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AA Luciano Rietter © Copyright 2014 LEMIN – Laboratório de Educação Matemática Isaac Newton Todos os Direitos Reservados | All Rights Reserved. A FIDE.

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1 AA Luciano Rietter © Copyright 2014 LEMIN – Laboratório de Educação Matemática Isaac Newton Todos os Direitos Reservados | All Rights Reserved. A FIDE e a CBX Aula 01 – 19/08/2014

2 AA Luciano Rietter © Copyright 2014 LEMIN – Laboratório de Educação Matemática Isaac Newton Todos os Direitos Reservados | All Rights Reserved. A Federação Internacional de Xadrez (FIDE) (em francês, Fédération Internationale des Échecs ou, em inglês, World Chess Federation) foi fundada em 20 de Julho de 1924 em Paris. É a entidade responsável pelo xadrez a nível internacional. É ela também quem organiza o “World Chess Championship”, realizado anualmente e que determina o melhor jogador de xadrez na atualidade, baseando-se para isso, no seu sistema de Rating. Atualmente a FIDE não se volta somente ao xadrez profissional de alto nível, também investe no xadrez escolar, fazendo deste esporte intelectual uma fonte de educação. A FIDE

3 AA Luciano Rietter © Copyright 2014 LEMIN – Laboratório de Educação Matemática Isaac Newton Todos os Direitos Reservados | All Rights Reserved. A FIDE

4 AA Luciano Rietter © Copyright 2014 LEMIN – Laboratório de Educação Matemática Isaac Newton Todos os Direitos Reservados | All Rights Reserved. Ranking Atual - Masculino

5 AA Luciano Rietter © Copyright 2014 LEMIN – Laboratório de Educação Matemática Isaac Newton Todos os Direitos Reservados | All Rights Reserved. Ranking Atual - Masculino

6 AA Luciano Rietter © Copyright 2014 LEMIN – Laboratório de Educação Matemática Isaac Newton Todos os Direitos Reservados | All Rights Reserved. Ranking Atual - Masculino

7 AA Luciano Rietter © Copyright 2014 LEMIN – Laboratório de Educação Matemática Isaac Newton Todos os Direitos Reservados | All Rights Reserved. WCC Anand X Carlsen

8 AA Luciano Rietter © Copyright 2014 LEMIN – Laboratório de Educação Matemática Isaac Newton Todos os Direitos Reservados | All Rights Reserved. WCC Anand X Carlsen

9 AA Luciano Rietter © Copyright 2014 LEMIN – Laboratório de Educação Matemática Isaac Newton Todos os Direitos Reservados | All Rights Reserved. A Confederação Brasileira de Xadrez (CBX) foi fundada no dia 6 de novembro de 1924, com o nome de Federação Brasileira de Xadrez, e foi reconhecida pelo Decreto Lei nº de 14 de abril de Presidente: GM Darcy G. M. V. Lima Vice-Presidente Técnico: AI Antonio Bento A CBX

10 AA Luciano Rietter © Copyright 2014 LEMIN – Laboratório de Educação Matemática Isaac Newton Todos os Direitos Reservados | All Rights Reserved. A CBX

11 AA Luciano Rietter © Copyright 2014 LEMIN – Laboratório de Educação Matemática Isaac Newton Todos os Direitos Reservados | All Rights Reserved. Os Brasileiros no Xadrez

12 AA Luciano Rietter © Copyright 2014 LEMIN – Laboratório de Educação Matemática Isaac Newton Todos os Direitos Reservados | All Rights Reserved. Os Brasileiros no Xadrez

13 AA Luciano Rietter © Copyright 2014 LEMIN – Laboratório de Educação Matemática Isaac Newton Todos os Direitos Reservados | All Rights Reserved. Os Brasileiros no Xadrez

14 AA Luciano Rietter © Copyright 2014 LEMIN – Laboratório de Educação Matemática Isaac Newton Todos os Direitos Reservados | All Rights Reserved. Os Brasileiros no Xadrez

15 AA Luciano Rietter © Copyright 2014 LEMIN – Laboratório de Educação Matemática Isaac Newton Todos os Direitos Reservados | All Rights Reserved. As Leis do Xadrez da FIDE Aula 01 – 19/08/2014

16 AA Luciano Rietter © Copyright 2014 LEMIN – Laboratório de Educação Matemática Isaac Newton Todos os Direitos Reservados | All Rights Reserved. As Leis do Xadrez da FIDE regulamentam o jogo no tabuleiro. As Leis do Xadrez têm duas partes: 1. Regras Básicas de Jogo e 2. Regras de Competição. O texto em inglês é a versão autêntica das Leis do Xadrez adotadas no 84º Congresso da FIDE realizado em Tallinn (Estônia) Outubro de 2013, entrando em vigor em 1º de julho de As Leis do Xadrez da FIDE estão disponíveis para consulta no site da FIDE (www.fide.com) – em inglês. A versão traduzida para o português foi feita pelo AI Antônio Bento e está disponível para consulta e download no site da CBX. As Leis do Xadrez da FIDE

