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TIPOS DE SISTEMAS.

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Apresentação em tema: "TIPOS DE SISTEMAS."— Transcrição da apresentação:

1 TIPOS DE SISTEMAS

2 Desktop WEB Portátil Híbrido

3 Desktop TIPOS DE SISTEMAS São usados isoladamente (somente
uma estação) ou em rede. Possuem interface gráfica (telas) conforme o desenvolvedor do sistema.

4 WEB TIPOS DE SISTEMAS São usados isoladamente (somente
uma estação) ou em rede. Geralmente possuem interação com a Internet. Possuem interface gráfica (telas) conforme os “browsers”. Ponta Grossa São Paulo

5

6 Exemplo de sistema WEB

7 Portátil TIPOS DE SISTEMAS São usados, geralmente, em trabalho de
coleta de dados. Podem ser integrados a outros sistemas.

8 EXEMPLOS DE USO DE SISTEMAS PORTÁTEIS

9 TIPOS DE SISTEMAS Híbrido Desktop Web Portátil

10 Conceitos - Datawarehouse
Suporta ferramentas de relatório e consultas Armazena dados atuais e históricos Consolida dados para análise da administração e tomada de decisão Sistemas de Informação Gerencial - Prof. Sandro

11 Conceitos - Datawarehouse
Sistemas de Informação Gerencial - Prof. Sandro

12 Conceitos - Datamart Data mart Subconjunto de um data warehouse
Contém uma porção resumida ou específica de dados para uso de um departamento ou grupo de usuários específico Sistemas de Informação Gerencial - Prof. Sandro

13 Conceitos - Datamining
Ferramentas para analisar grandes repositórios de dados Encontra padrões ocultos e infere regras para prever o comportamento futuro Exemplo clássico da cerveja perto da fralda na gôndola. Sistemas de Informação Gerencial - Prof. Sandro

14 Conceitos – Datawarehouse, Datamart e Datamining
Benefícios dos Data Warehouses: Acesso mais fácil e eficaz às informações Capacidade de modelar e remodelar os dados Sistemas de Informação Gerencial - Prof. Sandro

15 OLAP Processamento analítico on-line (OLAP)
Análise multidimensional de dados Permite a manipulação e a análise de grandes volumes de dados a partir de várias dimensões/perspectivas Sistemas de Informação Gerencial - Prof. Sandro

16 OLAP Consulta tradicional a B.D.: “Quantas unidades do produto 403 foram expedidas em Novembro de 2001?” OLAP: “Compare as vendas do produto 403 com o planejado, por trimestre e por região de vendas, nos dois últimos anos.” Sistemas de Informação Gerencial - Prof. Sandro

17 OLAP Modelo multidimensional de dados
Sistemas de Informação Gerencial - Prof. Sandro

18 OLAP Quantas arruelas foram vendidas na região leste em Junho?
E no mês anterior? E em Junho do ano anterior? E na região Oeste? Sistemas de Informação Gerencial - Prof. Sandro

19 OLAP - Produtos OLAP WebFocus Qlikview
“Information Builders anuncia a chegada do WebFocus 5.pdf” “WebFocus - Na escolha está o ganho.pdf” Qlikview Sistemas de Informação Gerencial - Prof. Sandro

20 OLAP Os usuários precisam ter uma boa idéia da informação que estão procurando. Sistemas de Informação Gerencial - Prof. Sandro

21 Datamining Mineração de Dados é mais orientada por descoberta.
Fornece percepções dos dados corporativos que não podem ser obtidas com o OLAP. Sistemas de Informação Gerencial - Prof. Sandro

22 Datamining – relembrando...
Utiliza variedade de técnicas para descobrir modelos e relações ocultas em grandes repositórios de dados e, a partir daí, inferir regras para prever comportamento futuro e orientar a tomada de decisões [Hirji, 2001]. Sistemas de Informação Gerencial - Prof. Sandro

23 Datamining – American Express
Analisa dados de centenas de bilhões de compras por cartão de crédito para criar campanhas de marketing um-a-um. Juntamente com as faturas de seus cartões de crédito, os clientes recebem mensagens personalizadas promovendo bens e serviços pelos quais eles demonstraram interesse. Mais exemplos em Laudon&Laudon, “Sistemas de Informação Gerenciais”, págs. 241 e 243 (“A Lousie´s Trattoria retorna com Datamining”). Sistemas de Informação Gerencial - Prof. Sandro

24 Datamining – Tipos de Informação
Associações Seqüência Classificação Aglomeração Prognósticos Laudon&Laudon, “Sistemas de Informação Gerenciais”, pág. 360. Sistemas de Informação Gerencial - Prof. Sandro

25 Datamining - Produtos Visual Insights (Lucent Technologies)
Pontos: itens comprados em um supermercado. Linhas que os interligam: ligações entre diferentes itens de compra, como biscoito e leite. Sistemas de Informação Gerencial - Prof. Sandro

26 Negócios Inteligentes
Conceito BI Negócios Inteligentes Sistema de geração de informações executivas que se utiliza de Data Warehouse próprio, permitindo a elaboração de consultas gerenciais na base de dados estruturada existente, através de gráficos e indicadores.

27 Conceito Processo de Coleta, análise e distribuição de dados;
O termo "Business Inteligence (BI)", pode ser traduzido como "Inteligência de negócios", refere-se ao processo de coleta, organização, análise, compartilhamento e monitoração de informações que oferecem suporte a gestão de negócios. Processo de Coleta, análise e distribuição de dados; Baseado em Ferramentas de Extração de Dados; Facilidade de Uso; Levar informações a um número maior de usuários; Banco de Dados Multi-Dimensionais ( Cubos - OLAP).

28 História A falta deste conhecimento pode resultar na derrota.
Uma referência anterior a inteligência, mas não relacionada aos negócios, ocorreu em Sun Tzu – A Arte da Guerra. Sun Tzu fala em seu livro que para suceder na guerra, a pessoa deve deter todo o conhecimento de suas fraquezas e virtudes, além de todo o conhecimento das fraquezas e virtudes do inimigo. A falta deste conhecimento pode resultar na derrota. coleta de informações; discernimento de testes padrão e o significado dos dados (gerando informação); respondendo à informação resultante.

