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PublicouLucas Davila Alterado mais de 9 anos atrás
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Expectativas de aprendizagem: o direito de aprender Ocimar Munhoz Alavarse 3º Nordeste Interage Recife, maio 2012
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Quadro de matrículas Ensino fundamental e ensino médio Brasil 1991 a 2011
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Ensino e aprendizagem: associação e correlação
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Aprendizagem: para todos ou para alguns?
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Como organizar o ensino para que ocorram as aprendizagens?
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Organização horizontal e vertical da escolarização nos marcos do ensino simultâneo: ganhos e limites
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Seria possível passar da igualdade de oportunidades para a igualdade de resultados?
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Avaliação educacional: processo com 1) levantamento de informações (procedimentos e instrumentos); 2) julgamento (medidas, escalas, critérios e juízos); e 3) encaminhamentos (decisões).
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QUEM AVALIA (sujeito) O QUE AVALIA (objeto) PARA QUE AVALIA (finalidade) COMO AVALIA (metodologia)
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Avaliação da aprendizagem: (interna às escolas / salas de aula) conduzida pelos professores, geralmente, para fins de aprovação ou reprovação no final do período letivo.
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Avaliação externa: organizada, quanto aos objetos, finalidades e metodologias, por um sujeito externo às equipes escolares, via de regra para avaliar, em larga escala, um sistema.
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EXEMPLOS PISA SAEB / ANEB SAEB / ANRESC (PROVA BRASIL) PROVINHA BRASIL PROVA SÃO PAULO
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Nas avaliações externas, especialmente, deve-se identificar as dimensões política, educacional, psicométrica, pedagógica e didática
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Resultados de avaliação externa como o indicador ou a medida da qualidade da educação escolar, como uma tendência das políticas educacionais
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Avaliação externa como “caixa preta”, para professores, devido às matrizes e ao tratamento dos resultados
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Avaliação externa Proposta pedagógica da escola
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Matriz de prova Matriz de ensino
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Avaliação externa Política educacional
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Matrizes de avaliação Itens e provas Resultados com itens e alunos numa escala Interpretação pedagógica Ações pedagógicas
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Escalas de proficiência e interpretação pedagógica
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Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) Anresc (Prova Brasil) e Aneb Ocimar Munhoz Alavarse Feusp
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Saeb. Matemática 4ª série. Escolas municipais, estaduais e privadas. Brasil. 1995 a 2009 19951997199920012003200520072009Variação Municipal185.20183.30176.70171.70172.40174.86190.06201.3816.188.74% Estadual189.30187.50178.10175.20178.30181.14192.95207.1317.839.42% Privada222.20232.50217.70222.10223.80226.14227.73240.7418.548.34% Dif mun/priv37.0049.2041.0050.4051.4051.2837.6739.36 Dif % s/ mun20.0%26.8%23.2%29.4%29.8%29.3%19.8%19.5% Fonte : MEC/Inep
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Saeb. Língua Portuguesa 4ª série. Escolas municipais, estaduais e privadas. Brasil. 1995 a 2009 19951997199920012003200520072009Variação Municipal186.40179.00167.10162.50165.20165.07172.35181.36-5.04-2.70% Estadual187.90183.90167.50163.30170.70172.20175.35186.22-1.68-0.89% Privada217.20225.70209.10209.40215.00211.41210.18220.213.011.39% Dif mun/priv30.8046.7042.0046.9049.8046.3437.8338.85 Dif % s/ mun 16.5%26.1%25.1%28.9%30.1%28.1%21.9%21.4% Fonte: MEC/Inep
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Prova São Paulo 2007. Língua Portuguesa 4ª, 6ª e 8ª séries
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Prova São Paulo 2007. Matemática 4ª, 6ª e 8ª séries
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PROVA SÃO PAULO 2008 Língua Portuguesa Distribuição de Proficiências
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PROVA SÃO PAULO 2008 Matemática Distribuição de Proficiências
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Como articular resultados de avaliações externas e trabalho pedagógico?
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Incorporar a avaliação formativa, com resultados internos e externos
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Estudo de gerações: acompanhamento de um mesmo – ou quase – grupo de alunos ao longo de sua escolarização
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