A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

JOOMLA 1.5 www.ruilouraco.com/tutorial. JOOMLA Rui Louraço.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "JOOMLA 1.5 www.ruilouraco.com/tutorial. JOOMLA Rui Louraço."— Transcrição da apresentação:

1 JOOMLA 1.5

2 JOOMLA Rui Louraço

3 O QUE É O JOOMLA? JOOMLA é o primeiro “Open Source” CMS – Content Management System para concepção e publicação de página Web. O JOOMLA permite aos utilizadores sem conhecimentos especiais de técnicas de informática, HTML, CSS, PHP, MySQL …colocarem conteúdos na internet.

4 RECURSOS DO JOOMLA Permite criar e efectuar revisões de conteúdos, utilizando um simples editor de texto semelhante ao Word. A administração é efectuada na página (website). O administrador tem a possibilidade de restringir a visualização da página, com base nos níveis de permissão concedidos aos utilizadores. O controlo dos conteúdos e publicações pode ser efectuado de acordo com as permissões Pode-se ligar a um sistema de autenticação existente no JOOMLA (Active Directory)

5 REQUISITOS PARA USAR O JOOMLA APACHE MySQL – Sistema de Gestão de Base de Dados PHP – A linguagem de programação que pode interagir com o MySQL

6 CURIOSIDADES DO “SQL” O SQL é pronunciado como S-Q-L O SQL Significa “Structured Query Language” O SQL é a linguagem padrão mais utilizada para aceder a SGBD – Bases de dados. (Bases de dados relacionadas onde se armazena dados em Tabelas separadas)

7 REQUISITOS DO SISTEMA A maioria das instalações LINUX vem com o apache, PHP e MySQL. O Mac OS X vem com o servidor Apache, PHP e MySQL. Também o MAC OSX cliente vem com o Apache. O PHP e o MySQL pode ser instalado. A Microsoft Windows não vem com nenhum destes pacotes instalado, embora possam ser adicionados.

8 ALOJAMENTO Existem muitas empresas que permitem o com um simples clique testar o WebSite JOOMLA No mercado existem muitas outras. Estes são alguns exemplos.

9 MANUAL DE INSTALAÇÃO Deve-se iniciar por efectuar o download do JOOMLA em: Criar uma Base de Dados - Tutorial Seguidamente, proceder à instalação seguindo o Assistente de Instalação/navegação. Se já possuir um alojamento, faça a instalação numa subdirectoria.

10 ADMINISTRAÇÃO O JOOMLA 1.5 tem o “back end” e o “front end”. Front End é o que o utilizador vê publicado – O “back end” é mais para a Administração do gestor da página. Este possui todas as permissões.

11 TEMPLATES Existem muitos Templates para JOOMLA 1.5. Estes são exemplos de alguns locais onde se pode obter templates comerciais ou gratuitos.

12 EXTENSÕES JOOMLA 1.5 grande poder do JOOMLA 1.5 é permitir a utilização de um basto numero de extensões que vão desde do eCommerce, Blogs, Fóruns, calendários, Relógios, Galeria de imagens, jogos, vídeos … Estas extensões estão disponíveis em: As extensões relativas a anexos (adicionar anexos a artigos) estão disponíveis em: Quanto à importação de utilizadores e exportação de arquivos CSV está disponível em: export/5430

13 MODIFICAR UM MODELO Pode ser obtido em: JA_Purity

14 EXEMPLO DE EXTENSÕES O calendário JEvents pode ser obtido gratuitamente (download) com um simples clicar de rato em: Instale o componente principal, e seguidamente escolha de entre os Módulos opcionais o que mais se adequar ao seu website. (Mini calendário; Últimos eventos, Legendas do Módulos…) Pode-se importar dados dos outros calendários. O JEvents suporta a importação (iCal, e de um URL. Exemplo do calendário do GOOGLE. Na página principal das configurações (painel esquerdo), seleccione CALENDÁRO. Vá até “Calendar Address”.

15 CONTACTOS – SITE –

16


Carregar ppt "JOOMLA 1.5 www.ruilouraco.com/tutorial. JOOMLA Rui Louraço."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google