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Etapas para Desenvolvimento de Base DevInfo 6.0. OBJETIVOS Orientar a criação de bases de dados para utilização no sistema DevInfo. Antes de iniciar o.

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1 Etapas para Desenvolvimento de Base DevInfo 6.0

2 OBJETIVOS Orientar a criação de bases de dados para utilização no sistema DevInfo. Antes de iniciar o desenvolvimento da base personalizada, sugere-se utilizar algumas das bases disponíveis: isso irá facilitar a compreensão do funcionamento do sistema. Nos sites abaixo, encontra-se a base Portal ODM e os vídeos demonstrativos do DevInfo:

3 O que é necessário para construir seu próprio sistema de informações? Um conjunto de indicadores para alimentar a base de dados e uma base cartográfica (mapas em shape file) com a mesma desagregação territorial dos indicadores selecionados (ex: estados, municípios, bairros, etc...) Está preparado? Então, instale o DevInfo 6.0 Data Admin e comece a trabalhar no seu sistema de informações.

4 Configurações mínimas para o computador Pentium IV 512 MB de memória RAM 1 GB em espaço de livre no HD Resolução de 1024 x 768 Microsoft Windows XP ou superior Microsoft Internet Explorer Microsoft Office XP (recomendado, mas não indispensável)

5 1 Criar template 2 Incluir mapas 3 Inserir metadados 4 Criar base de dados 5 Criar planilhas de entrada de dados Etapas para o desenvolvimento de base de dados 6 Importar planilhas 7 Customizar layout

6 1.1 – Indicadores Cadastrar o nome do indicador Definir as unidades de medida Cadastrar os subgrupos e categorias 1.2 – Classificação dos indicadores por setores Criar os setores Relacionar os indicadores com os setores 1.3 – Áreas Definir as áreas (país, estados, municípios) e respectivos códigos. 1 Criar template

7 1.1 – Indicadores: Definição dos indicadores 1 Cadastrar Indicadores Ex: População Taxa de frequência na escola por nível de ensino digitar clicar Criar template

8 1.1 – Indicadores: Definição de unidade de medida do indicador Cadastrar Unidades Ex: Número Percentual km 1 digitar clicar

9 1.1 – Indicadores: Cadastrar os subgrupos e categorias 1 Criar template digitar clicar

10 1.1 – Indicadores: Cadastrar os subgrupos e categorias Cadastrar Subgrupo Ex: Sexo Idade Nível de ensino 1 Criar template digitar clicar

11 1.1 – Indicadores: Cadastrar os subgrupos e categorias Cadastrar Categorias Sexo: Masculino Feminino 1 Criar template digitar clicar

12 1.1 – Indicadores: Cadastrar os subgrupos e categorias Cadastrar Categorias Sexo Masculino Feminino 1 Criar template digitar clicar

13 1.1 – Indicadores: Cadastrar os subgrupos e categorias Cadastrar Categorias Ex: Sexo - Masculino - Feminino 1 Criar template digitar clicar

14 1.2 – Classificação dos Indicadores 1 Criar template digitar clicar

15 1.2 – Classificação dos Indicadores: Criar setores Cadastrar setores Ex: Demografia Educação Meio Ambiente Saúde Transporte 1 Criar template digitar clicar

16 1.2 – Classificação dos Indicadores: Relacionar indicador com setor Relacionar os indicadores com o setor correspondente 1 Criar template digitar clicar

17 1.3 – Áreas 1 Criar template digitar clicar Os indicadores também podem ser relacionados com os Objetivos do Milênio. É possível, ainda, criar outras formas de organização como Tema, Instituição e Convenção

18 1.3 – Áreas Códigos de três caracteres a cada nível de área 1 Criar template digitar clicar

