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Aprendizagem-Ação no Projeto CSPS – ENAP “Desenvolvimento de Capacidade de Governança” 2008-09.

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1 Aprendizagem-Ação no Projeto CSPS – ENAP “Desenvolvimento de Capacidade de Governança”

2 Premissa da Aprendizagem-Ação A aprendizagem-ação favorece a consecução de resultados organizacionais ao mesmo tempo em que refletimos sobre nossas experiências para tornar a aprendizagem explícita. Esses insights e lições podem ser transformados em ações efetivas diante de uma situação nova e desconhecida. Ação Reflexão

3 O que é Aprendizagem-Ação ? “A aprendizagem-ação é aprender com experiências concretas e com a reflexão crítica sobre essas experiências por meio de discussões em grupo, tentativa e erro, descobertas e aprendizagem mútua” Zuber-Skerrit, 1998

4 Princípios da Aprendizagem- Ação Aprender com a experiência -agir, refletir e aprender -Abordar problemas reais -Aprender com outros -Tornar a aprendizagem e a ação explícitas

5 O que é diferente em relação ao modelo tradicional de aprendizagem? Modelo tradicional Uma resposta certa A aprendizagem é separada da ação Especialistas dizem o que deve ser feito Concorrência Foco em competências individuais Modelo de Aprendizagem- Ação Muitas respostas Compromisso com a ação Você explora Parcerias de aprendizagem Foco na consecução de resultados

6 O que há de diferente na Aprendizagem-Ação? Permite-nos explorar nossos insights e os de outras pessoas para que sejamos mais eficazes no que fazemos. Tira proveito de se estar no meio de ações para que aprendamos algo de novo sobre nós mesmos, as pessoas com quem trabalhamos, nossa organização e os desafios que enfrentamos. Exige que prestemos atenção no que desejamos mudar e pratiquemos as coisas que desejamos mudar.

7 Como funciona a Aprendizagem-Ação? A aprendizagem-ação se baseia em um processo de consultas colaborativas: –Nesse contexto, considera-se mais valioso e impactante fazer perguntas criteriosas e refletir sobre as possibilidades que elas criam do que transmitir conhecimentos especializados ou respostas específicas para problemas.

8 Como a aprendizagem ocorre? Com a aprendizagem-ação, as pessoas aprendem tanto sobre o processo de consulta como sobre os detalhes da resolução de cada problema Não perca a visão do todo – não se trata apenas do problema em si, mas de aprender o significado do poder do questionamento

9 Trabalhando em 3 níveis O próprio projeto de trabalho Objeivos Plano de projeto Tarefas Orçamentos Cronogramas Métodos de fazer o trabalho Gestão de projeto (método usual) Aprendizagem-ação Como trabalhamos em equipe Reflexões em nosso processo Inquérito apreciativo Nos questionando

10 O que torna essa aprendizagem tão poderosa? Aprender a refletir Aprender a manter seus compromissos Aprender a se colocar no lugar de outros Aprender a pensar de forma criativa Aprender sobre si próprio

11 O Processo Central da Aprendizagem-Ação Coleta de dados Análise (separação dos sintomas das causas básicas) Produção de soluções Implementação Avaliação, acompanhamento Repetir…

12 Sobre o que estamos aprendendo? Sobre o ambiente externo Sobre os desafios do nosso trabalho Sobre nós mesmos Sobre como aprendemos Sobre como podemos aplicar nossa aprendizagem após o fim do projeto Sobre quem mais deve aprender a usar o processo

13 Quais são as minhas responsabilidades como questionador? Atitudes : Preocupação com o bem-estar de outros membros do grupo Respeito pelos conhecimentos especializados e experiências de cada pessoa Capacidade de se colocar no lugar de outros membros

14 Quais são as minhas responsabilidades como questionador? Comportamentos : Concentrar-se em ser útil Ouvir ativamente o que as pessoas dizem e não dizem Aprender a não interromper Transmitir empatia Apoiar o palestrante Questionar o palestrante Aprender a fazer boas perguntas Sustentar uma linha de raciocínio até que ela tenha sido esclarecida ou totalmente explorada

15 Quais são as minhas responsabilidades como palestrante ? –Vir preparado –Ser eficiente na apresentação –Você é o cliente –Aprender a comunicar meus sentimentos –Valorizar o silêncio –Estar atento às suas necessidades –Verificar se você está na defensiva –Aprender a receber –Aprender a confiar em outros –Enfocar ações

16 Quais são as responsabilidades do facilitador ? Ajudar o grupo a compreender as diferentes funções e responsabilidades relacionadas ao processo Modelar as normas da reflexão, do ouvir e do questionar Preservar a integridade do processo e promover um ambiente favorável à aprendizagem Ajudar o grupo a compreender o que está acontecendo e por que razão Facilitar o intercâmbio entre os membros

17 Quais são as responsabilidades do facilitador ? Intermediar questões ou conflitos não resolvidos no grupo ou entre indivíduos Transmitir ao grupo o que for observado sobre seu comportamento e foco Estimular o grupo a avaliar realizações em tarefas e processos periodicamente

18 Tipos de perguntas Perguntas abertas : extraem uma ampla gama de possíveis respostas ou ações - O que você acha de …? -Como você decidiu o que fazer …? Perguntas fechadas : concentra a consulta em respostas específicas, tipicamente “sim” ou “não” -Você acha que isso vai dar certo ? -É nisso que você acredita ?

19 Propósito das perguntas  Esclarecer fatos  Aprofundar questões  Explorar sentimentos, atitudes, crenças, motivações  Estimular novas idéias  Criar um espaço para reflexões  Obter informações  Concentrar a atenção  Apoiar  Verificar se questões foram compreendidas  Contestar suposições

20 Estratégias de Questionamento Faça perguntas que desafiem a maneira pela qual outras pessoas vêem o mundo Seja claro e preciso em sua linguagem Faça diferentes tipos de perguntas Formule perguntas sensíveis

21 Fatores Essenciais para o Sucesso Certificar-se de que escolheu um problema de tamanho certo Garantir o apoio ativo da direção nos níveis mais altos Esforçar-se para produzir resultados efetivos Usar um modelo eficaz de solução de problemas


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