17 AA Luciano Rietter © Copyright 2014 LEMIN – Laboratório de Educação Matemática Isaac Newton Todos os Direitos Reservados | All Rights Reserved. O jogo de xadrez é disputado entre 2 oponentes que movem suas peças sobre um tabuleiro quadrado chamado de 'tabuleiro de xadrez'. O jogador com as peças brancas faz o primeiro lance, então os jogadores movem alternadamente, com o jogador com as peças pretas executando o próximo lance. O objetivo de cada jogador é colocar o rei do oponente sob ataque de tal forma que o oponente não tenha lance legal. O jogador que alcançar esse objetivo deu xeque-mate no rei do adversário e venceu a partida. Não é permitido deixar ou colocar o seu próprio rei sob ataque, nem capturar o rei do oponente. O jogo de xadrez

18 AA Luciano Rietter © Copyright 2014 LEMIN – Laboratório de Educação Matemática Isaac Newton Todos os Direitos Reservados | All Rights Reserved. !""""""""# ç_+_+_+_+% æ+_+_+_+_% å_+_+_+_+% ä+_+_+_+_% ã_+_+_+_+% â+&+*+_+_% á_+_+_+_+% à+_+_+_+_% /èéêëìíîï) O tabuleiro de xadrez é composto de uma grade de 8x8 com 64 casas iguais alternadamente claras (as casas 'brancas') e escuras (as casas 'pretas'). O tabuleiro é colocado entre os jogadores de forma que seja branca a casa do canto à direita de cada jogador. O Tabuleiro

19 AA Luciano Rietter © Copyright 2014 LEMIN – Laboratório de Educação Matemática Isaac Newton Todos os Direitos Reservados | All Rights Reserved. No início da partida as Brancas tem 16 peças : Um rei branco usualmente indicado pelo símbolo k R Uma dama branca indicada pelo símbolo q D Duas torres brancas indicadas pelo símbolo r T Dois bispos brancos indicados pelo símbolo b B Dois cavalos brancos indicados pelo símbolo n C Oito peões brancos indicados pelo símbolo p As Peças

20 AA Luciano Rietter © Copyright 2014 LEMIN – Laboratório de Educação Matemática Isaac Newton Todos os Direitos Reservados | All Rights Reserved. No início da partida as Pretas tem 16 peças : Um rei preto indicado pelo símbolo l R Uma dama preta indicada pelo símbolo w D Duas torres brancas indicadas pelo símbolo t T Dois bispos pretos indicados pelo símbolo v B Dois cavalos pretos indicados pelo símbolo m C Oito peões pretos indicados pelo símbolo o As Peças

21 AA Luciano Rietter © Copyright 2014 LEMIN – Laboratório de Educação Matemática Isaac Newton Todos os Direitos Reservados | All Rights Reserved. !""""""""# çtMvWlVmT% æOoOoOoOo% å_+_+_+_+% ä+_+_+_+_% ã_+_+_+_+% â+&+*+_+_% ápPpPpPpP% àRnBqKbNr% /èéêëìíîï) Ao lado está a posição inicial das peças no tabuleiro. Note que a Dama Branca inicia o jogo em uma casa branca, enquanto que a Dama Preta inicia o jogo em uma casa preta. A posição inicial das peças no tabuleiro

22 AA Luciano Rietter © Copyright 2014 LEMIN – Laboratório de Educação Matemática Isaac Newton Todos os Direitos Reservados | All Rights Reserved. - Não é permitido mover uma peça para uma casa já ocupada por peça de mesma cor. - Se uma peça move-se para uma casa ocupada por uma peça do oponente, esta última é capturada e retirada do tabuleiro como parte do mesmo movimento. O Movimento das Peças

23 AA Luciano Rietter © Copyright 2014 LEMIN – Laboratório de Educação Matemática Isaac Newton Todos os Direitos Reservados | All Rights Reserved. !""""""""# ç.+_+_+_+% æ+.+_+_+.% å_+.+_+.+% ä+_+.+.+_% ã_+_+v+_+% â+&+.+.+_% á_+.+_+.+% à+.+_+_+.% /èéêëìíîï) O bispo pode mover-se para qualquer casa ao longo da diagonal em que se encontra. Por isso, um bispo que inicia em uma casa branca sempre se moverá pelas casas brancas e um bispo que inicia em uma casa preta sempre se moverá pelas casas pretas. É por esse motivo que no início há dois bispos para cada cor. O Movimento do Bispo

24 AA Luciano Rietter © Copyright 2014 LEMIN – Laboratório de Educação Matemática Isaac Newton Todos os Direitos Reservados | All Rights Reserved. !""""""""# ç_+_:_+_+% æ+_+.+_+_% å_+_:_+_+% ä+_+.+_+_% ã_+_:_+_+% â:.:t:.:.% á_+_:_+_+% à+_+.+_+_% /èéêëìíîï) A torre pode mover-se para qualquer casa ao longo da coluna ou fileira em que se encontra. O Movimento da Torre

