A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO – 2014

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO – 2014"— Transcrição da apresentação:

1 COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO – 2014
Professora Leliane Moreira Professor Francisco José Bastos

2 A UNIP EM NÚMEROS Número de Alunos Presencial 185.129
Número de Alunos EAD 71.373 Número de Alunos PROUNI 20.560 Docentes 6.326 Docentes e Tutores EAD 2.376 Número de Campus Presencial 27 Número de Polos EAD 598

3 2005: CPA na UNIP A Comissão Própria de Avaliação da UNIP iniciou suas atividades em 2005 a partir da construção de sua proposta de avaliação institucional interna vinculada ao Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) instituído pela Lei nº10.861, de 14 de abril de 2004

4 A UNIP e a Atividade de Autoavaliar-se
A prática de auto avaliação já estava inserida no cotidiano institucional da UNIP e a partir do SINAES foi estabelecida uma nova configuração na sistemática e ordenação das etapas da avaliação.

5 Missão da CPA da UNIP A CPA da UNIP tem como objetivo o autoconhecimento da instituição sustentado no ato contínuo de analisar seu PDI e sua Missão institucional. Avalia se, de fato, o PDI está sendo cumprido e propõe metas e estratégias para superação das fragilidades e sustentação das potencialidades.

6 A UNIP e a Cultura de Avaliação
A CPA da UNIP também tem como objetivo a construção de uma cultura de avaliação na instituição que ultrapasse as críticas e reclamações em prol de uma permanente busca de sua eficácia institucional e efetividade acadêmica e social. Para tanto, buscou sempre alcançar a participação voluntária e não-identificada de todos os segmentos da comunidade acadêmica.

7 CPA nos CAMPI da UNIP Sendo a UNIP uma instituição multicampi a CPA da UNIP entendeu ser necessário instituir uma CPA LOCAL em cada campus, a fim de realizar regionalmente a avaliação institucional interna garantindo traçar um diagnóstico e uma análise dos resultados que apresentem o contexto institucional global.

8 A CPA nos Campi e o Pessoal Envolvido
A UNIP tem 27 campi e, em cada um deles, há uma CPA LOCAL instituída desde 2006, composta por 6 representantes dos seguimentos. Temos, portanto, 162 pessoas envolvidas diretamente com a realização da Avaliação Institucional Interna.

9 A Primeira Avaliação Interna da UNIP
Em 2006 foi realizada a primeira Avaliação Institucional Interna da UNIP, nos moldes do SINAES. Tivemos a participação de pessoas de todos os segmentos da comunidade acadêmica (técnico- administrativos, docentes, discentes, egressos e sociedade civil). Alcançamos uma participação de 46,23% de participantes, o que nos mostrou que as ações de sensibilização alcançaram resultados satisfatórios para uma primeira avaliação.

10 O Crescimento da Participação da Comunidade Acadêmica
Tem havido um aumento contínuo da participação da comunidade acadêmica, o que sugere um fortalecimento e a consistência do trabalho de avaliação da CPA da UNIP. Em 2012, tivemos a participação de 30% a 50% da comunidade acadêmica em cada campus da UNIP, o que representou aproximadamente discentes respondendo o questionário dirigido a esse segmento.

11 A CPA da UNIP e a Educação a Distância - EAD
A CPA da UNIP acompanhou as avaliações internas realizadas pela EAD, desde seu início. Assim, realizou uma análise das potencialidades e fragilidades encontradas nessa modalidade de educação.

12 Algumas das fragilidades apresentadas em relação à EAD e soluções propostas
Melhoria do atendimento prestado pelos setores administrativo-acadêmico; Demora na divulgação das notas obtidas pelos discentes; Melhoria da comunicação direta entre o polo e o setor administrativo da EAD. Como exemplo, podemos citar soluções propostas diante das fragilidades: Capacitação de pessoal envolvido no processo de atendimento; Divulgação das notas nos prazos previstos no calendário; Adequação da quantidade de tutores.

13 2012 – CRIA-SE A CPA SETORIAL
A consolidação dos 598 polos da EAD e a especificidade da Educação a Distância, fizeram com que a instituição constituísse uma CPA Setorial para a UNIP Interativa. Assim, desenvolveu-se um trabalho mais específico e coerente com as necessidades da comunidade acadêmica dessa modalidade de educação superior.

