A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

sujeito crescente e aprendente, na dimensão

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "sujeito crescente e aprendente, na dimensão"— Transcrição da apresentação:

1 sujeito crescente e aprendente, na dimensão
PERFIL DO CATEQUISTA NA CATEQUESE COM ADULTOS sujeito crescente e aprendente, na dimensão humano-cristã, isto é, do SER, buscará: 1. Amar a vida e sentir-se realizada. 2. Ter o necessário equilíbrio psicológico. 3. Crescer na responsabilidade, na perseverança, na alegria e no otimismo. 4. Saber trabalhar em grupo e em equipe 5. Desenvolver a consciência crítica diante dos abusos do contexto globalizado e neoliberal. 6. Perceber os limites da comunidade eclesial. 7. Assumir a causa do empobrecido e excluído e participar na transformação da sociedade.

2 8. Cultivar o encontro pessoal e a intimidade com
Cristo, por meio da Palavra, dos sacramentos e da oração pessoal e comunitária. 9. Encantar-se pelo Reino, deixar-se seduzir por Deus e saber ler sua presença nas atividades humanas. 10. Participar ativamente da vida da Igreja e do grupo de catequistas. 11. Procurar a ajuda de acompanhantes espirituais e de catequistas experientes. 12. Ser criativo na missão evangelizadora e responder aos desafios de seu tempo. 13. Cuidar constantemente da própria formação.

3 sujeito crescente e aprendente, na dimensão do SABER, buscará:
PERFIL DO CATEQUISTA NA CATEQUESE COM ADULTOS sujeito crescente e aprendente, na dimensão do SABER, buscará: Compreender suficientemente o mundo que o cerca para: ★ viver com dignidade; ★ desenvolver capacidades,habilidades, competências ★ comunicar-se com os demais; ★ despertar a curiosidade e estimular o senso crítico; ★ decifrar a realidade e adquirir autonomia de juízo; ★ conhecer as descobertas atuais da biotecnologia, informática e outras; ★ descobrir a presença ou ausência de Deus por trás dos dados mutáveis, dos desafios e mudanças e inculturar o Evangelho.

4 2. Aprender pelo prazer de aprender.
3. Ter familiaridade com as ciências humanas, sobretudo pedagógicas. 4. Conhecer suficientemente a Palavra de Deus e os elementos básicos que formam o núcleo da fé: Primeiro e Segundo Testamento, História da Igreja; Credo (fé professada), Sacramentos (fé celebrada), Mandamentos e bem-aventu- ranças (fé vivida), Pai-Nosso (fé orada). 5. Ampliar seus conhecimentos e aplicá-los nas diversas situações.

5 EM FORMAÇÃO CONTINUADA
APRENDER A APRENDER EM FORMAÇÃO CONTINUADA LEVA O CATEQUISTA A: ENTENDER A CAMINHADA DOS PEQUENOS; VALORIZAR A PARTILHA; ENTENDER O SENTIDO EVANGÉLICO E SOCIAL DOS BENS; USAR A LINGUAGEM DO INTERLOCUTOR.

6 PERFIL DO CATEQUISTA NA CATEQUESE COM ADULTOS
Para que possa se tornar uma pessoa-testemunho e confiável perante a comunidade, é preciso que seja competente em sua ação catequética, superando a improvisação e a simples boa vontade.

7 PERFIL DO CATEQUISTA NA CATEQUESE COM ADULTOS
crescente e aprendente, na dimensão do SABER FAZER, o catequista cuidará dos diversos aspectos da sua formação pedagógica: Relacionamento, Educação, Comunicação, Pedagogia, Metodologia, Programação e planejamento.

8 Cultivando a dimensão do SABER FAZER, o catequista com adultos:
Caminha com o povo e não só pelo e para o povo. Na comunidade e no grupo de catequistas, experimenta valores imprescindíveis para a ação catequética: ➲ acolhimento, aceitação do diferente, amizade, diálogo, partilha, perdão, solidariedade e tolerância. Espelha-se em Jesus, no seu jeito de promover integralmente a pessoa. Sente a alegria de partilhar sua vida com outros adultos e, à luz da fé, ajudá-los a reinterpretar sua história, alegrias e tristezas, vitórias e fracassos. Age a partir de motivações conscientes: “quer fazer”, mesmo sabendo que nem sempre “querer fazer” é “poder fazer”.

9 sujeito crescente e aprendente, na dimensão do CONVIVER, o catequista com adultos buscará:
SER PROFETA DIANTE DO INDIVIDUALISMO E EGOÍSMO DA IDEOLOGIA DO CONSUMO E DA COMPETIÇÃO a) descobrir gradualmente o outro; b) exercer a cidadania, assumindo as lutas do povo; c) sensibilizar-se com os mais necessitados e empobrecidos; d) denunciar o que atenta contra a dignidade humana; e) participar da vida da Igreja (paróquia e diocese): - superando a autossuficiência, o isolamento pastoral; - valorizando as diferenças; - crescendo na convicção missionária.

10 crescente e aprendente, na dimensão do DISCERNIR a Vontade de Deus , o catequista com adultos cultivará atitudes de: LIBERDADE DIANTE DAS COISAS - libertando-se ao máximo dos condicionamentos - libertando-se para realizar um ideal, uma causa. ORAÇÃO - pôr-se em espírito de fé, esperança e caridade, isto é, numa atitude de aceitação, confiança e compromisso; BUSCA PERMANENTE - estar sempre aberto a mudanças e ir percebendo o significado dinâmico dos acontecimentos.


Carregar ppt "sujeito crescente e aprendente, na dimensão"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google