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Inovação em Biodiesel John Kaweske Diretor Presidente, BioClean Energy Brasil S.A. 22 de setembro de 2010 B7: O Aumento do Biodiesel na Mistura e os Impactos.

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1 Inovação em Biodiesel John Kaweske Diretor Presidente, BioClean Energy Brasil S.A. 22 de setembro de 2010 B7: O Aumento do Biodiesel na Mistura e os Impactos na Cadeia Produtiva

2 Índice 2 Resumo da BioClean Mercado de Biodiesel B7 em Breve Impactos na Cadeia Produtiva Transição para o B7 O Futuro do Biodiesel Conclusão

3 BioClean Energy Brasil S.A. 3 Quem somos: A Bio Clean Energy é focada na produção inovadora de Biodiesel, no desenvolvimento de novas tecnologias (patentes pendentes), para a obtenção de fontes de energia renováveis, com o mínimo impacto ao meio ambiente. Unidade Araraquara – SP: A primeira unidade produtiva está localizada no município de Araraquara-SP, tem 30 mil m 2 de área e instalações de 10 mil m 2. A planta possui o que há de mais moderno em equipamentos e tecnologias, com capacidade para produzir 70 milhões de litros de biodiesel ao ano. Unidade Luis Eduardo Magalhães – BA: Protocolado o projeto de construção de outra unidade Industrial em área própria de 100 ha. Essa unidade terá capacidade de produção de 280 milhões de litros de biodiesel/ano em AnoBiodiesel (mil litros) Cap. Instalada Vista Aérea - Planta de Araraquara – Abr/2010

4 4 Demanda por Energia Limpa: - Biodiesel: 2,5 bilhões de litros por ano, apoiado por incentivos governamentais; - Demanda para reduzir a emissão de gases poluentes. Tecnologia de patentes pendentes e diferenciadas com modelo de Baixo Custo operacional e Investimento otimizado: - Produção: - Plantas de baixo custo, localizadas perto das matérias-primas e consumidores; - Produção integrada, que permite a flexibilidade no uso de matérias-primas. - Investimentos: - Tecnologias modernas, permitindo que as plantas menores sejam mais eficientes. BioClean: Companhia posicionada para Crescimento e Rentabilidade Missão: alcançar uma capacidade de 420 mil m 3 por ano até 2013 e tornar-se um produtor altamente rentável, produzindo e distribuindo biodiesel com o mais alto padrão de qualidade, utilizando-se de uma exclusiva tecnologia BioClean Energy Brasil S.A.

5 5 BioClean - Principais Vantagens Foco em TecnologiaQualidade do Biodiesel Planta Altamente Eficiente  Entrando no mercado com um baixo custo operacional  Usina de biodiesel dedicada  Tecnologia (patentes pendentes) que permite baixo custo de instalação  Alta qualidade comprovada através de testes em laboratórios credenciadas por ANP  Flexibilidade na utilização de matérias-primas  Inovação no processo produtivo  U tilização racional de espaço e capital  Otimização na produtividade Estratégia Operacional Localizações favoráveis das plantas Tecnologias modernas Desenvolvimento de novas matérias-primas Baixo custo operacional

6 Mercado de Biodiesel - Global 6  Mercado global deve dobrar entre 2009 e 2015 para 37,8 bilhões de litros de biodiesel ao ano  Várias fontes de crescimento  Foco na redução da emissão global de carbono  Iniciativas e incentivos governamentais  Geração de divisas para o país Os 5 Maiores Produtores de Biodiesel em 2009 Brasil é o quarto maior produtor mundial de biodiesel onde atende 5% da demanda por diesel Bilhões de Litros Fontes: EBB, EIA, ANP, Cader Demanda Mundial por Biodiesel (bb litros) Fonte: Global Biofuels Center

7 Diesel:  Mercado de 44,4 bilhões de litros com crescimento anual de 3% desde 2000  Importações: 9% da demanda por diesel desde 2004, com governo buscando reduzir a necessidade de importação  A maioria da demanda advém da indústria de caminhões, o que é fundamental no caso brasileiro, devido à dependência do país no transporte rodoviário Biodiesel:  Demanda mandatória anual de 2,5 bilhões de litros baseado em B5 (5% de biodiesel adicionado ao diesel), que foi antecipado de 2013 para  As expectativas para o setor são muito promissoras, visto à antecipação do B5 de 2013 para 2010, e há uma expectativa de que o B8 seja aprovado até 2013, o que cresceria a demanda em 60%. Mercado brasileiro de diesel (bilhões de litros) Produção de biodiesel no Brasil (000 de m3) Mercado Brasileiro – Diesel & Biodiesel 7 Fonte: ANP Mercado de Biodiesel - Brasil Fontes: ANP/MME

8 Mercado de Biodiesel - Brasil Sem 2008 Julho 2008 – Junho 2009 Julho 2009 – Dezembro 2009 Janeiro Presente Mistura: até 2%Mistura: min. 2%Mistura: min. 3%Mistura: min. 4%Mistura: min. 5% A demanda obrigatória atual é apenas um estímulo inicial Benchmarks em outros países sugerem que a demanda obrigatória deve ser aumentada:  Colômbia: a obrigatoriedade do uso de B10 em 12 dos 32 Estados do país;  Argentina: B7 hoje e B10 até fim de Queda recente dos preços do biodiesel, sugerem que o Brasil precise de um caminho, para uma maior demanda obrigatória. Um Grande Sucesso Brasileiro O Plano Nacional de Biodiesel é um sucesso e o apoio contínuo é necessário para a sustentabilidade a longo prazo