29 Processo Organizacional
As organizações tipicamente recolhem informações com a finalidade de avaliar o ambiente empresarial, completando estas informações com pesquisas de marketing, industriais e de mercado, além de análises competitivas. Organizações competitivas acumulam "inteligência" à medida que ganham sustentação na sua vantagem competitiva, podendo considerar tal inteligência como o aspecto central para competir em alguns mercados. Geralmente, os coletores de BI obtêm as primeiras fontes de informação dentro das suas empresas. Cada fonte ajuda quem tem que decidir a entender como o poderá fazer da forma mais correta possível. As segundas fontes de informação incluem as necessidades do consumidor, processo de decisão do cliente, pressões competitivas, condições industriais relevantes, aspectos econômicos e tecnológicos e tendências culturais. Cada sistema de BI determina uma meta específica, tendo por base o objetivo organizacional ou a visão da empresa, existindo em ambos objetivos, sejam eles de longo ou curto prazo.

30 Tecnologia de BI Alguns observadores consideram que o processo de BI realça os dados dentro da informação e também dentro do conhecimento. Pessoas envolvidas em processos de BI podem usar softwares ou outras tecnologias para obter, guardar, analisar, provendo acesso aos dados, seja ele simples ou de muito uso. O software "cura" a performance de gerenciamento do negócio e ajuda no alvo das pessoas tomarem as melhores decisões pela exatidão, atuais e relevantes com as informações viáveis a quem quiser quando for necessário.

31 Designando e Implementando BI
Quando é implementado um programa de BI deve-se relacionar as questões e suas possíveis decisões, tal como: Questões de alinhamento de metas: é o primeiro passo para eterminar propostas de curto e médio prazos do programa. Questões de base: coleta de informações de competência atual e suas necessidades. Custos e Riscos: as consequências financeiras da nova iniciativa de BI devem ser estimadas. Cliente e "stakeholder": determina quem serão os beneficiados da iniciativa e quem pagará por ela.

32 Designando e Implementando BI
Métricas relacionadas: estes requerimentos de informações devem ser operacionalizadas com clareza e definidas por parâmetros métricos. Mensuração Metodológica: deve ser estabelecido um método ou procedimento para determinar a melhor ou aceitável maneira de medir os requerimentos métricos. Resultados relacionados: alguém deve ser o monitor do programa de BI para assegurar que osobjetivos estão ocorrendo. Ajustes no programa podem ser necessários. O programa deve ser testado pela eficácia, rentabilidade e validade.

33 Ferramentas de BI Algumas ferramentas utilizadas: Data Base Marketing; CRM – Customer Relationship Management; Data Mining – Mineração de Dados; Data Warehouse Data Marts Balanced Scorecard ou Sistemas Desenvolvidos Especificamente para as Empresas por Softwares-House.

34 Benefícios Antecipar ações dos competidores;
Antecipar mudanças no mercado; Antecipar ações dos competidores; Descobrir novos ou potenciais competidores; Aprender com os sucessos e as falhas dos outros; Conhecer melhor suas possíveis aquisições ou parceiros; Conhecer sobre política, legislação ou mudanças regulamentais que possam afetar o seu negócio; Conhecer novas tecnologias,produtos ou processos que tenham impacto no seu negócio; Entrar em novos negócios; Rever suas próprias práticas de negócio; Auxiliar na implementação de novas ferramentas gerenciais.

35 Modelo de Tela Sistema BI

36 Modelo de Tela Sistema BI

37 Modelo de Tela Sistema BI

38 Modelo de Tela Sistema BI

39 Modelo de Tela Sistema BI

40 Modelo de Tela Sistema BI

41 Gestão do Conhecimento
“Nova Economia”: empresas ligadas às áreas de tecnologia e também por empresas baseadas em conhecimento (Microsoft, Amazon, BioGenética) seus valores de negociação nas bolsas de valores são muito superiores aos valores apontados pelos balanços contábeis. Explicação: valor do seu Capital Intelectual, o conhecimento destas organizações. Sistemas de Informação Gerencial - Prof. Sandro

42 Gestão do Conhecimento KM – Knowledge Management
“O conhecimento da organização, também chamado de capital intelectual, competência, habilidade e inteligência empresarial, é reconhecido como um ativo intangível de inestimável valor.” (STEWART, 1997; SVEYBI, 1998; DAVENPORT, 1998). Sistemas de Informação Gerencial - Prof. Sandro

43 Gestão do Conhecimento Objetivos
Mostrar a importância do conhecimento, onde ele pode ser encontrado nas organizações e quais são as iniciativas para gerenciar este conhecimento. Sistemas de Informação Gerencial - Prof. Sandro

44 Gestão do Conhecimento
O conhecimento é pessoal, pertencente aos indivíduos que compõem a organização. O Conhecimento precisa ser: Capturado Mapeado distribuído a todos e em todos os níveis da empresa para que efetivamente se torne uma vantagem competitiva e possibilite o crescimento e a perenidade das organizações Sistemas de Informação Gerencial - Prof. Sandro

45 Onde podemos encontrar o Conhecimento Organizacional?
A capacidade, a habilidade e o know-how técnico dos funcionários As patentes (propriedade intelectual), os processos, as tecnologias e os sistemas de gestão específicos O relacionamento com clientes e fornecedores, e as informações sobre estes A experiência e o modo de a organização fazer o que ela faz (cultura) Sistemas de Informação Gerencial - Prof. Sandro

46 Gestão do Conhecimento
O sucesso das organizações depende basicamente das decisões tomadas por seus gestores. Muitas vezes más decisões são tomadas não pela inexistência do conhecimento para se tomar decisões melhores e sim porque o conhecimento não estava disponível no tempo e lugares certos para serem utilizados. Sistemas de Informação Gerencial - Prof. Sandro

47 Gestão do Conhecimento
Desafio dos gestores de T.I.: deixar sua posição de suporte a processos e processamento de transações migrando para a construção de formas de distribuição do conhecimento favorecendo o aprendizado e o acesso estruturado a idéias e experiências transformando os Sistemas de Informação convencionais em Sistemas de Conhecimento Sistemas de Informação Gerencial - Prof. Sandro

