A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Brazil Innovation Center 0 O Centro de Inovação 20 de Agosto, 2012 Centro de Inovação Telefonica | Vivo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Brazil Innovation Center 0 O Centro de Inovação 20 de Agosto, 2012 Centro de Inovação Telefonica | Vivo."— Transcrição da apresentação:

1 Brazil Innovation Center 0 O Centro de Inovação 20 de Agosto, 2012 Centro de Inovação Telefonica | Vivo

2 Brazil Innovation Center 1 Além do negocio tradicional … Em 2006, foi constatado que a maioria dos ingressos eram provenientes de um serviço de telefonia fixo que já dava sinais de saturação A estratégia de crescimento estava completamente focada na penetração de banda larga, enfrentando forte concorrência, e nos serviços a empresas (Vivo era uma Joint Venture separada) As iniciativas com potencial, diferentes de acesso ou banda larga, não tinham prioridade Telefonica Brasil decidiu criar uma área de Inovação Estratégica, com um orçamento independente, focada em novos produtos, com alto potencial, que fossem além do core business, mas apoiados nele

3 Brazil Innovation Center 2 Inovação utilizando um modelo de Incubação Estratégia e Perspectivas Pesquisa Científica Geração de Idéias Incubação Transferência de Tecnologia Área de Inovação Prova de Conceito Idéias Para a Operação ou Spin/off Foco no negócio: Inovação = Diferente + Promissor + Rentável Processo tradicional de “stage gate”, onde produtos podiam ser incubados até estar prontos para a Operação, ou spin-off

4 Brazil Innovation Center 3 O processo gerou novas Linhas de Negócio bem sucedidas, graças ao modelo de Incubação Suporte para equipamentos de Áudio, Vídeo e Computadores 2011: 50 K pacotes / mês Receita 2011: ~R$ 40 MM Automação Residencial Serviços de automação residencial (áudio, vídeo, ambientes, segurança) para prédios residenciais de alto padrão Mais de projetos vendidos no primeiro ano (2010) Suporte especializado

5 Brazil Innovation Center 4 1. O target potencial da área de inovação aumentou drasticamente com a fusão Vivo + Telefonica 95 MM Clientes Combinados Mas as mudanças no mercado tiveram grandes impactos neste modelo de inovação

6 Brazil Innovation Center 5 2. A Telefonica I+D decide realizar uma expansão além da Espanha, com foco na inovação Digital UK Brazil O Centro de Inovação do Brasil está focado na criação de diferenciação tecnológica, para criar produtos e serviços globais, dentro de um modelo de Inovação Aberta (Open Innovation) A área de Inovação junta esforços com a uma nova Telefonica I+D Tel Aviv

7 Brazil Innovation Center 6 3. Uma nova aposta da Telefonica – Telefonica Digital “ I’m honored to have been asked to lead the new Telefónica Digital unit. Its mission is simple: Create the power for Telefónica to outperform in the digital world, significantly boosting our growth potential.” Mathew Key, September 5th 2011 Inovação Digital Desenvolvimento de novos negócios Core Business Aplicações Conectividade Banda Larga Conectividade Banda Larga Voz

8 Brazil Innovation Center 7 4. O mercado da Inovação mudou: Inovação Aberta

9 Brazil Innovation Center 8 Para extrair o melhor deste novo cenário, o grupo de Inovação estratégica foi transformado no Centro de Inovação do Brasil Centro de Inovação Telefonica Brasil OPERAÇÃO TELEFONICA VIVO - BRASIL COMUNIDADE INOVADORES BRASIL TELEFONICA DIGITAL TELEFONICA DIGITAL PDI

10 Brazil Innovation Center 9 Transferindo know how de Espanha para a equipe local, para desenvolver e customizar soluções para o mercado Brasileiro Solução customizada para o mercado Brasileiro Know how em Brasil Recursos e tecnologia para desenvolver novos projetos PROJETO TID (PDI) SOLUTION CRIAÇÃO DE EQUIPE LOCAL KNOW HOW TID (PDI)

11 Brazil Innovation Center 10 BUSINESS & LEGAL AFFAIRS Kate Jarvis EXTERNAL AND PUBLIC AFFAIRS David Nicholas HUMAN RESOURCES Simon Linares FINANCE Antonio Marti PRODUCT DEVELOPMENT AND INNOVATION Carlos Domingo STRATEGY & BUSINESS DEVELOPMENT Ernesto Gardelliano DIGITAL SERVICES Vivek Dev CHIEF COMMERCIAL OFFICER Stephen Shurrock Chairman & CEO Matthew Key A Telefonica Digital é a grande força motora para o Centro de Inovação da Telefonica Brasil

