A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Caso BASF na América do Sul

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Caso BASF na América do Sul"— Transcrição da apresentação:

1

2 Caso BASF na América do Sul
"A implantação de diretrizes e práticas de gestão nas empresas“ Caso BASF na América do Sul Wagner Brunini CONOPARH - Londrina 19/09/2008

3 BASF no mundo Maior empresa química do mundo Fundada em 1865
Matriz em Ludwigshafen, Alemanha Mais de empregados 114 empresas consolidadas clientes 8.000 produtos Presente em 170 países, produção em 40 Vendas totais em 2007: 50,4 bilhões de euros

4 BASF na América do Sul 4.800 colaboradores, 3.200 no Brasil
Vendas em 10 países 14 unidades produtivas 7 unidades no Brasil Vendas totais: 2,4 bilhões de euros 1,4 bilhão no Brasil

5 BASF NA AMÉRICA DO SUL 10 países - 4 Sub-Regiões de Negócio (BC’s) colaboradores VENEZUELA BASF Venezolana S.A. COLÔMBIA BASF Quimica Colombiana S.A. BC NORTE BC NORTE BRASIL BASF S.A. BASF Poliuretanos Ltda. EQUADOR BASF Ecuatoriana S.A. BRASIL BC NORTE PERU BASF Peruana S.A. PARAGUAI BASF Paraguaya S.R.L BC SUL BC OESTE O Brasil tem 3654 colaboradores e atua em todas as áreas da BASF. As unidades de destaque são tintas imobiliárias, com a marca Suvinil atuando apenas no país e altamente reconhecida como tinta de qualidade, com 35% do mercado. Também a área de produtos para a agricultura está em constante desenvolvimento, pois o setor agrícola é o ponto forte do país. A Argentina tem 708 colaboradores e atua nas áreas de agricultura, especialidades químicas, dispersões, químicos, plásticos, químicos para têxtil, couros, papel, pigmentos, tintas imobiliárias, automobilísticas, industriais e para repintura automotiva, química fina para nutrição humana e animal e petróleo e gás. A agropecuária é a força do país e a BASF está presente ajudando os agricultores. Em tintas, a marca Casablanca é amplamente conhecida. A Bolívia, com 7 colaboradores, é um escritório de negócios da BASF, com produtos da agricultura correspondendo a 55% da atuação e plásticos com 30%. O restante divide-se entre nutrição animal, couros e dispersões, entre outros. É uma empresa focada em vendas que atende as necessidades dos clientes. O Chile tem 532 colaboradores e atua principalmente nas áreas de pigmentos, produtos para a agricultura, química fina, plásticos e tintas. É o país de economia mais aberta da América Latina, cujo motor de crescimento são as exportações de minerais, produtos florestais e agroindustriais). Destaque para a indústria do Salmão, que cresceu 15% em 2004. Na Colômbia são 107 colaboradores atuando na área de agricultura, química fina, tintas e dispersões. A BASF tem 30% do mercado nas áreas de agricultura e nutrição animal. O Equador tem 50 colaboradores divididos em dois escritórios. Depois do petróleo, a principal força econômica do país é a agricultura. A BASF atua em ambos os setores e também no setor de poliuretanos, com 60% de participação no mercado de espumas. O Paraguai tem 6 colaboradores e atua na área de vendas de insumos químicos, focados principalmente na área de agricultura. No Peru são 115 colaboradores atuando na área de dispersões, têxteis, produtos para agricultura, pré-misturas vitamínicas para nutrição humana e animal e químicos especiais para detergentes. Tem uma localização privilegiada perto do porto e do aeroporto, facilitando o escoamento dos produtos. O Uruguai tem 35 colaboradores atuando nas áreas de couro, agricultura, plásticos e química fina. Trata-se da distribuição de negócios que fortalece o mercado da BASF na América do Sul. E por fim a Venezuela, com 41 colaboradores, atua nas áreas de tintas, dispersões, produtos para agricultura e plástico, petróleo, gás e química fina. A principal atividade do país é relacionada ao petróleo e ao gás. BOLÍVIA BASF Bolivia S.R.L. BC SUL URUGUAI BASF Uruguaya S.A. BC SUL ARGENTINA BASF Argentina S.A BASF Poliuretanos S.A. Wintershall Energia S.A. CHILE BASF Chile S.A. Aislapol S.A. BC OESTE BC SUL

