A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

COMO DEPOSITAR? REPOSITÓRIO UL AUTO-ARQUIVO DIVISÃO DE DOCUMENTAÇÃO 14 a 25 de MARÇO de 2011.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "COMO DEPOSITAR? REPOSITÓRIO UL AUTO-ARQUIVO DIVISÃO DE DOCUMENTAÇÃO 14 a 25 de MARÇO de 2011."— Transcrição da apresentação:

1 COMO DEPOSITAR? REPOSITÓRIO UL AUTO-ARQUIVO DIVISÃO DE DOCUMENTAÇÃO 14 a 25 de MARÇO de 2011

2 DOCUMENTOS ESSENCIAIS POLÍTICA DE DEPÓSITO DE PUBLICAÇÕES DA UNIVERSIDADE DE LISBOA – REGULAMENTO POLÍTICA INTERNA DA FACULDADE DE PSICOLOGIA/ INSTITUTO DE EDUCAÇÃO PARA O AUTO-ARQUIVO GUIA DO AUTO-ARQUIVO VERIFICAÇÃO DE DIREITOS DE AUTOR EM AUTO-ARQUIVO

3 GLOSSÁRIO BÁSICO Pre-print: Manuscrito original tal como foi submetido ao editor, sem as alterações do processo de revisão pelos pares (peer-reviewing). Post-print: Manuscrito editado após a revisão pelos pares. Versão do editor (Publisher’s version): Inclui a formatação final da revista. Embargo: Período durante o qual determinadas condições de acesso são impostas sobre o documento publicado.

4 ANTES DE DEPOSITAR - 5 PASSOS 1. VERIFICAR OS DIREITOS DE AUTOR QUE INCIDEM SOBRE O DOCUMENTO 2. LOCALIZAR O FICHEIRO (PDF) NA VERSÃO RECOMENDADA (pre-print, post-print, versão do editor) 3. LOCALIZAR A REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA DO DOCUMENTO 4. EFECTUAR O REGISTO DE UTILIZADOR NO REPOSITÓRIO UL 5. EFECTUAR O REGISTO NA PLATAFORMA DE CURRÍCULOS DE GÓIS

5 VÍDEO DE DEMONSTRAÇÃO o_demonstrativo_de_autoarquivo.html o_demonstrativo_de_autoarquivo.html

6 PERGUNTAS FREQUENTES QUE TIPO DE DOCUMENTOS PODEM SER DEPOSITADOS? No Repositório.UL podem ser depositados quaisquer tipos de documentos, em qualquer formato, desde que reúnam as seguintes condições: - Ser produzido (autor ou co-autor) por membro(s) da UL; - Não ser efémero; - Estar em formato digital; - Estar completo e pronto para "publicação"; - O autor deve poder, e estar disposto a, conceder à UL o direito não-exclusivo de preservar e dar acesso ao seu trabalho através do Repositório.UL

7 PERGUNTAS FREQUENTES TENHO A OBRIGAÇÃO DE DEPOSITAR TUDO? A política de depósito do Repositório.UL corresponde à Política de Depósito de Publicações da UL (aprovada pelo Reitor em 2 Junho 2010) que obriga ao depósito da produção científica, de acordo com as seguintes indicações: Os docentes e investigadores da UL devem depositar no Repositório toda a produção científica produzida no contexto das suas actividades na UL, como autores ou co-autores.

8 PERGUNTAS FREQUENTES TENHO A OBRIGAÇÃO DE DEPOSITAR TUDO? Por produção científica entende-se as publicações científicas, nomeadamente artigos de revistas, comunicações, conferências, relatórios, capítulos de livros, entre outros, bem como livros sempre que haja a devida autorização. Os centros de investigação, laboratórios associados e departamentos da UL devem garantir a execução da política de depósito da produção científica dos seus membros.

