A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TIC - Conceitos Introdutórios Serviços disponibilizados pela Internet: Mailing Lists: Listas de Correio.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TIC - Conceitos Introdutórios Serviços disponibilizados pela Internet: Mailing Lists: Listas de Correio."— Transcrição da apresentação:

1 TIC - Conceitos Introdutórios Serviços disponibilizados pela Internet: Mailing Lists: Listas de Correio

2 TIC - Conceitos Introdutórios Serviços disponibilizados pela Internet: FTP: Transferência de ficheiros

3 TIC - Conceitos Introdutórios Serviços disponibilizados pela Internet: Fóruns Temáticos de Discussão

4 TIC - Conceitos Introdutórios Serviços disponibilizados pela Internet: Netmeeting e Vídeoconferência

5 TIC - Conceitos Introdutórios Controlo e Automação As tecnologias associadas ao controlo e automação caracterizam-se pela autorização de meios automáticos no controlo de mecanismos e processos industriais.

6 TIC - Conceitos Introdutórios Exemplos: controlo de sistemas, controlo de processos químicos, autómatos programáveis, robótica, instrumentação industrial, instrumentação analítica, instrumentação de teste e medida, instrumentação em rede, sistemas de treino (simuladores), processamento de sinais e processamento de imagem.

7 TIC - Conceitos IntrodutóriosRobótica É a área que estuda o desenvolvimento de sistemas electromecânicos (robôts) nos quais intervêm meios e processos informáticos.

8 TIC - Conceitos IntrodutóriosRobôsInteligentes Robôs com Controlo por Computador Robótica

9 TIC - Conceitos IntrodutóriosRobôsInteligentes São manipulados por sistemas multifuncionais e controlados por computador. Interagem com o ambiente através de sensores e actuadores.

10 TIC - Conceitos Introdutórios Robôs com Controlo por Computador São semelhantes aos robôs inteligentes, porém, não têm a capacidade de interagir com ambiente.

11 TIC - Conceitos Introdutórios Sistemas CAD-CAM: CAD (Computer Assited Design): projecto ou desenho realizado com a utilização de computadores específicos.

12 TIC - Conceitos Introdutórios Sistemas CAD-CAM CAM (Computer Aided Manufacturing): Sistemas de fabrico controlado por computador.

13 TIC - Conceitos Introdutórios Sistema Informático Hardware Software

14 TIC - Conceitos Introdutórios Hardware: conjunto de peças e fios condutores, unidades electrónicas, internas e externas, que permitem o correcto funcionamento do computador

15 TIC - Conceitos Introdutórios Software: conjunto de programas que dão utilidade ao hardware, isto é, se encarregam de o gerir e controlar, de uma forma organizada, para que o computador possa funcionar correctamente.

16 TIC - Conceitos IntrodutóriosHardware Software DadosInformação

17 Funções do Hardware: Entrada de dados (Input): Comunicação (aceitação) dos dados e dos programas a serem processados. Responsabilidade: Dispositivos de entrada.

18 TIC - Conceitos Introdutórios Funções do Hardware: Processamento: Manipulação dos dados para obter informação. Responsabilidade: Processador (CPU-Unidade Central de Processamento)

19 TIC - Conceitos Introdutórios Funções do Hardware: Armazenamento: armazenamento de toda a informação para posterior reutilização e tranporte. Responsabilidade: Memórias e dispositivos de armazenamento.

20 TIC - Conceitos Introdutórios Funções do Hardware: Saída de dados (output): visualização e obtenção da informação produzida. Responsabilidade: dispositivos de saída.

21 TIC - Conceitos IntrodutóriosEntrada de Dados DispositivodeSaída Saída de InformaçãoProcessamento Unidade Central de ProcessamentoDispositivodeEntrada

22 TIC - Conceitos Introdutórios Unidade Central de Processamento É considerada a estrutura mais complexa de todo o sistema informático, sendo a fundamental, determinando o funcionamento e o desempenho do computador A velocidade de um processador, ou seja, a sua frequência de operação, é medida em megahertz (MHz) ou milhões de ciclos por segundo.

23 TIC - Conceitos Introdutórios Unidade de Controlo (UC): determina e controla as operações a executar. Unidade Aritmética e Lógica (ALU): para além de um conjunto de tarefas específicas, é responsável por todas as operações aritméticas e lógicas. Registos: armazenam temporariamente, dados com que a ALU efectua as operações. Encontram-se na UC e na ALU. Unidade de Comunicação Interna: permite ligar os diferentes componentes do CPU aos componentes externos.

24 TIC - Conceitos Introdutórios Mas afinal como circulam os dados no processador?

25 TIC - Conceitos Introdutórios Os dados circulam no processador, através de um sistema de comunicação interno, normalmente designado por barramento ou bus.

26 TIC - Conceitos Introdutórios Existem dois tipos de Barramento CPU MemóriaPrincipal Dispositivos de entrada e saída Barramento Local BarramentoE/S

27 TIC - Conceitos IntrodutóriosMemória: É o local onde são armazenados os dados para processamento, os dados intermédios do processamento, os resultados finais e até mesmo o programa.

28 TIC - Conceitos Introdutórios Memória Principal (central ou primária) Memória Secundária (auxiliar ou de massa) Existem dois tipos de memória

29 TIC - Conceitos Introdutórios Parâmetros que nos permitem classificar as memórias: Tempo de Acesso: tempo que o processador (CPU) demora a aceder à memória (ler ou gravar informação).

30 TIC - Conceitos Introdutórios Parâmetros que nos permitem classificar as memórias: Capacidade de endereçamento: número de bits que podem ser lidos ou escritos, simultaneamente, num determinado instante na memória (medida em bits ou bytes).

31 TIC - Conceitos Introdutórios Parâmetros que nos permitem classificar as memórias: Tamanho: quantidade de informação que a memória permite armazenar (medida em bits ou bytes)

32 TIC - Conceitos Introdutórios Parâmetros que nos permitem classificar as memórias: Tipo de Acesso: sequencial (para aceder a uma posição de memória é necessário aceder a todas as posições anteriores) ou aleatório (o acesso é feito directamente à posição que se pretende aceder)

33 TIC - Conceitos Introdutórios Parâmetros que nos permitem classificar as memórias: Capacidade de leitura e escrita: todas as memórias permitem que se leia o seu conteúdo, mas nem todas permitem a sua escrita.

34 TIC - Conceitos Introdutórios Parâmetros que nos permitem classificar as memórias: Volatilidade: capacidade, ou não, de a memória reter a informação quando não é alimentada pela corrente eléctrica.

35 TIC - Conceitos Introdutórios Memórias principais, centrais ou primárias: São indispensáveis ao funcionamento de um sistema informático, e existem sob a forma de circuitos eléctricos e encontram-se perto do processador.


Carregar ppt "TIC - Conceitos Introdutórios Serviços disponibilizados pela Internet: Mailing Lists: Listas de Correio."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google