6 Estratégia 2015

7 Estratégia 2015

8 "A implantação de diretrizes e práticas de gestão nas empresas“
Projeto IntegraRH – BASF Wagner Brunini CONOPARH Londrina 19/09/2008

9 Um papel mais estratégico de RH pode ser alcançado através de harmonização de diretrizes/políticas e aumento de eficiência Significado: Eficiência operacional Objetivo: Papel estratégico Harmonizar e/ou desenvolver processos, ferramentas e diretrizes, reduzindo complexidade Apoiar o desenvolvimento de capital humano para formar a melhor equipe na indústria Aumento de eficiência de RH Maior disponibilidade de RH para focalizar em assuntos estratégicos

10 Objetivos do Projeto IntegraRH
Definir Estratégia Regional de RH Mapear, Analisar e Harmonizar Diretrizes, Políticas e Ferramentas Plataforma Regional de Serviços – Análise de Viabilidade

11 Maio/2005 – Reunião Regional
“NÓS NA AMÉRICA DO SUL TEMOS DEMONSTRADO QUE NÃO TEMOS RECEIO DE MUDANÇAS E SABEMOS REAGIR RAPIDAMENTE ÀS NOVAS SITUAÇÕES” Maio/2005 – Reunião Regional

12 Nov/2005 – Formação Time IntegraRH

13 “REPRESENTAMOS AQUI A CRIATIVIDADE E A PAIXÃO CARACTERÍSTICAS DOS COLABORADORES DA REGIÃO ”

14 Resultados do Projeto IntegraRH
Objetivos Produtos Visão, Missão e Posicionamento VBM Arvore de Valores e Indicadores Modelo de Entrega de Serviços Definir Estratégia Regional de RH Mapear, Analisar e Harmonizar Diretrizes, Políticas e Ferramentas Plataforma Regional de Serviços – Análise de Viabilidade

15 Modelo Entrega de Serviços de RH
Necessidades Clientes Expertise Center Global/Regional Business Partner Local Soluções Estratégicas Política Corporativa Demandas Estratégicas Soluções de Alto Nível Serviços GOVERNANÇA Serviços de RH e Atividades Locais Local Requisições Operacionais Cliente Serviços Transacionais

16 Expertise Center e IMI Site Serviços de RH e atividades locais
Estrutura Regional Estrutura Regional América do Sul Diretor RH Brunini Expertise Center e IMI Site Anita RH Dem, Mauá, Jab, Sap Claudio RH Vale Par e Cam Oliveira BC Norte Patricia Integração Reg. Luciana BC Oeste Heinrich BC Sul Regardiz EC R&B, Transf. Int Diego T&D, A, R&S Andréia Folha de Pagto. Serviços de RH e atividades locais Consultores Site BC Focal Point EC Governança de RH Regional Governança de RH Local Business Partner Expertise Center Serviços de RH e Atividades Locais

17 Resultados do Projeto IntegraRH
Objetivos Produtos Visão, Missão e Posicionamento VBM Arvore de Valores e Indicadores Modelo de Entrega de Serviços Definir Estratégia Regional de RH Mapear, Analisar e Harmonizar Diretrizes, Políticas e Ferramentas 5 Guidebooks (diretrizes) 17 Políticas implantadas Plataforma Regional de Serviços – Análise de Viabilidade

18 Diretrizes e Políticas
Foram elaborados 5 Guias com Diretrizes e Políticas regionais, baseadas em: Melhores práticas regionais e globais (mundo BASF) Melhores práticas de mercado Estratégia de Recursos Humanos

19 Diretrizes e Políticas Estrutura para alinhamento regional
Desenvolvimento Organizacional Desenvolvimento Treinamento Identificação de necessidades de treinamento Gestão de Diversidade Definição da abrangência Gestão de Desempenho e Feedback Pós-graduação Gestão por Competências Desenvolvimento da Liderança Transferências Internacionais Treinamento em Idiomas Gestão de Qualidade de Vida Gestão de Talento Gestão de Clima Organizacional Desenvolvimento de Carreira Diretriz Política

