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Formação de gestores de projetos educomunicativos: Professor-mediador Formação de gestores de projetos educomunicativos: Professor-mediador Programa Nas.

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1 Formação de gestores de projetos educomunicativos: Professor-mediador Formação de gestores de projetos educomunicativos: Professor-mediador Programa Nas Ondas do Rádio SME-SP/2011

2 Nesta Aula Instrumentos de avaliação; Gestão do conhecimento; e Gestão de recursos e de produtos da comunicação. Instrumentos de avaliação; Gestão do conhecimento; e Gestão de recursos e de produtos da comunicação.

3 Ferramentas construídas para atender demandas específicas do projeto: Aferir resultados esperados; Mensurar o impacto de uma intervenção; Constatar o cumprimento de metas pré- estabelecidas. Ferramentas construídas para atender demandas específicas do projeto: Aferir resultados esperados; Mensurar o impacto de uma intervenção; Constatar o cumprimento de metas pré- estabelecidas. Instrumentos de avaliação:

4 TICS A SERVIÇO DA CRIAÇÃO E DEMOCRATIZAÇÃO DO CONHECIMENTO O CONHECIMENTO A FAVOR DE TOMADAS DE DECISÕES CORRETAS (INSPIRADAS PELA ÉTICA) E SEGURAS GESTÃO EDUCOMUNICATIVA GESTÃO DE PROJETOS: DIAGNÓSTICO, PLANEJAMENTO, IMPLEMENTAÇÃO E AVALIAÇÃO

5 Hoje é necessário que cada escola: Mostre-se para a sociedade; Apresente os projetos e as ações que desenvolve; Defenda a filosofia pedagógica que segue; Explicite as atribuições e responsabilidades de cada um dentro da escola. Essas informações são abertas, com possibilidade de acesso a todos. Hoje é necessário que cada escola: Mostre-se para a sociedade; Apresente os projetos e as ações que desenvolve; Defenda a filosofia pedagógica que segue; Explicite as atribuições e responsabilidades de cada um dentro da escola. Essas informações são abertas, com possibilidade de acesso a todos. MAS, NÃO BASTA INFORMAR. É PRECISO CRIAR CAMINHOS DE COMUNICAÇÃO: , LISTAS DE DISCUSSÃO, FÓRUNS E CHATS. DESAFIO COMO LIDAR COM A GRANDE QUANTIDADE DE INFORMAÇÕES DISPERSAS EM DOCUMENTOS, PROCEDIMENTOS OU SIMPLESMENTE EM PESSOAS, POR MEIO DE SUAS EXPERIÊNCIAS E HABILIDADES? DESAFIO COMO LIDAR COM A GRANDE QUANTIDADE DE INFORMAÇÕES DISPERSAS EM DOCUMENTOS, PROCEDIMENTOS OU SIMPLESMENTE EM PESSOAS, POR MEIO DE SUAS EXPERIÊNCIAS E HABILIDADES?

6 PENSANDO NA GESTÃO DA COMUNICAÇÃO EM ESPAÇOS EDUCATIVOS, O QUE PODERIA SER FEITO PARA MELHORAR AS RELAÇÕES? VOCÊ ACHA QUE PROJETOS EDUCOMUNICATIVOS (RÁDIO ESCOLAR, BLOG, JORNAL MURAL, VIDEO ENTRE OUTROS) PODEM AJUDAR A RESOLVER OU MINIMIZAR PROBLEMAS? COMO? PENSANDO NA GESTÃO DA COMUNICAÇÃO EM ESPAÇOS EDUCATIVOS, O QUE PODERIA SER FEITO PARA MELHORAR AS RELAÇÕES? VOCÊ ACHA QUE PROJETOS EDUCOMUNICATIVOS (RÁDIO ESCOLAR, BLOG, JORNAL MURAL, VIDEO ENTRE OUTROS) PODEM AJUDAR A RESOLVER OU MINIMIZAR PROBLEMAS? COMO?

7 COMO CRIAR BANCO DE DADOS, REDES SOCIAIS E COMUNIDADES DE APRENDIZAGEM NA ESCOLA: FERRAMENTAS DISPONÍVEIS E ARTICULAÇÕES COMO CRIAR BANCO DE DADOS, REDES SOCIAIS E COMUNIDADES DE APRENDIZAGEM NA ESCOLA: FERRAMENTAS DISPONÍVEIS E ARTICULAÇÕES Acesse: px?MenuID=145&MenuIDAberto=58 px?MenuID=145&MenuIDAberto=58

8 ATIVIDADE DESENVOLVER UM FORMULÁRIO ONLINE PARA CONHECER, NA PRÁTICA, A FERRAMENTA DO GOOGLE, CONHECIDA COMO SPREADSHEET E, DESSA FORMA, APRIMORAR O PROJETO QUE SERÁ DESENVOLVIDO NA ESCOLA. ATIVIDADE DESENVOLVER UM FORMULÁRIO ONLINE PARA CONHECER, NA PRÁTICA, A FERRAMENTA DO GOOGLE, CONHECIDA COMO SPREADSHEET E, DESSA FORMA, APRIMORAR O PROJETO QUE SERÁ DESENVOLVIDO NA ESCOLA.

