A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A Apex-Brasil e a África Construindo uma agenda empresarial para o continente Ana Paula Repezza Gerente Executiva de Facilitação para Negócios Internacionais.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A Apex-Brasil e a África Construindo uma agenda empresarial para o continente Ana Paula Repezza Gerente Executiva de Facilitação para Negócios Internacionais."— Transcrição da apresentação:

1 A Apex-Brasil e a África Construindo uma agenda empresarial para o continente Ana Paula Repezza Gerente Executiva de Facilitação para Negócios Internacionais

2 “Por boas razões, a África é hoje um destino de investimento cada vez mais atraente, tanto para as economias avançadas como para as emergentes, com a previsão de entrada recorde de 80 bilhões de dólares para este ano.” – Christine Lagarde, Diretora-Geral do Fundo Monetário Internacional “Os investidores na África hoje compram uma história mais abrangente, de uma evolução para uma economia formal e regulamentada, política estável, Estado de Direito, bancos centrais independentes e regras contábeis mais rigorosas. A perspectiva é mais promissora do que era.” – The Economist ÁFRICA COMO NOVA FRONTEIRA COMERCIAL

3  Percepção equivocada dos riscos inerentes aos investimentos no continente africano;  Crescente concentração da pauta em commodities, redução do valor das exportações;  Perda de oportunidades e market share para concorrentes de outros países, como China, Índia e Turquia;  Necessidade de uma maior institucionalização e fortalecimento da agenda empresarial brasileira para a África; ONDE ESTAMOS HOJE?

4 Posição 2007 Posição 2012 PosiçãoPaís % part 2007 PosiçãoPaís % part China10,41China15,8 2França8,82França6,7 3Alemanha6,93EUA6,1 4EUA5,74Alemanha5,2 5Itália3,75Índia5,1 6Reino Unido3,56Itália4,5 7Índia3,47Espanha3,6 8Holanda3,38Holanda3,5 9Japão3,29Reino Unido3,4 10Coréia do Sul3,210África do Sul3 11Espanha2,711Bélgica2,8 12África do Sul2,712Coréia do Sul2,6 13Bélgica2,613Nigéria2,6 14Brasil2,514Turquia2,5 15Arábia Saudita1,715Japão2,4 16Turquia1,716Brasil2,3 ONDE ESTAMOS HOJE? Fonte: Gerência Executiva de Inteligência Comercial e Estratégia de Negócios/Apex-Brasil

5  Aumento da presença da indústria brasileira em países africanos, capturando um maior market share e adicionando valor ao produto;  Aproveitamento de oportunidades, buscando altos retornos em ambientes de risco calculado;  Segurança nas transações comerciais entre empresas brasileiras e africanas. ONDE QUEREMOS CHEGAR?

6  Apoio aos setores com interesse nos mercados africanos, através de defesa de interesses e missões comerciais;  Incremento na disponibilidade de informações, através de alianças institucionais com parceiros nos países de interesse e ações de inteligência focadas em setores produtivos específicos;  Utilização de conhecimento adquirido para desenvolvimento de programas de capacitação para a internacionalização, adaptadas à diversidade africana.  Passaporte para o Mundo: ferramenta on line para capacitação em mercados específicos  Escritório em Angola E COMO CHEGAREMOS LÁ?

7 PaísProjetos EUA45 Colômbia35 Angola24 México23 Peru22 Chile20 Alemanha18 França17 Reino Unido17 África do Sul16 E COMO CHEGAREMOS LÁ? Projetos Setoriais Apex-Brasil (por país)

8 E COMO CHEGAREMOS LÁ? 84% de aumento em novos contratos Fonte: Gerência Executiva de Imagem e Acesso a Mercados/Apex-Brasil

9 E COMO CHEGAREMOS LÁ?  Conhecimento do ambiente político e de negócios da África é crucial para o desenvolvimento da participação brasileira naquele continente.  Através de sua Gerência Executiva de Inteligência Comercial e Estratégia de Negócios, a Apex-Brasil tem promovido estudos constantes sobre oportunidades em mercados estratégicos, que garantem o sucesso dos nossos parceiros em participação de missões empresariais e feiras internacionais na África  Para incrementar ainda mais seus serviços, a Apex-Brasil tomou a iniciativa de promover um convênio com o Centro de Estudos de Integração e Desenvolvimento – CINDES, no intuito de produzir estudo abrangente que apresente informações relevantes para a facilitação de negócios no continente africano.

10 A IMPORTÂNCIA DE UMA AGENDA PARA A ÁFRICA  A inserção efetiva em mercados novos depende de ações coerentes e coordenadas, visando a criação da imagem de uma indústria que entende e atende às necessidades do país de interesse;  Há a necessidade de desenvolvimento de uma metodologia para ações de acesso aos mercados africanos, garantindo informações relevantes para o desenvolvimento de novos negócios;  O incremento do diálogo entre o setor público e o setor privado garante que os esforços de promoção comercial e defesa de interessas atendam às necessidades do empresário.

11 NOSSOS CONTATOS Gerência Executiva de Facilitação para Negócios Internacionais Endereço: SBN, Quadra 2, Lote 11 Edifício Apex-Brasil – Brasília/DF – CEP Telefone: (55 61)


Carregar ppt "A Apex-Brasil e a África Construindo uma agenda empresarial para o continente Ana Paula Repezza Gerente Executiva de Facilitação para Negócios Internacionais."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google