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Faculdade de Tecnologia de Pompeia Shunji Nishimura Curso: Tecnologia em Mecanização em Agricultura de Precisão Disciplina: Marketing Professor: Wilson.

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1 Faculdade de Tecnologia de Pompeia Shunji Nishimura Curso: Tecnologia em Mecanização em Agricultura de Precisão Disciplina: Marketing Professor: Wilson Chagas

2 Dúvidas e Contato 2

3 Ementa Conceito de Agronegócio. Produto. Mercado. Segmentação. 3

4 Ementa Previsão de Demanda. Distribuição. Preço. 4

5 Ementa Concorrência. Propaganda. Planejamento de Marketing e Vendas. 5

6 Objetivo Apresentar a concepção contemporânea da mercadologia destacando as técnicas de planejamento, organização e controle de marketing que habilitem o aluno no desenvolvimento de negócios. 6

7 Conteúdo Programático 7 AulaConteúdo 1 Apresentação do Conteúdo e da Disciplina Conceito de Agronegócio 2 Conceito de Marketing 3 Produto 4 Marca

8 Conteúdo Programático 8 AulaConteúdo 5 Mercados consumidores 6 Mercados organizacionais 7 Segmentação 8 Previsão de demanda

9 Conteúdo Programático 9 Aula Conteúdo 9 Distribuição 10 Preço 11 Avaliação P1 12 Discussão Avaliação P1 Concorrência

10 Conteúdo Programático 10 Aula Conteúdo 13 Propaganda 14 Planejamento de Marketing e Vendas 15 V EncMAP 16 Planejamento de Marketing e Vendas

11 Conteúdo Programático 11 Aula Conteúdo 17 Planejamento de Marketing e Vendas 18 Avaliação P2 19 Discussão Avaliação P2 20 Avaliação P3 e Encerramento do Semestre

12 Processo Didático Aulas expositivas, exercícios e atividades desenvolvidas em sala de aula. Trabalho de aplicação prática. 12

13 Recursos Quadro verde Projetor de multimídia Computadores e softwares específicos Internet (pesquisa) Disponibilização de material didático para cópia Indicação de livros, revistas e endereços eletrônicos especializados 13

14 Avaliação Serão 2 notas no decorrer do semestre (M1 e M2), divididas respectivamente em avaliações do 1º. e do 2º. bimestres. O aluno estará aprovado se atingir a média aritmética de M1 e M2 igual ou superior a 6.0 (seis). Caso não atinja a média nas duas provas bimestrais o aluno fará a Prova Substitutiva para a menor nota bimestral precisando obter média aritmética maior ou igual a 6,0 entre as duas maiores notas obtidas no período. 14

15 Bibliografia Básica HASHIMOTO, Marcos. Espírito Empreendedor nas Organizações. 2. ed. São Paulo: Saraiva, KOTLER, Philip; ARMSTRONG, Gary. Princípios de Marketing. 12. ed. São Paulo: Pearson Brasil, XAVIER, Coriolano; TEJON, José Luiz. Marketing e Agronegócio: a Nova Gestão. São Paulo: Prentice Hall Brasil,

16 Bibliografia Complementar Agribusiness Brasileiro: a História. São Paulo: Evoluir, p. ARAÚJO, Massilon J. Fundamentos de Agronegócios. 2. ed. rev. aum. e atu. 4. reimp. São Paulo: Atlas, p. CASAS, Alexandre Luzzi Las. Marketing: Conceitos, Exercícios, Casos. 8. ed. São Paulo: Atlas,

17 Bibliografia Complementar CATEORA, Philip R. Marketing Internacional. 13. ed. Rio de Janeiro: LTC, DUALIBI, Roberto; SIMONSEN JR, Harry. Criatividade e Marketing: o Clássico dos Livros de Marketing. São Paulo: MBOOKS, FLOSI, Francis. Marketing na Veterinária. 2. ed. São Paulo: Varela,

18 Bibliografia Complementar FLOSI, Francis. Plano de Marketing na Veterinária. São Paulo: Varela, NEVES, Marcos Fava; CASTRO, Luciano Thomé. Marketing e Estratégia em Agronegócio. São Paulo: Atlas, PIPKIN, Alex. Marketing Internacional. 3. ed. São Paulo: Aduaneiras, SCHREINER, José Mario. Empreender é a Saída. Disponível em: 18

19 19 CONCEITO DO AGRONEGÓCIO

20 20 Agronegócio é toda relação comercial e industrial envolvendo a cadeia produtiva agrícola ou pecuária. Agronegócio ou agribusiness, é o conjunto de negócios relacionados à agricultura e pecuária dentro do ponto de vista econômico (Batalha).

