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Gestão Estratégica Em Contexto de Grandes Mudanças.

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Apresentação em tema: "Gestão Estratégica Em Contexto de Grandes Mudanças."— Transcrição da apresentação:

1 Gestão Estratégica Em Contexto de Grandes Mudanças

2 1.Gestão Estratégia: O que é ? 2.Direcionamento Estratégico: Conectando o presente ao futuro 3.Formulação Estratégica: Abordagens & enfoques. 4.Implementação Estratégica: As Ferramentas Desenvolvimento

3 (1)senso de direção e continuidade a longo prazo; (2)flexibilidade e agilidade no dia-a- dia. I – Gestão Estratégica Gestão Estratégica Processo de ação gerencial sistemática e contínua que visa assegurar à Instituição, simultaneamente: Focaliza o potencial de desempenho futuro da instituição.

4 Linhas de ação ou iniciativas altamente relevantes que indicam como serão alcançados os Objetivos Estratégicos. Geralmente são inspiradas ou baseadas nas forças e evitam o uso das fraquezas da organização. Se referem ao acionamento de fatores internos frente as evoluções prováveis do ambiente externo. Estratégias: I – Gestão Estratégica

5 Nos questionamentos freqüentes sobre a validade de se realizar ou não um trabalho de Planejamento Estratégico, os argumentos apresentados para justificar a dúvida concentram-se, na maioria das vezes, sobre dois pontos principais: Visão de Longo Prazo: para quê? I – Gestão Estratégica

6 "Com este ritmo acelerado de mudanças é impossível se planejar qualquer coisa com prazo superior a um ou dois anos"; I – Gestão Estratégica

7 "Além disso, nossa empresa tem sido bastante lucrativa. No ano passado, por exemplo, " Gestão Estratégica

8 Ritmo acelerado de mudanças Normalmente, mudanças são percebidas via ações da concorrência e das novas necessidades dos clientes. A aceleração do processo é conseqüência do acirramento das disputas e demandas desses atores. Neste contexto, não se pode prescindir de uma boa estratégia. Gestão Estratégica

9 Antecipação das mudanças As mudanças e, principalmente, a intensificação de seu ritmo não ocorrem por acaso. Elas decorrem da ação das grandes revoluções que hoje se processam em âmbito global, produzindo impactos consideráveis sobre todos os países; que atinge progressivamente todos os setores econômicos. Gestão Estratégica

10 As organizações que perceberem hoje mais claramente os impactos que o futuro produzirá em seus negócios e que forem capazes de implementar ações para lidar com as mudanças antecipadas aumentarão suas probabilidades de sucesso nos próximos anos. Gestão Estratégica

11 As padarias e Cinemas bem sucedidos de 10 ou 20 anos atrás, são as mesmos de hoje? Quantas vezes você vai a uma agência bancária consultar seu saldo?

12 O que nos levou à um bom desempenho estratégico? Como nos manter progredindo estrategicamente? Reflexão PassadoFuturo Gestão Estratégica

13 O sucesso de hoje é resultado de uma concepção estratégica bem- sucedida desenvolvida no passado e das sucessivas ações operacionais que a implementaram. No ritmo atual de mudanças, nada garante que ele se repetirá no futuro. Gestão Estratégica

14 “O Futuro Não é Previsto Ele é Preparado.” (Maurice Blondel) Gestão Estratégica

15 Como proceder então? Gestão Estratégica

16 Análise de Cenários Análise do contexto Competitivo Análise do ambiente organizacional Estratégia Corporativa Diretrizes e Objetivos Estratégia de Negócios Estratégias Funcionais Implementação e Controle Matriz de análise estratégica Monitoramento e Avaliação O Ciclo Gestão Estratégica Gestão Estratégica

17 Análise Estratégica : Técnicas e Ferramentas Gestão Estratégica

18 Diagnósticos & Resultados Macro Ambiente Externo Cenários, Tendências, Oportunidades e Ameaças Ambiente Interno Cadeia de Valor, Processos chaves, Competências e recursos Cadeia de Valor, Processos chaves, Competências e recursos Setorial e Concorrência Estrutura Setorial e Concorrência III : Análise Estratégica

19 “ O Futuro é um horizonte aberto a múltiplas possibilidades” (Guerreiro Ramos) Gestão Estratégica

20 CENÁRIOS MUNDIAIS CENÁRIOS NACIONAIS E REGIONAIS SETOR DimensãoAmbientalDimensãoEconômicaDimensãoSocial DimensãoTecnológica DimensãoPolítico-institucional DimensãoEnergética DimensãoCultural Influências do Ambiente no Desempenho Estratégico Organização Gestão Estratégica

21 Avaliação Estratégica Exercício de mapeamento e interpretação das interações entre oportunidades e ameaças, frente as forças e fraquezas mais relevantes, em cada cenário. Permite: (a)identificar as potencialidades e debilidade da Instituição, em cada cenário, em horizontes de médio e longo prazo; (b)destacar as forças e fraquezas críticas para o sucesso ou o fracasso da Instituição, no horizonte temporal considerado. Gestão Estratégica