19 1.3 – Áreas 1 Criar template digitar clicar

20 1.3 – Áreas 1 Criar template digitar clicar

21 2.1 – Arquivos de mapas – Shapefiles Gerar arquivos shapefile (.shp;.dbf;.shx ) utilizando o Arcview. 2.2 – Correlacionar mapas shp com a área do template Correlacionar cada área territorial (país, estados, municípios, etc) com o seu respectivo arquivo shapefile. 2 Incluir mapas

22 2.1 – Geração dos arquivos de mapas – Shapefiles Sistema de Coordenadas Geográficas: DATUM SAD 69 2 digitar clicar Criar arquivos shapefile (.shp; dbf; shx) com os mesmos códigos das áreas territoriais definidas no template Software Arcview Incluir mapas

23 2.2 – Correlacionar mapas shp com a área do template 2 digitar clicar Incluir mapas

24 2 digitar clicar 2.2 – Correlacionar mapas shp com a área do template Incluir mapas

25 2 digitar clicar 2.2 – Correlacionar mapas shp com a área do template Incluir mapas

26 Correlacionar cada área territorial (país, estados, municípios,...) com o seu respectivo arquivo shapefile. 2 digitar clicar 2.2 – Correlacionar mapas shp com a área do template Incluir mapas

27 2 digitar clicar 2.2 – Correlacionar mapas shp com a área do template Incluir mapas

28 2 digitar clicar 2.2 – Correlacionar mapas shp com a área do template Incluir mapas

29 Correlacionar cada área territorial (país, estados, municípios,...) com o seu respectivo arquivo shapefile. 2 digitar clicar 2.2 – Correlacionar mapas shp com a área do template Incluir mapas

30 Inserir metadados – Alteração dos arquivos Ind.xml e IndMask.xml Definir os tópicos que irão compor a Ficha Técnica do indicador (metadado), alterando os arquivos Ind.xml e IndMask.xml (Ex: definição, fonte, periodicidade, estratificação). 3.2 – Ficha Técnica de cada indicador Preencher a Ficha Técnica elaborada na etapa anterior com as definições de cada campo.

31 3 Diretório do aquivo Ind.xml: C:\DevInfo\DevInfo 6.0\DevInfo 6.0 Data Admin\Bin\Templates\Metadata\XML Diretório do aquivo IndMask.xml: C:\DevInfo\DevInfo 6.0\DevInfo 6.0 Data Admin\Bin\Templates\Metadata\Mask 3.1 – Alteração dos arquivos Ind.xml e IndMask.xml Inserir metadados

32 3 3.1 – Alteração dos arquivos Ind.xml e IndMask.xml Tópicos que irão compor a Ficha Técnica (metadados) Inserir metadados

33 3 3.1 – Alteração dos Arquivos Ind.xml e IndMask.xml Cadastrar tópicos Ex: Definição Fonte Periodicidade Estratificação Padrão para cada linha que define o tópico Inserir metadados

34 3 3.1 – Alteração dos Arquivos Ind.xml e IndMask.xml Definição dos idiomas possíveis para os metadados Inserir metadados

35 3 3.1 – Alteração dos Arquivos Ind.xml e IndMask.xml Exemplo para idioma português e inglês Inserir metadados

36 3 digitar clicar 3.2 – Preencher as informações sobre cada indicador Inserir metadados

37 3 3.2 – Preencher as informações sobre cada indicador digitar clicar Inserir metadados

38 3 3.2 – Preencher as informações sobre cada indicador digitar clicar Digitar o conteúdo de cada tópico dos metadados Inserir metadados

39 Criar base de dados – Definindo os períodos Cadastrar os períodos de tempo dos indicadores 4.2 – Definindo as fontes Cadastrar as fontes dos indicadores

40 Criar base de dados 4.1 – Definindo os períodos Selecionar a etapa 3 4 digitar clicar

41 4 Criar base de dados digitar clicar 4.1 – Definindo os períodos

42 Cadastrar períodos Ex: 2000 a 2009 Escolha do formato do período 4 Criar base de dados digitar clicar 4.1 – Definindo os períodos

