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CAD CASCAIS 2007/08 Programa de Consciência Fonológica “Clube do Noddy” CAD CASCAIS 2007/08.

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1 CAD CASCAIS 2007/08 Programa de Consciência Fonológica “Clube do Noddy” CAD CASCAIS 2007/08

2 Programa de Consciência Fonológica 1. Objectivos 2. Calendarização 3. Estrutura das sessões 4. Áreas trabalhadas 5. Resultados 6. Conclusões 7. Sugestões

3 CAD CASCAIS 2007/08 1. Objectivos Promover o desenvolvimento da consciência fonológica; Promover competências prévias para a aquisição da leitura e escrita; Familiarizar as crianças com o código escrito; Prevenir possíveis dificuldades na aprendizagem da leitura e da escrita. CAD CASCAIS 2007/08

4 2. Calendarização 2. Calendarização SESSÃOCONTEÚDOSDATAS (PRÉ A e B) Pré-testeAvaliação5 – 9 Nov. 1Apresentação13 Nov. 2Letra, número e palavra20 Nov Palavra, frase e texto Rima 27 Nov. 4 Dez. 5Discriminação auditiva11 Dez. 6Reconstrução Silábica8 Jan. 7Segmentação e Contagem Silábicas15 Jan. 8Manipulação Silábica22 Jan. 9Reconstrução Fonémica29 Jan. 10Segmentação e Contagem Fonémicas12 Fev. 11Manipulação Fonémica19 Fev. 12Encerramento26 Fev. Pós-testeAvaliação3 – 7 Mar. CAD CASCAIS 2007/08

5 3. Estrutura das sessões Tarefa de recapitulação Leitura de uma pequena história Actividades (componente auditiva) Fichas de concretização (componente visual) Actividades para as educadoras CAD CASCAIS 2007/08

6 4. Áreas trabalhadas Estrutura e funções da linguagem escrita Familiarização com a estrutura (letra, número, palavra, texto, frase e direcção da leitura e escrita) e funções da leitura e escrita. CAD CASCAIS 2007/08

7 4. Áreas trabalhadas CAD CASCAIS 2007/08 Sensibilidade Fonológica (discriminação auditiva Correspondência fonémica entre duas palavras a partir da vogal da sílaba tónica (rima). Identificação e categorização de sons (discriminação auditiva)

8 CAD CASCAIS 2007/08 4. Áreas trabalhadas CAD CASCAIS 2007/08 Consciência Silábica Formar uma palavra completa, partindo de sílabas isoladas (Reconstrução silábica).

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10 4. Áreas trabalhadas CAD CASCAIS 2007/08 Consciência Silábica Dividir palavras nas sílabas que as compõem e identificar o número de sílabas de uma palavra (Segmentação e contagem silábicas).

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12 4. Áreas trabalhadas CAD CASCAIS 2007/08 Consciência Silábica ) Retirar, acrescentar ou trocar a ordem de sílabas numa palavra, originando palavras novas ou não- palavras (Manipulação silábica).

13 CAD CASCAIS 2007/08 4. Áreas trabalhadas CAD CASCAIS 2007/08 Consciência Fonémica Formar uma palavra completa, partindo de fonemas isolados (Reconstrução fonémica).

14 CAD CASCAIS 2007/08 4. Áreas trabalhadas CAD CASCAIS 2007/08 Consciência Fonémica Dividir palavras nos fonemas que as compõem e identificar o número de fonemas de uma palavra (Segmentação e contagem fonémicas).

15 CAD CASCAIS 2007/08 4. Áreas trabalhadas CAD CASCAIS 2007/08 Consciência Fonémica ) Retirar, acrescentar ou trocar a ordem de fonemas numa palavra, originando palavras novas ou não-palavras (Manipulação fonémica).

16 CAD CASCAIS 2007/08 5. Resultados Comparação entre Pré-teste (Novembro 2007) e Pós-teste (Março 2008) CAD CASCAIS 2007/08

17 Resultados FV – Fluência Verbal R – Rima CS – Consciência Silábica CF – Consciência Fonémica

18 CAD CASCAIS 2007/08 5. Resultados No que se refere à consciência fonológica, as tarefas de consciência silábica obtiveram valores mais altos, por oposição às de consciência fonémica; Comparando os dois momentos avaliativos, a fluência verbal foi a área onde se verificou maior evolução; Em relação à consciência fonológica, a consciência fonémica foi a área que partiu de valores mais baixos e a que revelou maior evolução;

19 CAD CASCAIS 2007/08 Resultados FV – Fluência Verbal R - Rima CS R – C. Silábica: Reconstrução CS S – C. Silábica: Segmentação CF R – C. Fonémica: Reconstrução CF S – C. Fonémica: Segmentação

20 CAD CASCAIS 2007/08 5. Resultados No que se refere à consciência fonológica, as tarefas de reconstrução silábica foram as que obtiveram resultados mais elevados; Nas áreas de consciência silábica e fonémica, as tarefas de reconstrução obtiveram resultados mais elevados comparativamente às de segmentação; Comparando os dois momentos avaliativos da consciência fonológica, foram as tarefas de segmentação fonémica que partiram de valores mais baixos e apresentaram a maior evolução;

21 CAD CASCAIS 2007/08 6. Conclusões Após o programa verificou-se um desenvolvimento de todas as competências avaliadas, mais notórias nas de evocação verbal (FV); Os níveis iniciais baixos e a evolução verificada ao nível da consciência fonémica, ilustram a ideia que esta é uma competência que requer treino específico para a sua aquisição e desenvolvimento; Os resultados obtidos não se devem unicamente ao programa, foram também influenciados pelos factores tempo, contexto escolar e familiar e efeito re-teste.

22 CAD CASCAIS 2007/08 7. Sugestões Promover e reforçar positivamente todas as iniciativas de comunicação; Não utilizar uma linguagem simplificada (infantil) e diversificar o vocabulário na comunicação com a criança; Incentivar o uso da linguagem para diferentes funções: descrever experiências, fazer perguntas, expressar sentimentos…; Fomentar jogos de palavras e de papéis, rimas e lengalengas.

23 CAD CASCAIS 2007/08 7. Sugestões Incentivar os momentos partilhados de leitura e escrita: explorar os conceitos de título, imagem, letra, palavra e orientação da leitura e escrita. Propor às crianças que, de entre um conjunto de palavras ditas oralmente, descubram quais delas têm uma determinada sílaba/fonema no início, no meio ou no fim;

24 CAD CASCAIS 2007/08 7. Sugestões Propor às crianças que dividam uma palavra em sílabas/fonemas. Pedir que digam a primeira, a do meio ou a última sílaba/fonema e que digam a palavra omitindo essa sílaba ou fonema; Propor às crianças que, de entre um conjunto de imagens/objectos que reenviam para palavras começadas por diversos sons, identifiquem aquelas que começam pelo mesma sílaba/fonema;

25 CAD CASCAIS 2007/08 Qualquer momento de interacção é um espaço de desenvolvimento da consciência fonológica. Usem a vossa criatividade!


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