22 Cenário Atual Cenário Futuro Missão, Visão e Políticas Gestão da Mudança Evolução deVendas Objetivos Cenário Atual Situação Cenário Futuro Cenário Situação Futuro Futura Missão, Visão e Políticas Missão,, Visão, Políticas Gestão da Mudança In Estratégias e Planos Re-direcionamento Estratégico Gestão Estratégica

23 Formulação de Estratégias Gestão Estratégica

24 Ciclo de Contribuições dos Militares Ciclo de Contribuições Economistas Organizacionais Ciclo de Contribuições Acadêmicos das Escolas de Administração Ciclo de Contribuições Empresas de Consultoria em Estratégia Ciclo de Contribuições Economistas de Organização Industrial Ferrovias Curva de Aprendizado 1950 Demanda Pós-Guerra SWOT Competências Distintivas Conceito e Sistema de Idéias Análises de Portfólio Estrutura das Cinco Forças Competitivas Cadeia de Valor Curva de Experiiência Diversificação Técnicas de Posicionamento Competitivo Dinâmicas Competitivas e Cooperativas Crise Petróleo Tecnologias Redutoras de Custos Gestão Estratégica

25 Sistemas Administrativos Gestão do Portfólio das Organizações Integração vertical entre os elementos da cadeia Missão Institucional Sinergialateral entre Unidades Segmentação Em Unidades PolíticasCorporativas VisãoInstitucional Valorescorporativos Estrutura Organizacional Estratégia Corporativa Estratégia Institucional Identificar desafios, definir medidas de performance para a Instituição e as Organizações; Instituição e as Organizações; Gestão Estratégica

26 Inovação Tecnologia da Informação Tecnologia Cadeia De suprimentos Financeira Gestão de pessoas Vendas Relacionamento c/ clientes Atendimento Marketing Logística de Distribuição Produção Estratégia Competitiva Estratégia de Unidades de Negócios Gestão Estratégica

27 Sistemas Administrativos Gestão do Portfólio de UEN’s Integração vertical entre os elementos da cadeia Mostrar claramente como os Objetivos serão alcançados; Incorporar ações defensivas frente às ameaças; Incorporar ações protegendo a base de clientes; Considerar os interesses das partes envolvidas; Viabilidade econômica- financeira. Incorporar ações alavancadoras das oportunidades; Gestão das Marcas Estrutura Organizacional Unidade Estratégica Condicionantes à Formulação da Estratégia Identificar desafios, definir medidas de performance para a empresa e as UEN’s; empresa e as UEN’s; Gestão Estratégica

28 O desempenho estratégico de uma organização está muito mais calcado na harmonia integrada das suas áreas funcionais do que na eficiência isolada das mesmas. (Aristeu Silveira) Gestão Estratégica

29 Desafios Inovação Estratégica Inovação Estratégica Implementação Implementação Gestão Estratégica

30 Compreende pelo menos: 1.a programação da implantação; 2.a montagem do esquema de gerenciamento da implantação; 3.a divulgação do Plano Estratégico; 4.o detalhamento e aprovação dos Projetos Estratégicos; 5.e a elaboração de Planos Táticos. Implementação e Controle Estratégicos Gestão Estratégica

31 As vias operacionais Mais comuns para a implementação da estratégia: 1.O Programa de Objetivos; 2.O conjunto de Macro-ações; 3.Os Projetos Estratégicos; 4.Os indicadores de desempenho; 5.O plano de metas; 6.Os planos de ações; 7.Cronogramas; 8.Orçamentos; 9.Estrutura Organizacional Gestão Estratégica

32 Habilidades Gerencias Requeridas Liderança; Comunicação; Capacidade de Negociação; Vivência em processos decisórios; Solução de Problemas de grande envergadura; Busca de resultados; Capacidade de influenciar os Stakehouders. Gestão Estratégica

33 O Uso de Indicadores Balanceados de desempenho Gestão Estratégica

34 Aprendizado e Crescimento Finanças Clientes Processos Internos Visão e Estratégia Estrutura do BSC Gestão Estratégica

35 Pessoas, Tecnologia, Inovação Processos Internos Mercado, Clientes ResultadosFinanceiros Gestão Estratégica

36 A Organização orientada pela estratégia Ter a estratégia como o principal item da agenda organizacional;Ter a estratégia como o principal item da agenda organizacional; Concentração dos esforços em prol da estratégia-alinhando objetivos, indicadores, metas e iniciativas;Concentração dos esforços em prol da estratégia-alinhando objetivos, indicadores, metas e iniciativas; Organização - todos os colaboradores atuando em prol da estratégia formulada.Organização - todos os colaboradores atuando em prol da estratégia formulada. Gestão Estratégica

37 ConsideraçõesFinais!

38 ? ? ? ? ? ? Perguntas

39 Muito Obrigado !! Gestão Estratégica


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