48 Gestão do Conhecimento
As ferramentas disponíveis para a gestão do conhecimento nas empresas são os sistemas de informação que, utilizando as tecnologias emergentes e os novos modelos de construção de sistemas permitirão uma administração adequada do conhecimento. Sistemas de Informação Gerencial - Prof. Sandro

49 Gestão do Conhecimento
Sistemas de Conhecimento são capazes de: gerenciar adequadamente a identificação de fontes internas e externas de conhecimento Capturar: formalizar, modelar, arquivar e referenciar as fontes identificadas Sistemas de Informação Gerencial - Prof. Sandro

50 Gestão do Conhecimento
Sistemas de Conhecimento são capazes de: distribuir permitindo o acesso, a difusão, a exploração e a interação com o usuário atualizar, mantendo os arquivos e referências às fontes em dia com alterações ocorridas e sua relevância no contexto empresarial. Sistemas de Informação Gerencial - Prof. Sandro

51 Gestão do Conhecimento
Grupos de Conhecimento: “como as coisas são”: descrições a respeito de pessoas, lugares e objetos facilmente verbalizado e aprendido por outras pessoas. “como as coisas funcionam”: é o conhecimento prescritivo onde “o como fazer” é explicado passo-a-passo através de instruções minuciosas. A junção destes dois tipos resultará, no conhecimento de senso comum, isto é, o conhecimento óbvio para todos e normalmente limitado por domínios. Sistemas de Informação Gerencial - Prof. Sandro

52 Gestão do Conhecimento Tecnologias de Apoio
Datamining OLAP SADs SAEs Inteligência Artificial Telecomunicações Recursos de Internet / Intranet Os modelos de sistemas de informação onde são utilizadas as tecnologias emergentes como Data mining, On-Line Analytical Processing (OLAP), Sistemas de Apoio a Decisão (SAD), Inteligência Artificial (IA), Sistema de Telecomunicações, Recursos da Internet/Intranet e Sistemas de Automação de Escritórios (SAE), podem, de forma consistente, apoiar a gestão do conhecimento sob o ponto de vista da evolução da informação entretanto, para efetivação deste apoio podem ser utilizados os modelos de sistemas de informação, que facilitam a estruturação das informações para fins de suporte às decisões empresariais e geração de conhecimentos. Sistemas de Informação Gerencial - Prof. Sandro

53 Gestão do conhecimento
Os recursos oferecidos pelos modernos modelos de sistemas de informação enquadram-se adequadamente às necessidades da gestão do conhecimento na medida em que deixam de atender somente o processamento de transações e o workflow e passam a disseminar o conhecimento, gerado a partir da base de dados única das funções empresariais, de maneira que o acesso seja fácil, permita a pesquisa exata e rápida, possibilitando aumentar a capacidade de agir das pessoas em qualquer nível da organização. Sistemas de Informação Gerencial - Prof. Sandro

54 Gestão do Conhecimento
Aprendizagem organizacional Criação de novos procedimentos operacionais padrão e processos de negócios Gestão do conhecimento Conjunto de processos Cria, reúne, armazena, mantém e distribui conhecimento Sistemas de Informação Gerencial - Prof. Sandro

55 Gestão do Conhecimento
Executivo-chefe do conhecimento (CKO) Executivo sênior encarregado do programa de gestão de conhecimento da organização Sistemas de Informação Gerencial - Prof. Sandro

56 Gestão do Conhecimento
Conhecimento tácito Conhecimento e experiência não documentada formalmente Melhores práticas Soluções ou métodos de resolução de problemas bem-sucedidos desenvolvidos por organização ou setor específico Sistemas de Informação Gerencial - Prof. Sandro

57 Gestão do Conhecimento
Memória organizacional Aprendizagem armazenada a partir do histórico de uma organização Usado para a tomada de decisões e outros fins Sistemas de Informação Gerencial - Prof. Sandro

58 Gestão do Conhecimento
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59 Gestão do Conhecimento
Compartilhamento do Conhecimento: Groupware Intranets e ambientes de conhecimento empresariais integrados Portais corporativos Teamware Sistemas de Informação Gerencial - Prof. Sandro

60 Gestão do Conhecimento Um Portal Corporativo
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61 Exemplos: Ernst & Young
A E&Y possui 300 profissionais no mundo atuando em gestão do conhecimento Após implantar o SAP, por exemplo, uma equipe verifica o que foi aprendido e publica nos PowerPacks (base de conhecimento), possibilitando acelerar futuros processos de implantação do mesmo tipo de solução Sistemas de Informação Gerencial - Prof. Sandro

62 Exemplos: Hewlett Packard
Rede de especialistas HP (quem sabe o quê) Rede de resposta ao cliente da HP (24 horas) Ferramenta CBR (raciocínio baseado em casos) para disponibilizar conhecimento ao pessoal de suporte técnico do mundo todo Sistemas de Informação Gerencial - Prof. Sandro

63 Exemplos: British Petroleum
Equipe virtual : projeto iniciou-se com especialistas (escritório) conectados com plataformas petrolíferas para transferência de conhecimento tácito Videoconferência : na mesa de trabalho de 1,5 mil funcionários para troca de conhecimentos com colegas, parceiros e fornecedores Páginas Amarelas : informações sobre 10 mil profissionais Sistemas de Informação Gerencial - Prof. Sandro

64 Shell´s Game 30.000 empregados, 45 países Exploração de petróleo e gás
Migrações dos empregados entre 3-4 anos Necessidade: modo de facilitar transferência de conhecimento. Software p/ facilitar grupos de discussão e soluções de problemas. Benefícios: melhoria na comunicação, coleta e compartilhamento de informações. Melhoria na gestão de projetos. ROI: economia de US$ 200 million / ano Sistemas de Informação Gerencial - Prof. Sandro

65 Inteligência Artificial
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66 Inteligência Artificial O que é?
Esforço para desenvolver sistemas baseados em computadores que se comportem como seres humanos. Segundo Feigenbaum (1977): são sistemas que solucionam problemas que, normalmente, apenas pessoas especialistas conseguem resolver. Pode-se defini-los também como programas de computador que analisam situações problemáticas, ou dificuldades, em um determinado ambiente e buscam a melhor forma de eliminar tais problemas, emulando o raciocínio de um especialista e aplicando conhecimentos específicos e inferências. Sistemas de Informação Gerencial - Prof. Sandro