25 AA Luciano Rietter © Copyright 2014 LEMIN – Laboratório de Educação Matemática Isaac Newton Todos os Direitos Reservados | All Rights Reserved. !""""""""# ç.+_+.+_+% æ+.+_:_+.% å_ % ä+_+.:.+_% ã.:.:w:.:% â+&+.:.+_% á_ % à+.+_:_+.% /èéêëìíîï) A dama pode mover-se para qualquer casa ao longo da coluna, fileira ou diagonal em que se encontra. Isso significa que a dama combina os movimentos da torre e do bispo, fazendo dela uma peça poderosa. O Movimento da Dama

26 AA Luciano Rietter © Copyright 2014 LEMIN – Laboratório de Educação Matemática Isaac Newton Todos os Direitos Reservados | All Rights Reserved. !""""""""# ç_+_+_+_+% æ+_+_:.:_% å_+_+oO_+% ä+_+_+_+_% ã_+_+_T_+% â+&V*W_+_% á_+_+_+_+% à+_+_+_+_% /èéêëìíîï) - Ao fazer esses movimentos, o bispo, a torre ou a dama não podem saltar sobre qualquer peça que esteja em casa contígua, ou seja, elas não “pulam” sobre as outras peças. Isso significa que, na representação ao lado, nem a dama, torre ou bispo podem chegar às casas destacadas, pois há peças no caminho. O Movimento das Peças

27 AA Luciano Rietter © Copyright 2014 LEMIN – Laboratório de Educação Matemática Isaac Newton Todos os Direitos Reservados | All Rights Reserved. !""""""""# ç_+_+_VmT% æ+_+_:oOo% å_+_+_:_:% ä+.+.+_+_% ã.+_+.+_+% â+&N_+_+_% á.+_+.+_+% à+.+.+_+_% /èéêëìíîï) O cavalo se move sempre em ‘L’. Isso significa que ele anda uma casa como Torre e uma como Bispo (ou vice-versa). Perceba que o que importa é somente a casa de chegada, portanto durante o caminho o cavalo pode “saltar” sobre outras peças. Veja o cavalo preto, por exemplo, a casa que importa é a destacada. O Movimento do Cavalo

28 AA Luciano Rietter © Copyright 2014 LEMIN – Laboratório de Educação Matemática Isaac Newton Todos os Direitos Reservados | All Rights Reserved. !""""""""# ç_+_+_+_+% æ+_+_+_+_% å_+.+_+_+% ä+_P_+_O_% ã_+_+_+w+% â+_+_+_+_% á_+_+_+_+% à+_+_+_+_% /èéêëìíîï) 1. O peão pode se mover para uma casa que esteja a sua frente, se esta casa estiver desocupada. Na representação, o peão branco pode se mover para a casa destacada, mas o peão preto está “bloqueado”. O Movimento do Peão

29 AA Luciano Rietter © Copyright 2014 LEMIN – Laboratório de Educação Matemática Isaac Newton Todos os Direitos Reservados | All Rights Reserved. !""""""""# ç_+_+_+_+% æ+_+_O_+_% å_+_+.+_+% ä+_+_:_+_% ã_+n+_+_+% â+_:_+_+_% á_+p+_+_+% à+_+_+_+_% /èéêëìíîï) 2. Se o peão estiver em sua casa inicial, ele pode em seu primeiro movimento, alternativamente andar duas casas a frente, desde ambas estejam desocupadas. Na representação, as brancas não podem andar duas casas a frente, somente uma, mas as pretas, caso queiram, poderiam andar duas casas como destacado. OBS: Válido para todos os peões. O Movimento do Peão

30 AA Luciano Rietter © Copyright 2014 LEMIN – Laboratório de Educação Matemática Isaac Newton Todos os Direitos Reservados | All Rights Reserved. !""""""""# ç_+_+_+_+% æ+_+_+_+_% å_+_+_+_+% ä+_Tm+_+_% ã_+p+_+_+% â+_+_+_+_% á_+_+_+_+% à+_+_+_+_% /èéêëìíîï) 3. O peão pode ser movido para uma casa que esteja na sua diagonal, em que haja uma peça oponente, e assim, capturará essa peça. Na representação, as brancas podem capturar o cavalo preto que está na sua diagonal, mas não pode capturar a torre que está na sua frente. O Movimento do Peão

31 AA Luciano Rietter © Copyright 2014 LEMIN – Laboratório de Educação Matemática Isaac Newton Todos os Direitos Reservados | All Rights Reserved. !""""""""# ç_+_+_+_+% æ+_+_+_+_% å_+_+_+_+% ä+_+_+_+_% ã_+.O_+_+% â+_:_+_+_% á_+p+_+_+% à+_+_+_+_% /èéêëìíîï) 4. Se um peão, que está em sua casa inicial, se move duas casas a frente, e ao executar essa jogada ele termina ao lado de um peão do adversário, o adversário poderá capturar esse peão movido como se ele tivesse andado somente uma casa. Essa captura só é válida no lance seguinte a esse avanço e é chamado de tomada ‘en passant’, caso contrário não poderá executá-la depois. O Movimento do Peão

