A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Lição 5 1 de novembro de 2014. Tiago 2:1-13 Os mandamentos da lei do amor 1.Tiago 2:1-4.  Não farás acepção de pessoas. 2.Tiago 2:5-7.  Não desprezarás.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Lição 5 1 de novembro de 2014. Tiago 2:1-13 Os mandamentos da lei do amor 1.Tiago 2:1-4.  Não farás acepção de pessoas. 2.Tiago 2:5-7.  Não desprezarás."— Transcrição da apresentação:

1 Lição 5 1 de novembro de 2014

2 Tiago 2:1-13 Os mandamentos da lei do amor 1.Tiago 2:1-4.  Não farás acepção de pessoas. 2.Tiago 2:5-7.  Não desprezarás ao pobre. 3.Tiago 2:8-9.  Amarás ao teu próximo. 4.Tiago 2:  Guardarás a lei. 5.Tiago 2:  Terás misericórdia.

3

4 «Nunca devemos ser frios e incompassivos, especialmente quando lidamos com os pobres. A todos se deve mostrar cortesia, simpatia e compaixão. A parcialidade para com os ricos desagrada a Deus. Jesus é desprezado quando Seus filhos necessitados são desprezados. Não são ricos dos bens deste mundo, mas são queridos ao Seu coração de amor. Deus não reconhece nenhuma distinção de classe. Para Ele não há casta. Aos Seus olhos, os homens são simplesmente homens, bons ou maus. No dia do juízo final, a posição, a classe, ou a riqueza não alterarão por um fio de cabelo, sequer, o caso de ninguém. Pelo Deus que tudo vê, serão os homens julgados segundo o que são na pureza, nobreza e amor a Cristo» E.G.W. (Conselhos sobre mordomía cristã, cp. 33, pg. 102)

5 «Ouçam, meus amados irmãos: não escolheu Deus os que são pobres aos olhos do mundo para serem ricos em fé e herdarem o Reino que ele prometeu aos que o amam? Mas vocês têm desprezado o pobre. Não são os ricos que oprimem vocês? Não são eles os que os arrastam para os tribunais? Não são eles que difamam o bom nome que sobre vocês foi invocado?» (Tiago 2:5-7) Os pobres que são ricos na fé herdarão o reino Os ricos que oprimem ao pobre blasfemam o nome de Jesus Quando, dentro da igreja, um irmão/ã usa sua riqueza ou posição para obter vantagens pessoais, blasfema o nome de Jesus. Com seu exemplo, degrada a Jesus diante dos homens.

6 «Se vocês de fato obedecerem à lei real encontrada na Escritura que diz: "Ame o seu próximo como a si mesmo", estarão agindo corretamente. Mas se tratarem os outros com favoritismo, estarão cometendo pecado e serão condenados pela Lei como transgressores.» (Tiago 2:8-9) Como podemos ver pelo versículo 12, Tiago fala aqui dos 10 Mandamen- tos. Esta é uma lei real, porque é a lei do REI DOS REIS. Igual a Jesus no sermão do monte, Tiago se concentra aqui nos mandamentos que regem nossa relação com os outros, e que se resumem no mandamento «amarás ao teu próximo como a ti mesmo». Não amar, ou fazer diferença entre as pessoas, é pecado contra a Lei de Deus.

7 «Pois quem obedece a toda a Lei, mas tropeça em apenas um ponto, torna-se culpado de quebrá-la inteiramente. Pois aquele que disse: "Não adulterarás", também disse: "Não matarás". Se você não comete adultério, mas comete assassinato, torna-se transgressor da Lei.» (Tiago 2:10-11) Amar ao próximo não nos liberta de guardar a Lei. Ao contrário, quando transgredimos qualquer dos mandamentos, demonstramos que não amamos realmente ao nosso próximo. Como posso dizer que amo ao meu irmão e lhe mentir (êx. 20:16)? Como posso ama-lo e insultá-lo (Mt. 5:22)? Qualquer transgressão da Lei de Deus danifica, de certa maneira, nossa relação com Deus e com os outros.

8 Quando aceitamos a salvação que Jesus obteve por nós na cruz, nosso sincero amor a Deus nos levará inevitavelmente a compadecermos de nosso próximo. Aquele que não tem sido capaz de amar, se encontrará com um juízo sem compaixão (misericórdia). Porém o compassivo enfrenta o juízo com alegre confiança, sem temor; sabe que Deus é compassivo com os que se compadecem.

9 «A Justiça e a Misericórdia se mantiveram separadas, opostas uma a outra, separadas por um largo abismo. O Senhor, nosso Redentor, revestiu sua divindade com a humanidade, e forjou a favor do homem um caráter que era sem mancha ou defeito. Plantou sua cruz na metade do caminho entre o céu e a terra, e a converteu no objeto de atração que se estende em ambas direções, unindo a Justiça e a Misericórdia através do abismo. A Justiça desceu desde seu elevado trono e com todos os exércitos do céu se aproximou da cruz. Ali viu a Um, igual a Deus, levando o castigo de toda injustiça e todo pecado. A Justiça se inclinou com reverência diante da cruz com perfeita satisfação, dizendo: É suficiente» E.G.W. (Comentário Bíblico Adventista, vol. 7, sobre Tiago 2:13)


Carregar ppt "Lição 5 1 de novembro de 2014. Tiago 2:1-13 Os mandamentos da lei do amor 1.Tiago 2:1-4.  Não farás acepção de pessoas. 2.Tiago 2:5-7.  Não desprezarás."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google