A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

 Fichamento e Resumo Produção de textos. ESQUEMA E FICHAMENTO  Constitui o mais radical exercício se síntese, visto que não precisa ser desenvolvido.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: " Fichamento e Resumo Produção de textos. ESQUEMA E FICHAMENTO  Constitui o mais radical exercício se síntese, visto que não precisa ser desenvolvido."— Transcrição da apresentação:

1  Fichamento e Resumo Produção de textos

2 ESQUEMA E FICHAMENTO  Constitui o mais radical exercício se síntese, visto que não precisa ser desenvolvido de forma discursiva, isto é, mediante orações, períodos e parágrafos. O esquema estrutura-se apenas por frases-chaves, abreviaturas ou fórmulas em que se resgatam as ideias capitais do texto.  Para realizar o esquema de um texto, faz-se necessária: a leitura refletida e a anotação das partes mais importantes.  Na leitura refletida busca-se captar o núcleo semântico do texto, ou seja, sua ideia central, o objetivo com que foi escrito

3 ESQUEMA E FICHAMENTO  Depois da leitura, sublinham-se as palavras-chave em cada parágrafo que irão constituir o esqueleto do texto ou seu esboço. Neste caso, estar-se-á fazendo o fichamento. Essas palavras chaves se identificam com os tópicos frasais de cada parágrafos. Porém, isso nem sempre ocorre, uma vez que pode haver no texto parágrafos repetidos e desnecessários.  No esquema, utilizam-se algarismos romanos para marcar as divisões principais. As letras maiúsculas designam subdivisões, algarismos arábicos indicam itens de subdivisões. Caso seja necessário, utilizar-se-á letras minúsculas.

4 ESQUEMA E FICHAMENTO  Depois da leitura, sublinham-se as palavras-chave em cada parágrafo que irão constituir o esqueleto do texto ou seu esboço. Neste caso, estar-se-á fazendo o fichamento. Essas palavras chaves se identificam com os tópicos frasais de cada parágrafos. Porém, isso nem sempre ocorre, uma vez que pode haver no texto parágrafos repetidos e desnecessários.  No esquema, utilizam-se algarismos romanos para marcar as divisões principais. As letras maiúsculas designam subdivisões, algarismos arábicos indicam itens de subdivisões. Caso seja necessário, utilizar-se-á letras minúsculas.

5 ESQUEMA E FICHAMENTO I. LER E ESCREVE NO ROMANCE FEMININO 1. O romance levou tempo para se consolidar-se na Europa. No Brasil não foi diferente. 1.2 A forte perfil patriarcal de nossa colonização atrapalhou na popularização do romance. 1.3 As mulheres liam pouco, porém liam. 1.4 Com a popularização do romance, a partir da segunda metade do século XIX, as mulheres tornaram-se as principais leitoras desse gênero no país.

6 ESQUEMA E FICHAMENTO I. LER E ESCREVE NO ROMANCE FEMININO 1. O romance levou tempo para se consolidar-se na Europa. No Brasil não foi diferente. 1.2 A forte perfil patriarcal de nossa colonização atrapalhou na popularização do romance. 1.3 As mulheres liam pouco, porém liam. 1.4 Com a popularização do romance, a partir da segunda metade do século XIX, as mulheres tornaram-se as principais leitoras desse gênero no país.

7 RESUMO  Resumir é dar forma reduzida a um texto, anteriormente mais longo, preservando-se, contudo, o significado geral.  Para se escrever um resumo eficiente é necessário: I. captar o núcleo semântico do texto. II. Apreender o encadeamento semântico, elucidando passagens, que porventura, ofereçam maior dificuldade de compreensão. III. Registro das ideias-chave e das palavras que servem de articulação entre duas ideias. IV. Hierarquização das ideias, separando-se as principais das subsidiárias ou secundárias, eliminando-as ou reduzindo-as a uma escala pedida para o resumo.

8 RESUMO  No resumo, não se deve reproduzir as características estilísticas do autor do texto, nem o seu tom particular de abordagem.  O resumo deve dar apenas uma ideia rápida do conteúdo do texto, por isso não deve imitar a forma do original. Usa-se, de preferência a 3ª pessoa do singular, e os verbos aparecem na voz ativa.  Deve-se resumir com objetividade e clareza, evitando transcrição ou citação do original, podendo, porém, aproveitar as palavras consideradas chaves.

9 RESUMO  No resumo, não se deve reproduzir as características estilísticas do autor do texto, nem o seu tom particular de abordagem.  O resumo deve dar apenas uma ideia rápida do conteúdo do texto, por isso não deve imitar a forma do original. Usa-se, de preferência a 3ª pessoa do singular, e os verbos aparecem na voz ativa.  Deve-se resumir com objetividade e clareza, evitando transcrição ou citação do original, podendo, porém, aproveitar as palavras consideradas chaves.


Carregar ppt " Fichamento e Resumo Produção de textos. ESQUEMA E FICHAMENTO  Constitui o mais radical exercício se síntese, visto que não precisa ser desenvolvido."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google