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Teoria do conhecimento: raciocínio lógico Professor Hugo Alexandre

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Apresentação em tema: "Teoria do conhecimento: raciocínio lógico Professor Hugo Alexandre"— Transcrição da apresentação:

1 Teoria do conhecimento: raciocínio lógico Professor Hugo Alexandre

2 Raciocínio dedutivo = Raciocínio indutivo = Raciocínio analógico = Parte de uma preposição geral e conclui outra proposição geral ou particular, que se apresenta como necessária, ou seja, que deriva logicamente das premissas. Após considerar um suficiente número de casos particulares, conclui uma proposição geral. A indução, ao contrário da dedução, parte da experiência sensível, dos dados particulares. Se desenvolve a partir de semelhança entre casos particulares.

3 1) Classifique as argumentações a seguir identificando o tipo de raciocínio usado (dedução, indução e analogia). a) Pneu Cinturato Pirelli. Seguro como a mão do papai. Pirelli é mais pneu. Pirelli é mais segurança. R= Analogia

4 b) Uma vez que todos os membros do corpo de jurados eram eleitores, João devia sê-lo também, já que era um dos jurados. R= Dedução c) Depois de misturar os grãos de café dentro do barril, retira-se uma amostra formada por grãos de diferentes partes do volume considerado. Um exame da amostra atesta que todos os grãos são do tipo A. Conclui-se, então, que todos os grãos do barril são do tipo A. R= Indução

5 d) Apoiados na teoria da relatividade de Einstein, podemos afirmar que o bem e o mal não existem, a não ser quando considerados no contexto de uma cultura dada. R= Dedução e) Dr. Smith, após realizar experimentos com ratos, concluiu que a substância X não poderá ser empregada em seres humanos, pois acarretará os mesmos efeitos secundários indesejáveis que provocou nos ratos. R= Indução

6 f) João é comunista, pois é a favor da dissolução da comissão de atividades antiamericanas. R= Analogia g) Pedro recusa-se a comprar um automóvel marca “calhambeque”, pois o que seu amigo comprou apresentou muitos defeitos. R= Analogia

7 h) Todo metal é dilatado pelo calor. Ora, a prata é um metal. Logo, a prata é dilatada pelo calor. R= Dedução i) O cobre é condutor de eletricidade, assim como a prata, o ouro, o ferro, o zinco e outros metais, logo, todo metal é condutor de eletricidade. R= Indução

8 j) P=Q Q=R Logo, P=R R= Dedução l) O macaco foi curado da tuberculose com tal soro; logo, o homem há de curar-se da tuberculose com o mesmo soro. R= Analogia

9 m) Sempre que fico muitas horas sem comer, sinto dor de estômago. R= Dedução n) Toda combustão é sempre acompanhada de desprendimento de calor. R= Dedução

10 o) Sei que a aula vai começar porque tocou o sinal. R= Dedução p) Se você observar a pontuação adotada em relação às orações subordinadas advérbios antepostas à principal e concluir que elas vêm sempre seguidas de vírgula, seu raciocinio foi indutivo ou dedutivo? R= Anaogia

11 q) Sei que a aula vai começar porque tocou o sinal. R= Dedução r) Agora você está adiante da palavra urubu: põe-lhe acento ou não? Quando se decidir, que método seguiu? R= Indução

12 s) Como estudante do curso secundário, você deveria saber redigir melhor. R= Dedução t) Os morcegos não são aves porque são animais vivíparos. R= Dedução

13 s) Ele nasceu na Africa, por isso pensei que deveria ser naturalmente negro R= Dedução

14 02. (JC ONLINE ) Pesquisa divulgada pelo Ibope Inteligência, em parceria com a rede global de pesquisas Worldwide Independent Network of Market Research (WIN), revela que o Nordeste está bem mais preocupado que as demais regiões do País: 44%. No Norte, os preocupados somam 34%. Já as regiões Sul e Sudeste apresentam índice de preocupação de 36% e 31%, respectivamente. Para se chegar a essa afirmação, utilizou-se do Raciocínio A) Lógico Dedutivo. B) Lógico Indutivo. C) Lógico Analógico. D) Dialético. E) Lógico Dedutivo e Indutivo.

15 02. (UPE) Identifique qual dos contextos abaixo caracteriza um Raciocínio Lógico Dedutivo. A) Antônio adquiriu uma geladeira da marca “RUFFER”, porque sua colega tinha uma geladeira idêntica que era muito resistente, prática e confiável. B) Raimundo escolheu estudar na Universidade S. João Del Rey, já que todos os seus colegas estudavam nessa Universidade. C) Os torcedores vibraram com a vitória do Brasil, já que são brasileiros. D) Na minha escola, João gosta de cinema. E, ainda mais, André, Pedro, Mário, Welliton, José Antônio... Enfim, na minha escola, todos gostam de cinema! E) Asa Branca é título de uma música do cantor Luiz Gonzaga. Portanto, Asa Branca é sucesso!

