A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Princípios da Administração Idalberto Chiavenato Prof.ª Elaine Bronzeri Teoria Geral da Administração PRINCÍPIOS DA ADMINISTRAÇÃO Idalberto Chiavenato.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Princípios da Administração Idalberto Chiavenato Prof.ª Elaine Bronzeri Teoria Geral da Administração PRINCÍPIOS DA ADMINISTRAÇÃO Idalberto Chiavenato."— Transcrição da apresentação:

1 Princípios da Administração Idalberto Chiavenato Prof.ª Elaine Bronzeri Teoria Geral da Administração PRINCÍPIOS DA ADMINISTRAÇÃO Idalberto Chiavenato

2 Princípios da Administração Metodologia de aulas Aulas expositivas, dialogadas Estudos de casos, com vistas a assimilação e avaliação de conteúdos estudados Leitura e interpretação de textos, individualmente ou em grupos Discussão de temas do programa pelos alunos, com vistas a assimilação de conteúdos e avaliação Filmes e dinâmicas de grupo (eventualmente)

3 Princípios da Administração Idalberto Chiavenato SUMÁRIO RESUMIDO PARTE 1: INTRODUÇÃO À TGA PARTE 2: OS PRIMÓRDIOS DA ADMINISTRAÇÃO PARTE 3: ABORDAGEM CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO PARTE 4: ABORDAGEM HUMANÍSTICA DA ADMINISTRAÇÃO PARTE 5: ABORDAGEM NEOCLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO PARTE 6: ABORDAGEM ESTRUTURALISTA DA ADMINISTRAÇÃO PARTE 7: ABORDAGEM COMPORTAMENTAL DA ADMINISTRAÇÃO PARTE 8: ABORDAGEM SISTÊMICA DA ADMINISTRAÇÃO PARTE 9: ABORDAGEM CONTINGENCIAL DA ADMINISTRAÇÃO PARTE 10: ABORDAGENS EMERGENTES EM TGA

4 Princípios da Administração Idalberto Chiavenato PARTE UM INTRODUÇÃO À TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO

5 Princípios da Administração Idalberto Chiavenato As três Habilidades do Administrador

6 Princípios da Administração Idalberto Chiavenato As Competências duráveis do Administrador

7 Princípios da Administração Idalberto Chiavenato

8 Princípios da Administração Idalberto Chiavenato Os Dez Papéis do Administrador:

9 Princípios da Administração Idalberto Chiavenato Capítulo 1 A Administração e suas Perspectivas (Delineando o Papel da Administração) Conteúdo e Estudo da Administração O Estado Atual da Teoria Geral da Administração A Administração na Sociedade Moderna Perspectivas Futuras da Administração

10 Princípios da Administração Idalberto Chiavenato Exercício: Habilidades do Administrador Márcia trabalha na Intertech há dois anos. Em uma reunião da Diretoria, ficou sabendo de sua futura promoção - Gerente do Departamento Financeiro da Intertech. A primeira preocupação de Márcia foi: Estou realmente preparada para assumir o novo cargo? Quais as habilidades que deverei possuir para enfrentar os novos desafios da função? Como deveria ser uma administradora competente?

11 Princípios da Administração Idalberto Chiavenato Exercício: As Dificuldades de Roberto Roberto é um excelente profissional, responsável e admirado por seus conhecimentos técnicos. Depois de diplomar-se em Administração,Roberto não parou mais de estudar e tentar aplicar seus conhecimentos. Sabe melhor do que ninguém equacionar os problemas e definir soluções. Sua dificuldade maior é lidar com pessoas: não sabe explicar nem treinar ou argumentar, tampouco tem paciência com os subordinados. Apesar de seu excelente preparo técnico, Roberto não consegue progredir na empresa. Quer ser promovido a gerente de equipe, mas fica sempre na fila de espera. O que está acontecendo com Roberto?