32 AA Luciano Rietter © Copyright 2014 LEMIN – Laboratório de Educação Matemática Isaac Newton Todos os Direitos Reservados | All Rights Reserved. !""""""""# ç_+_+_+_+% æ+_+_+_+_% å_+_+_+_+% ä+_+_+_+_% ã_+.O_+_+% â+_:_+_+_% á_+p+_+_+% à+_+_+_+_% /èéêëìíîï) Na representação, as brancas acabaram de avançar duas casas, e terminaram ao lado de um peão adversário. Se as pretas quiserem, poderão efetuar a captura por ‘en passant’ conforme dito no item 4, ou seja, como se o peão branco tivesse se movido apenas uma casa. Essa captura é opcional mas precisa ser feita no lance após o avanço das duas casas. O Movimento do Peão

33 AA Luciano Rietter © Copyright 2014 LEMIN – Laboratório de Educação Matemática Isaac Newton Todos os Direitos Reservados | All Rights Reserved. O Movimento do Peão

34 AA Luciano Rietter © Copyright 2014 LEMIN – Laboratório de Educação Matemática Isaac Newton Todos os Direitos Reservados | All Rights Reserved. !""""""""# ç_+_:_+_+% æ+_+p+_+_% å_+_+_+_+% ä+_+_+_+_% ã_+_+_+_+% â+_+_+_+_% á_+_+_O_+% à+_+_+.+_% /èéêëìíîï) 5. Se um peão atingir a casa mais distante em relação à sua posição inicial, ele é ‘promovido’. Isso significa que ele pode ser substituído por uma Dama, Bispo, Torre ou Cavalo da mesma cor. O movimento da nova peça é imediato. A escolha do jogador não está restrita às peças já capturadas na partida. Portanto, podem haver duas ou três damas brancas, quatro torres pretas, etc. O Movimento do Peão

35 AA Luciano Rietter © Copyright 2014 LEMIN – Laboratório de Educação Matemática Isaac Newton Todos os Direitos Reservados | All Rights Reserved. !""""""""# ç_+_:l:_+% æ+_+.:.+_% å_+_+_+_+% ä+_+_+_+_% ã_:.:_+_+% â+.K.+_+_% á_:.:_+_+% à+_+_+_+_% /èéêëìíîï) Há duas maneiras diferentes de mover o rei: 1. Movendo-o para uma casa vizinha desocupada e que não esteja sendo atacada por peças do oponente. O Movimento do Rei

36 AA Luciano Rietter © Copyright 2014 LEMIN – Laboratório de Educação Matemática Isaac Newton Todos os Direitos Reservados | All Rights Reserved. 2. ou ‘Rocando’. Este é um lance que envolve o rei e uma das torres, e é contado como um único lance de rei e executado da seguinte forma: a) O rei é transferido de sua casa original a duas casas em direção à torre que está em sua casa original, em seguida a torre é transferida para a casa a que o rei acabou de atravessar. É preciso executar nessa ordem, primeiro rei e depois a torre. O Movimento do Rei

37 AA Luciano Rietter © Copyright 2014 LEMIN – Laboratório de Educação Matemática Isaac Newton Todos os Direitos Reservados | All Rights Reserved. O Movimento do Rei

38 AA Luciano Rietter © Copyright 2014 LEMIN – Laboratório de Educação Matemática Isaac Newton Todos os Direitos Reservados | All Rights Reserved. O Roque não é mais permitido se: a. o rei já foi movido, ou b. a torre com qual o Roque será efetuado já foi movida. Temporariamente o roque não é permitido se: a. a casa que o rei ocupa, ou a casa pela qual deve passar, ou ainda a casa a que passará a ocupar, estiver sendo atacada por uma ou mais peças do oponente; ou b. se houver alguma peça entre o rei e a torre com a qual o roque será efetuado. O Movimento do Rei

39 AA Luciano Rietter © Copyright 2014 LEMIN – Laboratório de Educação Matemática Isaac Newton Todos os Direitos Reservados | All Rights Reserved. - É dito que o rei está em xeque se estiver sendo atacado por uma ou mais peças do oponente. - Não é necessário (nem aconselhável) dizer ao adversário que ele está em xeque. - Nenhuma peça pode ser movida de modo que exponha ou deixe o seu próprio rei em xeque. O Movimento das Peças

