A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Modelos de arquitetura curricular na educação superior no mundo: Perspectivas da Pós-Graduação.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Modelos de arquitetura curricular na educação superior no mundo: Perspectivas da Pós-Graduação."— Transcrição da apresentação:

1 Modelos de arquitetura curricular na educação superior no mundo: Perspectivas da Pós-Graduação

2 Modelos de universidade vigentes no mundo:  Modelo Norte-Americano (Flexner 1910; Alca-demia 2000)  Modelo Europeu Unificado (Processo de Bolonha )  Modelo Europeu Mediterrâneo (residual na Argentina e Uruguai)  Modelo Brasileiro atual (pós-reforma de 1968)

3 Modelo norte-americano, baseia-se em dois níveis:  Undergraduate College  bacharelados gerais de 4 anos, terminal ou como etapa prévia a...  Graduate School  Graduação profissional (tipo MBA, MEd, JD, MD, PharmD)  Graduação acadêmica (MSc, MA, PhD)  Pós-Doutorado não é grau acadêmico!

4 Modelo norte-americano College Major Minor Mestrado profissional (M. Ed., MBA, M.Pharm.Sc.) Doutorados Profissionais (J.D., M.D., Dr.P.H., Pharm.D., DMD) Doutorado (PhD) Mestrado Acadêmico (M.Sc., M.A. etc. ) Residências

5 Modelo europeu (Processo de Bolonha), estruturado em três níveis:  Primeiro Ciclo  Bacharelados gerais de 3 anos, etapa prévia ao...  Segundo Ciclo  Cursos profissionais  Mestrado profissional  Mestrado acadêmico, etapa prévia ao...  Terceiro Ciclo  Doutorados de pesquisa

6 Modelo europeu (Processo de Bolonha) Ciclo básico: Bacharelado Bakalaureat Bach. of Arts Licence Licenciatura Laurea Trienale Bachelor EU (Áreas indicativas de campos profissionais) Master 2 profissional Doutorado de pesquisa Master 1 Acadêmico Cursos profissionais (Medicina, Direito, Odontologia etc.) Residências

7 Arquitetura Curricular do modelo argentino Doutorado Maes- trias Residência MBA Cursos profissionais de média duração Licenciaturas Cursos profissionais de longa duração Ciclo Básico

8 Modelo brasileiro atual Bacharelados Mestrado Profissional Doutorado Mestra- do Aca- dêmico Cursos profissionais de média duração Licenciaturas Habilitações Cursos profissionais de curta duração Cursos profissionais de longa duração PG lato- senso Especialização Aperfeiçoamento Residência MBA ?!

9 Comparativo entre modelos:  Modelo Norte-Americano: entrada geral, acesso regulado, estrutura flexível, boa mobilidade, Pós-Graduação integrada na Graduação  Modelo Europeu Unificado: entrada geral, acesso direto, estrutura semi-flexível, alta mobilidade, Doutorado = 3º. ciclo  Modelo Argentino: filtro interno, entrada nas profissões, acesso livre, estrutura fixa, imobilidade, PG não articulada  Modelo Brasileiro atual: filtro externo, entrada nas profissões, acesso restrito, estrutura fixa, imobilidade, PG dissociada, Mestrado

10 Formação em Medicina na Harvard University:  Faculty of Arts and Sciences  Bachelor of Sciences (B.Sc.), 4 anos, como etapa prévia à...  Harvard Medical School  Graduação profissional:  Doctorate in Medicine (MD), 4 anos  Graduação acadêmica:  Master in Public Health, 1 ano  Master in Health Science & Technology, 1 ano  Joint MD/PhD in Medical Research, 4 anos

11 Formação em Medicina na Harvard University:  Year I focuses on human physiology and the biomedical sciences. Concepts in morphology; biochemistry; physiology; pharmacology; developmental and molecular biology; pathology, microbiology, and immunology; and in neurosciences. Courses in behavioral, social, preventive medicine, and epidemiology.  Year II is centered on the study of pathophysiology, to investigate and understand the various structural, functional, and clinical dimensions of human disease. Prepare to take Step I of the United States Medical Licensing Examination.  Year III & IV complement clinical clerkships with HST-specific clinical electives that allow them to conduct in-depth research into the scientific basis of clinical medicine. Continue to work on individual research projects, eventually presenting findings to HMS in the form of a scholarly thesis.

12 Formação em Medicina na Oxford University:  Pré-graduação:  Bachelor of Arts (BA) in Medical Sciences ou EU Bach, 3 anos  BSc in Basic Sciences, 2 anos  Graduação profissional:  BM (Bachelor of Medicine), 3-4 anos  BCh (Bachelor of Surgery), 3-4 anos  Pós-graduação acadêmica:  Doctor of Philosophy (DPhil) in Clinical Sciences, 4 anos

13 Formação em Medicina na Universidade de Lisboa:  Formação pré-graduada:  Licenciatura em Ciências da Saúde (1.º ciclo: 3 anos) organizada conjuntamente pelas Faculdades de Ciências, Medicina, Medicina Dentária, Farmácia, Psicologia e Ciências da Educação.  Graduação profissional:  Mestrado Integrado em Medicina, 3-4 anos  Mestrados Integrados em outras áreas, 2-3  Pós-graduação acadêmica:  Doutorado, 4 anos

14 Universidade Nova  Implantar, na rede de universidades públicas brasileiras, um regime curricular de três ciclos, visando à diversificação e racionalização dos modelos de formação profissional e acadêmica.  Criar a modalidade de curso superior denominada de Bacharelado Interdisciplinar (BI), com estrutura curricular capacitada a evitar profissionalização precoce e especializada.  Ajustar a arquitetura acadêmica da graduação e da pós-graduação, implementando novas modalidades de processo seletivo.

15 Universidade Nova Cursos Profissionais Bacharelados Interdisciplinares Mestrados Profissionais Douto- rados Mestrados Acadêmicos

16 Universidade Nova Bacharelado Interdisciplinar (BI) Curso de formação universitária interdisciplinar, “geral e propedêutica”, duração: 6 semestres Diploma em grandes áreas:  Bacharelado em Artes  Bacharelado em Humanidades  Bacharelado em Ciência e Tecnologia  Bacharelado em Saúde Requisito para: a) formação profissional de graduação b) formação científica ou artística de pós-graduação.

17 Perspectivas da Pós/Graduação em Medicina no Brasil: Modelo I  Pré-graduação:  Bacharelado em Saúde, 3 anos  Graduação profissional:  Formação em Medicina, 3-4 anos  Pós-graduação profissional:  Mestrado Profissional em Medicina (Residência Médica), 2-4 anos  Pós-graduação acadêmica:  Doutorado em Ciências Médicas, 2-4 anos

18 Perspectivas da Pós/Graduação em Medicina no Brasil: Modelo II  Graduação profissional:  Formação em Medicina, 6 anos  Pós-graduação profissional:  Mestrado em Medicina (Residência Médica), 2-4 anos  Pós-graduação acadêmica:  Doutorado em Ciências Médicas, 2-4 anos


Carregar ppt "Modelos de arquitetura curricular na educação superior no mundo: Perspectivas da Pós-Graduação."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google