12 Princípios da Administração Idalberto Chiavenato ÊNFASETEORIAS ADMINISTRATIVAS PRINCIPAIS ENFOQUES TarefasAdministração Científica Racionalização do trabalho no nível operacional. EstruturaTeoria Clássica Teoria Neoclássica Organização formal. Princípios gerais da Administração. Funções do administrador. Teoria da BurocraciaOrganização formal burocrática. Racionalidade organizacional. Teoria EstruturalistaMúltipla abordagem: Organização formal e informal. Análise intra-organizacional e interorganizacional. PessoasTeoria das Relações Humanas Organização informal. Motivação, liderança, comunicações e dinâmica de grupo. Teoria do Comportamento Organizacional Estilos de Administração. Teoria das Decisões. Integração dos objetivos organizacionais e individuais Desenvolvimento Organizacional Mudança organizacional planejada. Abordagem de sistema aberto. AmbienteTeoria EstruturalistaAnálise intra-organizacional e análise ambiental. Abordagem de sistema aberto. Teoria da ContingênciaAnálise ambiental (imperativo ambiental). Abordagem de sistema aberto. TecnologiaTeoria da ContingênciaAnálise ambiental (imperativo ambiental). Abordagem de sistema aberto. CompetitividadeNovas Abordagens na Administração Caos e complexidade Aprendizagem organizacional. Capital Intelectual

13 Princípios da Administração Idalberto Chiavenato Anos:Teorias:  Administração Científica  Teoria da Burocracia  Teoria Clássica  Teoria das Relações Humanas  Teoria Estruturalista  Teoria dos Sistemas  Abordagem Sociotécnica  Teoria Neoclássica  Teoria Comportamental  Desenvolvimento Organizacional  Teoria da Contingência  Novas Abordagens As Principais Teorias da Administração:

14 Princípios da Administração Idalberto Chiavenato Exercício: A focalização na Alpha & Beta Rita Bastos acabara de assumir um importante cargo na Alpha & Beta, uma empresa no ramo de produtos educacionais. Aprendera que as teorias administrativas se centram em seis variáveis básicas: Tarefas Estrutura Pessoas Tecnologia Ambiente Competitividade Ela queria trabalhar envolvendo todas essas variáveis em uma focalização equilibrada, mesmo sabendo que as pessoas têm primazia sobre todas as demais. Como você procederia no lugar de Rita?

15 Princípios da Administração Idalberto Chiavenato As Variáveis Básicas da TGA

16 Princípios da Administração Idalberto Chiavenato 1.Mudanças rápidas e inesperadas no mundo dos negócios. 2.Crescimento e expansão das organizações. 3.Atividades que exigem pessoas de competências diversas e especializadas. 1.Mudanças rápidas e inesperadas no mundo dos negócios. 2.Crescimento e expansão das organizações. 3.Atividades que exigem pessoas de competências diversas e especializadas. As Perspectivas Futuras:

17 Princípios da Administração Idalberto Chiavenato Os impactos futuros sobre as organizações: 1.Crescimento das organizações. 2.Concorrência mais aguda. 3.Sofisticação da tecnologia. 4.Taxas mais altas de inflação. 5.Globalização da economia e internacionalização dos negócios. 6.Visibilidade Maior das Organizações. 1.Crescimento das organizações. 2.Concorrência mais aguda. 3.Sofisticação da tecnologia. 4.Taxas mais altas de inflação. 5.Globalização da economia e internacionalização dos negócios. 6.Visibilidade Maior das Organizações.