12 Brazil Innovation Center 11 Security / M2M / New Digital Services TEF Digital E-Health Cloud Financial Serv. Media Terra Pricing Devices Business Intelligence Global Partnerships Unified Communications Product Devel. & Innovation World Class Software Engineers Unique Insights Proprietary Products Security/ M2M / Advertising Campus Party Venture & Seed Capital Amerigo Incubations Digital Strategy Strategy & Business Devel. PRODUCT DEVELOPMENT AND INNOVATION Carlos Domingo STRATEGY & BUSINESS DEVELOPMENT Ernesto Gardelliano DIGITAL SERVICES Vivek Dev CHIEF COMMERCIAL OFFICER Stephen Shurrock... que tem um reporte “dotted-line” para a área de PDI, mas interatua junto às demais áreas em temas específicos.

13 Brazil Innovation Center 12 CONECTAR DESENVOL VER ENTREGAR... os melhores produtos digitais para maximizar o retorno para Telefonica Product Development and Innovation (PDI) é o lugar onde os produtos da Telefonica Digital são criados, com uma clara missão:

14 Brazil Innovation Center 13 M2M Financial Services User Modelling Research & Emerging Security Enabling Platforms Cloud Services & Infrastructure eHealth Future Communications CDN Video Dentro das várias áreas de desenvolvimento existentes na Espanha...

15 Brazil Innovation Center 14 M2M Financial Services User Modelling Research & Emerging Security Enabling Platforms Cloud Services & Infrastructure eHealth Future Communications CDN Video Foco Brasil... escolhemos aquelas que são mais relevantes para o mercado Brasileiro

16 Brazil Innovation Center 15 Área Vídeo Gaia (Vivo Play) – Gestão de conteúdo OTT para TV

17 Brazil Innovation Center 16 Área Vídeo Gaia (Vivo Play) – Gestão de conteúdo OTT, em PCs e Smartphones

18 Brazil Innovation Center 17 Área Vídeo Future TV Guide – Consulta à programação em Smartfones

19 Brazil Innovation Center 18 Área Vídeo Future TV Guide – Consulta à programação na Internet

20 Brazil Innovation Center 19 Área Serviços Financeiros Solução para a JV com MasterCard Escopo Solução tecnológica para viabilizar a operação da Joint Venture com Maser Card. Transações financeiras via um feature phone. Pagamentos Transferências

21 Brazil Innovation Center 20 Área Serviços Financeiros Carteira Vivo Escopo Carteira não financeira, implementada no Smartfone, com as funções de: Vivo Valoriza Programas de Loyalty de terceiros Recarga

22 Brazil Innovation Center 21 “ Área Serviços Financeiros Piloto NFC Escopo Lançamento de um piloto junto a banco brasileiro que permita realizar pagamentos com a tecnologia NFC e aplicativo mWallet

23 Brazil Innovation Center 22 Área M2M Pluviómetros Escopo Implementar um sistema de medições pluviométricas, através da consolidação de medidas enviadas por sensores instalados nas antenas Vivo, utilizando a plataforma M2M da Telefonica

24 Brazil Innovation Center 23 Área M2M Fleet Management Escopo Desenvolvimento de aplicações e interfaces próprias Telefonica para parceria para solução de Fleet Management no mercado Brasileiro. 23

25 Brazil Innovation Center 24 Área eHealth Health Drive Escopo Solução de tecnologia para suportar o programa Sempre Materna da Vivo (acompanhamento de gestantes)

26 Brazil Innovation Center 25 Outras áreas Open Web Device Telefone baseado em HTML5. Executa utilizando os drivers do hardware em vez de utilizar o sistema operacional Telefonica Digital desenha o conceito, a experiência do usuário e os serviços integrados Mozilla desenvolve a tecnologia e os OEMs para o dispositivo físico. Firefox OS

27 Brazil Innovation Center 26 Chipset Kernel Boot2Gecko: Browser + WebAPIs Libraries Web Apps and Web Based UX OEM Development of the major components of the OS: Linux Kernel, Radio Interface Layer and the Application Runtime) Help Mozilla with the development parts of B2G Develop the upper software layer (UX, UI) Manage preinstall apps from TEF and 3 rd parties (Facebook, Twitter, core device apps, etc) Device specification and price point Chipset and reference design Low level libraries to interface with the hardware Will help the OEM for imaging, telephony, system, power, etc Will manufacture and certify the device to our specification Outras áreas Open Web Device

