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Integração Graduação- Posgraduação como Fator de Qualidade na Educação Superior Naomar de Almeida Filho Universidade Federal da Bahia.

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Apresentação em tema: "Integração Graduação- Posgraduação como Fator de Qualidade na Educação Superior Naomar de Almeida Filho Universidade Federal da Bahia."— Transcrição da apresentação:

1 Integração Graduação- Posgraduação como Fator de Qualidade na Educação Superior Naomar de Almeida Filho Universidade Federal da Bahia

2 REPENSAR o papel da Universidade a partir de um marco teórico rigoroso e consistente: Karl Manheim conceitos de formação, intelectual e cultura Max Weber conceitos de função, meios e fins metodologia dos tipos-ideais Pierre Bourdieu conceitos de campo social, reprodução e capital simbólico

3 DIFERENCIAR: Funções sociais metas estruturantes e determinantes da instituição social Modos de Formação Articulação de meios e fins da função ensino na educação superior Modelos Curriculares Arquitetura curricular ou macro- estrutura de cursos ou programas de ensino

4 Funções de formação: Formação de profissionais Gestores, aplicadores, produtores Formação de criadores Pesquisadores, inovadores Formação de formadores Docentes, mentores

5 Formação de intelectuais: Produtores de conhecimentos Produtores de conhecimentos Produtores de aplicações Produtores de aplicações Reprodutores (educadores) Reprodutores (educadores) Cultura & Educação: Cultura Humanística Cultura Humanística Cultura Artística Cultura Artística Cultura Científica Cultura Científica Educação inter-cultural Educação inter-cultural Produção de capital simbólico [Certificação de carreiras profissionais] Funções da Universidade :

6 Educação de quadros Produtores de aplicações Produtores de aplicações Reprodutores (educadores) Reprodutores (educadores) Aplicação de conhecimento disciplinar Acumulação de capital simbólico [Habilitação de carreiras profissionais] Funções da Educação Superior :

7 Profissionalizante formação = treinamento diploma = habilitação Profissionalizante formação = treinamento diploma = habilitação Acadêmico formação = ensino diploma = título Acadêmico formação = ensino diploma = título Universitário Integrado formação = educação diploma = grau Universitário Integrado formação = educação diploma = grau Modos de formação:

8 Modelos curriculares: Europeu Mediterrâneo (residual na Argentina e Uruguai) Norte-Americano (Flexner 1910) Europeu Unificado (Processo de Bolonha ) Brasileiro (pós-reforma de ajustes) Brasileiro (pós-reforma de ajustes)

9 Modelo Argentino (residual mediterrâneo) Doutorado Maes-trias Residência MBA Cursos profissionais de média duração Licenciaturas Cursos profissionais de longa duração CicloBásico

10 Undergraduate College Undergraduate College bacharelados gerais de 4 anos, terminal ou como etapa prévia a... Graduate School Graduate School Graduação profissional (tipo MBA, MEd, JD, MD, PharmD) Graduação acadêmica (MSc, MA, PhD) Pós-Doutorado não é grau acadêmico! Modelo Norte-Americano, baseia-se em dois níveis:

11 Modelo Norte-Americano College Major Minor Mestrado profissional (M. Ed., MBA, M.Pharm.Sc., MPH) Doutorados Profissionais (J.D., M.D., Dr.P.H., Pharm.D., DMD) Doutorado (PhD) Mestrado Acadêmico (M.Sc., M.A. etc. )

12 Formação em Ciências da Computação na University of California at Berkeley: College of Engineering Bachelor of Sciences (B.S.) in Computer Sciences and Engineering, 4 anos, como etapa prévia à... Department of Electrical Engineering & Computer Science Master in Computer Science, 1 ano PhD in Computer Science, 4 anos Double degree with Department of Mathematics Master of Sciences (M.Sc.) in Mathematics and Computer Science, 1 ano PhD in Mathematics and Computer Science, 4 anos

