A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Chefe ou líder? Poder ou autoridade?. Ozama Bin laden.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Chefe ou líder? Poder ou autoridade?. Ozama Bin laden."— Transcrição da apresentação:

1 Chefe ou líder? Poder ou autoridade?

2 Ozama Bin laden

3 Luiz Inácio Lula da Silva

4 Roberto Irineu Marinho

5 Herbert de Sousa Viana

6 Bento XVI

7 João Paulo II

8 Vera Gissoni

9 Apesar de ocuparem a mesma posição na escala hierárquica, chefe e líder têm significados bem diferentes.

10 Como diferenciar? Enquanto o chefe se mostra centralizador e age com o poder O líder é um profundo servidor e atua com autoridade.

11 PODER “É a faculdade de forçar ou coagir alguém a fazer sua vontade, por causa da sua posição ou força, mesmo que a pessoa prefira não fazer"

12 AUTORIDADE “É a habilidade de liderar pessoas a fazerem sua vontade, o que você quer, por causa da sua influência pessoal".

13 A autoridade diz respeito a quem você é como pessoa, ao seu caráter e à influência positiva que você estabelece sobre os que estão a sua volta. E para estabelecê-la, é necessário um conjunto de especiais competências, das quais duas têm destaque: Saber servir e criar relacionamentos.

14 Saber servir O bom líder é um servidor de sua equipe. Além de identificar e satisfazer as necessidades legítimas de seus liderados, removendo todas as barreiras para que possam atender ao cliente da forma mais eficaz, incentiva e proporciona condições para que eles se desenvolvam e ofereçam o melhor de si à empresa. Contudo, é importante que o líder esteja sempre focado nas reais necessidades, e não nas vontades, dos seus subordinados, além de ser flexível, capaz de distinguir os diferentes perfis que formam sua equipe.

15 Bom líder é uma pessoa capaz de agir com : Paciência, Bondade Humildade Respeito Generosidade Perdão Honestidade Confiança

16 O LÍDER E O CHEFE. AFINAL QUAL É A DIFERENÇA?

17 O CHEFEO LÍDER É um comandanteTem os ouvidos mais atentos Tem a voz mais altaÉ um treinador Repete fórmulasFaz descobertas Persegue a estabilidadeBusca desafios É um fazedorÉ um criador Faz com que as pessoas façam Faz com que as pessoas queiram fazer Pede resultadosDefine metas com os colaboradores Defende seus paradigmasAceita mudanças Comemora sozinhoCompartilha o sucesso com a equipe Impõe-se pela forçaÉ escolhido

18 ALGUMAS DEFINIÇÕES DE LIDERANÇA

19 Liderança nada mais é do que a forma de direção baseada no prestígio pessoal e na aceitação do pessoal. Antônio Carlos Gil

20 Liderança é a capacidade de levar os outros a fazer o que não querem e gostar disso. Harry Truman

21 Liderança é o uso de influência simbólica e não coercitiva para dirigir e coordenar as atividades dos membros de um grupo organizado para a realização das atividades de objetivos do grupo Arthur Jago

22 Liderança é a influência interpessoal numa situação por intermédio do processo de comunicação, para que seja atingida uma meta ou metas especificadas. Tennenbaum

23 Liderança diz respeito à orientação e motivação dos funcionários. H Mintzberg

24 AS 12 CAUSAS DO FRACASSO NA LIDERANÇA Luiz Marins

25 1º A incapacidade de organizar detalhes; 2º A falta de disposição do líder em fazer aquilo que ele próprio pede para os outros fazerem.; 3º A experiência de reconhecimento pelo conhecimento que pela ação; 4º O medo da competição dos outros; 5º A ausência de pensamento criativo; 6º A síndrome do "Eu"; 7º O excesso de licenciamento; 8º A deslealdade; 9º A ênfase demasiada na autoridade; 10º A valorização da titularidade; 11º A falta de compreensão dos efeitos negativos de um ambiente negativo; 12º A falta de bom senso.

26 OS 10 ATRIBUTOS DE UM LÍDER Luiz Marins

27 1° Uma visão positiva da realidade. O líder sabe "enxergar" a parte cheia do cálice. 2° Objetivos claros, bem definidos. O líder sabe exatamente onde quer chegar. 3° Grande poder de comunicação. O líder comunica seus objetivos e metas com clareza. 4° Empatia. O líder coloca-se no lugar de seus liderados e "sente" o que eles sentem. 5° Sabe a diferença entre "delegar e "abdicar". O líder delega, não abdica. 6° Domínio dos detalhes. O líder sabe a importância dos detalhes e dá atenção a eles. 7° Perseverança e "follow-up" nas decisões. O líder não desiste facilmente e termina as coisas que começa! 8° Disposição para assumir plena responsabilidade. O líder não procura "culpados". 9° Faz mais do que as pessoas esperam. O líder sabe a importância de andar o "quilômetro extra". 10° Lealdade e justiça. O líder é leal e justo com seus liderados.

28 LIDERANÇA PELO EXEMPLO

29 O exemplo vem sempre de cima para baixo ! É o pai quem dá exemplo aos filhos, o professor aos alunos, os chefes aos subordinados, etc... Podemos logicamente aprender com nossos filhos, alunos e subordinados, mas, o exemplo deve vir sempre de cima. Todo líder perde a sua individualidade e se torna um modelo - uma referência - que deve ser seguida pelo grupo não é dado ao líder o direito de não dar bons exemplos.

30 Todos construímos uma carreira com a finalidade de ser feliz e estar feliz. E nada mais adequado do que encerrar este trabalho com o ditado popular: “A felicidade é algo que se multiplica quando se divide”.

31 Fim


Carregar ppt "Chefe ou líder? Poder ou autoridade?. Ozama Bin laden."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google