A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

As 10 maiores Usinas Hidrelétricas

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "As 10 maiores Usinas Hidrelétricas"— Transcrição da apresentação:

1 As 10 maiores Usinas Hidrelétricas
1º. Três Gargantas (China): megawatts (MW) 2º. Itaipu (Brasil/Paraguai): MW 3º. Guri (Venezuela): MW 4º. Tucuruí I e II (Brasil): 8.370MW 5º. Grand Coulee (EUA): MW 6º. Longtan Dam (China): MW 7º. Sayano-Shushenskaya (Rússia): MW 8º. Krasnoyarsk (Rússia): MW 9º. Churchill Falls (Canadá): MW 10º. La Grande 2 (Canadá): MW

2 Localização:Brasil/Paraguai
Três Gargantas Localização: China Rio: Yang-tsé Itaipu Localização:Brasil/Paraguai Rio: Paraná

3 Localização: Venezuela Rio: Caroni
Guri Localização: Venezuela Rio: Caroni Tucuruí Localização: Tucuruí, Pará Rio: Tocantins

4 Localização: Washington
Grand Coulee Localização: Washington Rio: Columbia Longtan Dam Localização: China Rio: Hongshui

5 Sayano-Shushenskaya Localização: Rússia Rio: Yenisei Krasnoyarsk Localização: Rússia Rio: Lenissei.

6 Churchill Falls Localizacão: Canadá Rio: Churchill La Grande 2 Localização: Canadá

7 Usina Hidrelétrica de Grand Coulee – EUA

8 Informações Informações Técnicas • Rio Columbia • Washington
• Início da construção 16 de julho de 1933 • 1 de junho de 1942 • Pesa 22 milhões de toneladas. Informações Técnicas • Altura 168 m • Comprimento 1592 m • Capacidade m³ • Custo Represa original: US$168 milhões • Contém metros cúbicos de concreto

9 Ciclo Hidrológico O ciclo hidrológico é importante para as usinas hidrelétricas porque elas dependem do fluxo de água. Se não chove perto da usina, a água não é coletada. Se a água não for coletada, menos água passa pela usina e menos eletricidade será gerada.

10 A Usina Hidrelétrica de Grand Coulee é administrada pelo Escritório de Recuperação de Terras dos Estados Unidos. Hoje em dia a Grand Coulee ainda é a maior dos EUA e quinta do mundo. Também é a maior estrutura de concreto daquele país. Em fornecimento anual só perde para a usina de Palo Verde, sendo esta nuclear. A estação de energia foi concluída em 1974, para aumentar a sua produção de energia. É a maior produtora de energia elétrica dos Estados Unidos. A represa Grand Coulee é uma das maiores produtoras de eletricidade do mundo.

11 Mas isso é apenas um dos feitos hercúleos que ela teve de realizar a fim de alcançar o seu objetivo - bombear água a uma altura de 110 metros, da represa para um canal das proporções de um rio que alimenta hectares outrora áridos da Bacia do Colúmbia. O funcionamento de uma dessas bombas requer um motor de HP, potência correspondente a mais de 16 locomotivas que puxam os mais modernos trens de passageiros. Um só desses gigantes bombeia água suficiente para abastecer Nova York (por volta de 1960) para todos os fins - e existem 12 bombas.

12 1 das 6 novas turbinas Francis, que produzem 1 milhão de HP de potência (745 MW), sendo instalada na unidade 3 da represa Grand Coulee

13 12 gigantescos motores elétricos (6 de 65 mil HP de potência cada um e 6 de 67.5 mil HP de potência cada um) acionam as 12 colossais bombas da estação de bombeamento da represa Grand Coulee. Cada uma das 6 bombas mais antigas tem a capacidade de bombear 45 mil litros de água por segundo e cada uma das 6 bombas mais novas 56 mil litros por segundo. As 12 bombas juntas tem a capacidade de bombear 600 mil litros de água por segundo. Durante as operações de bombeamento, 3 geradores da unidade esquerda da represa Grand Coulee abastece 6 motores da estação de bombeamento. Esses motores também podem funcionar como geradores de 50 MW cada, se o fluxo de água for invertido. Isso é feito quando não há demanda para a água que é bombeada e quando se precisa gerar mais eletricidade.

14 12 tubos de 4 metros de diâmetro despejam a água no canal de irrigação 110 metros acima da estação de bombeamento.

15 Represa Grand Coulee, no alto a direita, a estação de bombeamento, os 12 tubos de 4 metros de diâmetro e o canal de 2.9 km de comprimento que deságua no lago Banks.

16 Como funciona uma Usina Hidrelétrica?
O princípio básico é usar a força de uma queda d'água para gerar energia elétrica. Essas usinas possuem enormes turbinas, parecidas com cata-ventos gigantes, que rodam impulsionadas pela pressão da água de um rio represado. Ao girar, as turbinas acionam geradores que produzirão energia.

17 Em uma usina hidrelétrica, a água é represada para que ela possa ter expressivo volume, que ao cair, passa por turbinas gigantes fazendo-as girarem. Esse giro das turbinas combinado com um sistema elétrico (gerador), passa a produzir energia. (energia mecânica conseguida pela energia cinética da água). Basicamente, o gerador é composto por imãs gigantes que giram em torno de um núcleo de fios de material condutível (ex: cobre) e esse giro produz eletricidade.

18 Eudiolaine Hohnsee Batista Lislaine Rodrigues Mendonça
Usina Hidrelétrica de Grand Coulee – EUA Trabalho solicitado pelo professor João Antônio para fins avaliativos na disciplina de física do 3° ano “C” noturno, referente ao 3º bimestre. Escola Estadual Camilo Bonfim Camapuã – MS Agosto de 2014


Carregar ppt "As 10 maiores Usinas Hidrelétricas"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google