13 Primeiro Ciclo Bacharelados gerais de 3 anos, etapa prévia ao... Segundo Ciclo Cursos profissionais Mestrado profissional Mestrado acadêmico, etapa prévia ao... Terceiro Ciclo Doutorados de pesquisa Modelo Europeu Unificado (Processo de Bolonha)

14 Bacharelado Bachillerato Bakalaureat Bach. of Arts Licence Licenciatura Laurea Trienale Bachelor EU (em áreas indicativas de campos profissionais) Master 2 profissional Doutorado de pesquisa Master 1 Acadêmico Modelo Europeu Unificado (Processo de Bolonha)

15 Formação em Ciências da Computação na Oxford University: Pré-graduação: Bachelor of Arts (BA) ou EU Bach, 3 anos Graduação profissional: Master in Computer Science (MComp Sci), 1 ano Master of Sciences (MS) in Software Engineering, 1 ano Pós-graduação acadêmica: MSc in Mathematics and Foundations of Computer Science, 1 ano Master in Mathematical Modelling and Scientific Computing (MMSC), 1 ano Doctor of Philosophy (DPhil) in Computing, 3 anos

16 Formação pré-graduada: Formação pré-graduada: Licenciatura em Ciências da Saúde (1.º ciclo de 3 anos) organizada conjuntamente pelas Faculdades de Ciências, Medicina, Medicina Dentária, Farmácia e Psicologia. Licenciatura em Ciências da Saúde (1.º ciclo de 3 anos) organizada conjuntamente pelas Faculdades de Ciências, Medicina, Medicina Dentária, Farmácia e Psicologia. Graduação profissional: Graduação profissional: Mestrado Integrado em Medicina, 3-4 anos Mestrado Integrado em Medicina, 3-4 anos Mestrados Integrados em outras áreas Mestrados Integrados em outras áreas Pós-graduação acadêmica: Pós-graduação acadêmica: Doutorado em Medicina, 4 anos Doutorado em Medicina, 4 anos Formação em Profissões da Saúde Universidade de Lisboa:

17 Modelo brasileiro atual Bacharelados Mestrado Profissional Doutorado Mestra- do Aca- dêmico Cursos profissionais de média duração Licenciaturas Habilitações Cursos profissionais de curta duração Cursos profissionais de longa duração PG lato- senso EspecializaçãoAperfeiçoamento Residência MBA ?!

18 Reforma Universitária de 1968 Acordo MEC/USAID Acordo MEC/USAID Parecer Sucupira: grandes enganos Parecer Sucupira: grandes enganos Departamentalização (simulacro USA) Departamentalização (simulacro USA) Aliança com oligarquia acadêmica nacional Aliança com oligarquia acadêmica nacional Mudança conservadora, mantém velho regime europeu Mudança conservadora, mantém velho regime europeu Saldo positivo: Pesquisa & PG Saldo positivo: Pesquisa & PG

19 Comparativo entre modelos: Regime2 Ciclos + tracks 3 CiclosProgressão linear

20  o processo de globalização  a centralidade da tecnologia  a proximidade do espaço-tempo  a hiperconectividade  o pensamento complexo  a inter/trans/meta/disciplinaridade  a conjuntura política e econômica brasileira  a possibilidade real de desenvolvimento econômico e social Universidade Nova: Contexto

21 Regime curricular de três ciclos, visando diversificação e racionalização dos modelos de formação profissional e acadêmica. Regime curricular de três ciclos, visando diversificação e racionalização dos modelos de formação profissional e acadêmica. Nova modalidade de curso superior – Bacharelado Interdisciplinar (BI) – para evitar profissionalização precoce e especializada. Nova modalidade de curso superior – Bacharelado Interdisciplinar (BI) – para evitar profissionalização precoce e especializada. Ajuste da arquitetura acadêmica da graduação e da pós- graduação. Ajuste da arquitetura acadêmica da graduação e da pós- graduação. Novas modalidades de processo seletivo. Novas modalidades de processo seletivo. Universidade Nova: Modelo

