A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SISTEMA DE MONITORAMENTO TRIMESTRAL DAS AÇÕES DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE Coordenadoria de Controle de Doenças Núcleo de Monitoramento das Ações de Vigilância.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SISTEMA DE MONITORAMENTO TRIMESTRAL DAS AÇÕES DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE Coordenadoria de Controle de Doenças Núcleo de Monitoramento das Ações de Vigilância."— Transcrição da apresentação:

1 SISTEMA DE MONITORAMENTO TRIMESTRAL DAS AÇÕES DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE Coordenadoria de Controle de Doenças Núcleo de Monitoramento das Ações de Vigilância em Saúde Sylmara Berger Del Zotto

2 SISTEMA DE MONITORAMENTO TRIMESTRAL DAS AÇÕES DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE A Coordenadoria de Controle de Doenças - CCD /SES-SP, é o órgão responsável pelo planejamento das ações que proporcionam o conhecimento, a detecção e a prevenção de quaisquer mudanças nos fatores determinantes do processo de saúde individual e coletiva Tem a finalidade de recomendar e adotar medidas de prevenção e controle de doenças e agravos. Na estrutura da CCD estão inseridas as instituições ligadas à saúde coletiva, que desenvolvem as atividades: de vigilância epidemiológica e sanitária,ambiental, diagnóstico laboratorial, controle de vetores, imunização, documentação histórica e educação continuada.

3 SISTEMA DE MONITORAMENTO TRIMESTRAL DAS AÇÕES DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE O Núcleo de Monitoramento das Ações de Vigilância em Saúde (NUMAVS), tem como objetivo : Monitorar os indicadores pertinentes ä Vigilância em Saúde do Estado de São Paulo Oferecer apoio técnico aos 28 Grupos Regionais de Vigilância em Saúde no momento da pactuação destes indicadores e ações Acompanhar a execução das ações no nível local, em parceria com os grupos regionais de vigilância e as áreas técnicas da Coordenadoria de Controle de Doenças.

4 SISTEMA DE MONITORAMENTO TRIMESTRAL DAS AÇÕES DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE O SISTEMA O Sistema de Monitoramento Trimestral das Ações de Vigilância em Saúde,foi desenvolvido: Promover inovações nos processos de gestão Alcançar maior eficiência e qualidade nas Ações de Vigilância em Saúde Desenvolvido, a partir do elenco de 60 indicadores pactuados na PAP VS e SISPACTO. Ambos inseridos no Pacto pela Saúde O sistema de informação foi desenvolvido na plataforma Web Tem sua base de dados centralizada A interface de navegação e alimentação dos dados tem uma lógica intuitiva e simples, que facilita a recepção da informação. Toda a entrada de dado tem um algoritmo que consiste a informação, abreviando os equívocos de digitação.

5 SISTEMA DE MONITORAMENTO TRIMESTRAL DAS AÇÕES DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE O sistema possui todos os seus indicadores e cálculos armazenados em tabelas na base de dados Fácil manutenção e flexibilidade no momento de efetuar a atualização anual do sistema de informação.. Foi desenvolvido a partir das fórmulas previamente estabelecidas e contidas nos instrutivos de preenchimento, avaliados, por todas as áreas técnicas da CCD/SES-SP e aprovados pelo Conselho Estadual de Saúde e pela Comissão Intergestores Bipartite. Está alocado na página CCD

6 SISTEMA DE MONITORAMENTO TRIMESTRAL DAS AÇÕES DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE O monitoramento dos indicadores e ações pactuados em 2007 e 2008 com inclui: 645 municípios 28 Grupos Regionais de Vigilância Epidemiológica, Sanitária, SUCEN e IAL. Áreas técnicas da CCD/SES-SP Foi elaborado login e senha, com determinados níveis de interferência: o modo visualização, modo inclusão de dados senha máster, que possibilita alteração de dados e senhas em qualquer nível central ou regional... A cada trimestre o usuário tem que se cadastrar como novo registro

7 SISTEMA DE MONITORAMENTO TRIMESTRAL DAS AÇÕES DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE No sistema, o numerador e denominador, foram transformados em fórmulas, construindo um instrumento único, para o monitoramento on-line permanente Iniciado em julho de 2007 e revisado em 2008 O sistema possui as fórmulas previamente estabelecidas e contidas nos instrutivos de preenchimento Como processo facilitador foi utilizado legenda de cores que se alteram com o preenchimento do indicador pelo usuário Possibilita o acompanhamento tanto do preenchimento em tempo previamente estabelecido quanto a análise do dado disponibilizado.

8 SISTEMA DE MONITORAMENTO TRIMESTRAL DAS AÇÕES DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE O NUMAVS, trimestralmente elabora relatórios para subsidiar divessas ações O Sistema possui ferramenta que consolida os dados, elaborando planilha Excel de fácil manuseio, por trimestre por grupo regional de vigilância e relatório estadual.

9 SISTEMA DE MONITORAMENTO TRIMESTRAL DAS AÇÕES DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE fonte : Sistema de Monitoramento on line outubro de 2008 Adesão dos Municípios

10 SISTEMA DE MONITORAMENTO TRIMESTRAL DAS AÇÕES DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE O sistema : Ferramenta de gerenciamento : equipes municipais pelos grupos regionais de vigilância áreas técnicas CCD Auxilia o planejamento de estratégias para o cumprimento das metas pactuadas Busca através do preenchimento trimestral dos indicadores : Elaborar relatórios por trimestre Construção de gráficos acoplados a cada indicador, Contribuir diretamente na visualização do alcance da meta por trimestre.

11 SISTEMA DE MONITORAMENTO TRIMESTRAL DAS AÇÕES DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE Em 2008 Acoplado nova ferramenta: Acompanhamento gráfico, que possibilita a comparação do desempenho do indicador por trimestre e por ano Demonstra a tendência de cada indicador

12 SISTEMA DE MONITORAMENTO TRIMESTRAL DAS AÇÕES DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE

13 Vantagens de utilização do Sistema on line: Agilidade, produzindo e gerenciando informações em tempo útil Axilia a produção de políticas e prioridades de intervenção. O fluxograma situacional organiza as informações obtidas Caracteriza e classifica os problemas analisados e sua magnitude. Elabora relatórios, possui ferramenta que consolida os dados em planilha Excel, facilitando a análise dos dados. Simplicidade de manuseio, tanto do gestor municipal, quanto dos gestores regionais de vigilância e central A visualiza os indicadores, os alcances pactuados Fator determinante na gestão, subsidia a iniciativa de adequação das ações Subsídio para relatórios de gestão trimestral e anual Instrumentaliza a tomada de decisão, agrega valor aos sistemas já existentes.

14 SISTEMA DE MONITORAMENTO TRIMESTRAL DAS AÇÕES DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE Obrigada


Carregar ppt "SISTEMA DE MONITORAMENTO TRIMESTRAL DAS AÇÕES DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE Coordenadoria de Controle de Doenças Núcleo de Monitoramento das Ações de Vigilância."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google