18 Princípios da Administração Idalberto Chiavenato Sociedade industrial Tecnologia simples Economia nacional Curto prazo Democracia representativa Hierarquia Opção dual ou binária Centralização Ajuda institucional Sociedade industrial Tecnologia simples Economia nacional Curto prazo Democracia representativa Hierarquia Opção dual ou binária Centralização Ajuda institucional Sociedade da informação Tecnologia sofisticada Economia mundial Longo prazo Democracia participativa Comunicação lateral Opção múltipla Descentralização Auto-ajuda Sociedade da informação Tecnologia sofisticada Economia mundial Longo prazo Democracia participativa Comunicação lateral Opção múltipla Descentralização Auto-ajuda Inovação e mudança Maior eficiência Globalização e competitividade Visão do negócio e do futuro Pluralismo e participação Democratização e empowerment Visão sistêmica e contingencial Incerteza e imprevisibilidade Autonomia e serviços diferenciados Inovação e mudança Maior eficiência Globalização e competitividade Visão do negócio e do futuro Pluralismo e participação Democratização e empowerment Visão sistêmica e contingencial Incerteza e imprevisibilidade Autonomia e serviços diferenciados De:Para:Alteração:

19 Princípios da Administração Idalberto Chiavenato Exercício: O administrador como agente de mudanças O administrador deve estar focalizado no futuro para poder preparar sua empresa para enfrentar os novos desafios: Novas tecnologias Novas condições sociais e culturais Novos produtos e serviços Além disso, o administrador deve: Pensar globalmente (ver o mundo) e agir localmente (atuar na empresa) Ter espírito empreendedor Aceitar desafios Assumir riscos Possuir um senso de inconformismo sistemático Somente assim, pode conduzir sua empresa para uma situação melhor. O que você acha de tudo isso?

20 Princípios da Administração Idalberto Chiavenato PARTE DOIS OS PRIMÓRDIOS DA ADMINISTRAÇÃO

21 Princípios da Administração Idalberto Chiavenato Capítulo 2 Antecedentes Históricos da Administração (Preparando as Condições para a Moderna Empresa) A influência dos filósofos. A influência da organização da Igreja Católica. A influência da organização militar. A influência da Revolução Industrial. A influência dos economistas liberais. A influência dos pioneiros e empreendedores.

22 Princípios da Administração Idalberto Chiavenato Os quatro princípios do Discurso do Método de Descartes: 1. Princípio da Dúvida Sistemática ou da Evidência. 2. Princípio da Análise ou da Decomposição. 3. Princípio da Síntese ou da Composição. 4. Princípio da Enumeração ou da Verificação. 1. Princípio da Dúvida Sistemática ou da Evidência. 2. Princípio da Análise ou da Decomposição. 3. Princípio da Síntese ou da Composição. 4. Princípio da Enumeração ou da Verificação.

23 Princípios da Administração Idalberto Chiavenato Exercício: A analista de O&M Ana Maria Montes trabalha como analista de O&M. Seu trabalho baseia-se no seguinte método: Duvidar de tudo o que existe na empresa. Analisar e decompor todos os processos existentes. Sintetizar e recompor tais processos de maneira nova. Verificar que nada tenha sido omitido nesse trabalho. Faça uma correspondência entre o método de trabalho de Ana Maria e o método cartesiano.

24 Princípios da Administração Idalberto Chiavenato Exercício: A inspiração de Armando Armando de Souza é um administrador inovador. Na empresa que dirige implantou: Uma hierarquia de autoridade (diretores, gerentes e funcionários). Uma assessoria (especialistas em direito, contabilidade, propaganda, pessoal). Uma coordenação funcional para entrosamento das atividades.  Na verdade, será que Armando é realmente inovador?  De onde Armando tirou essas idéias?

25 Princípios da Administração Idalberto Chiavenato Características da Primeira Revolução Industrial: 1. Mecanização da indústria e da agricultura. 2. Aplicação da força motriz à indústria. 3. Desenvolvimento do sistema fabril. 4. Espetacular aceleramento dos transportes e comunicações.

26 Princípios da Administração Idalberto Chiavenato Características da Segunda Revolução Industrial: 1. Substituição do ferro pelo aço. 2. Substituição do vapor pela eletricidade. 3. Desenvolvimento de máquinas automáticas. 4. Especialização do operário. 5. Crescente domínio da indústria pela ciência. 6. Transformações nos transportes e nas comunicações. 7. Novas formas de organização capitalista. 8. Expansão da industrialização.

