A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CONCEITO Nos vegetais clorofilados, a membrana vegetal é dupla, isto é, ocorre uma membrana vegetal semipermeável denominada membrana plasmática e outra.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CONCEITO Nos vegetais clorofilados, a membrana vegetal é dupla, isto é, ocorre uma membrana vegetal semipermeável denominada membrana plasmática e outra."— Transcrição da apresentação:

1

2 CONCEITO Nos vegetais clorofilados, a membrana vegetal é dupla, isto é, ocorre uma membrana vegetal semipermeável denominada membrana plasmática e outra de natureza celulósica. A membrana plasmática é comum tanto aos vegetais como aos animais. A celulósica é característica das células dos vegetais clorofilados, sendo, por isso, preferível denominá-la parede celulósica. Além da celulose, encontramos ainda matérias pépticas, tais como a pectose, ácidos pépticos, metapépticos e calose.

3

4 LAMELA MÉDIA Denominam-se lamela média, ou cimento intercalar, as substancias que ficam entre as paredes de células vizinhas. O cimento intercalar é constituído por substâncias pépticas. Ela é que mantém as células ligadas entre si. A primeira membrana que se forma nas células vegetais é denominada membrana primária, sendo de natureza celulósica.

5

6 Crescimento da membrana celular Estando a membrana primária presente durante o crescimento celular, crescerá forçosamente. O crescimento da membrana celular se dá de duas formas: Crescimento por intuscepção (crescimento em superfície) Crescimento por aposição (crescimento em espessura)

7 Crescimento por intuscepção Se faz a custa da intercalação de novas moléculas de celulose, elaboradas pelo protoplasma, entre as moléculas já existentes. O crescimento em superfície pode ser por duas formas: Geral ou regular: Quando se dá de maneira uniforme, nesse caso, a célula mantém sua forma original.

8 Células parenquimáticas

9 Localizado ou irregular: quando o crescimento se processa somente em alguns pontos da célula. No caso, a célula não mantém sua forma original. Ex: células pétreas.

10 Crescimento por Aposição É o crescimento em espessura, podem ocorrer de dois modos: Crescimento regular ou total. Crescimento irregular ou parcial. Exemplos: diversos tipos de colênquimas( tecido de sustentação ).

11

12 TIPOS DE PAREDE CELULAR A primeira membrana que se forma nas células vegetais é de origem celulósica. Forma-se no fim da divisão celular e permanece relacionada com o protoplasma vivo durante todo o crescimento celular, por isso o nome de membrana primária.

13 A membrana secundária surge após a célula atingir o crescimento máximo. Ao contrario da anterior, não se relaciona mais com o protoplasma vivo, apesar de mortas, as células desempenham função mecânica, ou seja de sustentação.

14

15 MEMBRANA CELULÓSICA membranas ditas celulósicas não são constituídas exclusivamente de celulose, a hemicelulose e certas pentosanas e inúmeros carboidratos entram em sua composição. A celulose é insolúvel no álcool, no éter, na água e no clorofórmio. Sua propriedade mecânica é de grande importância, pois é muito resistente a tração e a tensão.

16 A celulose é um polissacarídeo de fórmula geral C6H10O5 Hidrolisada pelo ácido clorídrico(HCl) concentrado É insolúvel na água, álcool éter e clorofórmio. Algodão hidrófilo (Gossipum herbaceum L.) desprovidos de matérias graxas, é constituído quase que por celulose pura.

17

18 Membrana Lignificada A palavra lignina provém do Latim lignum que significa lenho, madeira. Corresponde a substância incrustante que se une a celulose nas paredes celulares especialmente nos tecidos esclerenquimáticos e xilemáticos(sustentação). A lignina é um composto de natureza polimérica, não é uma substância simples. Uma série de compostos aromáticos possuindo estruturas químicas semelhantes àda vanilina e coniferina participa quase sempre da sua composição química (basicamente formado por unidades de C 6 C 3 (Fenil propano). A lignificação realiza-se paulatinamente na face interna da parede celular.

