A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Uma vez ouvi dizer a alguém que a arquitectura é a arte de cobrir quatro paredes com um tecto, e que toda a estrutura depende da técnica e das habilidades.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Uma vez ouvi dizer a alguém que a arquitectura é a arte de cobrir quatro paredes com um tecto, e que toda a estrutura depende da técnica e das habilidades."— Transcrição da apresentação:

1

2 Uma vez ouvi dizer a alguém que a arquitectura é a arte de cobrir quatro paredes com um tecto, e que toda a estrutura depende da técnica e das habilidades dos arquitectos para encontrar a melhor solução para o sustentar. Outra das coisas curiosas que se dizem é que os edifícios tendem a não cair, embora isto já seja outra história. O caso é que tenho o hábito de olhar para cima, e prestar atenção a como certas construções são terminadas. Ali podemos encontrar autênticas joias do disenho, tais como cúpulas, abóbadas, e figuras geométricas, ou inclusive buracos. Deste modo a seguir, vai esta série de fotografias tomadas de baixo para cima, e do centro para dentro, passando por edifícios muito famosos a outros menos conhecidos, abarcando três continentes e mais de dois mil anos de história.

3 Igreja do Temple em Londres, construída no século XII pelos Cavaleiros Templários

4 A radiante sala capitular circular da Catedral de York, em Inglaterra. Esta imagen foi tomada utilizando a técnica de imagens de alto traço dinâmico (siglas em inglês HDR), como muitas outras neste artigo

5 Catedral de Wells: o intrincado desenho geométrico da capela da Virgem, terminada em 1326.

6 Uma estrela escura, o tecto da Sagrada Família, em Barcelona. É incrivel como Gaudí criou uma estrutura que parece um edíficio ultra-moderno de arquitectura orgânica. No entanto, foi desenhada há cem anos.

7 Igreja de Santa Maria, Património da Humanidade, no Studley Royal Park, Inglaterra. Esta obra mestra da arquitectura gótica victoriana foi terminada em 1871, poucos anos antes de se iniciar a construção da Sagrada Família. Creio que esta imagem também é uma obra mestra

8 O bom trabalho do fotógrafo consegue que se destaquem as atractivas cores deste tecto de madeira de Sant Bavokerk, Haarlem, Países Baixos

9 Não sou muito fan dos elaborados e dourados adornos do Barroco, por isso valorizo ainda mais as elegantes formas de S. Carlos às Quattro Fontane, em Roma, pertecentes a este estilo.

10 Também em Roma se encontra o Panteão, um sobrevivente da história (126 dC) e uma das estruturas mais fascinantes jamais construídas

11 Outro representante do legado do mundo antigo é a Maison Carrée (casa quadrada) em Nîmes, França.

12 Não muito longe no espaço, mas sim nos séculos, encontra-se a basílica de Notre-Dame de la Garde, em Marselha, com a sua decoração neo-bizantina e arabescos

13 De regresso a Inglaterra para apontar o brilhante cruzeiro da Catedral de Bury St. Edmunds.

14 Este espectacular óculo octogonal, sobre o cruzeiro da Catedral de Ely, foi construído após o derrube da antiga torre e completado em 1340.

15 A poucos quilómetros ao sul de Ely levanta-se a capela do King's College, em Cambridge. Nesta fotografia, a característica abóbada de leque inflamada de luz, graças à técnica HDR.

16 Esta é uma visão quase lisérgica da cúpula da Igreja de S. Nicolau em Amsterdam, do século XIX.

17 Depois de passar a lagoa chegamos à Município de S. Francisco, reconstruído depois do grande terramoto de 1906.

18 Igreja de S. Francisco no arquipélago de Chiloé, no Chile. As igrejas de Chiloé estão construídas totalmente em madeira, e fazem parte do Património Mundial da UNESCO.

19 Esta dupla estrela branca pertence à Catedral de Burgos, Espanha. O seu audaz desenho concretizou-se depois da não menos audaz cúpula anterior se desmoronasse, numa noite de 1539.

20 Gosto da perspectiva destos pórticos baixos, no cruzeiro da Catedral de Ávila, Espanha.

21 Ponto de fuga na Catedral de Segóvia, Espanha.

22 Sem sairmos de Espanha mudamos de civilização, visitando o esplendor do palácio d’A Alhambra com esta decoração à base de estalactites.

23 Esta fantástica abóbada, que data de 1427, representa o universo, embora mais pareça um sol abrasador. Alcázar de Sevilha, Espanha.

24 A maravilhosa cúpula do Bazar de Yazd, Irão. Não está mal para ser um centro comercial.

25 Uma cúpula azul safira que também se encontra em Yazd, Irão.

26 Tecto do túmulo do poeta persa do século XIV Hafez, em Shiraz, Irão.

27 Tecto caleidoscópico no santuário de Shah Cheragh, em Shiraz, Irão.

28 Vamos um pouco mais para o Leste asiático para chegar a um edifício muito famoso: Taj Mahal, Índia.

29 O motor de propulsão de uma nave intergaláctica a ponto de elevar-se? O templo de Ranakpur Jain, Índia.

30 Ignição! A cúpula do templo de Akshardham em Delhi, Índia. Contrariamente ao que possa parecer, esta é uma das estruturas mais novas nesta lista: foi inaugurada em 2005.

31 Quem haveria de dizer que a igreja barroca de S. Luis em Sevilha (Espanha), haveria de estar na subcategoria de cúpulas com motor de reacção?

32 Agora estamos na China, olhando o Templo do Céu, o símbolo de Pequim.

33 Próximo dali, também em Pequim, se encontra a legendária Cidade Proíbida, antiga residência de imperadores.

34 Estas são as cores do Palácio de Verão, uma vez mais em Pequim.

35 Uma mandala representando o universo, entre os seus muitos significados, num templo no Nepal.

36 Um colorido dragão no alto do Templo Lungshan em Lukang, que é a zona onde se encontram alguns dos mais espectaculares templos de Taiwan.

37 Estamos de regresso à Europa, para olhar debaixo da estrutura da Torre Eiffel, Paris.

38 Dançamos um can-can sob o Arco do Triunfo, outro ícone parisiense.

39 Em Barcelona podes ficar sob o feitiço deste magnético torvelinho modernista da Casa Batlló

40 Um toque novayorquino de vanguarda, facilitado pelo vestíbulo do Museu Guggenheim.

41 Porque não acabar a festa dentro de um barril gigante na Fábrica Guinness de Dublim, Irlanda?

42 Esta colecção não estaria completa sem um dos tectos mais emblemáticos da história, a Capela Sixtina, em Roma, ainda que desta vez seja usando a versão tirada depois de ouvir aquela de "no fotos, please".

43


Carregar ppt "Uma vez ouvi dizer a alguém que a arquitectura é a arte de cobrir quatro paredes com um tecto, e que toda a estrutura depende da técnica e das habilidades."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google