21 21 Agronegócio é um conjunto de empresas que produzem insumos agrícolas, propriedades rurais, empresas de processamento e toda a distribuição.

22 22 Agronegócio inclui todos os setores relacionados às plantações e às criações de animais, como comércio de sementes e de máquinas e equipamentos, as indústrias agrícolas, os abatedouros, o transporte da produção e as atividades voltadas à distribuição.

23 23 Por que agricultura é importante globalmente? 100% da população depende da agricultura para nutrição; 40% dos empregos gerados globalmente são agrícolas;

24 24 Por que agricultura é importante globalmente? 70% é o aumento da produção de alimentos necessário para alimentar a população global de 9 bilhões em 2050; o mundo tem de pessoas em condições de fome ou subnutrição; etc

25 25 Escassez de terras produtivas: a importância da tecnologia Nos últimos 50 anos a área utilizada na agropecuária, no mundo, cresceu 11% e no mesmo período: 185% O consumo de grãos aumentou 185% ; 433% O consumo de carnes aumentou 433%. Fontes: FAO e ONU.

26 26 Brasil extremamente competitivo no agronegócio Disponibilidade de terra América do Norte e Europa já não têm espaço para expansão; Brasil dispõe de 90 milhões de hectares de áreas degradadas que são agricultáveis; e Pecuária pode dobrar lotação animal, reduzindo necessidade de área.

27 27 Brasil extremamente competitivo no agronegócio Disponibilidade de Água Ásia - problemas sérios com disponibilidade de água; e Brasil - rios caudalosos espalhados pelo território, além dos maiores aquíferos subterrâneos do mundo.

28 28 Brasil extremamente competitivo no agronegócio Tecnologia Agricultura brasileira é baseada no empreendedorismo do produtor e não em subsídios. País é referência em tecnologia, plantio direto e adaptação de maquinários.

29 29 Brasil extremamente competitivo no agronegócio Clima Chuvas bem distribuídas e possibilidade de vários cultivos anuais, devido ao clima tropical, permitem alta produtividade de alimentos por área, diferente da áfrica e oceania.

30 30 Distribuição do mercado mundial do Agribusiness trilhões US$ %Setor 10 Antes da porteira Insumos, bens de produção e serviços para agropecuária 20 Dentro da porteira Produção agropecuária 70 Depois da porteira Processamento agroindustrial e distribuição

31 31 PIB DO AGRONEGÓCIO NACIONAL (em R$ bilhões*) Fonte: Cepea-USP /Faemg /Seapa AnoValor , , , , ,70

32 32 EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS (em R$ bilhões*) Fonte: Aliceweb - MDIC AnoTotalAgroneg.% ,964,732, ,976,437, ,094,536, ,695,839, ,2100,041,3

33 Estrutura Fundiária Brasileira Fonte:Incra CLASSES DE PROPRIEDADE IMÓVEISÁREA Número% ha em milhões % Grande ,8375,060,2 Média ,5108,517,4 Pequena ,081,6 13,1

34 34 A sociedade da informação informação “A ciência moderna descobriu a informação como o terceiro elemento que explica o universo, após a matéria e a energia”. (Yamaguchi – Nagoya University)

35 35 megatendência da sociedade industrial Nas economias desenvolvidas mais da metade dos trabalhadores, hoje, estão no setor de serviços (bens intangíveis), é a chamada megatendência da sociedade industrial para a sociedade da informação (e... do conhecimento).

36 36 O que está mudando no mercado? Com as preferências dos clientes ficando cada vez mais diversificadas e individualizadas, a construção da vantagens competitivas depende da capacidade das empresas em absorver e transformar as informações em oportunidades.

37 37 O que está mudando no mercado? A informação do cliente torna-se a parte diferencial da organização, pois está reunificando gradualmente produtores e consumidores, através de um intercâmbio mútuo, dinâmico e contínuo de informações, em consequência do conhecimento.

38 38 O que está mudando no mercado? O agronegócio, como os outros setores da economia, está subordinado a essa força da área de informação. A eficácia dos negócios, está cada dia mais, dependente da qualidade, segmentação, individualização, e personalização dos produtos e dos processos exigidas pelo mercado força da área de informação. A eficácia dos negócios, está cada dia mais, dependente da qualidade, segmentação, individualização, e personalização dos produtos e dos processos exigidas pelo mercado.

39 39 O que está mudando no mercado? Hoje o negócio vai da pesquisa genética da semente, respeito ao ecologicamente correto, continua na tecnologia do plantio, qualidade da colheita e armazenagem, passa pela embalagem, distribuição e vai até a estratégia de comunicação com o mercado, dentro de uma visão integrada e sistêmica.


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