santificar.” Êxodo 20:8.

7 “Durante toda a semana nos cumpre ter em mente o Sábado e fazer a preparação indispensável, a fim de observá-lo conforme o mandamento. Não devemos observá-lo simplesmente como objeto de lei. Devemos compreender suas relações espirituais com todos os negócios da vida. Todos os que considerarem o Sábado um sinal entre eles e Deus, revelando que Ele é o Deus que os santifica, hão de representar condignamente os princípios de Seu governo. Praticarão dia a dia os estatutos de Seu reino, orando continuamente a Deus para que a santificação do Sábado sobre eles repouse. Cada dia terão a companhia de Cristo, exemplificando-Lhe a perfeição de caráter. Dia a dia sua luz refulgirá para outros em boas obras. 

8 Em tudo quanto se relaciona com a obra de Deus, as primeiras vitórias devem ser alcançadas na vida doméstica. Aí é que deve começar a preparação para o Sábado. Durante toda a semana compete aos pais lembrar que seu lar precisa ser uma escola em que os filhos sejam preparados para o Céu. Sejam justas as suas palavras. Expressão alguma, que aos filhos não convém ouvir, deverá proceder de seus lábios. Seja o espírito mantido livre de toda irritação. Durante a semana devem os pais proceder como em presença de Deus, que lhes deu os filhos para serem educados para Ele. Educai no lar a pequena igreja de modo a, no Sábado, estar preparada para render culto a Deus no Seu santuário. 

9 Todas as manhãs e tardes apresentai a Deus vossos filhos como Sua herança remida com sangue. Ensinai-lhes que seu principal dever e privilégio é amar e servir a Deus.” “Quando o Sábado é desta forma lembrado, as coisas temporais não influirão sobre o exercício espiritual de modo a prejudicá-lo. Nenhum serviço atinente aos seis dias de trabalho será deixado para o Sábado. Durante a semana, teremos o cuidado de não exaurir as energias com trabalho físico a ponto de, no dia em que o Senhor repousou e Se restaurou, estarmos fatigados demais para tomar parte no Seu culto. Embora a preparação para o Sábado deva prosseguir durante toda a semana, a sexta-feira é o dia por excelência da preparação.”

10 O DIA POR EXCELÊNCIA DA PREPARAÇÃO “E, chegada a tarde, porquanto era o dia da preparação, isto é, a véspera do sábado,” Mar. 15:42.

11 “Na sexta-feira deverá ficar terminada a preparação para o Sábado. Tende o cuidado de pôr toda a roupa em ordem e deixar cozido o que houver para cozer. Escovai os sapatos e tomai vosso banho. É possível deixar tudo preparado, se tomar isto como regra. O Sábado não deve ser empregado em consertar roupa, cozer alimento, nem em divertimentos ou quaisquer outras ocupações mundanas. Antes do pôr-do-sol, ponde de parte todo trabalho secular, e fazei desaparecer os jornais profanos. Explicai aos filhos esse vosso procedimento e induzi-os a ajudarem na preparação, a fim de observar o Sábado segundo o mandamento.” “A sexta-feira é o dia de preparação. O tempo pode ser então dedicado a fazer os necessários preparativos para o Sábado, a pensar e falar sobre isto. Coisa alguma que possa aos olhos do Céu ser considerada transgressão do santo Sábado, deve deixar- se por dizer ou fazer, para ser dita e feita no Sábado.”

12 O PÔR-DO-SOL MARCA O LIMITE DO DIA “Sábado de descanso vos será; então afligireis as vossas almas; aos nove do mês à tarde, de uma tarde a outra tarde, celebrareis o vosso sábado.” Levítico 23:32.

13 “Antes do pôr-do-sol, todos os membros da família devem reunir- se para estudar a Palavra de Deus, cantar e orar. A este respeito estamos necessitados duma reforma, porque muitos há que se estão tornando remissos. Temos que confessar as faltas a Deus e uns aos outros. Devemos tomar disposições especiais para que cada membro da família possa estar preparado para honrar o dia que Deus abençoou e santificou.” “Vi que, no decurso do verão passado, o espírito que prevaleceu foi a ganância de obter o máximo possível deste mundo. Os mandamentos de Deus não foram guardados. Com a mente servimos à Lei de Deus, mas a mente de muitos estava a serviço do mundo. E enquanto suas mentes estivessem ocupadas com as coisas da Terra, servindo-se a si mesmas, não podiam servir à Lei de Deus. O Sábado não tem sido observado. Para alguns, a obra dos seis dias adentra até o sétimo dia. Uma hora, e até mais, têm sido subtraídas do início e do término do Sábado.”

14 O QUE FAZER E O QUE NÃO FAZER DURANTE O SÁBADO Levantar-se mais cedo: “Para de manhã anunciar a tua benignidade, e todas as noites a tua fidelidade;” Salmos 92:2.