67 Inteligência Artificial
São sistemas que solucionam problemas que, normalmente, apenas pessoas especialistas conseguem resolver. Pode-se defini-los também como programas de computador que analisam situações problemáticas, ou dificuldades, em um determinado ambiente e buscam a melhor forma de eliminar tais problemas, emulando o raciocínio de um especialista e aplicando conhecimentos específicos e inferências Segundo Feigenbaum (1977): são sistemas que solucionam problemas que, normalmente, apenas pessoas especialistas conseguem resolver. Pode-se defini-los também como programas de computador que analisam situações problemáticas, ou dificuldades, em um determinado ambiente e buscam a melhor forma de eliminar tais problemas, emulando o raciocínio de um especialista e aplicando conhecimentos específicos e inferências. Sistemas de Informação Gerencial - Prof. Sandro

68 Inteligência Artificial Por que as Empresas estão interessadas em IA?
Armazena informação de maneira ativa Cria mecanismos não sujeitos a características humanas Elimina tarefas enfadonhas e rotineiras para pessoas Aprimora a base de conhecimento da organização Gera soluções para problemas específicos Sistemas de Informação Gerencial - Prof. Sandro

69 Inteligência Artificial Família da Inteligência Artificial
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70 Inteligência Artificial Sistemas Especialistas – O que é?
É um ramo da Inteligência Artificial Faz uso intensivo do conhecimento especializado para resolver problemas ao nível de um especialista humano Programas computacionais que imitam o comportamento de especialistas humanos em algum domínio específico do conhecimento O que é inteligência: Natural "Qualidade ou capacidade de compreender e adaptar-se facilmente" [Aurélio] "Capacidade de resolver situações problemáticas novas mediante restruturação dos dados percetivos "[psicol - Aurélio] Artificial "É a sub-área da ciência da computação preocupada com o projeto de sistemas computacionais inteligentes..., i.e., sistemas que produzam resultados normalmente associados com a inteligência humana " [Barr&Feigenbaum] Sistemas de Informação Gerencial - Prof. Sandro

71 Sistemas Especialistas
Desenvolvimento de um Sistemas Especialista Fases de Desenvolvimento de S.E. IDENTIFICAÇÃO como o problema pode ser caracterizado em termos de: objetivos, recursos, participantes e processos CONCEITUAÇÃO (Conceitos, relações e mecanismos de controle necessários para produzir a solução) FORMALIZAÇÃO como representar o conhecimento ferramenta de desenvolvimento IMPLEMENTAÇÃO conteúdo forma integração TESTE avaliação do desempenho Sistemas de Informação Gerencial - Prof. Sandro

72 Sistemas Especialistas
Por que não Especialistas Humanos? ESPECIALISTAS HUMANOS perecível difícil transferir conhecimento difícil documentar conhecimento imprevisível caros ESPECIALISTAS ARTIFICIAIS permanente fácil transferir fácil documentar consistente relativamente barato (escala de produção, durabilidade) Sistemas de Informação Gerencial - Prof. Sandro

73 Sistemas Especialistas
Por que manter Especialistas Humanos? ESPECIALISTAS HUMANOS criativo adaptativo experiência sensorial foco aberto senso comum ESPECIALISTAS ARTIFICIAIS sem inspiração ensinado estruturas simbólicas foco estreito conhecimento técnico Sistemas de Informação Gerencial - Prof. Sandro

74 Sistemas Especialistas
Banco de Conhecimentos: armazena fatos, regras e padrões de situações, refletindo caminhos de raciocínio empregados pelos peritos e assim pelo S.E. na resolução de um problema específico. Sistemas de Informação Gerencial - Prof. Sandro

75 Sistemas Especialistas
Dispositivo de Inferência: capaz de tomar decisões em um dado domínio. Esse dispositivo controla o processo de invocação das regras pertencentes à solução do problema colocado para o sistema. Sistemas de Informação Gerencial - Prof. Sandro

76 Sistemas Especialistas
Linguagem: destinada a escrever as regras e estabelecer a comunicação máquina-homem. As regras também devem ser incorporadas para funcionarem como ferramentas de aquisição de conhecimentos. Sistemas de Informação Gerencial - Prof. Sandro

77 Sistemas Especialistas
Programa-base: engloba o dispositivo de inferência, o administrador de conhecimento e as interfaces de usuários. Usualmente devem refletir técnicas utilizadas para extrair conhecimento do domínio e posteriormente representá-lo no sistema. Sistemas de Informação Gerencial - Prof. Sandro

78 Sistemas Especialistas
Resolução de Problemas por Especialista Humano Sistemas de Informação Gerencial - Prof. Sandro

79 Sistemas Especialistas
Resolução de Problemas por Sistemas Especialista Sistemas de Informação Gerencial - Prof. Sandro

80 Sistemas Especialistas
Características dos Sistemas Especialistas Alto desempenho / Rapidez de resposta Flexibilidade Raciocínio simbólico / Explicação do Raciocínio Alta confiabilidade Respostas Estáveis, Completas, Não emocionais Sistemas de Informação Gerencial - Prof. Sandro

81 Inteligência Artificial
Raciocínio baseado em casos (CBR) Tecnologia de inteligência artificial Representa o conhecimento como um banco de dados de casos e soluções Sistemas de Informação Gerencial - Prof. Sandro

82 Inteligência Artificial
Raciocínio Baseado em casos Sistemas de Informação Gerencial - Prof. Sandro

83 Inteligência Artificial Redes Neurais
Hardware ou software que imita os padrões de processamento do cérebro biológico Incorpora inteligência ao hardware na forma de uma capacidade generalizada de aprender Principais Características: Aprendizagem através de Exemplos Capacidade de Generalização Execução em Tempo Real Sistemas de Informação Gerencial - Prof. Sandro

84 Inteligência Artificial Neurônios biológicos de uma sanguessuga
Sistemas de Informação Gerencial - Prof. Sandro

85 Inteligência Artificial Rede artificial neural com dois neurônios
Sistemas de Informação Gerencial - Prof. Sandro

86 Inteligência Artificial Sistemas Híbridos
Integração de várias tecnologias de IA em uma única aplicação Aproveita as melhores características das tecnologias Sistemas de Informação Gerencial - Prof. Sandro

