A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

GRANDES BIOMAS DO BRASIL Atividades. QUESTÃO 01  Leia o fragmento da musica Passarim de Tom Jobim e responda. Passarim Tom Jobim Passarim quis pousar,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "GRANDES BIOMAS DO BRASIL Atividades. QUESTÃO 01  Leia o fragmento da musica Passarim de Tom Jobim e responda. Passarim Tom Jobim Passarim quis pousar,"— Transcrição da apresentação:

1 GRANDES BIOMAS DO BRASIL Atividades

2 QUESTÃO 01  Leia o fragmento da musica Passarim de Tom Jobim e responda. Passarim Tom Jobim Passarim quis pousar, não deu, voou Porque o tiro partiu mas não pegou (...) E o mato que é bom, o fogo queimou Cadê o fogo? A água apagou (...) E a cinza se espalhou E a chuva carregou acessado em 08/10/2008http://letras.terra.com.br Tom Jobim sempre foi um grande defensor das matas brasileiras, principalmente da mata atlântica, que foi uma de suas maiores inspirações. Ele tinha uma preocupação ambientalista da natureza e ficava maravilhado com os pássaros e as plantas do Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Infelizmente, se fosse vivo na atualidade, o grande compositor brasileiro estaria triste e desapontado com o atual nível de destruição da biodiversidade do Brasil. EXPLIQUE a importância da preservação da biodiversidade para as gerações futuras em relação à natureza e a economia.

3 Questão 01 (Resposta)  A riqueza da biodiversidade brasileira ainda não foi totalmente estudada e avaliada. Nos milhões de espécies animais e vegetais presentes no território brasileiro (extintas e não estudadas) poderiam estar a cura de inúmeras doenças que ainda não se conhece. Mesmo aquelas já estudadas, ainda podem ser mais avaliadas e serem utilizadas, além do citado anteriormente, pelas indústrias de cosméticos, de energia, de moveis, etc.

4 QUESTÃO 02  “Ocorreram longas expedições escravistas no Novo Mundo. Dentre elas, destacam-se as seguintes: a expedição bugreira do autonomismo paulista, na qual duas colunas de duzentos bandeirantes e mais de mil guerreiros indígenas vaguearam durante três anos pelo Oeste e pelo Norte; a expedição negreira do expansionismo colonial fluminense, a qual visava reinserir a América portuguesa na zona sul-atlântica da economia-mundo. Essas duas expedições representaram dois roteiros geográficos distintos, duas políticas diferentes de exploração colonial que foram unificadas pelo mercado atlântico nas últimas décadas do século XVII, durante o período do tráfico negreiro. (ALENCASTRO, Luiz Felipe de. O trato dos viventes: formação do Brasil no Atlântico Sul. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.p Adaptado.)

5  No texto, o autor se refere às expedições bugreiras, que avançaram pelo continente a partir do litoral de São Paulo. As rotas das expedições estão destacadas no mapa ao lado. Ao longo do caminho identificado no mapa como rota “I”, os bandeirantes encontraram a seguinte seqüência de biomas: a) Floresta Atlântica, Caatinga, Cerrado e Floresta Amazônica. b) Floresta Atlântica, Cerrado, Floresta de Araucária e Floresta Amazônica. c) Floresta Atlântica, Cerrado, Floresta de Araucária e Pantanal Mato-grossense. d) Floresta Atlântica, Floresta de Cocais, Floresta de Araucária e Cerrado. e) Floresta Atlântica, Cerrado, Pantanal Mato-grossense e Floresta Amazônica.

