A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ENFERMIDADES DA ALMA ATENÇÃO: PARA DUPLICAR UM SLIDE USE O ATALHO: CTRL + D Estas lições são em certos casos muito pessoais, e precisam se adaptar a necessidade.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ENFERMIDADES DA ALMA ATENÇÃO: PARA DUPLICAR UM SLIDE USE O ATALHO: CTRL + D Estas lições são em certos casos muito pessoais, e precisam se adaptar a necessidade."— Transcrição da apresentação:

1 ENFERMIDADES DA ALMA ATENÇÃO: PARA DUPLICAR UM SLIDE USE O ATALHO: CTRL + D Estas lições são em certos casos muito pessoais, e precisam se adaptar a necessidade da igreja. Portanto, faça as alterações necessárias para que a lição surta o efeito desejado. Identificando os distúrbios emocionais e confrontando-os com soluções divinas e bíblicas

2 Combatendo a depressão, o mal do século
LIÇÃO 07 Combatendo a depressão, o mal do século Esses slides iniciais podem ser usados pelo dirigente da EBD no datashow ou TV, para que todos possam acompanhar, principalmente quem não possui a revista. Igreja: <Adicione sua igreja> Professor: <Adicione o nome do professor>

3 Combatendo a depressão, o mal do século
LIÇÃO 07 Combatendo a depressão, o mal do século Texto Áureo “Tira a minha alma da prisão, para que louve o teu nome; os justos me rodearão, pois me fizeste bem”. Sl 142.7 Esses slides iniciais podem ser usados pelo dirigente da EBD no datashow ou TV, para que todos possam acompanhar, principalmente quem não possui a revista. Verdade Aplicada A depressão pode ser caracterizada por um sentimento de vazio existencial e abandono da parte de Deus.

4 Combatendo a depressão, o mal do século
LIÇÃO 07 Combatendo a depressão, o mal do século Objetivos da Lição Definir o que é depressão; Mostrar como a solidão pode ser resultado do pecado e levar o homem à depressão; Mostrar qual o caminho para encontrar a cura em Cristo. Esses slides iniciais podem ser usados pelo dirigente da EBD no datashow ou TV, para que todos possam acompanhar, principalmente quem não possui a revista.

5 Combatendo a depressão, o mal do século
LIÇÃO 07 Combatendo a depressão, o mal do século Textos de Referência Sl 51.1 Tem misericórdia de mim, ó Deus, segundo a tua benignidade; apaga as minhas transgressões, segundo a multidão das tuas misericórdias. Sl Eis que em iniquidade fui formado, e em pecado me concebeu minha mãe. Sl Livra-me dos crimes de sangue, ó Deus, Deus da minha salvação, e a minha língua louvará altamente a tu a justiça. Esses slides iniciais podem ser usados pelo dirigente da EBD no datashow ou TV, para que todos possam acompanhar, principalmente quem não possui a revista.

6 Combatendo a depressão, o mal do século
LIÇÃO 07 Combatendo a depressão, o mal do século Esses slides iniciais podem ser usados pelo dirigente da EBD no datashow ou TV, para que todos possam acompanhar, principalmente quem não possui a revista. Igreja: <Adicione sua igreja> Professor: <Adicione o nome do professor>

7 1. INTRODUÇÃO Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), a depressão é considerada a enfermidade da atualidade. Hoje mais de 350 milhões de pessoas sofrem desse mal, dentre as quais, cerca de 66% são mulheres.

8 1. INTRODUÇÃO A depressão pode ser disfarçada por outros males, tais como sonolência, anorexia, insônia, perda de peso, cansaço contínuo, baixa autoestima e outros. (I Rs 19.4)

9 1. DIAGNÓSTICO O diagnóstico de depressão requer a presença de cinco ou mais dos seguintes sintomas que incluam obrigatoriamente espírito deprimido ou anedônia, durante pelo menos duas semanas, provocando distúrbios e prejuízos na área social, familiar, ocupacional e outros campos da atividade diária. Fonte:

10 1. DIAGNÓSTICO 1° SINTOMA Estado deprimido: sentir-se deprimido a maior parte do tempo, quase todos os dias; Fonte:

11 1. DIAGNÓSTICO 2° SINTOMA Anedônia: interesse ou prazer diminuído para realizar a maioria das atividades;

12 Alteração de peso: perda ou ganho de peso não intencional;
1. DIAGNÓSTICO 3° SINTOMA Alteração de peso: perda ou ganho de peso não intencional;

13 Distúrbio de sono: insônia ou hipersônia praticamente diárias;
1. DIAGNÓSTICO 4° SINTOMA Distúrbio de sono: insônia ou hipersônia praticamente diárias;

14 1. DIAGNÓSTICO 5° SINTOMA Problemas psicomotores: agitação ou apatia psicomotora, quase todos os dias;

15 Falta de energia: fadiga ou perda de energia, diariamente;
1. DIAGNÓSTICO 6° SINTOMA Falta de energia: fadiga ou perda de energia, diariamente;

16 Culpa excessiva: sentimento permanente de culpa e inutilidade;
1. DIAGNÓSTICO 7° SINTOMA Culpa excessiva: sentimento permanente de culpa e inutilidade;

17 1. DIAGNÓSTICO 8° SINTOMA Dificuldade de concentração: habilidade frequentemente diminuída para pensar ou concentrar-se;

18 Ideias suicidas: pensamentos recorrentes de suicídio ou morte.
1. DIAGNÓSTICO 9° SINTOMA Ideias suicidas: pensamentos recorrentes de suicídio ou morte.