87 Sistemas Especialistas
Exemplos: Robótica: Montagem de automóveis Sistemas de visão: sensores de presença Processador de linguagem natural: reconhecimento de voz Sistemas de aprendizado: jogos inteligentes Sistemas de Informação Gerencial - Prof. Sandro

88 Sistemas Especialistas x Convencionais
DIFERENÇA BÁSICA: Sistemas Especialistas manipulam conhecimento Programas convencionais manipulam dados SIST. CONVENCIONAIS Processamento de Dados representação e uso de dados algorítmico processos repetitivos efetiva manipulação de grandes bases de dados SIST. ESPECIALISTAS Engenharia do Conhecimento representação e uso de conhecimento heurística processos de inferência efetiva manipulação de grandes bases de conhecimento Sistemas de Informação Gerencial - Prof. Sandro

89 Sistemas numa Perspectiva Funcional
Sistemas (Funcionais) Específicos por Área Sistemas Integrados - ERPs Sistemas de Informação Gerencial - Prof. Sandro

90 Sistemas Específicos de uma Área
Aplicação específica e especializada para uma área Funcional da empresa. Porém podem ser usados por pessoas de outras áreas Folha de Pagamento: apontamento de horas-extras reserva de peças do Almoxarifado Sistemas de Informação Gerencial - Prof. Sandro

91 Sistemas Específicos de uma Área
Áreas Funcionais: Produção Vendas e Marketing Finanças e Contabilidade Recursos Humanos Sistemas de Informação Gerencial - Prof. Sandro

92 Sistemas de Produção Departamento de Produção:
Responsável pela Produção propriamente dita (bens e serviços) Sistemas de Informação Gerencial - Prof. Sandro

93 Sistemas de Produção Nível Operacional:
Compra e Recebimento de Matéria-prima Faturamento / Logística Materiais Manutenção de Equipamentos Controle de Qualidade Sistemas de Informação Gerencial - Prof. Sandro

94 Sistemas de Produção Nível do Conhecimento: CAD Estações de Engenharia
Ferramentas de Controle Numérico Controle Estatístico de Processo (CEP) Sistemas de Informação Gerencial - Prof. Sandro

95 Sistemas de Produção Nível Tático:
Planejamento de Recursos de Produção Controle de Inventário Contabilização de Custos Planejamento de Capacidade Planejamento de Produção Sistemas de Informação Gerencial - Prof. Sandro

96 Sistemas de Produção Nível Estratégico: Localização de Plantas
Exploração de Tecnologias de Produção Sistemas de Informação Gerencial - Prof. Sandro

97 Sistemas de Marketing e Comercial
Departamento Comercial: Venda do produto ou serviço Contatar Clientes Oferecer Produtos e Serviços Fechar Pedidos Acompanhar Vendas Sistemas de Informação Gerencial - Prof. Sandro

98 Sistemas de Marketing e Comercial
Departamento de Marketing: Identificar clientes Determinar o que os Clientes precisam ou querem Desenvolver produtos ou serviços para satisfazer suas necessidades Propaganda e Promoção Sistemas de Informação Gerencial - Prof. Sandro

99 Sistemas de Marketing e Comercial
Nível Operacional: Entrada de Pedidos Ponto-de-Venda (Caixa do Supermercado) Telemarketing Informações de Crédito Sistemas de Informação Gerencial - Prof. Sandro

100 Sistemas de Marketing e Comercial
Nível do Conhecimento: Estações de Marketing Identificação de novos Clientes e Mercados Sistemas de Informação Gerencial - Prof. Sandro

101 Sistemas de Marketing e Comercial
Nível Tático: Gerenciamento de Vendas (SIG) Estratégia de Preços (SAD) Gestão da Equipe de Vendas Análise de Dados de Marketing Sistemas de Informação Gerencial - Prof. Sandro

102 Sistemas de Marketing e Comercial
Nível Estratégico: Previsão Demográfica de Mercado Previsões Econômicas Sistemas de Informação Gerencial - Prof. Sandro

103 Sistemas Financeiro e de Contabilidade
Departamento de Finanças: Responsável pela Administração dos Ativos Financeiros da Empresa: Dinheiro em caixa Ações, títulos Outros investimentos Visando maximizar seu Retorno Medição de Desempenho muitas vezes por comparação com fontes externas. Sistemas de Informação Gerencial - Prof. Sandro

104 Sistemas Financeiro e de Contabilidade
Departamento de Contabilidade: Responsável pela manutenção e gerenciamento dos registros financeiros: Recibos - Depreciação Pagamentos - Folha de Pagamento Qual é a Situação Atual dos Ativos Financeiros? (Balanço) Sistemas de Informação Gerencial - Prof. Sandro

105 Sistemas Financeiro e de Contabilidade
Nível Operacional: Contas a Receber e a Pagar Livro-Razão Folha de Pagamento Sistemas de Informação Gerencial - Prof. Sandro

106 Sistemas Financeiro e de Contabilidade
Nível do Conhecimento: Estações de Gestão Financeira Análise da Carteira de Investimentos da Empresa Sistemas de Informação Gerencial - Prof. Sandro

107 Sistemas Financeiro e de Contabilidade
Nível Tático: Contabilização de Ativos fixos (Extrato de Depreciação) Gestão de Custos Orçamentos (Budget) Sistemas de Informação Gerencial - Prof. Sandro

108 Sistemas Financeiro e de Contabilidade
Nível Estratégico: Análise de Mercado Financeiro e de Títulos Previsão Econômica e Demográfica Planejamento de Lucros Sistemas de Informação Gerencial - Prof. Sandro

109 Sistemas de Recursos Humanos
Departamento de RH: Responsável por atrair, aperfeiçoar e manter a Força de Trabalho da empresa. Sistemas de Informação Gerencial - Prof. Sandro

110 Sistemas de Recursos Humanos
Nível Operacional: Registros Pessoais Histórico de Processos de Seleção Inventário de Treinamentos e Habilidades Sistemas de Informação Gerencial - Prof. Sandro