6 QUESTÃO 02 (Resposta) e) Floresta Atlântica, Cerrado, Pantanal Mato- grossense e Floresta Amazônica.

7 QUESTÃO 03  Um caminhoneiro, ao fazer uma viagem do ponto F para o ponto G, depara-se com a seguinte paisagem ao longo do caminho. Considerando que esta viagem foi feita toda em território nacional, o caminho CORRETO feito por ele foi a) Saída ao sul do Mato Grosso do Sul, passando por Goiás, chegando no interior da Bahia. b) Saída de Roraima, passando pelo Pará e Maranhão, chegando no interior do Piauí. c) Saída do Rio de Janeiro, passando por Minas Gerais, chegando no interior de Goiás. d) Saída do Paraná, passando por São Paulo e chegando ao sul de Minas Gerais. e) Saída de Tocantins, passando pela Bahia e chegando no interior de Pernambuco.

8 QUESTÃO 03 (Resposta) b) Saída de Roraima, passando pelo Pará e Maranhão, chegando no interior do Piauí.

9 QUESTÃO 04  Leia os fragmentos a seguir: “O conceito Hotspot foi criado em 1988 pelo ecólogo inglês Norman Myers para resolver um dos maiores dilemas dos conservacionistas: quais as áreas mais importantes para preservar a biodiversidade na Terra? Ao observar que a biodiversidade não está igualmente distribuída no planeta, Myers procurou identificar quais as regiões que concentravam os mais altos níveis de biodiversidade e onde as ações de conservação seriam mais urgentes.” (MATIAS, Vandeir R. et all. Desenvolvimento sustentável a partir dos Hotspot. Anais da III Semana de Ciência e Tecnologia do CEFET-MG 2007) “É considera hotspot uma área com pelo menos 1,5 mil espécies endêmicas de plantas e que tenha perdido mais de três quartos de sua vegetação original. Assim sendo, encontramos no Brasil dois hotspots (...).” (Revista Discutindo a Geografia – nº 12. Ed. Escala) Com base nos conceitos apresentados pelos autores e os ecossistemas brasileiros é CORRETO afirmar que os hotspot brasileiros são a) Amazônia e Mata Atlântica. b) Manguezais e Caatinga. c) Mata Atlântica e Mata de Araucárias. d) Amazônia e Cerrado. e) Mata Atlântica e Cerrado.

10 QUESTÃO 04 (Resposta) e) Mata Atlântica e Cerrado.

11 QUESTÃO 05  Considere a figura.

12  A figura demonstra a distribuição espacial de densidades de queimadas em unidades de grade no Brasil em agosto de São focos detectados através do satélite NOAA 12h às 21h TMG. Considerando a figura verifica-se que os desflorestamentos ocorrem, preponderantemente, em a) florestas estacionais semi-deciduais e florestas tropicais latifoliadas. b) florestas tropicais e Pantanal. c) cerrado e caatinga. d) floresta Amazônica e Mata Atlântica. e) cerrados e trechos periféricos da Floresta Amazônica.

13 QUESTÃO 05 (Resposta) e) cerrados e trechos periféricos da Floresta Amazônica.

14 QUESTÃO 06  Analise o mapa. Fonte: MOREIRA, Igor. Geografia geral e do Brasil. São Paulo: Ática, 2005.

15  Todos os biomas brasileiros sofrem degradação antrópica de formas e intensidades variadas. Um dos problemas enfrentados por dois importantes biomas brasileiros é a prática das queimadas, conforme mostra o mapa. a) IDENTIFIQUE os dois biomas mais ameaçados. b) APONTE uma causa e duas conseqüências da manutenção destas práticas na atualidade.

16 QUESTÃO 06 (Resposta) a) Os dois biomas mais ameaçados pelas queimadas são a Floresta Amazônica e o Cerrado. b) As áreas da Floresta Amazônica e do Cerrado representam hoje a fronteira agrícola brasileira, principalmente do cultivo monocultor da Soja. Para se utilizar com mais rapidez a área ocupada, utilizam-se ainda a prática das queimadas.Como consequências o empobrecimento a médio e longo prazo dos solos e a diminuição da biodiversidade, com extinção de diversas espécies animal e vegetal.

