A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

NEP - Núcleo de Educação para o Pensar - Marcos A. Lorieri e Oswaldo Marques TEXTO: PROF. MARCOS A. LORIERI APRESENTAÇÃO: PROF. OSWALDO MARQUES.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "NEP - Núcleo de Educação para o Pensar - Marcos A. Lorieri e Oswaldo Marques TEXTO: PROF. MARCOS A. LORIERI APRESENTAÇÃO: PROF. OSWALDO MARQUES."— Transcrição da apresentação:

1

2 NEP - Núcleo de Educação para o Pensar - Marcos A. Lorieri e Oswaldo Marques TEXTO: PROF. MARCOS A. LORIERI APRESENTAÇÃO: PROF. OSWALDO MARQUES

3

4 SÃO INSTRUMENTOS OU PRÉ-REQUISITOS PARA O “BEM PENSAR” São as bases de qualquer aprendizagem. Precisam estar disponíveis, nas crianças e jovens, antes e durante os vários momentos da aprendizagem. Elas ocorrem integradamente e, quando solicitadas e presentes no processo de aprendizagem se desenvolvem ainda mais.

5 NEP - Núcleo de Educação para o Pensar - Marcos A. Lorieri e Oswaldo Marques

6 São fundamentais e necessitam ser desenvolvidas em todas as crianças e jovens se queremos esperar deles melhores desempenhos em suas vidas e, de modo especial, em sua vida escolar.

7 NEP - Núcleo de Educação para o Pensar - Marcos A. Lorieri e Oswaldo Marques o conhecimento humano é um processo de estabelecer relações entre idéias que temos e fazemos das coisas entre situações.... entre as idéias que temos e as idéias dos outros... entre as idéias dos outros entre si.

8 Habilidade básica que implica na capacidade de relacionar e que é fundamental para inúmeras atividades intelectuais presentes nas mais diversas áreas do conhecimento sistematizado.

9 NEP - Núcleo de Educação para o Pensar - Marcos A. Lorieri e Oswaldo Marques Desenvolve-se através de atividades nas quais se possam: aproximar ou distinguir por semelhanças ou diferenças; ordenar classes por generalização crescente ou decrescente; distinguir gênero e espécie; encaixar indivíduos em classes; dividir gêneros em espécies e encaixar espécies em gêneros etc.

10 NEP - Núcleo de Educação para o Pensar - Marcos A. Lorieri e Oswaldo Marques... é decompor objetos, sistemas ou situações, em seus elementos constitutivos, sem perder de vista as interrelações. Ao fazer uma análise pode-se estar enumerando qualidades e propriedades, descrevendo ou narrando...

11 NEP - Núcleo de Educação para o Pensar - Marcos A. Lorieri e Oswaldo Marques capacidade que permite: seguir e entender seqüências ou progressos; ordenar segundo certos critérios numéricos, físicos ou cronológicos.

12 NEP - Núcleo de Educação para o Pensar - Marcos A. Lorieri e Oswaldo Marques CAPACIDADE DE... compor conjuntos ou sistemas a partir de elementos dados; recompor a partir de elementos que nós mesmos dissociamos; construir novos sistemas ou novos objetos pela união criteriosa de elementos disponíveis.

13 NEP - Núcleo de Educação para o Pensar - Marcos A. Lorieri e Oswaldo Marques IMPLICA AS HABILIDADES DE RELACIONAR, CLASSIFICAR, SERIAR, ANALISAR, REUNIR,... MAS ESTÁ ROL DAS HABILIDADES COGNITIVAS ELEMENTARES POR SER BÁSICA OU FUNDAMENTAL A TODO IMPLICA AS HABILIDADES DE RELACIONAR, CLASSIFICAR, SERIAR, ANALISAR, REUNIR,... MAS ESTÁ ROL DAS HABILIDADES COGNITIVAS ELEMENTARES POR SER BÁSICA OU FUNDAMENTAL A TODO PROCESSO DE CONHECIMENTO. PROCESSO DE CONHECIMENTO.

14 NEP - Núcleo de Educação para o Pensar - Marcos A. Lorieri e Oswaldo Marques C A P A C I D A D E D E: aprender as relações essenciais de uma situação, de um discurso, de um texto; escolher ou selecionar elementos, segundo certos critérios; reduzir fatos, situações ou coisas e seus elementos fundamentais ou essenciais; produzir esquemas, quadro sinótico; condensar, escrever sumários etc...

15 NEP - Núcleo de Educação para o Pensar - Marcos A. Lorieri e Oswaldo Marques CAPACIDADE de dizer ou expressar, com objetividade, o que é algo (uma coisa, um fato, uma situação), indicando seus elementos essenciais, o gênero a que pertence e a sua diferença específica em relação aos demais objetos do mesmo gênero; implica em classificação, em estabelecimento adequado de relações, em reunião, em análise etc.

16 NEP - Núcleo de Educação para o Pensar - Marcos A. Lorieri e Oswaldo Marques Elaborar ou fazer juízos ou julgamentos; capacidade de afirmar ou negar algo de alguma coisa, fato ou situação, de maneira adequada; pressupõe habilidade de relacionar; está ligada à habilidade de P R O V A R.

