A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

E Para executar uma gravura em linóleo, é essencial conhecer todo o processo implicado até à impressão do que se pretende. Foi com esse objectivo, que.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "E Para executar uma gravura em linóleo, é essencial conhecer todo o processo implicado até à impressão do que se pretende. Foi com esse objectivo, que."— Transcrição da apresentação:

1 e Para executar uma gravura em linóleo, é essencial conhecer todo o processo implicado até à impressão do que se pretende. Foi com esse objectivo, que se elaborou este trabalho.

2 e

3

4 e

5 Numa folha, faz-se o desenho. ( Como exemplo, foi realizado este desenho por forma a especificar todas as fases necessárias até à impressão do mesmo) Em seguida, pinta-se a preto as zonas que se querem imprimir, deixando-se as restantes a branco.

6 1- Placa de linóleo 2- Papel químico 3- Desenho 4- Ponta seca (caneta)

7 Coloca-se o papel químico entre o desenho e a placa de linóleo. Em seguida, com uma ponta seca, decalca-se o desenho para a placa de linóleo. Ao passar-se o desenho para o linóleo, deve-se ter em atenção que a impressão sairá invertida.

8 e 1- Placa de linóleo 2- Placa de madeira com rebordos no sentido inverso 3- Goivas em U e em V 4- X-acto

9 Coloca-se o linóleo sobre a placa de madeira para que este não deslize aquando da escavação. Com o X-acto, contorna-se o desenho. Este contorno protege o desenho de qualquer acidente provocado por um corte mal direccionado. Em seguida, escava-se as zonas que se encontram a branco com o auxílio de goivas.

10 Após ter-se escavado todas as zonas que se encontravam a branco, tem-se a placa pronta para a fase seguinte.

11 e - Álcool etílico e um pano

12 e Com um pano embebido em álcool, passa-se nas zonas que se encontram em relevo. Esta fase (de desengorduração) permite que, aquando da tintagem da placa, a tinta tenha uma melhor aderência.

13 1- Tintas para linóleo ( As tintas para linóleo podem ser à base de água ou de óleo. No entanto, se preferir trabalhar com as tintas de óleo terá que acrescentar um pouco de óleo de linhaça para as amaciar). 2- Rolo de plástico duro Vidro

14 Coloca-se a tinta de água sobre a superfície do vidro. Com o rolo estende-se a tinta por forma a que este fique com uma camada uniforme. Em seguida, realiza-se a tintagem da superfície que se encontra em relevo de forma homogénea

15 e e tem-se a placa pronta para a impressão.

16 1- Prensa 2- Papel fino e absorvente 1 2

17 Coloca-se o linóleo sobre uma placa de madeira e sobre este o papel. Em seguida, insere-se a placa na prensa para que seja exercida pressão da folha sobre o linóleo.

18 A impressão está pronta.

19 Apesar de ter sido utilizada a prensa para a impressão desta gravura, existem outras formas de o fazer: pressionando o papel com uma colher ou com a palma da mão. Em ambos os casos, deve começar-se pelo centro com um movimento circular e avançar na direcção das margens. Para que a folha se mantenha imóvel é aconselhável colocar pesos nos cantos.

20 ee e

21 2002


Carregar ppt "E Para executar uma gravura em linóleo, é essencial conhecer todo o processo implicado até à impressão do que se pretende. Foi com esse objectivo, que."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google