A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Aplicativo OKI LPR Utility. O utilitário OKI LPR facilita a configuração de um driver de impressora OKI, possibilitando imprimir diretamente para sua.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Aplicativo OKI LPR Utility. O utilitário OKI LPR facilita a configuração de um driver de impressora OKI, possibilitando imprimir diretamente para sua."— Transcrição da apresentação:

1 Aplicativo OKI LPR Utility

2 O utilitário OKI LPR facilita a configuração de um driver de impressora OKI, possibilitando imprimir diretamente para sua porta de Rede. Não é necessário conhecer o endereço IP da placa de rede interna da impressora, pois o aplicativo o descobre no momento de sua adição. Este utilitário funciona nos sistemas operacionais Windows 95, 98, Me, NT4.0, 2000 e XP e permite também a visualização do status dos trabalhos de impressão, além de outros interessantes recursos, que serão demonstrados nesta apresentação. Como usar : O primeiro passo para utilizar o aplicativo é definir um endereço IP para a impressora de rede, o qual pode ser atribuído automa- ticamente, através de um servidor DHCP, ou manualmente, pelo seu painel de controle. Aplicativo OKI LPR Utility

3 Em seguida, instale o driver da impressora no ambiente Windows, selecionando-a como “Impressora local”, e no passo seguinte selecione a porta local LPT1: (interface paralela) antes de iniciar o utilitário OKI LPR. Aplicativo OKI LPR Utility

4 Avance pelas etapas do “Assistente para Adicionar Impressora”, até a sua conclusão. Ao término, o driver da impressora deverá estar conectado à porta LPT1: conforme visto na guia “Portas”. Aplicativo OKI LPR Utility

5 Inicie o utilitário OKI LPR, que foi instalado através do CD de drivers da impressora OKI. Se a opção “Registrar na inicialização” tiver sido selecionada, o utilitário OKI LPR será executado automaticamente na próxima vez que o Windows for iniciado. Aplicativo OKI LPR Utility

6 Clique no menu “Impressão Remota” e selecione a opção “Adicionar Impressora” para adicionar uma impressora ao utilitário OKI LPR. Abra a lista de impres- soras instaladas no Windows e selecione o modelo que deseja adicionar ao utilitário OKI LPR. Em seguida, clique no botão “Descobrir”. Aplicativo OKI LPR Utility

7 Após clicar no botão “Descobrir”, o utilitário realizará uma busca para encontrar as impressoras atualmente instaladas na Rede, e identificará seus respectivos endereços IP. Selecione o endereço de rede referente à impressora que deve ser adicionada ao aplicativo OKI LPR e clique no botão OK. Uma mensagem de confirmação de conexão será exibida. Aplicativo OKI LPR Utility

8 Uma vez adicionada a impressora, o utilitário passará a exibir o status dos trabalhos na fila, a progressão de processamento (em %) e a quantidade de trabalhos concluídos. Um recurso interessante que o aplicativo traz é a possibilidade de descarregar arquivos PRN (Imagem de Impressão) ou PS (PostScript) diretamente para a impressora, sem a necessidade de utilizar o driver de impressão.

9 A opção “Status da impressora” exibe em tela o status da impressora remota- mente, possibilitando a tomada de ações corretivas mais rapidamente. A opção “Status do trabalho de impressão” permite visualizar a fila de impressão, cancelar trabalhos e acom- panhar o status dos mesmos. Aplicativo OKI LPR Utility

10 O botão “Detalhes” permite acesso a diversas outras configurações de rede, tal como exibido na tela ao lado. A opção “Confirmar conexões” permite a alteração do endereço de rede da impres- sora, em caso de alteração do mesmo. Aplicativo OKI LPR Utility

11 Caso a impressora adicionada seja do modelo C9800, é possível atribuir à configuração do OKI LPR o nome de uma das 3 filas EFI reservadas do Servidor Fiery, conforme exibido ao lado. Aplicativo OKI LPR Utility As filas de impressão do Servidor Fiery foram criadas pela EFI com os seguintes conceitos:  PRINT (Imprimir): O trabalho é impresso imediatamente, mas o arquivo permanece armazenado no HD da impressora para impressão posterior. É útil para trabalhos que demandarão várias cópias posteriores.  DIRECT (Direto): O trabalho é impresso sem que o arquivo seja armazenado no HD da impressora. É útil para documentos confidenciais ou trabalhos corriqueiros, de menor importância.  HOLD (Esperar): Cada trabalho enviado é armazenado no HD, mas não é impresso. É útil para trabalhos que possam requerer alterações posteriores de preferências de impressão ou de layout de página.

12 Este recurso possibilita rápido acesso ao progra- ma interno de configura- ção do Print Server da impressora, acessível via browser, o qual permite visualizar remotamente di- versas informações acer- ca do status da impres- sora bem como alterar suas opções internas. Entre os vários recursos oferecidos pelo utilitário, atenção especial para a opção “Configuração WEB”. Aplicativo OKI LPR Utility

13 Esta tela exibe informações sobre a configuração da im- pressora remotamente, sem a necessidade de instalação de nenhum software adicional. Diversas informações estão disponíveis:  Status da impressora  Status dos cartuchos de toner  Mensagens de alerta da impres- sora  Protocolos e serviços ativos  Versões de firmware

14 O botão “Administrator Login” permite digitar o nome do usuário administrador e a senha, possibi- litando acesso administrativo, ou seja, alterações remotas às confi- gurações internas da impressora. Como padrão, as informações para o Login administrativo são as seguintes:  Nome do Usuário: “root”  Senha: Últimos 6 dígitos do en- dereço MAC da placa de rede No exemplo, o endereço MAC é 00:80:87:34:19:F6 Assim, os 6 últimos dígitos do endereço MAC seriam “3419F6”.