22 Licenciaturas (formação docente) Bacharelado Interdisciplinar Artes Humanidades Ciência & Tecnologia Saúde Bacharelados (formação Profissional I) Outros Diplomas (formação Profissional II) Mestrados Douto- rados Modelo UFBA Universidade Nova

23 Ano IAno IIAno III Eixo Linguagens Eixo Integrador Eixo Área de Concentração Eixo Interdisciplinar Orientação Profissional Estrutura Curricular do Bacharelado Interdisciplinar

24 Ano IAno IIAno III Língua Estrangeira Moderna Língua Portuguesa Linguagens Matemáticas Oficina de Artes Eixo Linguagens Estudos da Contemporaneidade Cultura Humanística Eixo Interdisciplinar Cultura Artística Cultura Científica Componente OptativoComponente Obrigatório Orientação Profissional Componente Livre Eixo Área de Concentração Eixo Integrador Atividades Curriculares em Comunidade (ACC) Atividades Curriculares em Instituições (ACI) Legendas: Linguagens Artísticas

25 Estrutura Conceitual do Bacharelado Interdisciplinar Pós-Graduação Mit-disciplinar 2 Formação Geral Unidades Universitárias BI Ciência e Tecnologia Formação Específica Áreas de Concentração BI Humanidades BI Saúde BI Artes Áreas de Concentração Formação Específica Áreas de Concentração Pós-Graduação Mit-disciplinar 3 Pós-Graduação Mit-disciplinar 1 Pós-Graduação Mit-disciplinar...n Unidades Universitárias

26 BI em Artes : Dança Dança Música Música Literatura Literatura Cinema e Audiovisual Cinema e Audiovisual Artes e Tecnologias Artes e Tecnologias Poéticas das Culturas Orais Poéticas das Culturas Orais Culturas Visuais Culturas Visuais Estudos da Imagem Estudos da Imagem Teatro Teatro Artes Visuais Artes Visuais BI em Humanidades : Estudos Jurídicos Estudos Jurídicos Estudos Filosóficos Estudos Filosóficos Estudos Históricos Estudos Históricos Estudos de Linguagem Estudos de Linguagem Estudos da Sociedade Estudos da Sociedade Estudos da Cultura Estudos da Cultura Estudos do Comportamento Humano Estudos do Comportamento Humano Estudos de Gestão Estudos de Gestão Estudos Econômicos e Financeiros Estudos Econômicos e Financeiros Políticas e Gestão da Cultura Políticas e Gestão da Cultura Relações Internacionais Relações Internacionais Empreendedorismo Empreendedorismo Estudos Urbanos Estudos Urbanos Estudos de Gênero Estudos de Gênero Estudos Étnicos e Africanos Estudos Étnicos e Africanos Áreas de Concentração:

27 BI em Saúde : Saúde Animal Saúde Animal Saúde Humana Saúde Humana Ciências da Alimentação Ciências da Alimentação Biotecnologia e Saúde Biotecnologia e Saúde Saúde Coletiva Saúde Coletiva BI em Ciência e Tecnologia : Ciências Exatas Ciências Exatas Ciências da Matéria Ciências da Matéria Ciências da Terra e do Mar Ciências da Terra e do Mar Ciências da Vida Ciências da Vida Ciências Básicas das Engenharias Ciências Básicas das Engenharias Energia e Meio-Ambiente Energia e Meio-Ambiente Informática Informática Áreas de Concentração:

28 BI em Ciência e Tecnologia: área de concentração Engenharias Semestre ISemestre IISemestre III LET-LEM1 (68 h) Língua Estrangeira Moderna I ENG-C99 (102 h) Introdução à Eng. Química e Expressão Gráfica ENG-D01 (68 h) Métodos Computacionais da Engenharia LET-LP1 (68 h) Língua Portuguesa como Leitura do Mundo ( fundamentos, latim, clássicos ) LET-LEM2 (68 h) Língua Estrangeira Moderna II FIS-121 (102 h) Física Geral e Experimental I-E UN-CA1 (68 h) Cultura Artística 1 LET-LP2 (68 h) Língua Portuguesa como Leitura do Mundo (l eitura e produção de textos ) LET-LEM3 (68 h) Língua Estrangeira Moderna III UN-CC1 (68 h) Cultura Científica 1 MAT-A01 (68 h) Geometria Analítica LET-LP3 (68 h) Comunicação Científica ( retórica e argumentação, produção de artigos, apresentações orais, etc. ) UN-CH1 (68 h) Cultura Humanística 1 MAT-A02 (102 h) Cálculo A QUI-037 (136 h) Química Geral UN-EC1 (68 h) Estudos da Contemporaneidade 1 UN-EC3 (68 h) Estudos da Contemporaneidade 3 UN-SI2 (20 h) Seminários Interdisciplinares II UN-EC2 (68 h) Estudos da Contemporaneidade 2 UN-SI1 (20 h) Seminários Interdisciplinares I CHS em Sala = 28 h CHS em Sala = 26 h

29 Semestre IVSemestre VSemestre VI ENG-D06 (68 h) Engenharia Econômica e Gestão ENG-D04 (68 h) Métodos Matemáticos e Computacionais ENG-003 (68 h) Eletricidade ENG-LEM4 (68 h) Língua Estrangeira Moderna IV FIS-123 (102 h) Física Geral e Experimental III-E ENG-008 (68 h) Fenômenos de Transporte I FIS-122 (102 h) Física Geral e Experimental II-E MAT-A04 (102 h) Cálculo C ENG-269 (68 h) Ciências do Ambiente MAT-A03 (102 h) Cálculo B QUI-A14 (85 h) Química Inorgânica Básica I ENG-360 (68 h) Materiais de Construção para Equipamentos da Indústria Química MAT-A07 (68 h) Álgebra Linear A QUI-A15 (68 h) Físico-Química A ENG-D05 (68 h) Mecânica dos Sólidos Aplicada a Plantas Industriais UN-CC2 (68 h) Cultura Científica 2 UN-CA2 (68 h) Cultura Artística 2 UN-CH2 (68 h) Cultura Humanística 2 UN-ACC (68 h) Atividades em Comunidade CHS em Sala = 28 hCHS em Sala = 25 hCHS em Sala = 28 h

30 Semestre VIISemestre VIIISemestre IX ENG-358 (68 h) Fenômenos de Transporte II ENG-353 (68 h) Cálculo de Reatores ENG-009 (68 h) Controle de Processos ENG-372 (68 h) Princípios de Processos Químicos ENG-421 (68 h) Fenômenos de Transporte III ENG-185 (68 h) Operações Unitárias da Ind. Química II ENG-396 (68 h) Termodinâmica I ENG-426 (68 h) Operações Unitárias da Ind. Química I ENG-363 (68 h) Projeto e Planejamento da Indústria Química II QUI-138 (68 h) Química Orgânica Fundamental III ENG-427 (68 h) Termodinâmica II ENG-364 (68 h) Produção e Transporte de Calor QUI-A01 (102 h) Princípios da Análise Química ENG-D02 (68 h) Estatística na Engenharia ENG-D03 (68 h) Laboratório de Engenharia Química QUI-A16 (68 h) Físico-Química C QUI-139 (68 h) Química Orgânica Fundamental IV ENG-D07 (68 h) Operação e Segurança de Plantas Industriais QUI-A17 (34 h) Química Orgânica Prática ENG-D08 (102 h) Trabalho Final de Curso ENG-D08 (102 h) Trabalho Final de Curso CHS em Sala = 26 h CHS em Sala = 24 h Semestre X ENG-369 (238 h) Estágio Industrial em Engenharia Química CHS em Sala = 02 h