14 A CPA Setorial da UNIP e suas Ações - 2013
Em 2013, a CPA Setorial desenvolveu ações em 3 direções: Ações de Estruturação e Divulgação Ações de Regionalização Ações de Coleta de Dados

15 AÇÕES DE ESTRUTURAÇÃO (Núcleos e Polos) - 2013
Para atender os 598 polos, a CPA SETORIAL utilizou a estrutura representativa da COLAP/PROUNI, que se constitui de 37 Núcleos Regionais, em um total de 111 pessoas dos segmentos envolvidos. Os 598 polos foram distribuídos pelos 37 Núcleos Regionais. Os Núcleos Regionais têm por função: a) ações de sensibilização para cultura avaliativa; b) multiplicação de capacitações; c) atendimento aos polos vinculados.

16 AÇÕES DE DIVULGAÇÃO DA CPA Setorial - 2013
Com o objetivo de divulgar a CPA da UNIP Interativa estabeleceram-se como ações: Divulgação no site. Vídeo Conferência com os Polos. Reuniões com diferentes segmentos da comunidade acadêmica.

17 2. AÇÕES DE SENSIBILIZAÇÃO EM 2013
Ações de Sensibilização realizadas: Reuniões com pessoal técnico- administrativo. Com o corpo decente. Com os NDEs dos Cursos. Com os Coordenadores de cursos. Reuniões (vídeo conferência) com os polos e Núcleos Regionais. Orientações para os Polos e para os Núcleos Regionais sobre a importância da participação da CPA SETORIAL nas atividades extensionistas.

18 CPA e a Sociedade Civil - 2013
A CPA SETORIAL EAD está elaborando um projeto de mapeamento das Instituições que, em cada Polo, demandam parcerias, ações, informações e apoio da UNIP INTERATIVA, a fim de estabelecer o perfil das possibilidades de atuação local e regional, especial, quanto à extensão universitária. A CPA SETORIAL EAD, nas ações de capacitação em 2013/1, identificou em municípios de médio e pequeno porte demandas relacionadas ao pessoal qualificado, espaços para estágios, entre outras.

19 PARTICIPAÇÃO DOS SEGUIMENTOS EM 2013
Dos questionários aplicados a todos os seguimentos, a CPA-EAD obteve os seguintes resultados PARCIAIS: Discentes: (33%) de questionários respondidos Docentes: 163 (35%) de questionários respondidos Pessoal de apoio técnico-administrativo 111 (22%) de questionários respondidos

20 RESULTADOS DA PESQUISA EM 2013
POTENCIASLIDADES 1- Em relação à organização didático- pedagógica obteve-se resultado positivo entre 70 e 90% de todos os segmentos da comunidade acadêmica. 2 – Em relação ao apoio docente e da tutoria obteve-se resultado positivo entre 75 e 85% de todos os segmentos da comunidade acadêmica. 3 - Aspectos que envolvem infraestrutura apresentou resultados na faixa de 70% positivos

21 RESULTADOS DA PESQUISA EM 2013
FRAGILIDADES 1- Em relação a organização didático- pedagógica, obteve-se um resultado entre 20 e 25% caracterizados como fragilidade, consideramos um percentual que deve ser analisado. 2 – Em relação ao apoio docente e da tutoria 25% das respostas apontam fragilidades, as quais se caracterizam mais diretamente em relação ao apoio da tutoria. 3 – Sobre a infraestrutura 20% das respostas apresentam pontos a serem considerados.

22 AÇÕES CORRETIVAS PROPOSTAS
1 – Maior divulgação do PDI e de informações que norteiam a vida da instituição junto ao estudante. 2- Divulgar as propostas do NDE e sua atuação nos cursos junto aos docentes e discentes. 3 – Propor atividades de responsabilidade social com docentes e discentes no campo artístico, cultural e científico. 4 – Através das atividades de sensibilização desenvolver ações que resultem em maior envolvimento de todos os segmentos.

23 AÇÕES CORRETIVAS PROPOSTAS
5 - Divulgação de todos os canais de informação e divulgação das atividades da IES, de acesso à todos os segmentos da comunidade acadêmica. 6 – Continuar com a política de melhoria no atendimento dos setores de apoio. 7- Realizar treinamentos e reciclagem com tutores, núcleos de apoio e pessoal técnico administrativo. 8- Estimular a ampla divulgação da CPA, sua finalidade, os resultados obtidos nas avaliações e a participação de toda a comunidade acadêmica e sociedade civil.

24 PLANO DE AÇÃO - 2014 Plano de Ação – (Disponível) Reunião da CPA-EAD
Avaliação 2013 – Síntese como devolutiva para os seguimentos Cronograma Ações de Sensibilização – Site/AVA/Impressos/videoconferencia/reu niões/seminários. Novos Instrumentos de Avaliação Ampliação da abrangência da coleta, em especial, para os seguimentos: a) polos de apoio presenciais e b) tutores.


Carregar ppt "COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO – 2014"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google