43 Selecionar a etapa 5 4 Criar base de dados digitar clicar 4.2 – Definindo as fontes

44 4 Criar base de dados digitar clicar 4.2 – Definindo as fontes

45 4 Criar base de dados digitar clicar 4.2 – Definindo as fontes Cadastrar Fontes Ex: IBGE: Censo Demográfico de 2000 IBGE: PNAD de 2008

46 4 Criar base de dados digitar clicar 4.2 – Definindo as fontes

47 Criar planilhas de entrada de dados digitar clicar – Seleção do Banco de Dados Seleção do Banco de Dados criado na etapa anterior 5.2 – Escolha do tipo de conteúdo da planilha 5.3 – Seleção do indicador Definir o indicador a ser salvo na planilha Selecionar a unidade do indicador Selecionar o subgrupo do indicador Selecionar o período do indicador Selecionar a área do indicador Selecionar a fonte do indicador 5.4 – Escolha da ordenação dos dados Definir como os dados serão ordenados na planilha 5.5 – Processo de criação da planilha 5. 6 – Entrada de dados na planilha criada

48 digitar clicar 5.1 – Seleção do Banco de Dados Criar planilhas de entrada de dados 5

49 digitar clicar 5.2 – Escolha do tipo de conteúdo da planilha Escolher a opção “planilhas vazias” para posteriormente incluir os dados na planilha 5

50 Criar planilhas de entrada de dados digitar clicar 5.3 – Seleção do indicador 5

51 Criar planilhas de entrada de dados digitar clicar 5.3 – Seleção do indicador 5

52 Criar planilhas de entrada de dados digitar clicar 5.3 – Seleção do indicador 5

53 Criar planilhas de entrada de dados digitar clicar 5.3 – Seleção do indicador 5

54 Criar planilhas de entrada de dados digitar clicar 5.3 – Seleção do indicador 5

55 Criar planilhas de entrada de dados digitar clicar 5.3 – Seleção do indicador 5

56 Criar planilhas de entrada de dados digitar clicar 5.4 – Escolha da ordenação dos dados Ordenação do subgrupo e, para cada subgrupo, ordenação do código de área 5

57 Criar planilhas de entrada de dados digitar clicar 5.5 – Processo de criação da planilha Local onde a planilha foi salva 5

58 Criar planilhas de entrada de dados digitar clicar 5.6 – Entrada de dados na planilha criada Espaço para digitar os dados 5

59 Criar planilhas de entrada de dados digitar clicar 5.6 – Entrada de dados na planilha criada Digitar os dados 5

60 Importar planilhas digitar clicar – Seleção do Banco de Dados Selecionar o Banco de Dados para o qual será feita a importação de dados 6.2 – Seleção do indicador Selecionar o indicador cujos dados serão importados Selecionar a unidade do indicador Selecionar o subgrupo do indicador Selecionar o período do indicador Selecionar a área do indicador Selecionar a fonte do indicador 6.3 – Seleção da planilha correspondente ao indicador Selecionar a planilha correspondente ao indicador selecionado na etapa 6.2

61 Importar planilhas digitar clicar – Seleção do Banco de Dados

62 Importar planilhas digitar clicar – Seleção do indicador

63 Importar planilhas digitar clicar – Seleção do indicador

64 Importar planilhas digitar clicar – Seleção do indicador

65 Importar planilhas digitar clicar – Seleção do indicador

66 Importar planilhas digitar clicar – Seleção da planilha correspondente ao indicador

67 Importar planilhas digitar clicar – Seleção da planilha correspondente ao indicador

68 Importar planilhas digitar clicar – Seleção da planilha correspondente ao indicador

69 Customizar o layout digitar clicar – Versão Usuário do DevInfo Descompactar, no disco rígido do computador, o conteúdo da pasta Criar Versão Usuário contido no Disco 2 do kit DevInfo – Informação do Produto Customização do nome, versão, ícone e atalho do DevInfo 7.3 – Visualização realçada Customização da imagem do banner do DevInfo 7.4 – Página inicial em Flash – Visualização realçada Customização das imagens da página inicial em flash

