A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MEIOS ELETRÔNICOS INTERNET PROFESSOR ENZO OLIVEIRA MOREIRA CURSO DE LETRAS 2002.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MEIOS ELETRÔNICOS INTERNET PROFESSOR ENZO OLIVEIRA MOREIRA CURSO DE LETRAS 2002."— Transcrição da apresentação:

1 MEIOS ELETRÔNICOS INTERNET PROFESSOR ENZO OLIVEIRA MOREIRA CURSO DE LETRAS 2002

2 INTRODUÇÃO O MUNDO ESTÁ DIANTE DAS GRANDES TRANSFORMAÇÕES O DESENVOLVIMENTO DA TELEMÁTICA (UNIÃO ENTRE A TECNOLOGIA DA INFORMÁTICA E AS TELECOMUNICAÇÕES) É ACELERADO

3 A INTERNET ELIMINANDO DISTÂNCIAS TRANSPARÊNCIA LOCAL: O CIDADÃO NO MUNDO VIRTUALIDADE ACESSO AO CONHECIMENTO GLOBAL

4 A INTERNET NO SÉCULO XXI Hoje a Internet está interligada a mais de 200 países, crescendo e evoluindo numa rapidez jamais sonhada pela humanidade. Estima-se que chegue a atingir 1 bilhão de usuários no início deste século, deixando de ser apenas questão de prerrogativa para se tornar necessidade.

5 “A GRANDE QUANTIDADE DE INFORMAÇÕES HOJE DISPONÍVEIS EXIGE QUE APRENDAMOS A NAVEGAR, OU SEJA, A ORGANIZAR E RECUPERAR INFORMAÇÕES, E PRINCIPALMENTE, A AVALIAR SUA RELEVÂNCIA.” O USO EDUCACIONAL DA INTERNET

6 SERVIÇOS DA INTERNET Os mais populares: World Wide Web (WWW), (correio eletrônico), Chat (Bate-papo virtual).

7 WWW WIDE WORLD WEB: A BUSCA DE INFORMAÇÕES (TEXTOS, SONS, IMAGENS) ATRAVÉS DE PROGRAMAS (BROWSERS) EM PLATAFORMAS GRÁFICAS. UTILIZA LINGUAGEM PRÓPRIA PARA CRIAR HIPERTEXTOS E LINKS QUE PERMITEM A NAVEGAÇÃO DE UMA TELA PARA OUTRA COM UM SIMPLES CLIQUE DO MOUSE.

8 NAVEGANDO NA WWW Depois de abrir o Browser, para começar a navegar, é preciso digitar um endereço eletrônico da página no campo chamado Location, Endereço ou Address. Apertando a tecla Enter, o software estabelece a conexão e traz, para a tela, a página correspondente. Quando chega a uma página da Web, o usuário descobre que, clicando em determinadas palavras (ou figuras), novas páginas são mostradas no navegador (hipertexto).

9 NAVEGANDO POR HIPERTEXTOS Os itens que aparecem em destaque na página funcionam como “links” para outros documentos. Selecionando um destes links, uma nova tela de informação será exibida. Podemos identificar um link, quando o cursor do mouse, ao passar sobre ele, transforma-se em uma pequena mão.

10 ACESSO A UMA PÁGINA Há várias formas de se acessar uma home page. Além de digitar a URL (endereço eletrônico) da home page na caixa Endereço, o usuário pode utilizar o serviço de Busca da Internet. Nos sites de procura, internacionais ou nacionais, o usuário digita o assunto a ser pesquisado e o serviço fornece uma lista de várias URLs com as informações desejadas.

11 Alguns sites de procura: e muitas outras

12 O QUE SE ENCONTRA NA INTERNET " A grande malha de computadores interligados que formam a Internet pode ser usada para diversas finalidades. Algumas são muito populares, outras requerem conhecimentos de profissionais de computação e pesquisadores de universidades. " Estima-se que circulem, hoje, 600 bilhões de sites na Rede. " Nem tudo que se encontra na Rede é de procedência confiável.

13 A IMPLANTAÇÃO DA INTERNET NA ESCOLA  IMPLANTAÇÃO DE SERVIÇOS INTERNET: CONSTRUÇÃO DE HOME PAGE DA INSTITUIÇÃO; DE CURSOS; DE PORTFOLIO; PÁGINAS PESSOAIS; APOIO ÀS AULAS PRESENCIAIS; EAD; COMUNICAÇÕES VIRTUAIS.

14 A INTERNET COMO INSTRUMENTO NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM  PROJETOS INTERDISCIPLINARES  PESQUISA EM SITES, BANCOS DE INFORMAÇÃO E SERVIDORES DE FTP (DOWNLOADS)  APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS ON- LINE.

15 A INTERNET COMO INSTRUMENTO DE INTERAÇÃO NO PROCESSO ENSINO- APRENDIZAGEM  CHATS LOCAIS, NACIONAIS E INTERNACIONAIS (CONVERSAÇÃO ON-LINE).  CORRESPONDÊNCIA ENTRE ALUNOS, PROFESSORES, PAIS E COMUNIDADE ATRAVÉS DE S.

16 CAPTURA DE IMAGENS E TEXTOS PARA ENRIQUECER SUA APRESENTAÇÃO COM IMAGENS, SONS E FILMES, VOCÊ PODE UTILIZAR OS RECURSOS DA WEB, UM IMENSO BANCO DE DADOS A SUA DISPOSIÇÃO.

17 CAPTURA DE IMAGEM E TEXTOS IMAGEM ACESSE O SITE QUE TENHA A IMAGEM DESEJADA. CLIQUE COM O BOTÃO DIREITO DO MOUSE SOBRE A IMAGEM DESEJADA. ESCOLHA A OPÇÃO “SAVE IMAGE AS” E SALVE-A NO SEU COMPUTADOR. ABRA O POWERPOINT OU O WORD, CLIQUE EM “INSERIR”, EM “FIGURA”, EM “DO ARQUIVO”. LOCALIZE A FIGURA QUE VOCÊ GRAVOU, CLIQUE SOBRE ELA E CLIQUE EM “OK”. TEXTO LOCALIZE O TEXTO DESEJADO, SELECIONE-O, CLIQUE EM “EDITAR” e “COPIAR”. ABRA O POWERPOINT OU O WORD, CLIQUE EM “EDITAR” e “COLAR”.

18 USANDO O (CORREIO ELETRÔNICO): É UMA CAIXA POSTAL ELETRÔNICA, CAPAZ DE TRANSMITIR INFORMAÇÕES PARA QUALQUER COMPUTADOR QUE TENHA UMA CONEXÃO COM A INTERNET. UTILIZA UM ENDEREÇO COMPOSTO PELO NOME DO USUÁRIO, SEGUIDO NOME DO PROVEDOR, TIPO DE ORGANIZAÇÃO E PAÍS:

19 grátis " Algumas empresas disponibilizam, em seus sites, o acesso gratuito a endereços eletrônicos. " O usuário pode criar seu próprio , mandar e receber mensagens, enviar arquivos, como fotos, sons, animações, além de participar de listas de discussão. " Hoje, qualquer pessoa pode ter seu próprio .

20 Newsgroups, Grupo de Discussão, Lista de Discussão, ou simplesmente BBS. Esse serviço é composto por informações agrupadas por categorias e programas responsáveis por seu intercâmbio. Grupo de pessoas com interesses afins criam um único endereço eletrônico para troca de idéias, reuniões virtuais, bate-papo off-line.


Carregar ppt "MEIOS ELETRÔNICOS INTERNET PROFESSOR ENZO OLIVEIRA MOREIRA CURSO DE LETRAS 2002."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google