27 Princípios da Administração Idalberto Chiavenato Exercício: A defesa de Eliana Eliana Almeida não se conformava. Todos dizem que a empresa que ela dirigia – a Dinosaurius – estava vivendo ainda em plena era da Revolução Industrial. Alguns acham que ela ainda não tinha saído da 1ª Revolução Industrial. Eliana achava incrível receber menções desse tipo. Como você agiria no lugar de Eliana?

28 Princípios da Administração Idalberto Chiavenato Características do início do século 20: 1. Desenvolvimento tecnológico. 2. Livre-comércio. 3. Mudança dos mercados vendedores para mercados compradores. 4. Aumento da capacidade de investimento industrial. 5. Rapidez do ritmo de mudança tecnológica e redução de custos de produção. 6. Crescimento dos negócios e das empresas. 1. Desenvolvimento tecnológico. 2. Livre-comércio. 3. Mudança dos mercados vendedores para mercados compradores. 4. Aumento da capacidade de investimento industrial. 5. Rapidez do ritmo de mudança tecnológica e redução de custos de produção. 6. Crescimento dos negócios e das empresas.

29 Princípios da Administração Idalberto Chiavenato Exercício: A estratégia da Regência Sapatos A Regência Sapatos é uma empresa que deseja ser competitiva. Hélio Santos, o diretor de Marketing, está indeciso entre imprimir uma estratégia de integração vertical (desde a produção das matérias-primas até o produto acabado) ou uma estratégia de integração horizontal (produzir para uma ampla cadeia de lojas próprias distribuídas em todo o território nacional). Contudo, Hélio precisa definir o assunto com o presidente da companhia. No lugar de Hélio, quais seriam seus argumentos prós e contras para as duas estratégias?

30 Princípios da Administração Idalberto Chiavenato SUMÁRIO RESUMIDO PARTE 1: INTRODUÇÃO À TGA PARTE 2: OS PRIMÓRDIOS DA ADMINISTRAÇÃO PARTE 3: ABORDAGEM CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO PARTE 4: ABORDAGEM HUMANÍSTICA DA ADMINISTRAÇÃO PARTE 5: ABORDAGEM NEOCLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO PARTE 6: ABORDAGEM ESTRUTURALISTA DA ADMINISTRAÇÃO PARTE 7: ABORDAGEM COMPORTAMENTAL DA ADMINISTRAÇÃO PARTE 8: ABORDAGEM SISTÊMICA DA ADMINISTRAÇÃO PARTE 9: ABORDAGEM CONTINGENCIAL DA ADMINISTRAÇÃO PARTE 10: NOVAS ABORDAGENS EM ADMINISTRAÇÃO

31 Princípios da Administração Idalberto Chiavenato PARTE TRÊS ABORDAGEM CLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO

32 Princípios da Administração Idalberto Chiavenato Abordagem Clássica da Administração Científica Teoria Clássica Ênfase nas tarefas Ênfase na estrutura Taylor Fayol Desdobramentos da Abordagem Clássica:

33 Princípios da Administração Idalberto Chiavenato Capítulo 3 Administração Científica (Arrumando o Chão da Fábrica) A obra de Taylor. A Administração como ciência. A organização racional do trabalho. Os princípios da Administração Científica. Apreciação crítica da Administração Científica.

34 Princípios da Administração Idalberto Chiavenato Caso Introdutório: A Tecno Componentes Estevão Marques foi promovido a Gerente de Produção da Tecno Componentes. A empresa produz materiais elétricos e está perdendo mercado devido aos seus elevados custos industriais e à conseqüente perda de competitividade. Como Estevão poderia planejar seu trabalho?

35 Princípios da Administração Idalberto Chiavenato O primeiro período de Taylor: 1.O objetivo da Administração é pagar salários melhores e reduzir custos de produção. 2.Para tal objetivo, a Administração deve aplicar métodos científicos de pesquisa. 3.Os empregados devem ser cientificamente selecionados e colocados em seus cargos com condições de trabalho adequadas. 4.Os empregados devem ser cientificamente treinados para aperfeiçoar suas aptidões e executar uma tarefa para que a produção normal seja cumprida. 5.A Administração precisa criar uma atmosfera de cooperação com os trabalhadores para garantir a permanência desse ambiente psicológico.