16 03. (UPE) Identifique o contexto abaixo que caracteriza um Raciocínio Lógico Indutivo. A) A juíza Mara Celeste da Cruz defende a realização de um seminário, pois acredita que será a melhor forma de envolver todos. B) Após ter almoçado todos os dias, no decorrer de um ano, no restaurante “BOM GOSTO S.A.”, o motorista Amaro Gomes afirma que esse estabelecimento não é de boa qualidade. C) Estela conheceu a escola Paulo de Jesus e ficou apaixonada por ela no mesmo dia. D) Célia não votou nessas eleições, afirmando que todos os candidatos “calçam 40”, ou seja, são todos iguais. E) Estes alunos votaram no presidente, já que pertencem ao seu partido.

17 04. (UPE) Para responder as questões 01, 02 e 03, leia o comentário a seguir. Quem realmente ganha com o “bebê conforto”? Parece que agora vai. A partir de 1º de setembro, o transporte de crianças em veículos deve seguir regras que serão rigorosamente verificadas. Crianças de até um ano irão numa cadeira especial batizada de bebê conforto. {...}. Explicitamente, táxis e coletivos estão desobrigados dessas cadeiras especiais. Como essas formas de transporte público, em particular os coletivos, são muito utilizadas pelas classes menos favorecidas, estaria sendo promovida – com a permissão de Charles Darwin – uma espécie de genocídio não natural que iria favorecer a sobrevivência não necessariamente dos mais aptos, porém dos mais “bebês confortados” ?. {...}. De fato, se o poder público estivesse comprometido com a segurança nos transportes, não permitiria que estradas, ruas e avenidas atingissem o estado de degradação em que elas se encontram hoje. Nem permitiria a circulação de veículos sem luzes, com pneus desgastados, para-choques amarrados com barbantes. Construiria estradas com a necessária infraestrutura para pedestres, em vez de pontilhá-las de lombadas eletrônicas caça-níqueis. E adotaria uma legislação que enfatizasse a educação no trânsito e realmente tirasse do volante aqueles que já deram repetidas provas de que são uma ameaça, em vez de se preocupar em encher os cofres oficiais com multas por infrações tão insignificantes, nas condições de nosso trânsito, como dirigir momentaneamente com apenas uma das mãos.

18 De que tipo é o raciocínio que procura desenvolver a autora no texto acima? A) Lógico indutivo. B) Lógico dedutivo. C) Analógico. D) Dialético. E) Lógico indutivo – dedutivo.

19 05. Para agir no mundo, a pessoa humana utiliza-se de diferentes modalidades de conhecimento. Coloque Verdadeiro (V) ou Falso (F) para as afirmativas a seguir que buscam expressar diferenças e características fundamentais de cada modalidade de conhecimento, conceituando: ( ) senso comum como conhecimento irracional, de pouca influência na formação de novos conhecimentos. ( ) ciência como um saber, que, na sua essência, procura desvendar a natureza a partir, principalmente, das relações entre causa e efeito. ( ) arte como um conhecimento que proporciona entender o mundo através da sensibilidade do artista. ( ) filosofia como um saber que se propõe a oferecer um conhecimento, baseado na busca rigorosa da origem dos problemas, relacionando-os a outros aspectos da vida humana. ( ) mito como saber capaz de superar a subjetividade do homem, frente ao desconhecido.

20 06. (UPE) Sabe-se que a principal manifestação do conhecimento vem do pensamento. A busca da verdade, principal ocupação do conhecimento, utiliza-se de algumas regras, também chamadas de lógica ou regras do raciocínio. Sobre lógica ou regras do raciocínio, analise as afirmações abaixo. I. A lógica formal estabelece regras formais do pensamento, dependendo da matéria sobre a qual pensamos. II. Raciocinamos ou argumentamos quando colocamos juízos ou proposições que contenham evidências em uma ordem, tal que necessariamente nos levem a um outro juízo, que se chama conclusão. III. Quando nossos raciocínios ou argumentos são incorretos, são chamados de falácia ou sofisma. IV. A lógica material trata da aplicação das operações do pensamento, segundo a matéria ou a natureza do objeto a conhecer. V. Raciocinar ou argumentar consiste em encadear logicamente juízos e deles tirar uma conclusão. Somente está CORRETO o que se afirma em A) I, II e III. D) I, III e IV. B) II, IV e V. E) II, III, IV e V. C) I e III.

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