9 PERGUNTAS FREQUENTES COMO FAÇO A VERIFICAÇÃO DOS DIREITOS DE AUTOR? Existem várias opções para proceder à verificação dos direitos de autor antes de iniciar o auto-arquivo: 1. Pesquisar o título da revista ou do editor na base SHERPA/ROMEO

10 PERGUNTAS FREQUENTES COMO FAÇO A VERIFICAÇÃO DOS DIREITOS DE AUTOR? 2. Localizar o sítio oficial da revista na Web e consultar as páginas que fornecem informações aos autores. De modo geral, estas páginas fornecem informação sobre os direitos dos autores no que diz respeito ao auto-arquivo.

11 PERGUNTAS FREQUENTES COMO FAÇO A VERIFICAÇÃO DOS DIREITOS DE AUTOR? 3. Localizar os documentos onde foram contratualizados os direitos de autor aquando da publicação do artigo. No caso de estes documentos serem encontrados é fundamental verificar a menção explícita ao direito de auto-arquivo ou de depósito num servidor da instituição do autor. Se esta questão for omissa ou ambígua, opte pelo ponto Contactar directamente o editor e requerer permissão para proceder ao auto-arquivo.

12 EXEMPLOS DE REVISTAS REVISTA SEM INFORMAÇÃO NO SHERPA/ROMEO

13 EXEMPLOS DE REVISTAS POSSIBILIDADE DE ARQUIVAR O PRE-PRINT

14 EXEMPLOS DE REVISTAS POSSIBILIDADE DE ARQUIVAR O POST-PRINT COM EMBARGO (1 ANO)

15 EXEMPLOS DE REVISTAS REVISTA EM OPEN-ACCESS (NECESSITA VERIFICAÇÃO)

16 EXEMPLOS DE REVISTAS POSSIBILIDADE DE ARQUIVAR O POST-PRINT

17 EXEMPLOS DE REVISTAS POSSIBILIDADE DE ARQUIVAR O POST-PRIN T (EMBARGO 6 MESES)

18 PERGUNTAS FREQUENTES E VOU PERDER OS MEUS DIREITOS ENQUANTO AUTOR AO DEPOSITAR NO REPOSITORIO.UL? Os autores devem conceder à UL uma licença não- exclusiva para arquivar e tornar acessível, nomeadamente através do seu repositório institucional, os seus documentos em formato digital.Com a concessão desta licença não-exclusiva, os docentes e investigadores continuam a reter todos os seus direitos de autor.

19 PERGUNTAS FREQUENTES QUAL A DIFERENÇA ENTRE DEPOSITAR E DISPONIBILIZAR? Depositar significa registar um determinado trabalho, resultante da investigação desenvolvida, num sistema de informação – Repositório. Ao registo fica associado o próprio documento em formato digital (que pode ser constituído por um ou mais ficheiros).

20 PERGUNTAS FREQUENTES QUAL A DIFERENÇA ENTRE DEPOSITAR E DISPONIBILIZAR? Disponibilizar refere-se ao tipo de acesso que se pretende dar ao referido documento. Podemos disponibilizar os documentos em acesso livre, em acesso restrito temporário (1, 2 ou 3 anos) ou em acesso restrito permanente.

21 PERGUNTAS FREQUENTES QUAL A DIFERENÇA ENTRE DEPOSITAR E DISPONIBILIZAR? Assim, depositar um documento no repositório não quer dizer que o mesmo fique disponível em acesso livre. De acordo com a Política de depósito do Repositório.UL, deve depositar a sua produção no repositório podendo mantê-la, sempre que devidamente justificado, em acesso restrito permanente ou temporário. Após ultrapassado o período de embargo, o seu documento passará a estar disponível em acesso livre mundial.


Carregar ppt "COMO DEPOSITAR? REPOSITÓRIO UL AUTO-ARQUIVO DIVISÃO DE DOCUMENTAÇÃO 14 a 25 de MARÇO de 2011."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google