111 Sistemas de Recursos Humanos
Nível do Conhecimento: Plano de Carreira Gestão de Treinamentos Estações de Analistas de RH Sistemas de Informação Gerencial - Prof. Sandro

112 Sistemas de Recursos Humanos
Nível Tático: Orçamento de Contratações (ManPower) Controle de Posições Participação nos Resultados Análise de Remuneração (monitoramento das faixas salariais e distribuição de comissões) Sistemas de Informação Gerencial - Prof. Sandro

113 Sistemas de Recursos Humanos
Nível Estratégico: Planejamento de Recursos Humanos Previsão de força de Trabalho Análises Demográficas Planos de Sucessão Sistemas de Informação Gerencial - Prof. Sandro

114 Sistemas Específicos de uma Área
Pontos Fortes Pontos Fracos Bastante especializado – repleto de Funcionalidades Só atende uma Área Rapidez de Implantação Mentalidade Individualista Flexibilidade para Customizações Dificuldade de Integração Sistemas de Informação Gerencial - Prof. Sandro

115 Sistemas Específicos de uma Área
Licenciamento: Por usuário Nomeado Por Computador Usuário Por usuários Simultâneos ou Concorrentes Por CPU do Servidor (Oracle) Ilimitado (Web) Sistemas de Informação Gerencial - Prof. Sandro

116 Sistemas Específicos de uma Área
Parâmetros para Cotação: Quantidade de Usuários Quantidade e Complexidade das Parametrizações Quantidade e Complexidade das Customizações Sistemas de Informação Gerencial - Prof. Sandro

117 Sistemas Específicos de uma Área
Necessidade de Consultoria na Implantação Necessidade de Treinamento na Administração e/ou no Uso Contrato de Manutenção, geralmente dá direito às (correções e) novas versões Sistemas de Informação Gerencial - Prof. Sandro

118 Razões para Integrar S.I.s
O número de empresas com sistemas de informação, o número médio de sistemas de informação em cada empresa e a complexidade de cada sistema de informação têm crescido exponencialmente! Sistemas de Informação Gerencial - Prof. Sandro

119 Razões para Integrar S.I.s
O envelhecimento de alguns sistemas de informação – principalmente no setor financeiro e administração pública – veio obrigar ao desenvolvimento de novos sistemas de informação (baseados em novas tecnologias) que na verdade são extensões aos SI existentes e que por isso devem estar particularmente bem integrados com estes. Sistemas de Informação Gerencial - Prof. Sandro

120 Razões para Integrar S.I.s
Sem a Integração, há uma Fragmentação de Dados em vários Sistemas separados causando um Impacto negativo na eficiência e no desempenho da organização. Sistemas de Informação Gerencial - Prof. Sandro

121 Visão tradicional de sistemas
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122 Razões para Integrar S.I.s
Problemas encontrados quando S.I.s não são integrados: Pessoal de vendas sem acesso on-line à situação do estoque para poder fechar pedidos. Clientes com dificuldades para descobrir o andamento de seus pedidos. Pessoal da produção esperando informações financeiras p/ planejar nova produção. Sistemas de Informação Gerencial - Prof. Sandro

123 Razões para Integrar S.I.s
As novas tecnologias baseadas na Internet permitiram, mas também pressionaram, a integração de sistemas de informação, quer dentro das empresas, quer entre empresas. Sistemas de Informação Gerencial - Prof. Sandro

124 Razões para Integrar S.I.s
O fato dos ERPs (pacotes integrados de gestão) não resolverem todos os problemas das empresas leva a manter outros SIs já existentes ou a desenvolver novos SIs, que devem estar integrados com o ERP. Sistemas de Informação Gerencial - Prof. Sandro

125 Razões para Integrar S.I.s
O reconhecimento dos “processos de negócio” como chave para desenhar os sistemas de informação modernos, principalmente a nível da empresa como um todo ou mesmo entre empresas, veio obrigar a redesenhar a arquitetura tecnológica dos sistemas de informação empresariais, criando novas necessidades de integração. Sistemas de Informação Gerencial - Prof. Sandro

126 Integração de Processos de Negócios
Processos de negócios transfuncionais Transcendem as fronteiras entre vendas, marketing, fabricação e pesquisa e desenvolvimento Agrupa funcionários de diferentes especialidades funcionais para completar determinada tarefa Exemplo: Processamento de pedidos Sistemas de Informação Gerencial - Prof. Sandro

127 Integração de Processos de Negócios
Este tipo de diagrama é conhecido como Swimlanes (Raias de Natação). Sistemas de Informação Gerencial - Prof. Sandro

128 Sistemas Integrados Sistemas de Informação Gerencial - Prof. Sandro

129 Sistemas Integrados Representante de vendas registra o pedido de um cliente. Dados fluem automaticamente para os demais colegas que devem tomar conhecimento. A Fábrica recebe o pedido e inicia a produção. Sistemas de Informação Gerencial - Prof. Sandro

130 Sistemas Integrados O depósito verifica o progresso do pedido on-line e programa a data de expedição. O almoxarifado providencia a reposição das peças retiradas pela fábrica. O pessoal de atendimento ao Cliente pode acompanhar o andamento do pedido em todos os estágios do processo de fabricação. Sistemas de Informação Gerencial - Prof. Sandro

131 Sistemas Integrados Dados atualizados de vendas e produção fluem automaticamente até a Contabilidade. O módulo da folha de pagamento efetua o cálculo das comissões devidas aos vendedores. Cálculos automáticos de balanço patrimonial, contas a receber e a pagar, custos e caixa disponível. Sistemas de Informação Gerencial - Prof. Sandro

132 Sistemas Integrados ERP - Enterprise Resource Planning
Sistemas de Gestão Empresarial Sistema Integrado de Gestão (outra sigla SIG? Sim, cuidado...) Sistemas de Informação Gerencial - Prof. Sandro

133 ERP - Histórico Evolução do MRP II (Manufacturing Resource Planning) (Planejamento de Recursos da Produção): “cálculo das quantidades e dos momentos em que são necessários os recursos de manufatura (materiais, pessoas, equipamentos, entre outros), para que se cumpram os programas de entrega de produtos com um mínimo de formação de estoques” Sistemas de Informação Gerencial - Prof. Sandro