40 AA Luciano Rietter © Copyright 2014 LEMIN – Laboratório de Educação Matemática Isaac Newton Todos os Direitos Reservados | All Rights Reserved. Se qualquer jogador, infringir alguma das regras vistas anteriormente, ele estará cometendo um ‘lance ilegal’ ou ‘jogada ilegal’. A jogada feita pelo infrator é desfeita e então ele deve fazer alguma jogada legal. Portanto, se algum jogador deixa seu rei em xeque, é considerado jogada ilegal. Outros exemplos: - A Dama se mover em ‘L’. - A Torre se mover pela diagonal. - O Peão se mover três casas a frente, etc. O Movimento das Peças

41 AA Luciano Rietter © Copyright 2014 LEMIN – Laboratório de Educação Matemática Isaac Newton Todos os Direitos Reservados | All Rights Reserved. Cada lance deve ser feito apenas com uma das mãos. Desde que antes manifeste sua intenção (por exemplo, dizendo "eu arrumo" ou "eu ajusto"), apenas o jogador que tem a vez de jogar pode ajustar uma ou mais peças em suas casas. Se o jogador que tem a vez de jogar toca no tabuleiro com a intenção de mover ou capturar, ele deve mover a sua peça que foi tocada ou capturar a peça do oponente que foi tocada. Se for ilegal o jogador está livre para fazer qualquer outra jogada. O Ato de Mover as Peças

42 AA Luciano Rietter © Copyright 2014 LEMIN – Laboratório de Educação Matemática Isaac Newton Todos os Direitos Reservados | All Rights Reserved. Quando uma peça for solta numa casa, como consequência de um lance legal ou parte de um lance legal, ela não pode ser movida para outra casa neste lance. A jogada é considerada como efetuada também nos casos de: Roque: quando o jogador soltar a torre na casa previamente atravessada pelo rei. Captura: quando o jogador soltar a sua peça na casa da peça do oponente que acabou de ser capturada. Promoção: quando o jogador solta a nova peça na casa em que o peão foi promovido. O Ato de Mover as Peças

43 AA Luciano Rietter © Copyright 2014 LEMIN – Laboratório de Educação Matemática Isaac Newton Todos os Direitos Reservados | All Rights Reserved. Atividades Posição Inicial das Peças

44 AA Luciano Rietter © Copyright 2014 LEMIN – Laboratório de Educação Matemática Isaac Newton Todos os Direitos Reservados | All Rights Reserved. !""""""""# çtMvLwVmT% æOoOoOoOo% å_+_+_+_+% ä+_+_+_+_% ã_+_+_+_+% â+&+*+_+_% ápPpPpPpP% àRnBkQbNr% /èéêëìíîï) Este tabuleiro está corretamente posicionado para se iniciar uma partida de xadrez? Atividades: Posição Inicial das Peças

45 AA Luciano Rietter © Copyright 2014 LEMIN – Laboratório de Educação Matemática Isaac Newton Todos os Direitos Reservados | All Rights Reserved. !""""""""# çtMvLwVmT% æOoOoOoOo% å_+_+_+_+% ä+_+_+_+_% ã_+_+_+_+% â+&+*+_+_% ápPpPpPpP% àRnBkQbNr% /èéêëìíîï) Este tabuleiro está corretamente posicionado para se iniciar uma partida de xadrez? RESPOSTA: Não. Ambas as damas e os reis estão com suas posições iniciais trocados. A dama branca deve iniciar em d1 e a dama preta deve iniciar em d8. Atividades: Posição Inicial das Peças

46 AA Luciano Rietter © Copyright 2014 LEMIN – Laboratório de Educação Matemática Isaac Newton Todos os Direitos Reservados | All Rights Reserved. !""""""""# çTmVwLvMt% æoOoOoOoO% å+_+_+_+_% ä_+_+_+_+% ã+_+_+_+_% â_+_+_+_+% áPpPpPpPp% àrNbQkBnR% /èéêëìíîï) Este tabuleiro está corretamente posicionado para se iniciar uma partida de xadrez? Atividades: Posição Inicial das Peças

47 AA Luciano Rietter © Copyright 2014 LEMIN – Laboratório de Educação Matemática Isaac Newton Todos os Direitos Reservados | All Rights Reserved. !""""""""# çTmVwLvMt% æoOoOoOoO% å+_+_+_+_% ä_+_+_+_+% ã+_+_+_+_% â_+_+_+_+% áPpPpPpPp% àrNbQkBnR% /èéêëìíîï) Este tabuleiro está corretamente posicionado para se iniciar uma partida de xadrez? RESPOSTA: Não. A casa h1 deve ser branca para que o tabuleiro esteja corretamente posicionado para se iniciar uma partida de xadrez. Atividades: Posição Inicial das Peças

48 AA Luciano Rietter © Copyright 2014 LEMIN – Laboratório de Educação Matemática Isaac Newton Todos os Direitos Reservados | All Rights Reserved. Atividades Movimento das Peças

49 AA Luciano Rietter © Copyright 2014 LEMIN – Laboratório de Educação Matemática Isaac Newton Todos os Direitos Reservados | All Rights Reserved. !""""""""# ç_+_+_L_+% æ+_+_+_+_% å_+_+oO_+% ä+_+_+_O_% ã_+_+_+_+% â+_+_+p+_% áv+_+_+pB% à+_+_+k+_% /èéêëìíîï) Na representação ao lado, o bispo preto pode ir para quantas casas? Atividades: Movimento das Peças