15 “Não deveis perder as preciosas horas do Sábado, levantando-vos tarde. No Sábado a família deve levantar-se cedo. Despertando tarde, é fácil atrapalhar- se com a refeição matinal e a preparação para a Escola Sabatina. Disso resulta pressa, impaciência e precipitação, dando lugar a que a família se possua de sentimentos impróprios desse dia. Destarte profanado, o Sábado torna-se um fardo, e sua aproximação será para ela antes motivo de desagrado do que de regozijo.”

16 Ir à igreja: “E, chegando a Nazaré, onde fora criado, entrou num dia de sábado, segundo o seu costume, na sinagoga, e levantou-se para ler.” Lucas 4:16.

17 “Deus ensina que devemos congregar-nos em Sua casa, a fim de cultivar as qualidades do amor perfeito. Com isto os habitantes da Terra serão habilitados para as moradas celestiais que Cristo foi preparar para os que O amam. Lá no santuário de Deus, reunir-se-ão, então, Sábado após Sábado e mês a mês para participarem dos mais sublimes cânticos de louvor e ação de graças, entoados em honra dAquele que está assentado no trono, e ao Cordeiro, eternamente.” “Devem os pais e mães tornar uma regra que seus filhos assistam ao culto público no Sábado.”

18 Ficar em casa ou sair para contemplar as obras da Criação: “Mas o sétimo dia é o sábado do Senhor, teu Deus; não farás nenhuma obra, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o teu estrangeiro, que está dentro das tuas portas. Porque em seis dias fez o Senhor os céus e a terra, o mar e tudo que neles há, e ao sétimo dia descansou; portanto abençoou o Senhor o dia do sábado, e o santificou.” Êxodo 20:10-11.

19 “A Escola sabatina e o culto de pregação ocupam apenas uma parte do Sábado. O tempo restante poderá ser passado em casa e ser o mais precioso e sagrado que o Sábado proporciona. Boa parte desse tempo deverão os pais passar com os filhos. Em muitas famílias, os filhos menores são abandonados a si próprios, a fim de se entreterem como melhor puderem. Abandonadas a si mesmas, as crianças em breve ficam inquietas e começam a brincar ou ocupar-se de coisas ilícitas. Deste modo o Sábado perde para elas sua importância sagrada. Quando faz bom tempo, deverão os pais sair com os filhos a passeio pelos campos e matas. Em meio às belas coisas da Natureza, expliquem-lhes a razão da instituição do Sábado. Descrevam-lhes a grande obra da criação de Deus.”

20 Aproveitar as oportunidades para conduzir almas a Cristo: “Então Jesus lhes disse: Uma coisa vos hei de perguntar: É lícito nos sábados fazer o bem, ou fazer mal? Salvar a vida, ou matar?” Lucas 6:9.

21 “A obra no Céu não cessa nunca, e o homem não deve descansar de fazer o bem. O Sábado não se destina a ser um período de inútil inatividade. A Lei proíbe trabalho secular no dia de repouso do Senhor. O labor que constitui o ganha-pão deve cessar. Nenhum trabalho que vise prazer ou proveito mundanos é lícito nesse dia, mas como Deus cessou Seu labor de criar e repousou ao Sábado, e o abençoou, assim deve o homem deixar as ocupações da vida diária, e devotar essas sagradas horas a um saudável repouso, ao culto e às boas obras. O ato de Cristo em curar o enfermo estava de perfeito acordo com a Lei. Era uma obra que honrava o Sábado.”

22 Não viajar: “Se abstiveres de violar o sábado, de cuidar dos teus negócios em meu santo dia chamando ao sábado “deleitoso”, e “venerável” ao dia santo de Iahweh, se o honrares, abstendo-se de viagens, de correres atrás dos teus negócios, de fazeres planos,” Isaías 58:13. (BJ)

23 “Se desejamos a bênção prometida aos obedientes, devemos observar mais estritamente o Sábado. Temo que muitas vezes empreendamos nesse dia viagens que bem poderiam ser evitadas. De conformidade com a luz que o Senhor nos tem concedido em relação com a observância do Sábado, devemos ser mais escrupulosos quanto a viagens nesse dia, por terra ou mar. A esse respeito devemos dar às crianças e jovens bom exemplo. Para ir à igreja, que requer a nossa cooperação ou à qual devemos transmitir a mensagem que Deus lhe destina, pode tornar-se necessário viajar no Sábado, mas sempre que possível devemos, no dia anterior, comprar a passagem e tomar todas as disposições necessárias. Quando empreendemos viagens, devemos esforçar-nos o mais possível por evitar que o dia da chegada ao destino coincida com o Sábado. Quando obrigados a viajar no Sábado, cumpre evitarmos a companhia dos que procuram atrair-nos a atenção para as coisas seculares.”

24 Não freqüentar as escolas de ensino secular: “Nossos irmãos não podem esperar a aprovação de Deus enquanto põem seus filhos onde lhes é impossível obedecer ao quarto mandamento. Devem esforçar-se para fazer com as autoridades arranjos pelos quais as crianças sejam dispensadas das aulas no sétimo dia.”