28 Brazil Innovation Center 27 Outros desenvolvimentos da Telefonica Digital B A D C E V O Gasset Modelo preditivo baseado em Redes Sociais TU ME Cliente OTT para comunicação

29 Brazil Innovation Center 28 E também desenvolvendo localmente projetos inovadores Automação residencial controlada pelo movimento das mãos

30 Brazil Innovation Center 29 Todo o desenvolvimento é realizado utilizando as mais modernas metodologias: Agile / Scrum... Desejo do Cliente Diferenciação Tecnológica Viabilidade do Negócio

31 Brazil Innovation Center 30 Quality Assurance User Experience … User Experience (UX) e Quality Assurance (QA)

32 Brazil Innovation Center 31 Inovação Vivo A.Fernandes Inovação Vivo M.Romão TV G.Fonseca Fibra A.Kriger PyMeS F.Bindi Empresas V.Soares ME RCADOME RCADO Produto Outros Países Latam PDI Espanha Centro de Inovação O papel da área complementa e agrega valor às áreas de Inovação e Produto da operação

33 Brazil Innovation Center 32 Universidades Empreendedores Inovadores Venture Capitals Desenvolvedores Associações de Pesquisa Incubadoras Neste processo, queremos estabelecer Telefonica como um forte player no eco-sistema de Inovação Brasileiro

34 Brazil Innovation Center 33 … tendo Wayra como uma das iniciativas fundamentais Aceleradora de Start ups Capturar o talento local no seu país de origem Desenvolver totalmente o potencial empreendedor de cada país Argentina Brasil Chile Colombia España (Madrid) Españha (Barcelona) Irlanda Mexico Perú UK Venezuela

35 Brazil Innovation Center 34 Mentores Amerigo SAIDA DE WAYRA SeleçãoAvaliação 1ª Rodada de Financia- mento 2ª rodada de Financia- mento 6 meses Wayra Week Seleção Projetos wayra.org Espaço de Trabalho Gestão Tecnologia Sócios Possibilidade de seguir em Wayra por mais um período, de acordo com o projeto 6 meses Wayra em uma imagem

36 Brazil Innovation Center 35 De marketing Financeiras Desenvolvimento de produtos Financiamento Espaço de trabalho Necessidades de segunda prioridade Necessidades de primeira prioridade Gestão da propriedade intelectual Constituição de sociedades Contratos com fornecedores Ampliações de capital Recursos humanos TI Operações Logística Back-office Jurídicas Estas necessidades no serão o foco dol apoio de Wayra Os empreendedores estarão suportados full-time por um Diretor e uma equipe dedicada Os benefícios de Wayra

37 Brazil Innovation Center 36 wayra.org

38 Brazil Innovation Center 37 Wayra no Brasil 518 projetos inscritos no Wayra Brasil GANHADORES 6 – São Paulo 2 – Minas Gerais 1 – Rio de Janeiro 1 – Rio Grande do Sul PROJETOS 2 – eCommerce 2 – crowdsourcing 3 – Aplicações móveis 1 – Social 1 – Educação 1 – Comercio móvel 30 melhores participaram da wayraWeek (53% fora do Estado de São Paulo) 10 vencedores escolhidos em 25/11 12 mentores, 6 jurados, 5 palestrantes profissionais de mercado. Participação não remunerada 6 meses academia 50 KU$ investimento por projeto

39 Brazil Innovation Center 38 A Academia

40 Brazil Innovation Center 39 Em resumo, nosso desafio é Alimentar a Inovação na Telefonica Brasil, com orientação a negócio construindo diferenciais tecnológicos Transformar-se em especialistas em Inovação Digital, adquirindo know-how e almejando se transformar na fonte geradora de inovação para o Grupo Telefonica em algumas áreas selecionadas Abraçar a Inovação Aberta, criando raízes no eco-sistema de inovação do Brasil, alavancando o poder da Telefonica de ser líder no mundo digital

41 Brazil Innovation Center 40


Carregar ppt "Brazil Innovation Center 0 O Centro de Inovação 20 de Agosto, 2012 Centro de Inovação Telefonica | Vivo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google