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LEARNING ORGANIZATION OU ORGANIZAÇÕES VOLTADAS PARA O APRENDIZADO.

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1 LEARNING ORGANIZATION OU ORGANIZAÇÕES VOLTADAS PARA O APRENDIZADO

2 Trata-se de um modelo de empresa que envolve o coração e a mente dos colaboradores em um processo de aprendizado contínuo capaz de liberar a força criativa de cada um, projetada para atingir os resultados desejados pela organização.

3 São hábeis no conhecimento organizacional, porque nelas: O aprendizado não é meramente reativo, mas intencional, eficaz e conectado ao objetivo e à estratégia da organização. O aprendizado é oportuno, prevendo os desafios, as ameaças e as oportunidades, e não simplesmente reagindo às crises. Por isso, as mudanças que caminham lado a lado com o aprendizado criam raízes, em vez de ser transitórias.

4 Para adquirir essas qualidades pró- aprendizado, essas empresas têm algumas práticas diferenciadas:  Promovem o envolvimento de todos, porque sabem que somente com uma participação ampla na geração do conhecimento e na criação da mudança é possível criar o entusiasmo e o desejo pela mudança contínua.  Patrocinam programas para aperfeiçoar e diversificar continuamente as capacidades dos funcionários.

5 Como ocorre o aprendizado organizacional?  Através de quatro estágios: conscientização, compreensão, ação e análise.  Ex.: Criar uma conscientização compartilhada da necessidade de aprender, desenvolver uma compreensão comum do que precisa ser feito, iniciar ações alinhadas com a estratégia corporativa para melhorar o desempenho e conduzir análises conjuntas tirando conclusões.

6 Há três tipos básicos de aprendizado organizacional:  Aprender como melhorar o conhecimento organizacional existente- empresas do setor de equipamentos para informática, que geralmente precisam melhorar seus processos de criação de produtos.

7 Aprender a criar o novo conhecimento organizacional (inovar) – setor de software, no qual é preciso inovar e elaborar um processo de criação de produtos. Setor de saúde e multimídia.

8 Disseminar ou transferir o conhecimento para as várias áreas da organização – organizações de todos os setores que necessitam de meios para captar o aprendizado e transferi-lo para outras áreas da organização.

9 Como aperfeiçoar os processos de aprendizado? Ambiente de aprendizado saudável – hierarquia reduzida, clima de trabalho e comunicação de primeira linha. Infra-estrutura de aprendizado – bancos de dados eletrônicos que armazenam o conhecimento; mecanismos de sondagem para monitorar tecnologias, concorrentes e clientes; programas de ensino e treinamento; instalações e sistemas para testar novas idéias; sistemas de comunicação como , videoconferência, intranet.

10 O conhecimento e a capacidade de aprendizado das pessoas – para aprender os colaboradores precisam estar engajados no processo de definição de metas da organização. Só assim podem definir metas particulares de aprendizado alinhadas àquele objetivo maior. Para esse fim precisam ter um conhecimento profundo da empresa e de suas principais tecnologias, bem como o desejo e a capacidade de trabalhar em conjunto para criar o novo conhecimento.


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