A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

C LÁSSICOS DA S OCIOLOGIA : Auguste Comte e Positivismo Emile Durkheim e o Fato Social Max Weber e a Ação Social Karl Marx e as Classes Sociais.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "C LÁSSICOS DA S OCIOLOGIA : Auguste Comte e Positivismo Emile Durkheim e o Fato Social Max Weber e a Ação Social Karl Marx e as Classes Sociais."— Transcrição da apresentação:

1 C LÁSSICOS DA S OCIOLOGIA : Auguste Comte e Positivismo Emile Durkheim e o Fato Social Max Weber e a Ação Social Karl Marx e as Classes Sociais

2 A UGUSTE C OMT ( ) Isidore Auguste Marie Françõis Chavier,Nasceu em Montpellier,França,de uma família católica e monarquista. Estudou no colégio em sua cidade e depois em Paris na Escola Politécnica.De votou seus estudos a filosofia positivista e 1942 publicou sua primeira grande obra,na qual expõe os princípios fundamentais de sua filosofia e de sua teoria da História: Curso de filosofia Positiva (6 volumes)

3 A UGUSTE C OMT ( ) “ A sociedade funcionava como um organismo, no qual cada parte tem uma função específica, contribuindo para o funcionamento do todo”

4 A UGUSTE C OMT - P OSITIVISMO A sociedade passou por três grandes fases: 1-Teológica: As pessoas recorriam à vontade dos deuses para explicar os fenômenos naturais. 2-Metafísica: Utilizavam conhecimentos mais abstratos, como “natureza”. 3-Positiva:Corresponde a industrial, o conhecimento se baseia na descoberta das leis objetivas que determinam os fenômenos.

5 É MILE D URKEIM ( ) David Émile Durkeim, sociólogo francês, nasceu em Épinal em 15 de abril de 1858, estudou na École Normale Supérieure de Paris,doutorando- se em Filosofia. É considerado o fundador da sociologia moderna Foi um dos primeiros a estudar mais profundamente fenômenos sociais como o suicídio.

6 É MILE D URKEIM ( ) “O suicídio é praticado na maioria das vezes em virtude da desilusão do indivíduo com relação ao meio social em que vive”

7 É MILE D URKEIM – F ATOS S OCIAIS São objeto de estudo da Sociologia,isto é, como algo com existência própria,objetiva,que atua de forma coercitiva sobre a sociedade. Fatos sociais são as maneira coletivas de agir,pensar e sentir de um grupo social, impostas coercitivamente (pressão social) ao indivíduo pela sociedade.Todos os processos de interação humana são fatos sociais.

8 É MILE D URKEIM – F ATOS S OCIAIS Sistema sociológico de Durkheim baseia-se em quatro princípios fundamentais : 1- A sociologia é uma ciência independente das demais Ciências Sociais e da Filosofia. 2- A realidade social é formada pelos fenômenos coletivos (ou fatos sociais), considerados “coisas”. 3- A causa de cada fato social deve ser procurada entre os fenômeno sociais que o antecedem. 4- Os fatos sociais são exteriores aos indivíduos e formam uma realidade específica que exerce sobre ele o poder coercitivo.

9 C ARACTERÍSTICAS Generalidade – o fato e comum em todos os membros de um grupo ou a sua grande maioria. Exterioridade- o fato social é externo ao individuo,existe independentemente a sua vontade. Coercitividade – Os indivíduos s e sentem pressionados a seguir o comportamento estabelecido. EX: Normas e regras escolares

10 É MILE D URKEIM – F ATOS S OCIAIS “ O homem é um animal que só se humaniza pela socialização”

11 M AX W EBER – (1864 – 1920) Nascido em Erfurt, na Turíngia, Alemanha,o sociólogo e cientista político,foi professor e economista nas Universidades alemãs de Freiburg e Heidelberg. Considerado um dos importantes pensadores modernos,ele foi um dos fundadores clássicos da sociologia. Dotado de espírito investigativo particularmente aguçado e de grande erudição,criou uma nova disciplina a Sociologia da Religião,na qual desenvolvia estudos comparados entre a história econômica e história das doutrinas religiosas.

12 M AX W EBER – A ÇÃO S OCIAL “A sociologia deveria estudar o sentido da ação humana individual, que deve ser buscado pelo método da interpretação e da compreensão.”

13 M AX W EBER – A ÇÃO S OCIAL Preocupava-se com a responsabilidade social dos cientista políticos e defendia a busca da neutralidade na vida acadêmica e na investigação científica.As teorias de Weber exercem grande influência sobre as Ciências Sociais a partir da década de 1920.

14 K ARL M ARX ( ) Filósofo, cientista social, economista e revolucionário alemão,nasceu em Trier, Alemanha.Estudou na Universidade de Berlim. EM 1843 transferiu-se para Paris,la conheceu Friedrich Engels, um radical alemão de quem se tornaria amigo íntimo e com quem escreveria vários ensaios e livros.Como Manifesto Comunista que tinha coo teoria revolucionária chamada “Marxismo ou materialismo histórico”.

15 K ARL M ARX - C LASSES S OCIAIS “ História da humanidade é a historia da luta de classes e convocam o proletariado à luta pelo socialismo”

16 K ARL M ARX - C LASSES S OCIAIS Grupo relativamente homogênio de pessoas que desempenham o mesmo papel no processo de produção ou de circulação das riquezas,tem profissões assemelhadas e relacionam-se da mesma forma com o sistema de propriedade dos meios de produção em uma sociedade.No modo de produção capitalista,por exemplo, a classe operária reúne não apenas categorias profissionais como a dos metalúrgico,ou mesmo os conjunto dos trabalhadores industriais, mas abrange também os assalariados que trabalham em transportes (ferroviários por exemplo) e trabalhadores de certos serviços, como os portuários. Esses trabalhadores não tem uma relação de propriedade com os meios de produção Já a classe burguesa, ou capitalista, é formada pelos detentores da propriedade dos meios e de circulação das riquezas.

17 K ARL M ARX - C LASSES S OCIAIS _ Fundou em 1864 a associação Internacional dos Trabalhadores, com o objetivo de organizar a conquista do poder pelo proletariado em todo o mundo. - Principal idealizador do socialismo e do consumismo revolucionário.Sua doutrina propõe a derrubada das classes dominantes (burguesia) por meio de uma revolução do proletariado e a criação de uma sociedade sem classes,na qual os meios de produção passam a ser propriedade de toda a coletividade.


Carregar ppt "C LÁSSICOS DA S OCIOLOGIA : Auguste Comte e Positivismo Emile Durkheim e o Fato Social Max Weber e a Ação Social Karl Marx e as Classes Sociais."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google