9 Mercado de Biodiesel – 19º Leilão 9 Os preços baixos no 19º Leilão refletem a necessidade de equilibrar a oferta com a demanda O mercado está preparado para uma abertura e está pronto para um aumento de demanda Compressão das Margens no 19º Leilão Fontes: ANP/Ipeadata

10 Mercado de Biodiesel – Demanda no Brasil 10 Com o B5, está previsto um crescimento orgânico do mercado de 2,5 bilhões de litros em 2010 para 3,5 bilhões de litros em Outros caminhos podem contribuir para um aumento acima desses níveis: B20 Metropolitano Aumento gradual na demanda obrigatória Redução do custo de produção Outros (ex.frotas, exportações)  B20 nas dez maiores regiões metropolitanas do Brasil dobraria o mercado  Benefícios:  Gastos no Brasil de R$459MM a.a. em função da poluição;  Poluição custa vidas a.a. em São Paulo (cidade);  Proposta para B7 em 2010 ou primeiro semestre de 2011  Governo estudando B8 para 2013;  B10, B20 eventual?  Aumento para o B20 em frotas de ônibus, etc;  Exportações a Europa: Exportações brasileiras prejudicadas pelo desestímulo tributário que tira a condição de competitividade em relação aos EUA e à Argentina.  Utilizar matérias-primas alternativas:  Foco em investimento e pesquisa (algas);  Óleo de cozinha (reciclar mais);  Novas tecnologias que reduzem o custo operacional  Plano de incentivo a oleaginosas alternativas: Metropolitano

11 B7 em Breve 11 Em agosto de 2010 foi solicitado, por um grupo de produtores de biodiesel, ao Ministério de Minas e Energia e ao Ministério do Desenvolvimento Agrário, para elevar a demanda para o B7 Benefícios (B7)Considerações Importantes Meio ambiente - redução na emissão de gases poluentes Controle de Qualidade e Fiscalização Geração de emprego / Benefícios sociais Mercado Aberto Otimizar a capacidadeMetas Sociais Redução da dependência energética Importante para a sustentabilidade do setor (preço baixo no 19º Leilão)

12 Cadeia Produtiva Impacto B7 12 Agricultores Usinas Mercado Consumidores ImpactoQuestões-chave  Maior demanda para agricultura  Geração de empregos / benefícios sociais (agricultura familiar)  Foco em atingir metas sociais  Estudos comprovam que a competição entre biocombustíveis e alimentos é mínima  Crescimento do mercado em 40% com B7  Otimizar a capacidade  Melhorar o preço (deságio grande)  Importante diversificar as oleaginosas  Qualidade do biodiesel entregue as distribuidoras  Necessidade de instalações de armazenagem nas distribuidoras  Falta metodologia científica simples e rápido pela identificação da mistura no campo  Pequeno aumento no custo de transporte, compensado por uma melhor qualidade de vida  O desenvolvimento de uma produção mais eficiente reduziria os custos para os consumidores

13 Transição para a B7 Considerações Importantes 13 Controle de Qualidade e Fiscalização Metas Sociais e Ambientais  A intensificação da fiscalização, em conformidade com o crescimento do mercado  Êxitos atingidos com uma crescente participação O mercado produtor do biodiesel precisa continuar a desenvolver soluções e melhores práticas para enfrentar desafios durante e depois da transição para B7 Mercado Aberto  O setor está pronto para abertura

14 14 A intensificação da fiscalização, em conformidade com o crescimento do mercado é necessária. Tecnologias em desenvolvimento deve ajudar a ANP com os seus esforços. A ANP coletando e analisando amostras de biodiesel nos produtores DesafioSolução Controle de Qualidade e Fiscalização A qualidade do biodiesel Expansão do programa da ANP em andamento, para a identificação no campo do teor do biodiesel no diesel A ANP está Tomando a Liderança

15 15 Incentivos não adequados no atual sistema de leilão Mover-se para um mercado aberto e estimular a diferenciação do modelo de negócios ao invés de diferenciação em preços DesafioSolução Mercado Aberto O modelo atual não incentiva modelos de negócios diferenciados ou a qualidade prêmio do produto Os preços do 19º leilão refletem os desafios do atual sistema

16 16 Desafio Solução  Necessidade de melhorias contínuas:  Programas de formação para os agricultores familiares  Estimular programas para diversificação de matérias-primas Metas Sociais Inclusão Social Momento do Programa de Inclusão Social Famílias da Agricultura Familiar (000s) Famílias por Volume de Biodiesel Produzido (milhões de litros de B100)

17 Um futuro com sustentabilidade no Plano Nacional de Biodiesel Maior demanda de biodiesel  B7, B10, B20 Metropolitano, etc. Demanda para bio-querosene Novas tecnológias  Tecnologia de algas  Evolução do processo de produção Mercado aberto 17 O Futuro de Biodiesel Sustentabilidade

18 Benefícios para o meio ambiente  Redução na emissão de gases poluentes Geração de empregos e benefícios sociais  Grandes avanços para mais de 109 mil famílias Otimização da capacidade de produção  Os preços no 19º Leilão refletem os desequilíbrios Reduzir a dependência energética de combustíveis fósseis  As importações representam 9% do consumo de diesel no Brasil Importante para a sustentabilidade do setor 18 Resumo Importância Fundamental da B7

19 Muito Obrigado!!! John Kaweske Diretor Presidente, BioClean Energy Brasil S.A.


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