134 ERP - Conceitos Sistema composto por vários Módulos
Os Módulos são Integrados Poupa a necessidade do desenvolvimento das Pontes Atendem vários Departamentos das Organizações Desenvolvidos a partir de modelos-padrão de processos – Melhores Práticas (Best Practices) Sistemas de Informação Gerencial - Prof. Sandro

135 ERP - Conceitos Adquiridos na forma de pacotes
Dão suporte à maioria das operações de uma empresa Atualizam uma mesma base de dados central Informações alimentadas em um módulo são instantaneamente disponibilizadas p/ os demais módulos que dela dependem Sistemas de Informação Gerencial - Prof. Sandro

136 ERP - Módulos Divisão em módulos:
para que as empresas possam implementar apenas aquelas partes do sistema que sejam do seu interesse Mesmo que a empresa deseje implementar todo o sistema, possa fazê-lo em etapas para facilitar o processo de Implantação Facilita a compreensão do seu funcionamento Facilita a divisão de responsabilidades entre os usuários Sistemas de Informação Gerencial - Prof. Sandro

137 ERP - Módulos Blocos / Módulos:
Financeiro: Contabilidade, Contas a pagar, Contas a receber, Fluxo de Caixa. RH: Folha de Pagamento, Gestão de Treinamentos. Operações e Logística: Ger. de Estoques, MRP, Faturamento. Vendas e Marketing: Processamento de Pedidos, Planejamento de Vendas. Sistemas de Informação Gerencial - Prof. Sandro

138 ERP - Módulos Sistemas de Informação Gerencial - Prof. Sandro

139 % Sistemas Específicos x ERPs
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140 ERP - Características Geralmente são Sistemas Cliente-Servidor de 3-camadas. ERP = SPT + SIG + SAD + SIE Espinha-dorsal do processamento corporativo “ter um ERP será tão comum como a posse do Windows” Sistemas de Informação Gerencial - Prof. Sandro

141 ERP - Características Geralmente têm preço bem elevado
Maior Investimento >> Maior Risco Trazem embutidos a Reengenharia de Processos Causam mudanças nos processos de trabalho Visão Departamental x Visão de Processos Sistemas de Informação Gerencial - Prof. Sandro

142 ERP - Produtos SAP – R/3 BAAN – Baan IV JDEdwards – Oneworld
Oracle – Oracle Applications (Financials) Datasul – Magnus / EMS Logocenter – Logix Microsiga - Protheus Sistemas de Informação Gerencial - Prof. Sandro

143 ERP - Fatias de Mercado Sistemas de Informação Gerencial - Prof. Sandro

144 ERP – Evolução e Tendências
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145 ERP - Benefícios Migração da Visão hierárquica e Departamental para Orientação a Processos Redução de mão-de-obra decorrente da simplificação de processos administrativos Redução de custos de manutenção de diversos sistemas dispersos e obsoletos Sistemas de Informação Gerencial - Prof. Sandro

146 ERP - Benefícios Eliminação dos custos de transferência das informações de um sistema para outro Suporte a empresas globalizadas Sistemas de Informação Gerencial - Prof. Sandro

147 ERP - Benefícios Estrutura e organização da empresa: Organização unificada Gerenciamento: Processos administrativos em toda a organização baseados em conhecimento Tecnologia: Plataforma unificada Negócios: Operações mais eficientes e processos de negócios orientados para o cliente Sistemas de Informação Gerencial - Prof. Sandro

148 ERP - Desafios Implantação difícil: Requer mudanças fundamentais na maneira como a empresa opera Tecnologia: Requer softwares complexos e um grande investimento de tempo, dinheiro e capacidade técnica Coordenação e tomada de decisões organizacionais centralizadas: Nem sempre é a melhor maneira de operar uma empresa Sistemas de Informação Gerencial - Prof. Sandro

149 ERP - Desvantagens Implantação é bastante complexa
Mudanças de procedimentos de trabalho para adaptar-se às funcionalidades dos processos Necessidade de Consultoria p/ implantação Custo final: 3 a 4 vezes > custos das licenças Sistemas de Informação Gerencial - Prof. Sandro

150 ERP - Desvantagens Lenta curva de aprendizagem: dificuldades operacionais nos primeiros meses após implementação Erros são imediatamente propagados pelo sistema: maior dificuldade para correções Resistência a mudanças Sistemas de Informação Gerencial - Prof. Sandro

151 ERP - Desvantagens Pouca flexibilidade
Dificuldades de integração com outros aplicativos Manutenção: Upgrade de um módulo pode exigir parada de todos os módulos Sistemas de Informação Gerencial - Prof. Sandro

152 Integração de Sistemas Resumo
Evita que os dados fiquem espalhados (isolados) na empresa. Necessidade de interligação entre sistemas velhos e novos. A Internet ajudou a promover a integração entre os Sistemas. Sistemas de Informação Gerencial - Prof. Sandro

153 Integração de Sistemas Resumo
Os ERPs não são perfeitos e comumente não são a única plataforma de Sistemas das empresas, com isso precisam se interligar aos demais SIs. A Orientação para Processos exigiu sistemas projetados para isso, que portanto necessitavam da Integração dos seus módulos funcionais. Sistemas de Informação Gerencial - Prof. Sandro

154 ERP Resumo das Características
São compostos de Módulos Integrados, inspirados em Processos Transfuncionais e nas Melhores Práticas. Atualizam um BD único e os dados fluem automática e instantaneamente entre os Módulos. A divisão em Módulos ajuda na implantação em Fases, na Compreensão e na divisão de Responsabilidades. Sistemas de Informação Gerencial - Prof. Sandro

155 ERP Resumo das Características
Abrangem várias Áreas Funcionais e vários níveis de Decisão. A maioria das empresas está adotando ERPs. SAP, Datasul e Microsiga são os mais vendidos no Brasil (até 2002). Sistemas de Informação Gerencial - Prof. Sandro

156 ERP Resumo das Características
Traz consigo a reengenharia de Processos. Suporta Empresas Globais. Pode provocar reduções de custos de pessoal e de manutenção das Pontes. A implantação é complexa e longa. Pode exigir uma revisão de Infra-estrutura de TI. Sistemas de Informação Gerencial - Prof. Sandro