31 Vestibular : Candidatos (recorde histórico): candidatos Candidatos (recorde histórico): candidatos Cursos de Progressão linear existentes: vagas Cursos de Progressão linear existentes: vagas Cursos de Progressão linear novos: vagas noturnas; 200 vagas diurnas Cursos de Progressão linear novos: vagas noturnas; 200 vagas diurnas Bacharelados Interdisciplinares: 980 vagas Bacharelados Interdisciplinares: 980 vagas TOTAL: vagas* TOTAL: vagas* * mais 400 vagas no Programa de Formação de Professores

32 Vestibular : candidatos (novo recorde histórico) candidatos (novo recorde histórico) Cursos de Progressão Linear existentes: vagas (1.600 noturnas) Cursos de Progressão Linear existentes: vagas (1.600 noturnas) Cursos de Progressão Linear novos: 380 vagas noturnas; 200 vagas diurnas Cursos de Progressão Linear novos: 380 vagas noturnas; 200 vagas diurnas Bacharelados Interdisciplinares* * maior contingente de candidatos inscritos (13.700; 23 % do total) Bacharelados Interdisciplinares* * maior contingente de candidatos inscritos (13.700; 23 % do total) vagas (900 noturnas) vagas (900 noturnas) TOTAL: vagas** TOTAL: vagas** ** mais 450 vagas no Programa de Formação de Professores

33 ANO-BASE 2011ANO-BASE 2014 BACHARELADO Opções de Formação Profissional com preferência INTERDISCIPLINAR EM: para egressos do BI para 20 % das vagas em: ARTES... Licenciaturas e Bacharelados em Letras 300 vagas Licenciaturas em Dança, Teatro, Belas Artes Música Popular, Licenciatura em Música Cinema e Vídeo HUMANIDADES... Direito, Administração, Ciências Contábeis, Economia 490 vagas Psicologia, Serviço Social, Secretariado, Arquivologia Ciências Sociais, Filosofia, História, Museologia Jornalismo, Produção Cultural, Biblioteconomia Pedagogia, Educação Física Licenciaturas e Bacharelados em Letras CIÊNCIA E TECNOLOGIA... Engenharias 390 vagas Ciências da Computação Licenciatura em Matemática, Estatística Geologia, Geofísica, Oceanografia Licenciaturas em Química e Física Licenciaturas em Ciências Biológicas, Biologia SAÚDE... Gastronomia, Nutrição, Saúde Coletiva, Enfermagem 400 vagas Terapia Ocupacional, Fisioterapia, Fonoaudiologia Biotecnologia, Farmácia, Odontologia Medicina, Veterinária, Zootecnia

34 Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos

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46 Centro de Idiomas

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54 Vantagens do regime de ciclos Evita precocidade nas escolhas de carreira Evita precocidade nas escolhas de carreira Modularidade (aluno conclui etapas/ciclos) Modularidade (aluno conclui etapas/ciclos) Permite mudanças de percurso formativo Permite mudanças de percurso formativo Flexibiliza estruturas curriculares Flexibiliza estruturas curriculares Incorpora formação transdisciplinar Incorpora formação transdisciplinar Separa formação profissional de formação acadêmica Separa formação profissional de formação acadêmica Reduz evasão no sistema de ensino Reduz evasão no sistema de ensino Integra graduação e posgraduação Integra graduação e posgraduação Compatibilidade internacional Compatibilidade internacional

55 Evolução do Número de Cursos de Graduação. UFBA,

56 Evolução do Número de Cursos na Pós-Graduação. UFBA,

57 Evolução de Matrículas na Pós-Graduação. UFBA

58 Evolução Histórica da Produção Científica. UFBA, Fonte: Web of Science

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