17 NEP - Núcleo de Educação para o Pensar - Marcos A. Lorieri e Oswaldo Marques Capacidade de nos fazer entender de maneira clara, através de explicações sucessivas; implica em desdobramentos de idéias que vão ampliando as noções que estão sintetizadas numa idéia inicial; capacidade de dizer a mesma coisa de maneira diversa, ou em outras palavras.

18 NEP - Núcleo de Educação para o Pensar - Marcos A. Lorieri e Oswaldo Marques ARGUMENTAR ADEQUADAMENTE é construir prova de verdade do que dizemos; H A B I L I D A D E cognitiva fundamental que implica, praticamente, em todas as demais habilidades.

19 NEP - Núcleo de Educação para o Pensar - Marcos A. Lorieri e Oswaldo Marques HABILIDADE DE PENSAR OU DE CONJECTURAR POSSIBILIDADES; IMPLICA PERCEPÇÃO DE RELAÇÕES ATUAIS E POSSÍVEIS; IMPLICA EM CRIATIVIDADE.

20 NEP - Núcleo de Educação para o Pensar - Marcos A. Lorieri e Oswaldo Marques POSSIBILIDADE DE TIRAR CONCLUSÕES ADEQUADAS A PARTIR DE PREMISSAS OU ATRAVÉS DE INFORMAÇÕES ANTERIORES QUE POSSAM ESTAR RELACIONADAS ENTRE SI. POSSIBILIDADE DE TIRAR CONCLUSÕES ADEQUADAS A PARTIR DE PREMISSAS OU ATRAVÉS DE INFORMAÇÕES ANTERIORES QUE POSSAM ESTAR RELACIONADAS ENTRE SI.

21 NEP - Núcleo de Educação para o Pensar - Marcos A. Lorieri e Oswaldo Marques CAPACIDADE DE, CAPACIDADE DE, A PARTIR DE DADOS PARTICULARES, FORMAR CONCEPÇÕES MAIS AMPLAS OU MAIS GERAIS. A PARTIR DE DADOS PARTICULARES, FORMAR CONCEPÇÕES MAIS AMPLAS OU MAIS GERAIS.

22 NEP - Núcleo de Educação para o Pensar - Marcos A. Lorieri e Oswaldo Marques SÃO AQUELAS HABILIDADES ASSOCIADAS AO MÉTODO CIENTÍFICO OU COM A BUSCA DOS CAMINHOS PARA SE CHEGAR ÀS RESPOSTAS OU ÀS SOLUÇÕES DOS PROBLEMAS.

23 NEP - Núcleo de Educação para o Pensar - Marcos A. Lorieri e Oswaldo Marques

24

25

26

27

28

29 SÃO AS HABILIDADES DE ESMIUÇAR OS CONCEITOS, IDENTIFICAR SEUS COMPONENTES, PERCEBER SUAS RELAÇÕES E TORNÁ-LOS INSTRUMENTO DE COMPREENSÃO.

30 NEP - Núcleo de Educação para o Pensar - Marcos A. Lorieri e Oswaldo Marques IMPLICAM EM SER CAPAZ DE: FAZER DISTINÇÕES; FAZER CONEXÕES; AGRUPAR; CLASSIFICAR; EXPLICAR; DEFINIR; IDENTIFICAR SIGNIFICADOS ETC.

31 NEP - Núcleo de Educação para o Pensar - Marcos A. Lorieri e Oswaldo Marques PRODUZEM A CAPACIDADE DE DIZER OU ESCREVER, COM AS PRÓPRIAS PALAVRAS, O QUE SE OUVIU OU LEU, PRESERVANDO O S I G N I F I C A D O.

32 NEP - Núcleo de Educação para o Pensar - Marcos A. Lorieri e Oswaldo Marques A AUSÊNCIA DAS HABILIDADES COGNITIVAS BÁSICAS TORNA AS PESSOAS INTELECTUALMENTE CEGAS PARA A REALIDADE

33 NEP - Núcleo de Educação para o Pensar - Marcos A. Lorieri e Oswaldo Marques ELAS, COMO QUE NÃO VÊEM TUDO O QUE ESTÁ À SUA FRENTE OU AO SEU REDOR... FICAM IMPEDIDAS DE CONSTRUIR SISTEMAS MAIS CLAROS DE ANÁLISE QUE POSSAM OFERECER-LHES UMA COMPREENSÃO MAIS COMPLETA DA REALIDADE.

34 NEP - Núcleo de Educação para o Pensar - Marcos A. Lorieri e Oswaldo Marques... E É FÁCIL DE PERCEBER AS IMPLICAÇÕES DE TUDO ISTO NO PROCESSO EDUCACIONAL !


Carregar ppt "NEP - Núcleo de Educação para o Pensar - Marcos A. Lorieri e Oswaldo Marques TEXTO: PROF. MARCOS A. LORIERI APRESENTAÇÃO: PROF. OSWALDO MARQUES."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google