20 Diretrizes e Políticas Estrutura para alinhamento regional
Atração, Recrutamento e Seleção Compensação Metodologia de Avaliação de Cargo Comparação com o Mercado Descrição de Cargo Atração de Talentos Compensação Fixa R&S Externo Compensação Variável R&S Interno Aumentos Salariais Diretriz Política

21 Diretrizes e Políticas
Foram elaborados 5 Guias com Diretrizes e Políticas regionais, baseadas em: Melhores práticas regionais e globais (mundo BASF) Melhores práticas de mercado Estratégia de Recursos Humanos Os Guias contém, além das Diretrizes e Políticas, conceitos e mensagens chave que devem ser disseminadas pelos colaboradores de RH na região Os Guias foram discutidos, influenciados e aprovados pelo Steering Committee do projeto IntegraRH Os Guias estão disponibilizados a todos os colaboradores na Intranet ou em local de fácil acesso.

22 Resultados do Projeto IntegraRH
Objetivos Produtos Visão, Missão e Posicionamento VBM Arvore de Valores e Indicadores Modelo de Entrega de Serviços Definir Estratégia Regional de RH Mapear, Analisar e Harmonizar Diretrizes, Políticas e Ferramentas 5 Guidebooks (diretrizes) 17 Políticas implantadas Plataforma Regional de Serviços – Análise de Viabilidade Conclusões Recomendações Continuidade ampliada…

23 IntegraRH Phase II – SAP HR Implementation
South America 2008, August 23 23

24 Objetivos IntegraRH fase I: Recomendação de ter um único sistema de gerenciamento de RH (sem Folha de Pagamento), que suportasse um RH mais regional e estratégico na América do Sul. Alinhamento Global e Regional; Reduzir a complexidade dos sistemas de RH na região; Melhor adequação às diretrizes e controles (ex.: Governança). “Nós já temos diretrizes e políticas compartilhadas; agora nós precisamos ter a informação correta, da mesma forma e ao mesmo tempo!”. 24 24

25 Relatórios de RH baseados no modelo global de dados
Dados de RH do Grupo BASF CCHR ASIA Pacific Europa BASF SE NAFTA América do Sul Tabelas globais Global HR Business Warehouse HRgcmd HR Controlling and Reporting Companhias Business Center Regiões/Países BASF Group Unidades de Negócio 25 07/04/2017 25

26 Escopo Implantação do SAP R/3 RH para suportar os seguintes processos e suas interfaces: Administração de Pessoal – ex.: Contratação, Demissão, Transferências. Gerenciamento da Organização– ex.: Estrutura Organizacional Remuneração – ex.: Strata Portal de RH Regional para os Líderes EPF – Guarda eletrônica de documentos Países a implementar: Brasil, BC Sul (Argentina, Bolívia, Paraguai, Uruguai), BC Oeste (Chile, Peru) e BC Norte (Colômbia, Venezuela, Equador) Fora do Escopo no momento: Folha de Pagamento Gerenciamento de Tempos Treinamento Recrutamento e Seleção 26 26

27 Schedule Initiation 1 2 Planning & Organisation 3 Execution &
Controlling 4 Preparation Go-Live 5 Sustain May June July August Sept Oct Nov Dec Jan Febr Mrz April Mai Jun AR NW BR Workshops Inquiry Change Impact Workshops Change Impact Workshops Proposal Technical documentation (Blueprint) 1. Wave (Blueprint) 2.Wave Technical realization Technical realization Frozen Zone Frozen Zone Upload data Upload data Upload data Training Training Unit /Integration Test Unit /Integration Test Documentation Cut-over plan Cut-over plan Sustain Sustain Sustain Go-Live Go-Live Project team Kick off Approval of blueprint 1.Wave Go-Live Approval of blueprint 2.Wave 27

28 INTEGRARH Construir Crecer Desarrollar

29 29 29


Carregar ppt "Caso BASF na América do Sul"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google