25 Não comprar ou vender: “E passado o sábado, Maria Madalena, e Maria mãe de Tiago, e Salomé, compraram aromas para irem ungi-lo.” Marcos 16:1.

26 “Aqueles que no Sábado discutem assuntos de negócios ou fazem planos, são considerados por Deus como se estivessem empenhados na própria transação de negócio. Para santificar o Sábado não devemos mesmo permitir que nosso espírito se ocupe com coisas de caráter mundanos.”

27 Não Lavar Louça, Nadar, Brincar, etc.: “Estando, pois, os filhos de Israel no deserto, acharam um homem apanhando lenha no dia de sábado.” Números 15:32.

28 “Pergunto aos que afirmam ser adventistas do sétimo dia: Podeis reivindicar o selo do Deus vivo? Podeis afirmar que estais santificados pela verdade? Não temos, como um povo, dado à Lei de Deus a preeminência que devíamos dar. Estamos em perigo de fazer nossa própria vontade no dia de Sábado.... Procurar prazeres, jogar bola, nadar, não eram uma necessidade, mas pecaminosa negligência do dia sagrado e santificado por Jeová.... Recomendamos a todos que não lavem sua louça no Sábado se for possível evitá-lo. Deus é desonrado por todo trabalho desnecessário efetuado no Seu santo dia. Não é incoerente, e, sim, apropriado, que a louça fique por lavar até o fim do Sábado, se isto puder ser feito assim.”

29 O Alimento para o Sábado: “Vede, porquanto o Senhor vos deu o sábado, portanto ele no sexto dia vos dá pão para dois dias; cada um fique no seu lugar, ninguém saia do seu lugar no sétimo dia.” Êxodo 16:29.

30 “Não devemos, no Sábado, aumentar a quantidade de alimentos ou preparar maior variedade que nos outros ias. Ao contrário, a refeição no Sábado deve ser mais simples, convindo comer menos do que comumente, a fim de ser o espírito claro e em condição de compreender os temas espirituais. A alimentação em excesso entorpece a mente. As mais preciosas verdades podem ser ouvidas sem serem apreciadas, por estar a mente obscurecida por um regime alimentar impróprio. Por comer demais aos Sábados, muitos têm contribuído mais do que imaginam para desonrar a Deus. Embora deva a gente abster-se de cozinhar aos Sábados, não é necessário ingerir comida fria. Em dias frios, convém aquecer o alimento preparado no dia anterior. As refeições, posto que simples, devem ser apetitosas e atraentes. Trate-se de arranjar qualquer prato especial, que a família não costuma comer todos os dias.”

31 A Roupa para o Sábado: “Disse também o Senhor a Moisés: Vai ao povo, e santifica-os hoje e amanhã, e lavem eles as suas roupas,” Êxodo 19:10.

32 “Muitos precisam ser instruídos quanto ao modo de se apresentarem nas reuniões para o culto do Sábado. Não devem comparecer à presença divina com roupa usada no serviço durante a semana. Todos devem ter um traje especial para assistir aos cultos de Sábado. Conquanto não seja lícito adaptar-nos às modas do mundo, nossa aparência exterior não nos deve ser indiferente. Devemos vestir-nos com asseio e elegância, posto que sem luxo e sem adornos. Os filhos de Deus devem estar limpos interior e exteriormente.”

33 O Fim do Sábado: “E, tendo chegado a tarde, quando já se estava pondo o sol, trouxeram-lhe todos os que se achavam enfermos, e os endemoninhados.” Marcos 1:32.

34 “ “Ao pôr-do-sol, elevai a voz em oração e cântico de louvor a Deus, celebrando o findar do Sábado e pedindo a assistência do Senhor para os cuidados da nova semana.”

35 “Foi-me mostrada então uma multidão que ululava em agonia. Em suas vestes estava escrito em grande letras: ‘Pesado foste na balança, e foste achado em falta.’ Perguntei quem era aquela multidão. O anjo disse: ‘Estes são os que já guardaram o Sábado e o abandonaram.’ Ouvi-os clamar com grande voz: ‘Acreditamos em Tua vinda e a ensinamos com ardor.’ E enquanto falavam, seus olhares caíam sobre suas vestes, viam a escrita e então choravam em alta voz. Vi que eles haviam bebido de águas profundas, e enlameado o resto com os pés – pisando o Sábado a pés – e por isso foram pesados na balança e achados em falta.”

36 “Assim diz o Senhor: Guardai o juízo, e fazei justiça, porque a minha salvação está prestes a vir, e a minha justiça, para se manifestar. Bem-aventurado o homem que fizer isto, e o filho do homem que lançar mão disto; que se guarda de profanar o sábado, e guarda a sua mão de fazer algum mal.” Isaías 56:1-2.


Carregar ppt "DESCANSOU, ABENÇOOU E SANTIFICOU “E havendo Deus acabado no dia sétimo a obra que fizera, descansou no sétimo dia de toda a sua obra, que tinha feito."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google