A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

lll REUNIÃO ORDINÁRIA DO COMITÊ GESTOR DO PDE- ESCOLA DE ALAGOAS.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "lll REUNIÃO ORDINÁRIA DO COMITÊ GESTOR DO PDE- ESCOLA DE ALAGOAS."— Transcrição da apresentação:

1

2 lll REUNIÃO ORDINÁRIA DO COMITÊ GESTOR DO PDE- ESCOLA DE ALAGOAS.

3 PROGRAMAÇÃO 8:30h Abertura - Ricardo Menezes SGI/GPLAN/SEE 9h Apresentação das Ações do PDE-Escola em Ricardo Menezes 9:30 Apresentação do Relatório Preliminar do Monitoramento do mês de Agosto - Lenilda Martins SGI/GPLAN/SEE 10h Apresentação da Execução Financeira do PDE Escola - Pedro Quintella Cavalcanti Calheiros SUGESE/GEMAFE/SEE IIl REUNIÃO ORDINÁRIA DO COMITÊ GESTOR DO PDE- ESCOLA DE ALAGOAS.

4 AÇÕES PDE-ESCOLA FORMAÇÃO NA METODOLOGIA DO PDE-ESCOLA (FEV e MAR 2009) Demanda: 284 unidades: 100 escolas estaduais e 184 escolas municipais técnicos multiplicadores das unidades escolares; técnicos dos comitês municipais; - 30 técnicos das coordenadorias de ensino – CE’s; - 20 técnicos do comitê estratégico Estadual e; - 10 alunos bolsistas da Universidade Federal de Alagoas – UFAL. Totalizando 758 participantes.

5 AÇÕES PDE-ESCOLA FORMAÇÃO NA METODOLOGIA DO PDE-ESCOLA Problemas: - Dificuldade da incorporação da metodologia por parte dos cursistas; -Ausência de: 02 Escolas Estaduais: EE Antônio Gomes de Barros – Novo Lino e EE Álvaro Paes – Coité do Nóia e; 02 Municípios: Piaçabuçú e Porto de Pedras. Estratégias: 1. Reforço da metodologia (8h) com atendimento por região para as escolas estaduais e os Comitês Municipais 1ª Momento: 13/04 a 17/04 e; 2º Momento: 14/05 a 28/05; 2. Capacitação individual de 16 h para os ausentes.

6 AÇÕES PDE-ESCOLA ELABORAÇÃO DOS PLANOS DAS ESCOLAS E INSERÇÃO NO SIMEC - MARÇO, ABRIL e MAIO (PRORROGAÇÃO) Demanda: 509 Escolas= 165 Estaduais (65 “A” e 100 “B” e “C”) 344 Municipais (163 “A” e 181 “B” e “C”) Problemas: -Baixo percentual de inserção (em 30/04: 40% das escolas com 0% => em 30/05: 28 escolas com 0% de inserção e 24 com baixo percentual de1% a 70%, totalizando 52 escolas). Causas: 1. desestruturação da equipe municipal (comitê e escola) com a mudança da gestão municipal; 2. eleições suplementares e candidaturas impugnadas de alguns municípios nos meses de março e abril; 3. inserção de escolas no Programa depois da formação na metodologia do PDE-Escola que foi realizada em fevereiro e março do corrente e; 4. dificuldade na operação do novo sistema SIMEC.

7 AÇÕES PDE-ESCOLA ELABORAÇÃO DOS PLANOS DAS ESCOLAS E INSERÇÃO NO SIMEC - MARÇO, ABRIL e MAIO (PRORROGAÇÃO) Estratégia: 1.Prorrogação do prazo de inserção até 31 de Maio; 2. Capacitação individual de 16 h (Anadia; Barra de São Miguel; Joaquim Gomes; Porto de Pedras; Passo de Camaragibe; Tanque D’arca); 3. Atendimento as 52 escolas com baixo percentual e aos respectivos Comitês; 4. Dinâmica de na análise dos planos para os Comitês (maio e junho); 5. Socialização do documento com as principais dúvidas de elaboração; 6. Treinamento na utilização da ferramenta - SIMEC (08/07); 7. Formação das equipes escolares na etapa de preparação do PDE-Escola para as escola exercício 2010 (nov de 2009).

8 AÇÕES PDE-ESCOLA FINALIZAÇÃO DOS PLANOS E TRAMITAÇÃO PARA OS COMITÊS – JUNHO E JULHO Problemas: - Comitês com dificuldades em analisar os planos; - Poucos analistas do MEC; Causas: 1. desarticulação das equipes municipais; 2. carência de pessoal nos grandes municípios (Maceió). Estratégia: 1.Contato com as escolas e municípios que apresentam plano com longo período sem tramitar (situação: em elaboração, devolvido para escola, devolvido para o comitê e avaliação comitê); 2. Capacitação na metodologia para o setor de Prestação de Contas; 3. Dinâmica sobre a Portaria 448/2002 STN

9 AÇÕES PDE-ESCOLA MONITORAMENTO DA EXECUÇÃO DOS PLANOS – AGO/SET/OUT Demanda: 165 Escolas Estaduais (65 “A” e 100 “B” e “C”) 102 Comitês Municipais Estratégia: 1. Melhorar a qualidade dos planos em relação as ações de Acessibilidade e Proinfo; 2. Melhorar a qualidade dos planos com relação a execução financeira; 3. Melhorar a qualidade dos planos com relação as ações pedagógicas; 4. Formação na metodologia para o setor de prestação de contas da SEE; 5. Divulgar plano de ação no site da SEE e no mural da escola.

10 AÇÕES PDE-ESCOLA 2009 – PLANO DE AÇÃO AÇÃODESCRIÇÃO DA AÇÃORESPONSÁVELPERÍODO 01Capacitação da metodologia do PDE-EscolaGPLANFEV e MAR/ Elaboração dos planos pelas escolas, inserção no SIMEC e aprovação dos mesmos. EscolasMAR, ABR, MAI e JUN/ Monitoramento da execução dos planos de ação pelas escolas Comitê EstratégicoAGO, SET e OUT/ Formação na metodologia do PDE-Escola para os 15 elos de prestação de contas Comitê EstratégicoSET/ Formação da equipe escolar na etapa de preparação do PDE-Escola Comitê EstratégicoNOV/2009

11


Carregar ppt "lll REUNIÃO ORDINÁRIA DO COMITÊ GESTOR DO PDE- ESCOLA DE ALAGOAS."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google