157 ERP Resumo das Características
Geralmente há resistência à sua Implantação. A curva de aprendizagem de uso do sistema inicialmente é lenta. Baixa flexibilidade. Erros também são propagados instantaneamente pelo sistema. Sistemas de Informação Gerencial - Prof. Sandro

158 ERP Artigos de Apoio Hammer_SAP.pdf – importância da pós-implantação, 1 página. Datasul - Confira alguns Casos de Sucesso.pdf, 6 páginas. Vale do Rio Doce estréia ERP.pdf, 3 páginas. Sistemas de Informação Gerencial - Prof. Sandro

159 SAP R3 + Procwork Vendas Produção Integrados Qualidade
                                                                                                                                                                           Vendas Produção Integrados Qualidade Materiais e Serviços Administração de Manutenção Finanças Comércio Exterior A SAP, em conjunto com a Procwork, desenvolveu uma poderosa solução, capaz de elevar o nível de sua empresa a um outro patamar: FRIGUS. Com ela você garante total controle de seus processos de negócio, tais como: Vendas (análise de rentabilidade, lucros e perdas e distribuição); Produção (gestão de processos produtivos, controle de custo de produtos, capacidade e ordens de produção); Integrados (controle dos integrados); Qualidade (gestão de documentos, ISO, rastreabilidade em todas as etapas do processamento: do animal ao produto final); Materias e Serviços (gestão de compra de materiais e serviços, estoques, módulo de avaliação automática de fornecedores); Administração de Manutenção (controle da manutenção preventiva e corretiva, custos, reposição de peças); Finanças (contabilidade, custos, impostos, faturamento, fluxo de caixa); Comércio Exterior (importação, exportação, câmbio e draw back.) Sistemas de Informação Gerencial - Prof. Sandro

160 SAP R3 + Procwork Frigus Sistemas de Informação Gerencial - Prof. Sandro

161 SAP R3 + Procwork Frigus - Comércio Exterior
Automação dos processos de importação, exportação, câmbio e drawback (?). Auxilia na criação e acompanhamento de processos específicos do mercado externo, tais como: integração total com o Siscomex emissão dos documento aduaneiros. emissão de dos documento aduaneiros (Invoice, Packing List, Ato Concessório, Registro de Exportação, Declaração de Importação, Boletos para fechamento de câmbio, entre outros). Sistemas de Informação Gerencial - Prof. Sandro

162 Microsiga Empresa brasileira, 20 anos
Líder no mercado de sistemas ERP/CRM para pequenas empresas Sistemas de Informação Gerencial - Prof. Sandro

163 Microsiga ERP Administrativo/Financeiro: Ativo Fixo, Controle de Direitos Autorais, Financeiro, Contábil, Livros Fiscais e Custos. Manufatura e Distribuição e Logística: Estoque, Compras, PCP - Planejamento e Controle de Produção, Automação de Coleta de Dados, Integração com Advanced Planning System (APS-Preactor), Integração com Shop Floor Comtrol (SFC-PPI-Multitask); WMS - Gestão de Armazéns, TMS - Gestão de Transportes*, IMS - Gestão de Estoques, OMS - Gestão de Pedidos, Faturamento Tradicional. Sistemas de Informação Gerencial - Prof. Sandro

164 Microsiga ERP Gestão de Projetos: PMS - Project Management System - Permite o gerenciamento e controle integrado de custos, prazos e do trabalho realizado, projetos de manutenção e de desenvolvimento. Recursos Humanos: Cargos e Salários, Gestão de Pessoal, Medicina e Segurança do Trabalho*, Ponto Eletrônico, Recrutamento e Seleção de Pessoal, Terminal de Consulta do Funcio­nário e Treinamento. Sistemas de Informação Gerencial - Prof. Sandro

165 Microsiga ERP Gestão da Qualidade: Auditoria, Controle de ­Documentos, Inspeção de Entrada, Inspeção de Processos, Metrologia, Ações Corretivas/Controle de Não-Conformidades e PPAP - Processo de Aprovação de Peça de Produção. Supply-Chain: Gerenciamento de toda a cadeia de suprimentos, desde os fornecedores até o consumidor final. Sistemas de Informação Gerencial - Prof. Sandro

166 Microsiga ERP e-Procurement: Sistema de compras de grandes volumes das corporações, onde os fornecedores se cadastram em um catálogo eletrônico, automatizando o processo de seleção e transações pela Internet, de acordo com paramêtros preestabelecidos. Sistemas de Informação Gerencial - Prof. Sandro

167 Microsiga – AP7 Sistemas de Informação Gerencial - Prof. Sandro

168 Datasul Sistemas de Informação Gerencial - Prof. Sandro

169 Datasul EMS Gestão Empresarial
Administração de Processos e Recursos Integração de Informações Finanças Vendas Logística Manutenção Recursos Humanos Manufatura BI (Business Intelligence) Sistemas de Informação Gerencial - Prof. Sandro

170 Datasul Gestão de Conteúdo
Colaboração de Informações e Documentos Informações Atualizadas e disponíveis no Tempo e no Lugar onde a Empresa esteja desenvolvendo seus Negócios. Portais Corporativos GED (Gestão Eletrônica de Documentos) Workflow Gestão da Qualidade Sistemas de Informação Gerencial - Prof. Sandro

171 Datasul Gestão de Relacionamento
Registram, analisam e ajudam a melhorar as interações entre as empresas. Considerar no Planejamento não apenas os Recursos internos, mas as Capacidades de Fornecedores e Clientes. Supply-Chain (Cadeia de Suprimentos) CRM (Customer Relationship Management) EIP (Enterprise Information Portal) Sistemas de Informação Gerencial - Prof. Sandro

172 Datasul - Colaboração Portais B2B Agentes B2B Colaboração
Visualização de Demandas no momento do seu surgimento Os Planejamentos das Empresas envolvidas acontecem Automaticamente Automação do Relacionamento Gestão Colaborativa entre Empresas Portais B2B Agentes B2B Colaboração Sistemas de Informação Gerencial - Prof. Sandro


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