36 Princípios da Administração Idalberto Chiavenato Exercício: A desconfiança gerencial Dora Lopes é muito desconfiada e relutante. Sua preocupação é que nenhum funcionário esteja vadiando pelos corredores da fábrica. Ela percorre as instalações para se certificar de que todos estejam trabalhando. Isso está correto? Como ela deveria proceder?

37 Princípios da Administração Idalberto Chiavenato A Organização Racional do Trabalho: 1.Análise do trabalho e estudo dos tempos e movimentos. 2.Estudo da fadiga humana. 3.Divisão do trabalho e especialização do operário. 4.Desenho de cargos e de tarefas. 5.Incentivos salariais e prêmios de produção. 6.Conceito do homo economicus. 7.Condições ambientais de trabalho, como iluminação, conforto etc. 8.Padronização de métodos e de máquinas. 9.Supervisão funcional.

38 Princípios da Administração Idalberto Chiavenato 1.Eliminação do desperdício de esforço humano e de movimentos inúteis. 2.Adaptação dos operários à tarefa. 3.Facilidade no treinamento dos operários, melhoria da eficiência e do rendimento da produção pela especialização das atividades. 4. Distribuição uniforme do trabalho para que não haja períodos de falta ou de excesso de trabalho. 5. Definição de métodos e estabelecimento de normas para a execução do trabalho. 6. Estabelecer uma base uniforme para salários eqüitativos e prêmios de produção. Objetivos do estudo de tempos e movimentos

39 Princípios da Administração Idalberto Chiavenato 1. Procurar10. Utilizar 2. Escolher11. Soltar a carga 3. Pegar12. Inspecionar 4. Transportar vazio13. Segurar 5. Transportar cheio14. Esperar quando inevitável 6. Posicionar (colocar em posição)15. Esperar quando evitável 7. Preposicionar (preparar para posicionar)16. Repousar 8. Unir (ligar)17. Planejar Os movimentos elementares (Therbligs) de Gilbreth

40 Princípios da Administração Idalberto Chiavenato Caso Introdutório: A Tecno Componentes O primeiro passo de Estevão Marques como Gerente de Produção da Tecno Componentes foi começar a analisar os tempos e movimentos das principais operações da fábrica. Queria definir tempos-padrão para poder planejar o trabalho: qual o tempo médio de produção para cada produto e, conseqüentemente, saber quantos produtos poderia fabricar por hora, por dia, por semana, por mês. Isso lhe proporcionaria uma idéia do custo da mão-de-obra por produto. Como você poderia ajudar Estevão?

41 Princípios da Administração Idalberto Chiavenato

42 Princípios da Administração Idalberto Chiavenato Admissão de empregados com qualificações mínimas e salários menores para reduzir os custos de produção. Minimização dos custos de treinamento. Redução de erros na execução para diminuir rejeições e refugos. Facilidade na supervisão para que cada supervisor possa controlar. Aumento da eficiência do trabalhador permitindo maior produtividade. Vantagens na simplificação do desenho de cargos:

43 Princípios da Administração Idalberto Chiavenato 1. Adequação de ferramentas de trabalho e equipamentos de produção para minimizar o esforço do operador e a perda de tempo na execução da tarefa. 2. Arranjo físico de máquinas e equipamentos para racionalizar o fluxo da produção. 3. Melhoria do ambiente físico de trabalho para evitar que ruído, ventilação, iluminação e conforto no trabalho não reduzam a eficiência do trabalhador. 4. Projeto de instrumentos e equipamentos especiais, como transportadores, seguidores, contadores e utensílios para reduzir movimentos inúteis. As condições de trabalho para a Administração Científica:

44 Princípios da Administração Idalberto Chiavenato Operário A A supervisão funcional Supervisor de Manutenção Supervisor de Produção Supervisor de Qualidade Operário B Operário C Operário D

45 Princípios da Administração Idalberto Chiavenato Exercício: Produtividade da BMZ João Salgado é gerente da fábrica de motores da BMZ. Sua responsabilidade é manter a fábrica funcionando regularmente e com eficiência. João não consegue alcançar os padrões alcançados por outras fábricas concorrentes, que atingem uma média de motores anuais por empregado. João pretende melhorar a produtividade, que não chega a alcançar motores por ano por empregado. O que fazer?