50 AA Luciano Rietter © Copyright 2014 LEMIN – Laboratório de Educação Matemática Isaac Newton Todos os Direitos Reservados | All Rights Reserved. !""""""""# ç_+_+_L_+% æ+_+_+_+_% å_+_+oO_+% ä+_+.+_O_% ã_+.+_+_+% â+.+_+p+_% áv+_+_+pB% à+.+_+k+_% /èéêëìíîï) Na representação ao lado, o bispo preto pode ir para quantas casas? RESPOSTA: Para 4 casas. Atividades: Movimento das Peças

51 AA Luciano Rietter © Copyright 2014 LEMIN – Laboratório de Educação Matemática Isaac Newton Todos os Direitos Reservados | All Rights Reserved. !""""""""# ç_+_+_+l+% æR_+_+_+_% å_+_+oO_+% ä+_+_+_O_% ã_+_B_+_T% â+_+_+_+_% á_V_+_Pp+% à+_+k+_+_% /èéêëìíîï) Na representação ao lado, o bispo branco pode ir para quantas casas? Atividades: Movimento das Peças

52 AA Luciano Rietter © Copyright 2014 LEMIN – Laboratório de Educação Matemática Isaac Newton Todos os Direitos Reservados | All Rights Reserved. !""""""""# ç_+_+_+l+% æR_+_+_+_% å_:_+oX_+% ä+_:_:_O_% ã_+_B_+_T% â+_:_:_+_% á_X_+_Pp+% à+_+k+_+_% /èéêëìíîï) Na representação ao lado, o bispo branco pode ir para quantas casas? RESPOSTA: Para 7 casas. Perceba que ele pode capturar um bispo ou um peão adversário. Atividades: Movimento das Peças

53 AA Luciano Rietter © Copyright 2014 LEMIN – Laboratório de Educação Matemática Isaac Newton Todos os Direitos Reservados | All Rights Reserved. !""""""""# ç_+_L_+_+% æ+_+_+_T_% å_+oO_O_+% ä+_+_O_+_% ã_+_+_+_+% â+_+p+_R_% á_Pp+_+_+% à+_+_+_K_% /èéêëìíîï) Na representação ao lado, a torre branca pode ir para quantas casas? Atividades: Movimento das Peças

54 AA Luciano Rietter © Copyright 2014 LEMIN – Laboratório de Educação Matemática Isaac Newton Todos os Direitos Reservados | All Rights Reserved. !""""""""# ç_+_L_+_+% æ+_+_+_X_% å_+oO_O.+% ä+_+_O_:_% ã_+_+_+.+% â+_+p+_R_% á_Pp+_+.+% à+_+_+_K_% /èéêëìíîï) Na representação ao lado, a torre branca pode ir para quantas casas? RESPOSTA: Para 5 casas, inclusive pode capturar a torre preta. Perceba que ela não pode sair da coluna g pois deixaria o seu rei em xeque. Atividades: Movimento das Peças

55 AA Luciano Rietter © Copyright 2014 LEMIN – Laboratório de Educação Matemática Isaac Newton Todos os Direitos Reservados | All Rights Reserved. !""""""""# çt+_+_Tl+% æO_Om+oOo% å_O_+o+_M% äW_+o+_+_% ã_+b+_B_+% âN_+_+n+_% ápPpQ_PpP% àR_+_K_+r% /èéêëìíîï) Na representação ao lado, diga quais as peças oponentes que a dama branca pode capturar. Atividades: Movimento das Peças

56 AA Luciano Rietter © Copyright 2014 LEMIN – Laboratório de Educação Matemática Isaac Newton Todos os Direitos Reservados | All Rights Reserved. !""""""""# çt+_+_Tl+% æO_Om+oOo% å_O_+o+_M% äW_+o+_+_% ã_+b+_B_+% âN_+_+n+_% ápPpQ_PpP% àR_+_K_+r% /èéêëìíîï) Na representação ao lado, diga quais as peças oponentes que a dama branca pode capturar. RESPOSTA: Apenas a dama preta. Mesmo atacando o peão preto de d5 ela não poderia capturá-lo pois deixaria seu rei em xeque. Atividades: Movimento das Peças

57 AA Luciano Rietter © Copyright 2014 LEMIN – Laboratório de Educação Matemática Isaac Newton Todos os Direitos Reservados | All Rights Reserved. !""""""""# ç_+tW_Tl+% æOo+_MoOo% åm+o+o+_+% ä+b+_N_V_% ã_+_+_+_+% â+-P_+_+_% ápP_+_PpP% àRn+_QrK_% /èéêëìíîï) Na representação ao lado, apenas um dos cavalos pode capturar alguma peça do oponente. Qual é esse cavalo e essa peça (informe as casas)? Atividades: Movimento das Peças

