A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ágnatos ou Ciclostomados "Peixes" Primitivos e sem Mandíbulas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ágnatos ou Ciclostomados "Peixes" Primitivos e sem Mandíbulas."— Transcrição da apresentação:

1 Ágnatos ou Ciclostomados "Peixes" Primitivos e sem Mandíbulas

2 Ciclostomados Estes animais não apresentam mandíbula e têm uma boca circular provida de ventosa com dentes córneos, com os quais perfuram a pele dos peixes de que se alimentam. O corpo destes peixes é longo e cilíndrico, com a parte caudal achatada lateralmente, e revestido por pele fina sem escamas.

3 Lampreia e seus dentes córneos A pele é rica em glândulas produtoras de muco, especialmente nas mixinas, que o produzem em grande quantidade para se defenderem de predadores. O esqueleto é cartilagíneo, tal como os raios que sustentam as barbatanas dorsal e caudal em forma de remo. Não possuem barbatanas pares. Nas lampreias a notocorda persiste no adulto, envolvida por arcos neurais imperfeitos, sendo o eixo de sustentação do corpo.

4

5 Mixina ou peixe-bruxa Nas mixinas este eixo cartilaginoso é ainda mais incompleto (não mais que um cordão formado por nódulos cartilaginosos), o que lhes permite enrolar o corpo num nó, tanto para se libertarem de predadores, como para se alimentarem. Quando se alimentam, as mixinas formam um nó junto á cauda e deslocam-no até á cabeça, forçando a boca a arrancar um pedaço de carne da presa.

6

7 Características A respiração é feita por brânquias, geralmente 6 a 16 pares, em sacos branquiais laterais que abrem diretamente para o exterior em fendas branqueais, localizadas perto da cabeça. A temperatura do corpo é variável – ectotérmicos.

8 BRÂNQUIAS

9 O sistema digestivo não apresenta estômago. A boca é fechada ou aberta pelo movimento para trás e para a frente da língua, a qual também apresenta os pequenos dentes córneos da ventosa, sendo usada para ferir a presa, principalmente nos indivíduos parasitas. O sistema nervoso apresenta um encéfalo diferenciado, mas os órgãos dos sentidos variam com o tipo de animal. As lampreias têm boa visão mas as mixinas são cegas, embora ambas as ordens apresentem um olfato e paladar apurados.A excreção é feita por rins mesonéfricos.

10 Difere dos demais vertebrados por apresentarem um sistema circulatorio parcialmente aberto com grandes seios sangüíneos. Apresentam o coração branquial e diversos corações acessórios, especialmente no sistema venoso. Possuem 3 tipos de corações acessórios: - Coração porta, que recebe sangue venoso da veia cardinal e do intestino e bombeia esse sangue para o fígado; - Corações cardinais, que estão localizados nas veias cardinais e ajudam a impulsionar o sangue; - Corações caudais, que são expansões pareadas das veias caudais.

11

12

13

14

15


Carregar ppt "Ágnatos ou Ciclostomados "Peixes" Primitivos e sem Mandíbulas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google