19

20 Membrana suberificada A suberina é considerada por uns como oriunda de transformação da parede celulósica e por outros como resultante da atividade protoplasmática, é um complexo de substâncias relacionadas com os lipídeos. Na sua composição entram ácidos graxos saturados e insaturados, os quais podem aparecer polimerizados ou esterificados por álcoois superiores

21

22 Membrana Cutinizada A cutina é constituída por um complexo de substâncias relacionadas com os lipídeos Sob o ponto de vista químico, não é fácil o limite entre cutina e suberina. Para alguns autores a principal diferença está no grau de polimerização de seus ácidos graxos sendo maior na cutina que na suberina.

23 A localização topográfica, todavia, constitui bom caráter pratico na diferenciação entre a cutina e a suberina, porque a cutina na maior parte dos casos está relacionada com células epidérmicas. A cutina é menos permeável aos líquidos e aos gases que a celulose e se solidifica em contato com o ar. Cora-se pelo sudão III e IV.

24

25 Membrana cerificada As ceras encontradas no reino vegetal exercem função protetora. Na composição química das ceras entram hidrocarbonetos parafínicos, álcoois alifáticos de número elevado de átomos de carbono, combinados ou não. Aparece sobre a cutina e sobre a membrana celulósica, depositando-se em forma de bastonetes, granulações e revestimentos contínuos. Serve de proteção contra transpiração excessiva.

26 Cera de carnaúba

27 Membrana Hemicelulósica O nome hemicelulose foi proposto por Shulze em 1891, para designar polissacarídeos extraídos das plantas por soluções alcalinas. Estes polissacarídeos, por hidrólise, originam xilose, arabinose, galactose, manose, glicose e os ácidos glicurônico e galacturônico. é considerada como substância de reserva, sendo desdobradas por enzimas especiais, elaboradas pelas plantas na ocasião de sua mobilização

28 Paredes silicificadas são próprias de certas epidermes de plantas pertencentes à família Gramineae e à família Cyperaceae A silicificação, processo de impregnação da membrana opera-se sob a forma de granulações microscópicas que ficam intactas quando se efetua a calcinação da planta A forma desses corpos silicosos é constante para cada espécie vegetal, possibilitando a utilização deste caráter morfológico na sua diagnose.

29 Sementes de Jarina Phytelephas macrocarpa Ruiz Jarina

30 Paredes silicificadas São próprias de certas epidermes de plantas pertencentes à família Gramineae e à família Cyperaceae A silicificação, processo de impregnação da membrana opera-se sob a forma de granulações microscópicas que ficam intactas quando se efetua a calcinação da planta A forma desses corpos silicosos é constante para cada espécie vegetal, possibilitando a utilização deste caráter morfológico na sua diagnose.

31 Cymbopogon citratus S. – capim limão

32 Sílica

33 Paredes mucilaginosas A transformação de membrana celular em mucilagens ou em gomas recebe o nome de gelificação. Quimicamente as mucilagens são polissacarídeos acídicos. As sementes de linho possuem a região do tegumento rica em mucilagem.

34

35 Dicas de saúde CÂNCER: de mama, de próstata, de colon, de pulmão, etc. BAIXA DE PESO: A linhaça moída é excelente para baixa de peso, pois elimina o colesterol em forma rápida. SISTEMA DIGESTIVO: Prevêem ou cura o câncer de colon. Ideal para artrite, prisão de ventre, acidez estomacal. Lubrifica e regenera a flora intestinal.

36 SISTEMA NERVOSO: É um tratamento para a pressão. As pessoas que consomem linhaça sentem uma grande diminuição da tensão nervosa e uma sensação de calma. SISTEMA IMUNOLÓGICO: A linhaça alivia alergias, é efetiva para o LUPUS. A semente de linhaça por conter os azeites essenciais Omega 3, 6, 9 e um grande conteúdo de nutrientes que requeremos constantemente, faz com que nosso organismo fique menos doente, por oferecer uma grande resistência às doenças.


Carregar ppt "CONCEITO Nos vegetais clorofilados, a membrana vegetal é dupla, isto é, ocorre uma membrana vegetal semipermeável denominada membrana plasmática e outra."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google