A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Úlcera de Bauru.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Úlcera de Bauru."— Transcrição da apresentação:

1 Úlcera de Bauru

2 Úlcera de Bauru ou Leishmaniose
É uma doença infecciosa causada por um protozoário, a Leishmania braziliensis, transmitida pela picada das fêmeas de mosquitos flebotomídeos, principalmente do gênero Lutzomya, conhecidas popularmente como "birigüi", "mosquito-palha", "corcudinha", etc

3 Geralmente, a doença não leva o paciente à morte, mas causa lesões cutâneas e nasofaríngeas deformantes e dolorosas, dificultando a própria alimentação e diminuindo a capacidade para o trabalho. É primariamente uma zoonose, própria de roedores silvestres, podendo ser transmitida ao homem, hospedeiro acidental.

4

5 leishmaniose visceral
Também chamada calazar, a leishmaniose visceral afeta fundamentalmente o baço e o fígado e provoca mau funcionamento desses órgãos, com inflamação aguda, anemia, aumento da temperatura corporal e perda de peso. Se a doença evolui, a saúde do afetado se deteriora progressivamente e este pode ter erupções cutâneas e um declínio paulatino das funções renais. O conjunto de distúrbios provocados por esse tipo de leishmaniose pode levar o paciente à morte num período máximo de dois anos, caso não receba tratamento adequado. 

6

7 leishmaniose cutânea A.leishmaniose cutânea e mucocutânea apresentam sintomas similares. Tanto uma como outra são menos graves, embora não se possa desprezar sua importância. A principal manifestação de ambas consiste numa erupção na pele, com centro na picada, que aumenta de tamanho e se converte numa úlcera que progressivamente se transforma numa crosta e supura de forma contínua. Essa úlcera representa um perigo latente de nova infecção que produza febre e outros sintomas. A diferença essencial entre as leishmanioses cutâneas é que, como bem indica seu nome, na leishmaniose mucocutânea são afetadas e destruídas as membranas mucosas e estruturas afins.

8

9 Ciclo Evolutivo A fêmea do mosquito transmissor adquire o parasita causador da doença ao sugar o sangue do doente ou de mamíferos portadores. Ingere as formas amastigotas (leishmânias) que, dentro do seu intestino, transformam-se em promastigotas (leptômonas) e se reproduzem intensamente por cissiparidade. Posteriormente, as formas promastigotas invadem as glândulas salivares e são inoculadas no homem ou em outro mamífero hospedeiro, juntamente com a saliva, no momento da sucção do sangue pelo inseto vetor. Nos tecidos dos animais assim infectados, transformam-se novamente em amastigotas (leishmânias), onde exercem seu parasitismo e reprodução

10

11 Sintomatologia Os primeiros sintomas surgem após um período que varia de 10 dias a 3 meses. A penetração dos parasitas determina uma lesão cutânea na região da picada, que se caracteriza por uma ferida de aspecto pápulo-eritematoso ou furunculóide ou pápulo-ulcerado, que fecha muito vagarosamente. Podem aparecer dezenas de feridas que deixam cicatrizes muito marcantes no rosto, braços e pernas. Depois de anos, se não tratada a doença, há comprometimento da mucosa oronasal e faringeana, e o nariz e a boca podem ficar desfigurados ou destruídos. A deformação do nariz origina o que é conhecido como "nariz-de-tapir" ou "focinho-de-anta“.

12

13 Profilaxia e Tratamento
O primeiro passo para combater a leishmaniose é evitar que o afetado sofra novas picadas, por isso recomenda-se a hospitalização. Também são de grande importância medidas como o repouso na cama e a correta nutrição dos doentes. Nos casos em há anemia, são muito úteis as transfusões sanguíneas. O tratamento farmacológico, em todos os tipos de leishmaniose, consiste na administração de compostos de antimônio, sempre sob estrito controle médico. Em qualquer dos casos é fundamental que o tratamento seja precoce.

14 Quando existem complicações bacterianas devem- se administrar antibióticos. Quanto à prevenção, não se conhece nenhuma vacina eficaz contra a leishmaniose, mas a eliminação dos cachorros doentes e as fumigações com pesticidas para combater os mosquitos que atuam como vetores contribuem para evitar a propagação da doença. Se tratada, a leishmaniose costuma ser curável, embora possam ocorrer recaídas contra as quais se deverá prevenido.

15 A doença no Brasil No Brasil existem atualmente 6 espécies de Leishmania responsáveis pela doença humana, e mais de 200 espécies de flebotomíneos implicados em sua transmissão. Trata-se de uma doença que acompanha o homem desde tempos remotos e que tem apresentado, nos últimos 20 anos, um aumento do número de casos e ampliação de sua ocorrência geográfica, sendo encontrada atualmente em todos os Estados brasileiros, sob diferentes perfis epidemiológicos.

16 Estima-se que, entre 1985 e 2003, ocorreram 523
Estima-se que, entre 1985 e 2003, ocorreram casos autóctones, a sua maior parte nas regiões Nordeste e Norte do Brasil. Em Portugal existe principalmente a leishmaniose visceral e alguns casos (muito raros) de leishmaniose cutânea. Esta raridade é relativa, visto que na realidade o que ocorre é uma subnotificação dos casos de leishmaniose cutânea. Uma razão para esta subnotificação é o fato de a maioria dos casos de leishmaniose cutânea humana serem autolimitados, embora possam demorar até vários meses a resolverem-se.

17 Grupo: Raphaela de Oliveira Michelle Batista Gabriel Antonio Farias
Karla Geovana Abreu Karoline Andrade


Carregar ppt "Úlcera de Bauru."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google