58 AA Luciano Rietter © Copyright 2014 LEMIN – Laboratório de Educação Matemática Isaac Newton Todos os Direitos Reservados | All Rights Reserved. !""""""""# ç_+tW_Tl+% æOo+_MxOo% åm+x+o+_+% ä+b+_N_V_% ã_+_+_+_+% â+-P_+_+_% ápP_+_PpP% àRn+_QrK_% /èéêëìíîï) Na representação ao lado, apenas um dos cavalos pode capturar alguma peça do oponente. Qual é esse cavalo e essa peça (informe as casas)? RESPOSTA: O cavalo branco de e5 pode capturar duas peões do oponente: o peão de c6 ou de f7. Atividades: Movimento das Peças

59 AA Luciano Rietter © Copyright 2014 LEMIN – Laboratório de Educação Matemática Isaac Newton Todos os Direitos Reservados | All Rights Reserved. !""""""""# ç_+_+_+_+% æ+_+o+_+_% å_+_+_+_+% ä+_+_+_+_% ã_+_+p+_+% â+_+_+_+_% á_+_+_+_+% à+_+_+_+_% /èéêëìíîï) Na representação ao lado, as pretas acabam de avançar duas casas com seu peão. As brancas podem efetuar uma captura por ‘en passant’? Atividades: Movimento das Peças

60 AA Luciano Rietter © Copyright 2014 LEMIN – Laboratório de Educação Matemática Isaac Newton Todos os Direitos Reservados | All Rights Reserved. !""""""""# ç_+_+_+_+% æ+_+o+_+_% å_+_+_+_+% ä+_+_+_+_% ã_+_+p+_+% â+_+_+_+_% á_+_+_+_+% à+_+_+_+_% /èéêëìíîï) Na representação ao lado, as pretas acabam de avançar duas casas com seu peão. As brancas podem efetuar uma captura por ‘en passant’? RESPOSTA: Não. Ao avançar duas casas o peão não terminou ao lado de um peão oponente. O que pode acontecer é uma captura normal, mas não por ‘en passant’. Atividades: Movimento das Peças

61 AA Luciano Rietter © Copyright 2014 LEMIN – Laboratório de Educação Matemática Isaac Newton Todos os Direitos Reservados | All Rights Reserved. !""""""""# ç_+_+_+_+% æ+_+_+_+_% å_+p+_+_+% ä+_Nl+_+_% ã_+_Pr+_+% â+_+_+_+_% á_+b+_+_+% à+_+_+k+_% /èéêëìíîï) Na representação ao lado, diga para quais casas o rei preto pode se mover e quais peças adversárias ele pode capturar. Atividades: Movimento das Peças

62 AA Luciano Rietter © Copyright 2014 LEMIN – Laboratório de Educação Matemática Isaac Newton Todos os Direitos Reservados | All Rights Reserved. !""""""""# ç_+_+_+_+% æ+_+_+_+_% å_+x:_+_+% ä+_Nl+_+_% ã_+.Pr+_+% â+_+_+_+_% á_+b+_+_+% à+_+_+k+_% /èéêëìíîï) Na representação ao lado, diga para quais casas o rei preto pode se mover e quais peças adversárias ele pode capturar. RESPOSTA: O rei preto pode se mover para duas casas: c4 e d6 e pode capturar o peão de c6. Atividades: Movimento das Peças

63 AA Luciano Rietter © Copyright 2014 LEMIN – Laboratório de Educação Matemática Isaac Newton Todos os Direitos Reservados | All Rights Reserved. !""""""""# çt+_+_Tl+% æO_Om+oOo% å_O_+o+_M% äW_+o+_+_% ã_+b+_B_+% âN_+_+n+_% ápPp+_PpP% àR_+_K_+r% /èéêëìíîï) Na representação ao lado, as brancas podem rocar? Atividades: Movimento das Peças

64 AA Luciano Rietter © Copyright 2014 LEMIN – Laboratório de Educação Matemática Isaac Newton Todos os Direitos Reservados | All Rights Reserved. !""""""""# çt+_+_Tl+% æO_Om+oOo% å_O_+o+_M% äW_+o+_+_% ã_+b+_B_+% âN_+_+n+_% ápPp+_PpP% àR_+_K_+r% /èéêëìíîï) Na representação ao lado, as brancas podem rocar? RESPOSTA: Não. O rei está em xeque, portanto, não poderá rocar nessa jogada. Atividades: Movimento das Peças

65 AA Luciano Rietter © Copyright 2014 LEMIN – Laboratório de Educação Matemática Isaac Newton Todos os Direitos Reservados | All Rights Reserved. !""""""""# çt+_+l+_T% æO_O_+oOo% å_O_+o+_M% ä+_+o+_+_% ã_B_+_+_+% âN_+_+n+_% ápPp+_PpP% à+_Kr+_+_% /èéêëìíîï) Na representação ao lado, as pretas podem rocar? Atividades: Movimento das Peças