70 Customizar o layout digitar clicar – Idioma Definição dos idiomas do DevInfo 7.6 – Indicador Especificar quais classificações de indicadores irão aparecer no DevInfo 7.7 – Conteúdo Customização do conteúdo do DevInfo 7.8 – Pré-visualização Pré-visualização da tela inicial do DevInfo 7.9 – Criando CD de instalação Criar CD de instalação a partir dos arquivos customizados

71 Customizar o layout digitar clicar – Versão usuário do DevInfo Descompactar o conteúdo da pasta DevInfo - Versão Usuário contido no Disco 2 do kit DevInfo 6.0 no disco rígido do computador.

72 Customizar o layout digitar clicar 7 Selecionar a pasta descompactada contendo os arquivos de instalação do DevInfo 7.1 – Versão usuário do DevInfo

73 Customizar o layout digitar clicar – Informação do produto Editar nome e versão do produto

74 Customizar o layout digitar clicar – Informação do produto Trocar ícone do Produto

75 Customizar o layout digitar clicar – Informação do produto Selecionar Etapa 5 Trocar atalho do ícone do produto

76 Customizar o layout digitar clicar – Informação do produto Editar cor de fundo da página inicial

77 Customizar o layout digitar clicar – Informação do produto Editar imagem do banner do produto

78 Customizar o layout digitar clicar – Informação do produto Selecionar Etapa 5

79 Customizar o layout digitar clicar – Visualização realçada Selecionar Etapa 6

80 Customizar o layout digitar clicar – Visualização realçada Selecionar Etapa 6

81 Customizar o layout digitar clicar – Página inicial em flash – visualização realçada

82 Customizar o layout digitar clicar – Página inicial em flash – visualização realçada Aplicar o mesmo procedimento para as outras imagens

83 Customizar o layout digitar clicar – Página inicial em flash – visualização realçada Selecionar Etapa 7

84 Customizar o layout digitar clicar – Idioma Inserir idioma português

85 Customizar o layout digitar clicar – Idioma Definir o idioma português como padrão

86 Customizar o layout digitar clicar – Idioma Selecionar Etapa 8

87 Customizar o layout digitar clicar – Indicador Definir a classificação que aparecerá como padrão na tela principal do DevInfo Itens que irão constar na adaptação do DevInfo Para cada indicador, mostrar as unidades e subgrupos Selecionar Etapa 10

88 Customizar o layout digitar clicar 7 Lista de bancos de dados que farão parte do DevInfo Definir os bancos de dados da adaptação 7.7 – Conteúdo

89 Customizar o layout digitar clicar – Conteúdo

90 Customizar o layout digitar clicar – Conteúdo Página html contendo informações da organização que produziu a adaptação

91 Customizar o layout digitar clicar – Conteúdo

92 Customizar o layout digitar clicar 7 Páginas html contendo informações da adaptação 7.7 – Conteúdo

93 Customizar o layout digitar clicar – Conteúdo Arquivos de ajuda para o uso da adaptação

94 Customizar o layout digitar clicar – Conteúdo Inclusão de mapas adicionais em shapefile, como escolas, rodovias, rios

95 Customizar o layout digitar clicar – Conteúdo Inclusão de mapas adicionais em shapefile, como escolas, rodovias, rios Selecionar Etapa 11

96 Customizar o layout digitar clicar – Pré-visualização

97 Customizar o layout digitar clicar – Criando CD de instalação Os arquivos customizados serão aplicados na pasta especificada na etapa 7.1, que contém os arquivos de instalação do DevInfo. Para criar CD de instalação customizado, utilize um programa especifico para gerar cópias em CD, selecionando todos os arquivos de instalação contidos na pasta especificada na etapa 7.1.

98 Agora você já pode construir sua própria Base DevInfo 6.0


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