46 Princípios da Administração Idalberto Chiavenato 1.Princípio do planejamento. 2.Princípio do preparo. 3.Princípio do controle. 4.Princípio da execução. 1.Princípio do planejamento. 2.Princípio do preparo. 3.Princípio do controle. 4.Princípio da execução. Princípios de Administração Científica para Taylor:

47 Princípios da Administração Idalberto Chiavenato Exercício: Expansão da MMWX MMWX é uma indústria produtora de peças para autos.A fábrica precisa aumentar sua produção em 15% no próximo ano. Para tanto, deverão ser contratados cerca de 80 novos empregados, além de alterações em máquinas e equipamento e nos métodos de produção. Como você procederia nessa situação?

48 Princípios da Administração Idalberto Chiavenato Princípios de Ford: 1.Princípio de intensificação. 2.Princípio de economicidade. 3.Princípio de produtividade. 1.Princípio de intensificação. 2.Princípio de economicidade. 3.Princípio de produtividade.

49 Princípios da Administração Idalberto Chiavenato Exercício: Rendimento da linha de montagem Para melhorar o rendimento da linha de montagem de sua seção, Alexandra pretende medir os tempos e movimentos do pessoal para melhor balancear o ritmo e a cadência do trabalho. Como deveria agir como supervisora da seção?

50 Princípios da Administração Idalberto Chiavenato 1. Mecanicismo da Administração Científica. 2. Superespecialização do operário. 3. Visão microscópica do ser humano. 4. Ausência de comprovação científica. 5. Abordagem incompleta da organização. 6. Limitação do campo de aplicação. 7. Abordagem prescritiva e normativa. 8. Abordagem de sistema fechado. 9. Pioneirismo na Administração. 1. Mecanicismo da Administração Científica. 2. Superespecialização do operário. 3. Visão microscópica do ser humano. 4. Ausência de comprovação científica. 5. Abordagem incompleta da organização. 6. Limitação do campo de aplicação. 7. Abordagem prescritiva e normativa. 8. Abordagem de sistema fechado. 9. Pioneirismo na Administração. Apreciação Crítica da Administração Científica:

51 Princípios da Administração Idalberto Chiavenato Seleção Plano de Científica do incentivo Trabalhador salarial Lei da Condições Fadiga ambientais de trabalho Determinação Maiores Estudo de do método Padrão deSupervisão Máxima lucros e Tempos e de trabalho produção funcional eficiência maiores Movimentos (the best way) salários Abordagem microscópica e mecanicista da Administração Científica

52 Princípios da Administração Idalberto Chiavenato Exercício: O problema de Waldemar Lemos Waldemar Lemos solicitou a assessoria de um consultor de empresas. Após cuidadoso diagnóstico da situação da indústria, o consultor elaborou um relatório em que mencionava: A empresa somente se preocupava com sua área industrial. A visão predominante era tipicamente mecanicista. Possuía uma abordagem de sistema fechado. Os operários eram superespecializados. Os gerentes tinham visão microscópica de seus subordinados. Os gerentes se preocupavam mais em como fazer as coisas do que com o que fazer. O que o consultor queria dizer com essas afirmações?


Carregar ppt "Princípios da Administração Idalberto Chiavenato Prof.ª Elaine Bronzeri Teoria Geral da Administração PRINCÍPIOS DA ADMINISTRAÇÃO Idalberto Chiavenato."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google