66 AA Luciano Rietter © Copyright 2014 LEMIN – Laboratório de Educação Matemática Isaac Newton Todos os Direitos Reservados | All Rights Reserved. !""""""""# ç_+lT_:_T% æO_O_:oOo% å_O_:o+_M% ä+_:o+_+_% ã_B_+_+_+% âN_+_+n+_% ápPp+_PpP% à+_Kr+_+_% /èéêëìíîï) Na representação ao lado, as pretas podem rocar? RESPOSTA: Sim. O bispo branco em b4 impede o roque pequeno (na ala do rei), mas as pretas podem rocar na ala da dama. Atividades: Movimento das Peças

67 AA Luciano Rietter © Copyright 2014 LEMIN – Laboratório de Educação Matemática Isaac Newton Todos os Direitos Reservados | All Rights Reserved. Jogo Corrida de Reis

68 AA Luciano Rietter © Copyright 2014 LEMIN – Laboratório de Educação Matemática Isaac Newton Todos os Direitos Reservados | All Rights Reserved. Materiais Necessários: - Tabuleiro de Xadrez; - Um rei branco e um rei preto; - Adesivos ou peões pretos. Jogo: Corrida de Reis

69 AA Luciano Rietter © Copyright 2014 LEMIN – Laboratório de Educação Matemática Isaac Newton Todos os Direitos Reservados | All Rights Reserved. Regras do Jogo: -Ao início, os jogadores devem copiar para o tabuleiro a posição descrita em um diagrama, colocando os peões pretos (ou adesivos) nas casas que estiverem indicadas por ponto no diagrama. -Os reis podem se movem como no xadrez, uma casa em qualquer direção, e não podem ficar próximos (sempre uma casa de diferença). Os peões não atacam nenhuma casa nem se movem. -O rei preto não pode se movimentar para uma das casas destacadas. -O rei branco tem o primeiro movimento. - Cada jogador joga duas vezes contra o mesmo adversário, uma de brancas e uma de pretas. Jogo: Corrida de Reis

70 AA Luciano Rietter © Copyright 2014 LEMIN – Laboratório de Educação Matemática Isaac Newton Todos os Direitos Reservados | All Rights Reserved. Objetivo de cada Jogador: - Brancas: Se movimentar até uma das casas destacadas no tabuleiro (capturar um dos peões adversários) em um número máximo de movimentos (deve contar o número de lances a partir do primeiro movimento). - Pretas: Impedir que o rei branco atinja qualquer uma das casas destacadas no tabuleiro (capture um dos peões), sem se mover para essas casas. Vence o jogador que atingir seu objetivo. Será declarado perdedor o jogador que mover seu rei incorretamente ou, no caso das pretas, se mover para uma das casas destacadas. Jogo: Corrida de Reis

71 AA Luciano Rietter © Copyright 2014 LEMIN – Laboratório de Educação Matemática Isaac Newton Todos os Direitos Reservados | All Rights Reserved. !""""""""# ç_+_+_+_L% æ+_+_+_+_% å_+_+_+_+% ä+_+.+_+_% ã_+_+_+_+% â+_+_+_+_% á_+_+_+_+% àK_+_+_+_% /èéêëìíîï) Diagrama 01 Limite de Movimentos: 15 lances. Jogo: Corrida de Reis (Exemplo)

72 AA Luciano Rietter © Copyright 2014 LEMIN – Laboratório de Educação Matemática Isaac Newton Todos os Direitos Reservados | All Rights Reserved. !""""""""# ç_+_+_+_L% æ+_+_+_+_% å_+_+_:_+% ä+_+_+_+_% ã_+_+_+_+% â+_+_+.+_% á_+_+_+_+% àK_+_+_+_% /èéêëìíîï) Diagrama 02 Limite de Movimentos: 20 lances. Jogo: Corrida de Reis

73 AA Luciano Rietter © Copyright 2014 LEMIN – Laboratório de Educação Matemática Isaac Newton Todos os Direitos Reservados | All Rights Reserved. !""""""""# ç_+_+l+_+% æ+.+_+_+_% å_+_+_:_+% ä+_+_+_+_% ã_+_+_+_+% â+_+_+_+_% á_+_+_+_+% à+_+k+_+_% /èéêëìíîï) Diagrama 03 Limite de Movimentos: 20 lances. Jogo: Corrida de Reis

74 AA Luciano Rietter © Copyright 2014 LEMIN – Laboratório de Educação Matemática Isaac Newton Todos os Direitos Reservados | All Rights Reserved. !""""""""# ç_:_+l+_+% æ+_+_+_:_% å_+_+_+_+% ä+_+_+_+_% ã_+_+_+_+% â+_+_+_+_% á_+_+_+_+% à+_+k+_+_% /èéêëìíîï) Diagrama 04 Limite de Movimentos: 20 lances. Jogo: Corrida de Reis


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