15 Após o login com sucesso, diver- sas opções estarão disponíveis para consulta e/ou alteração. O botão “Status Window”, por exemplo, permite definir o inter- valo de tempo para atualização da informação de status da im- pressora.

16 A opção “Printer Information” exibe informações gerais sobre a impresso- ra, tais como sua localização, número de série, número do ativo e nome do administrador. Traz também detalhes sobre sua configuração física, tais co- mo opcionais existentes e memória RAM instalada, além de exibir a vida útil restante de seus suprimentos (car- tuchos de toner, cilindros de imagem, esteira de transferência e fusora), tan- to em formato gráfico quanto percentu- al. Exibe também informações de con- tagem de páginas, total e por bandeja.

17 Em Network Information”, informações completas sobre a configuração de rede da impressora, permitindo inclu- sive a impressão destas in- formações.

18 No menu “Printer”, a opção “General Printer Settings” fornece espaços (caixas de texto) para a digitação do nome da impressora na rede, locali- zação física da impressora, número de Ativo Fixo e nome de contato do Administrador do equipamento. Após a digitação das informações, basta clicar no botão “Submit” para que os dados sejam enviados para a im- pressora e armazenados em sua memória Flash interna (não volátil).

19 A opção “Print Method” de- termina os ajustes padrão de um trabalho de impressão, os quais podem ser sobrescritos pela configuração do driver de impressão.

20 A opção “Print Quality” per- mite ajustar configurações relativas à qualidade de im- pressão, tais como resolução, economia de toner e configu- rações de cor do papel.

21 Em “Printer Adjust Menu” caixas com valores em milí- metros, variando de –2 a +2 podem ser atribuídos aos eixos X e Y para ajustar a posição da imagem de im- pressão no papel e/ou ajustar a posição do verso com a frente em impressões Duplex.

22 A opção “Media Menu” permi- te configurar o formato de pa- pel, tipo e ajuste de peso da mídia (gramatura) adequados à correta alimentação do pa- pel em cada uma das bande- jas da impressora.

23 A opção “Color Menu” permi- te alterações nas configura- ções de cores da impressora, ajuste automático/manual de densidade e registro de cores.

24 Em “Printer Config Menu” é possível determinar outras configurações da impressora, tais como economia de ener- gia, funcionamento em condi- ção de erro, etc.

25 A opção “USB Menu” possui ajustes que afetam o funcio- namento da interface USB.

26 A opção “Memory Menu” possui ajustes que afetam o processamento de trabalhos de impressão. Normalmente estas configurações não pre- cisam ser alteradas.

27 A opção “Information Print” permite a seleção de diferen- tes tipos de informações so- bre a impressora que podem ser impressas, tais como a página de configuração, infor- mações de rede, página de demonstração, listas de fon- tes internas, etc.

28 A opção “General Network Settings”, disponível no menu “Network” permite habilitar e desabilitar os protocolos su- portados pelo equipamento, bem como configurar o com- portamento da placa de rede num Hub.

29 Em “TCP/IP”, é possível espe- cificar se o endereço IP será obtido automaticamente ou configurado manualmente.

30 Um dos recursos mais interessantes que as impressoras OKI possuem é o “ ”, que permite definir condições de erro/atenção para o envio au- tomático de mensagens para usuários previamente definidos. Este recurso apresenta a grande vantagem de ser desnecessário instalar qualquer software adicional para esta finalidade. Em “Send Settings”, basta configurar o nome do servidor SMTP e o en- dereço de do remetente (a impressora), e selecionar os eventos que serão monitorados na opção “Alert Settings”.

31 É na opção “Alert Settings” que é possível configurar até 5 endereços de de des- tinatários para a recepção automática de mensagens, de acordo com eventos pre- viamente configurados.

32 Após a digitação do endereço de dos usuários que receberão os alertas por , o botão “Setting” permitirá determinar a periodicidade do envio das mensagens automáticas e, no passo seguinte, quais eventos serão monitorados pela impressora para o envio automático destes alertas.

33 A opção “Protocol ON/OFF”, disponível no menu “Security”, permite ligar/desligar recursos e serviços de comunicação da impressora com a rede.

34 A opção “Operator Panel Lockout”, permite travar o painel de operação da impressora para impedir o acesso indevido por parte de usuários e evi- tar alterações que possam configurar incorretamente a impressora.

35 “Password Configuration” é a opção que permite a altera- ção da senha padrão para acesso administrativo via Web.

36 A opção “Reset / Restore”, acessível através do menu “Maintenance”, permite a reinicialização remota da impressora e de sua placa de rede, bem como a res- tauração de seu padrão de fábrica.


Carregar ppt "Aplicativo OKI LPR Utility. O utilitário OKI LPR facilita a configuração de um driver de impressora OKI, possibilitando imprimir diretamente para sua."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google