A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

7 - Criação de Páginas Web

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "7 - Criação de Páginas Web"— Transcrição da apresentação:

1 7 - Criação de Páginas Web
Macromedia Dreamweaver Formulários

2 Criação de formulários
Os objectos de formulários são inseridos seleccionando-se INSERIR – Objectos de formulário ou acedendo aos objectos de formulário no separador «Formulários» da barra Inserir.

3 Criação de formulários
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 Formulário – insere um formulário no documento. O Dreamweaver insere tags form de abertura e finalização no código-fonte HTML. Quaisquer outros objectos de formulário, como campos de texto, botões e outros, devem ser inseridos entre as tags form, para que os dados sejam processados correctamente por todos os navegadores. Campo de texto – insere um campo de texto. Os campos de texto aceitam qualquer tipo de entrada alfanumérica. O texto digitado pode ser exibido como uma linha simples, ou com marcadores ou asteriscos (para protecção das senhas). Campo oculto – insere um campo oculto no documento, no qual é possível armazenar dados do utilizador. Os campos ocultos permitem armazenar informações complementares

4 Criação de formulários
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 Área de texto – insere o equivalente ao campo de texto, mas prevendo linhas múltiplas. Caixa de selecção – insere uma caixa de selecção. As caixas de selecção permitem múltiplas respostas num único grupo de opções. Botão de opção – insere um botão de opção. Os botões de opção representam opções exclusivas. A selecção de um botão num grupo cancela a escolha de todos os outros botões do mesmo grupo. Grupo de botões de opção – insere vários botões de opção com o mesmo nome. Lista/menus – permite criar opções do utilizador numa lista e permitirá seleccionar diversas opções na lista. A opção Menu exibe os valores de opção num menu pendente e permite seleccionar apenas uma única opção.

5 Criação de formulários
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 Menu pendente – insere uma lista de navegação ou menu. Os menus pendentes permitem inserir um menu no qual cada opção é vinculada a um documento ou arquivo. Campo de imagens – permite inserir uma imagem. Os campos de imagens podem ser utilizados em vez dos botões Enviar para criar botões com aparência gráfica. Campo de arquivos – insere um campo de texto em branco e um botão Procurar num documento. Os campos de arquivos permitem que se procure ficheiros nos discos locais e se efectue o upload com dados do formulário. Botão – insere um botão com texto. Os botões realizam tarefas quando são pressionados, como o envio e redefinição dos dados dos formulários. É possível adicionar um nome ou identificador personalizado ao botão, ou utilizar um dos identificadores predefinidos: «Enviar» ou «Redefinir».

6 Criação de formulários
Para adicionar um formulário a um documento: colocar o ponto de inserção onde o formulário deve ser incluído; escolher INSERIR – Formulário ou seleccionar o separador «Formulários» na barra Inserir e clicar no botão / ícone Formulário; na janela do documento, clicar no contorno do formulário para escolher; alternativamente, o formulário seleccionar a tag <form> no selector e tags situado no canto inferior esquerdo da janela do documento; no campo «Nome do formulário», no Inspector de propriedades, digitar um nome exclusivo para identificar o formulário;

7 Criação de formulários
especificar, no campo «Acção» do Inspector de propriedades, o caminho até à página ou o script dinâmico que processará o formulário (digitar o caminho completo ou clicar no ícone de pasta para navegar até à pasta que contém a página do script); no menu pendente «Método», escolher o método de transmissão dos dados do formulário ao servidor.

8 Publicação das páginas num servidor Web
Para colocar os ficheiros um servidor remoto ou de teste, proceder do seguinte modo: no painel Site, escolher um site no menu pendente «Site»; seleccionar os ficheiros para transferir. clicar no botão Colocar na barra de ferramentas do painel Site ou, no menu de atalho, escolher Colocar (se o ficheiro estiver aberto na janela do documento, será possível escolher SITE – Colocar); se o ficheiro não tiver sido guardado, dependendo da definição da preferência, é possível que apareça uma caixa de diálogo (no painel Site, na caixa de diálogo «Preferências») que permite guardar o ficheiro antes de o colocar no servidor; para efectuar a transferência dos ficheiros dependentes, clicar em Sim; para os ignorar, clicar em Não na janela de diálogo que se abre automaticamente para o efeito.

9 Gestão e actualização dos conteúdos de um Web site
Utiliza-se o painel Site para executar as operações de manutenção de ficheiros, como por exemplo: criar novos documentos HTML; exibir, abrir e transferir arquivos; criar pastas; excluir itens; transferir arquivos entre sites locais, remotos e servidores de teste; determinar o layout da navegação do site utilizando o mapa do mesmo.

10 Gestão e actualização dos conteúdos de um Web site
Depois dos ficheiros terem sido criados ou modificados no site local, é possível sincronizá-los, ou seja, enviá-los para o site remoto (publicá-los): seleccionar SITE – Sincronizar para transferir as versões mais recentes dos ficheiros de e para o site remoto.


Carregar ppt "7 - Criação de Páginas Web"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google