19 1. DIAGNÓSTICO De acordo com o número de itens respondidos afirmativamente, o estado depressivo pode ser classificado em três grupos: 1) Depressão menor: 2 a 4 sintomas por duas ou mais semanas, incluindo estado deprimido ou anedônia; 2) Distimia: 3 ou 4 sintomas, incluindo estado deprimido, durante dois anos, no mínimo; 3) Depressão maior: 5 ou mais sintomas por duas semanas ou mais, incluindo estado deprimido ou anedônia.

20 Outros tipos de depressão
1. DIAGNÓSTICO Outros tipos de depressão Depressão pós-parto: provoca um estado de pânico e leva a mãe a crer que não tem condições de tomar conta da criança recém-nascida; Depressão analítica: ocorre em crianças, mais precisamente nos primeiros meses de vida do bebê (6 a 18 meses). Depressão neurótica ou psicótica: A pessoa sofre com frequentes delírios (crenças falsas) e também com alucinações (falsas impressões sensoriais) relacionadas às funções orgânicas. Depressão patológica: o sujeito se mostra muito pouco comunicativo apresentando uma condição com aspecto extremamente melancólico.

21 2. A DEPRESSÃO DE DAVI De acordo com Palavra de Deus, Davi foi um homem segundo o coração de Deus (At 13.22). Porém, a atitude impensada de Davi o levou a um buraco entre a solidão e o sentimento de total afastamento da presença de Deus, causando assim sintomas semelhantes a um quadro de depressão (SI 51).

22 2. A DEPRESSÃO DE DAVI O RESULTADO DO PECADO Quando Davi estava prestes a cometer o pecado contra Urias (II Sm 12.9), em momento algum, imaginou no que suas ações insanas resultariam, “Um abismo chama outro abismo, ao ruído das tuas catadupas; todas as tuas ondas e as tuas vagas têm passado sobre mim” (SI 42.7).

23 2. A DEPRESSÃO DE DAVI O PECADO CEGA Em sua busca pelo prazer, o rei Davi esqueceu-se de seu principal projeto, que era a construção do Templo do Senhor. O pecado tem como principal circunstância obscurecer a visão espiritual do homem de Deus. Ao se sentir abandonado, após pecar, um dos sintomas desenvolvido no indivíduo é a vontade de morrer. (Sl 51)

24 O RECONHECIMENTO DO PECADO
2. A DEPRESSÃO DE DAVI O RECONHECIMENTO DO PECADO O encontro com o profeta Natã foi determinante na vida de Davi. Numa linguagem contemporânea, podemos afirmar que “a ficha caiu” para o rei. A partir daí, passou a enfrentar uma crise emocional com sintomas diagnosticados como de depressão.

25 3. O ARREPENDIMENTO Ao escrever o salmo 51, o rei Davi expressa claramente seu grau de arrependimento, diante da descoberta de seus atos desastrosos.

26 A tristeza diante do pecado
3. O ARREPENDIMENTO A tristeza diante do pecado Em sua oração, Davi está extremamente abatido. Ele demonstra um sentimento de tristeza profunda, ao olhar para Bate-Seba e perceber o mal praticado por ele. (Sl 116.3)

27 3. O ARREPENDIMENTO Restaurado do Pecado O fato de Davi ter experimentado uma intensa comunhão com Deus deu a ele a condição de conhecê-lo. (Sl 51.6;10)

28 Anelo pela Comunhão com Deus
3. O ARREPENDIMENTO Anelo pela Comunhão com Deus Diante de Deus Davi, apresenta ter conhecimento de sua genética pecaminosa (SI 51.5), contudo, isso não foi o suficiente para fazê-lo desistir de tentar voltar à comunhão com o Senhor.

29 CONCLUSÃO A depressão tem sido chamada por muito cientistas como a doença da atualidade, e muitos servos de Deus têm sido acometidos por este mal. A Igreja do Senhor precisa identificar a causa do mal, se espiritual ou emocional e conduzir a pessoa ao melhor caminho na busca pela cura, sendo que o Senhor é suficiente em nos dar a solução de todos os problemas (Sl 51.15). É importante lembrar que Ele pode usar também profissionais especializados.

30 ENFERMIDADES DA ALMA Identificando os distúrbios emocionais e confrontando-os com soluções divinas e bíblicas


Carregar ppt "ENFERMIDADES DA ALMA ATENÇÃO: PARA DUPLICAR UM SLIDE USE O ATALHO: CTRL + D Estas lições são em certos casos muito pessoais, e precisam se adaptar a necessidade."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google