A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

António Ferreira 1 Funções Lógicas SE E OU NÃO As funções lógicas disponibilizam a possibilidade de verificar a veracidade / falsidade de um determinada.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "António Ferreira 1 Funções Lógicas SE E OU NÃO As funções lógicas disponibilizam a possibilidade de verificar a veracidade / falsidade de um determinada."— Transcrição da apresentação:

1 António Ferreira 1 Funções Lógicas SE E OU NÃO As funções lógicas disponibilizam a possibilidade de verificar a veracidade / falsidade de um determinada condição.

2 António Ferreira 2 Funções Lógicas: SE Sintaxe: SE( teste_lógico; valor_se_verdadeiro; valor_se_falso ) Devolve o primeiro ou o segundo de dois valores especificados, consoante o resultado de uma dada condição for respectivamente VERDADEIRO ou FALSO. Argumentos: teste_lógico: é qualquer valor ou expressão que possa ser avaliado como sendo VERDADEIRO ou FALSO. Por exemplo, A10 = 100 é uma expressão lógica. Se o valor da célula A10 for igual a 100 o resultado será VERDADEIRO, caso contrário o resultado será FALSO. valor_se_verdadeiro: é o valor a devolver se teste_lógico for VERDADEIRO. Por exemplo, se este argumento for a cadeia de texto "Dentro do orçamento" e o argumento teste_lógico for avaliado como VERDADEIRO, então se a função SE mostra o texto "Dentro do orçamento".

3 António Ferreira 3 Funções Lógicas: SE Sintaxe: SE( teste_lógico; valor_se_verdadeiro; valor_se_falso ) Devolve o primeiro ou o segundo de dois valores especificados, consoante o resultado de uma dada condição for respectivamente VERDADEIRO ou FALSO. Argumentos: (continuação) valor_se_falso: é o valor a devolver se teste_lógico for FALSO. Por exemplo, se este argumento for a cadeia de texto "Além do orçamento" e o resultado da avaliação de teste_lógico for FALSO, a função SE devolve o texto "Além do orçamento".

4 António Ferreira 4 Funções Lógicas: SE Exemplos: 1) (em C2) =SE(B2>=10; "Aprovado"; "Reprovado") 2) Numa folha de orçamento, a célula A10 contém uma fórmula para calcular o orçamento actual. Se o resultado dessa fórmula for inferior ou igual a 100, a função devolve "Dentro do orçamento". Caso contrário, devolve "Orçamento excedido". =SE(A10<=100;"Dentro do orçamento“;"Orçamento excedido")

5 António Ferreira 5 Funções Lógicas: SE 3) No seguinte exemplo, se o valor da célula A10 for 100, então teste_lógico é VERDADEIRO e o valor total do intervalo B5:B15 é calculado. Caso contrário, teste_lógico é FALSO e o texto em branco ("") é devolvido à célula que contém a função SE. =SE(A10=100; SOMA(B5:B15); "")

6 António Ferreira 6 Funções Lógicas: E (conjunção) Sintaxe: E ( lógico1; lógico2;...) Devolve VERDADEIRO se todos os argumentos forem VERDADEIRO; devolve FALSO se um ou mais argumentos forem FALSO. Os argumentos devem ser valores lógicos, matrizes ou referências que contenham valores lógicos. Se uma matriz ou argumento de referência contiver texto ou células vazias, estes valores serão ignorados. Se o intervalo especificado não contiver valores lógicos, E devolverá o valor de erro #VALOR!. Argumentos: lógico1; lógico2;... são entre 1 e 30 condições que se pretendem testar e que podem ser VERDADEIRO ou FALSO.

7 António Ferreira 7 Funções Lógicas: E Exemplos: 1) =E(VERDADEIRO; VERDADEIRO) é igual a VERDADEIRO 2) =E(VERDADEIRO; FALSO) é igual a FALSO 3) =E(2+2=4; 2+3=5) é igual a VERDADEIRO 4) Se B1:B3 contiver os valores VERDADEIRO, FALSO e VERDADEIRO então: =E(B1:B3) é igual a FALSO 5) Se B4 contiver um número entre 1 e 100 então: =E(1

8 António Ferreira 8 Funções Lógicas: E Exemplos: (continuação) 6) Suponha que se pretende mostrar B4 se esta contiver um número entre 1 e 100 e que se deseja mostrar uma mensagem se ela não contiver. Se B4 contiver 104, então: =SE(E(1

9 António Ferreira 9 Funções Lógicas: E Exemplos: (continuação) 8) Suponhamos que queremos levar à oral os alunos cuja média esteja entre 8,5 e 9,5, para tal podemos aplicar a função SE com uma conjunção: =SE(E(B2>7,5; B2<9,5); "ORAL"; " ")

10 António Ferreira 10 Funções Lógicas: E Exemplos: (continuação) 9) Construir a seguinte tabela:

11 António Ferreira 11 Funções Lógicas: OU (disjunção) Sintaxe: OU ( lógico1; lógico2;...) Devolve VERDADEIRO se qualquer um dos argumentos for VERDADEIRO; devolve FALSO se todos os argumentos forem FALSO. Os argumentos têm de ser avaliados como valores lógicos, por exemplo, VERDADEIRO ou FALSO, ou em matrizes ou referências que contêm valores lógicos. Se uma matriz ou um argumento de referência contiver texto ou células vazias, esses valores são ignorados. Se o intervalo especificado não contiver valores lógicos, OU devolve o valor de erro #VALOR!. Argumentos: lógico1; lógico2;... são entre 1 e 30 condições que se pretendem testar e que podem ser VERDADEIRO ou FALSO.

12 António Ferreira 12 Funções Lógicas: OU Exemplos: 1) =OU(VERDADEIRO) é igual a VERDADEIRO 2) =E(1+2=4; 3+3=5) é igual a FALSO 3) =E(2+2=4; 2+4=5) é igual a VERDADEIRO 4) Se B1:B3 contiver os valores VERDADEIRO, FALSO e VERDADEIRO então: =E(B1:B3) é igual a VERDADEIRO 5) Se B4 contiver um número entre 1 e 100 então: =E(1

13 António Ferreira 13 Funções Lógicas: OU Exemplos: (continuação) 6) Se a média do aluno estiver entre 7,5 e 9,5 este deverá ir à oral, bem como se estiver entre 17 e 20 também deverá ir à oral. =SE(OU(E(B2>=7,5; B2 =17; B2<=20)); "ORAL"; " ")

14 António Ferreira 14 Funções Lógicas: OU Exemplos: (continuação) 7) Construir a seguinte tabela:

15 António Ferreira 15 Funções Lógicas: NÃO (negação) Sintaxe: NÃO ( lógico) Inverte o valor do argumento. Argumentos: Lógico: é um valor ou expressão que pode ser avaliado como VERDADEIRO ou FALSO. Se lógico for FALSO, NÃO devolverá VERDADEIRO; se lógico for VERDADEIRO, NÃO devolverá FALSO. Exemplos: 1) =NÃO(FALSO) é igual a VERDADEIRO 2) =NÃO(1+1=2) é igual a FALSO


Carregar ppt "António Ferreira 1 Funções Lógicas SE E OU NÃO As funções lógicas disponibilizam a possibilidade de verificar a veracidade / falsidade de um determinada."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google