9 MAS ANTES... VAMOS CONHECER COMO CRIAR UM FORMULÁRIO ONLINE POR MEIO DA FERRAMENTA SPREADSHEET DO GOOGLE DOCS MAS ANTES... VAMOS CONHECER COMO CRIAR UM FORMULÁRIO ONLINE POR MEIO DA FERRAMENTA SPREADSHEET DO GOOGLE DOCS

10 1.Em primeiro lugar é preciso criar uma conta no Google Docs (http://docs.google.com). Para quem já tem uma conta no gmail é mais prático usar esse para criar uma nova conta no Google Docs, pois quando abre o seu Gmail pode aceder-lhe mais rápidamente clicando em Docs no menu do Gmailhttp://docs.google.com

11 2.Uma vez feito o Sign in, no menu do Google Docs clique em New >Form.

12 3.Surge de uma nova janela Edit form – [Untittled Form] onde podemos começar de imediato a editar o nosso formulário. Podemos começar por lhe atribuir um nome (que habitualmente irá ser utilizado também como nome da spreadsheet onde irão ser armazenados todos os dados que resultarem do preenchimento), e em seguida podemos começar a escolher o tipo de perguntas que desejamos colocar e construí-las.

13 4.O editor apresenta logo uma Sample Question 1 em que podemos: editar carregando no ícone do lápis, duplicar carregando no ícone imediatamente ao lado ou apagar carregando no ícone do caixote do lixo. Em Question Title escrevemos a questão. Em Help Text podemos escrever indicações para ajudar a responder à questão. Em Question Type podemos seleccionar o tipo de questão: Text, Paragraph text, Multiple choice, Checkboxes, Choose from a list ou Scale Note que pode fazer com que a resposta à pergunta tenha carácter obrigatório, bastando para tal seleccionar a opção Make this a required question.

14 5.No botão Add Item podemos escolher acrescentar nova pergunta (seleccionando o tipo de pergunta desejado de uma lista: Text, Paragraph text, Multiple choice, Checkboxes, Choose from a list ou Scale) ou acrescentar um Section header (opção útil quando queremos criar diferentes secções no questionário). Note que no rodapé desta janela também surge um endereço URL que corresponde ao endereço onde o Google Docs vai alojar o questionário e que poderá ser indicado posteriormente.

15 6.Quando terminar de editar o questionário clique em SAVE. Se clicar em seguida no link do rodapé poderá visualizar de imediato o aspecto que o seu questionário irá ter online. A partir do momento em que fez SAVE o Google Docs criou também uma spreadsheet onde serão armazenados todos os dados de quem responder ao questionário.

16 7.Clicando no botão Theme pode optar por uma das 69 opções de templates para incorporar no seu formulário. No exemplo apresentado foi escolhido o tema Header (Blue).

17 8.No botão More actions na opção Edit confirmation pode escrever uma mensagem para ser visualizada pela pessoa que preencheu o questionário. Nesta mensagem se activar a opção Let everyone see response summary, oferece às pessoas que enviaram uma resposta a possibilidade de visualizarem as outras respostas que foram dadas até então.

18 9.No botão More actions encontra-se também a opção Embed que lhe possibilita copiar o código para embeber o formulário directamente no seu blog, website, etc. (na PBworks pode fazê-lo via plugin de HTML; na Moodle também - criando uma página HTML e embebendo aí o código).

19 10.Fechando a janela Edit form regressa ao ecran inicial do Google Docs onde pode visualizar a nova spreadsheet que foi gerada a partir da form criada. Pode fazer rename para o nome que mais lhe convier. No caso do exemplo que é aqui apresentado foi-lhe atribuído o mesmo nome dado ao formulário Form example.

20 11. Abrindo a spreadsheet pode ver como é que os dados irão ser armazenados. É interessante verificar que o Google Docs inclui automaticamente o campo de Timestamp onde fica registado o dia e hora a que o questionário foi respondido por cada pessoa. Na spreadsheet aberta, se clicar no menu Form encontra opções para realizar diversas operações: Edit form - para editar a form; Go to live form - para ir directo ao URL da form; Embed form - para aceder ao código para embeber noutro local; Show summary - para ver um resumo das respostas Accepting responses - para activar ou desactivar a aceitação de mais respostas; Delete form - para apagar o formulário; Send - para enviar o formulário por ; everyone – é uma opção que fica disponível quando um dos campos preenchidos no formulário é o endereço de da pessoa que responde, o que permite mandar uma mensagem para uma mailing list criada a partir das respostas (útil quando se trata, por exemplo, de um formulário para inscrição num curso ou workshop e queremos enviar uma mensagem por a todos os inscritos).

21 Fontes bibliográficas STEFHANOU, Luis; MÜLLER, Lúci Helena; CARVALHO, Isabel Cristina de M. Guia para elaboração de projetos sociais. 2ªed. São Leopoldo/RS: Sinodal, SOARES, Ismar de Oliveira. Educomunicação - o conceito, o profissional, a aplicação: Contribuições para a reforma do Ensino Médio. São Paulo: Paulinas, 2011.

22 Realização Secretaria Municipal de Educação da Cidade São Paulo Programa Nas Ondas do Rádio – DOT/SME Coordenação do Programa Nas Ondas do Rádio Carlos Alberto Mendes de Lima Equipe de Assessoria Alda Ribeiro Anderson Zotesso Isabel Santos Izabel Leão Márcia Coutinho Marciel Consani Paola Prandini Paula Carolei Paulo Teles Richard Romancini Salete Soares Silene Lourenço Vânia Ribeiro Programa Nas Ondas do Rádio


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