17 QUESTÃO 07 Fonte: Acesso em 13/11/2009.

18  O domínio morfoclimático das araucárias é um dos biomas mais devastados no Brasil. Por se localizar numa região de grande povoamento, sua vegetação tem ficado restrita a alguns parques ecológicos e as demais áreas substituídas por outras atividades econômicas. IDENTIFIQUE os processos responsáveis pela devastação das espécies das araucárias.

19 Questão 07 (Resposta) O processo de urbanização e de expansão agrícola são os maiores responsáveis. Além disso, o uso da madeira de qualidade das araucárias tem levado diversas serrarias a trabalharem ilegalmente na região, causando um impacto ambiental imenso.

20 QUESTÃO 08  Observe a imagem: Fonte: Acesso em 25/04/2010.

21  O número de ONGs – Organizações Não Governamentais cresce a cada dia em todo o mundo. Essas instituições são ligadas a temáticas e problemas da modernidade e, na maioria dos casos, tem atuado com sucesso na busca de soluções. Apesar disso, alguns problemas foram descobertos nos últimos anos com relação àquelas que atuam na Amazônia.  DESCREVA os pontos negativos advindos da má atuação das ONGs na Amazônia.

22 Questão 08 (Resposta)  Diversas denúncias comprovaram o desvio de verbas existentes nessas instituições. Além disso, ONGs estrangeiras têm atuado na Amazônia como fachada para atuação de empresas estrangeiras do ramo de mineração e interessadas na biodiversidade da região.

23 QUESTÃO 09  Observe o mapa a seguir. PAÍSES COM MEGABIODIVERSIDADE, POR ORDEM ALFABÉTICA 1.Austrá lia 6.Equad or 11.Méxi co 16.Estad os Unidos 2.Brasil7.Índia12.Peru17.Vene zuela 3.China8.Indoné sia 13.Filipin as 4.Colôm bia 9.Mada gascar 14.Áfric a do Sul 5.Congo10.Malá sia 15.Papu a Nova Guné

24  São elementos combinados que fazem um país ser de megabiodiversidade: a) Clima, relevo e solo. b) Economia, relevo e temperatura média anual. c) Economia, clima e estrutura geológica. d) Extensão, clima e relevo. e) Zona climática, estrutura geológica e solo.

25 QUESTÃO 09 (Resposta) a) Clima, relevo e solo.

26 QUESTÃO 10  Analise os fragmentos a seguir.  ALMEIDA, Lúcia Marina. RIGOLIN, Tércio B. Geografia. São Paulo: Ática, I – “(...) é o segundo ecossistema mais extenso do Brasil (...) (...) caracteriza-se pela associação de formações vegetais diferentes: pequenas árvores retorcidas e arbustos em seu estrato superior misturam-se à vegetação rala e rasteira composta de gramíneas em seu estrato inferior (...)” II – (...) formação aberta e espaçada, possui poucas espécies vegetais (...) (...) com estações do ano bem definidas, ocupa a área dos planaltos e chapadas da bacia do Paraná (...)” III – (...) enquadra-se nas formações arbustivas, isto é, apresenta árvores pequenas e baixos arbustos espaçados (...) Nesse ecossistema, teremos uma vegetação adaptada para se proteger da falta de água com a perda das folhas (...)”

27  É CORRETO afirmar que os fragmentos I, II e III referem-se aos seguintes ecossistemas brasileiros, respectivamente: a) Cerrado, Pantanal, Caatinga. b) Caatinga, Cerrado, Mata de Araucárias. c) Amazônia, Cerrado, Caatinga. d) Pantanal, Caatinga, Cerrado. e) Cerrado, Mata de Araucárias, Caatinga.

28 QUESTÃO 10 (Resposta) e) Cerrado, Mata de Araucárias, Caatinga.


Carregar ppt "GRANDES BIOMAS DO BRASIL Atividades. QUESTÃO 01  Leia o fragmento da musica Passarim de Tom Jobim e responda. Passarim Tom Jobim Passarim quis pousar,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google